You are on page 1of 30

Mltiplas deficincias

PARTE I

Por que no somos todos iguais?


1. Causas:
Fsicas ou Biolgicas, Decorrentes e Ocasionadas por acidentes

Tipos de deficincia fsica:


Paraplegia, Tetraplegia, Hemiplegia, Paralisia cerebral, Amputao

TETRAPLEGIA
Paralisia total ou parcial dos membros inferiores, comprometendo a funo das pernas, tronco e outras funes fisiolgicas.

PARAPLEGIA
Paralisia total ou parcial do corpo, comprometendo a funo dos braos e das pernas.

Hemiplegia:
Paralisia total ou parcial das funes de um lado do corpo como conseqncia de leses cerebrais.

Paralisia cerebral:
Usado para designar um grupo de limitaes psicomotoras resultantes de uma leso no sistema nervoso central.

Paralisia cerebral:
Paralisia cerebral no quer dizer deficincia intelectual. Devido a alguma leso, o crebro envia informaes em desordem para a realizao de movimentos fsicos.

Paralisia cerebral:
Uma pessoa com PC, pode apresentar expresses estranhas no rosto, dificuldades na fala, gestos involuntrios e dificuldades de locomoo, mas no se intimide com isso.

As pessoas com PC,


mantm a inteligncia absolutamente intacta. Raciocinam como ns, precisamos de pacincia para ouvlas, compreend-las e acompanhar o seu ritmo.

nanismo
Os anes so pessoas com estatura reduzida. Por conta disso, tm srias dificuldades de locomoo. Sofrem muito com o preconceito.

Deficincia visual:

Cegos, Deficincia visual e Baixa viso

Cegos:
Perda total da viso. H necessidade do uso do braille, para a comunicao na leitura e escrita. Muitos cegos usam o reglete, para escrever o braille; o Sorob, uma caixinha que ajuda na execuo de clculos matemticos; a bengala ou coguia para sua locomoo e mobilidade.

Deficincia visual:

Algumas pessoas vem apenas o que est diretamente na sua frente e nada do que est ao lado. Outras enxergam os objetos como um quebra-cabeas em que faltasse uma ou duas peas.

Viso subnormal:
No deve ser confundida com a cegueira. As pessoas portadoras de baixa-viso, tm a diminuio da capacidade visual e pode vir acompanhada tambm de alterao do campo visual. Pedagogicamente, diz-se que uma pessoa tem viso subnormal quando ela l tipos impressos ampliados ou com auxlio de potentes recursos pticos.

Deficincia auditiva:
a reduo ou ausncia da capacidade de ouvir determinados sons, em diferentes graus de intensidade. O uso da LIBRAS na comunicao muito importante mas a comunicao facial fundamental para a comunicao com a pessoa surda.

Deficincia intelectual:
Existe uma diferena entre Deficincia Mental e Deficincia Intelectual. A doena mental configura-se pela alterao da percepo individual e da realidade, o que nem sempre, acontece com pessoas com dficit intelectual, as quais no apresentam sintomas patolgicos verificados nas doenas mentais como as neuroses graves, psicoses agudas ou casos de demncia.

Deficincia intelectual:

As pessoas com deficincia intelectual levam mais tempo para aprender e compreender solicitaes. H necessidade de explicar tantas quantas vezes forem necessrias, para que ela entender o que est sendo solicitado.

Deficincia mltipla:
a associao de duas ou mais deficincias, podendo ser: > Deficincia intelectual associada deficincia fsica; > Deficincia auditiva associada deficincia intelectual e deficincia fsica e > Deficincia visual associada paralisa cerebral.

Surdocegueira:
uma deficincia nica que apresenta a perda da audio e da viso concomitantemente em diferentes graus, o que leva a pessoa surdocega a desenvolver diferentes formas de comunicao para entender e interagir com pessoas e meio ambiente.

Ataxia:
a perda da coordenao dos movimentos musculares voluntrios do corpo. Apesar de causar deficincia no indivduo que a tem, ela no considerada, em si, uma deficincia. A Ataxia abrange diversas doenas do sistema nervoso, causando desordens neurolgicas. A Ataxia um sintoma e no uma doena especfica ou um diagnstico.

O que fazer ?
O ideal que oferea toda a autonomia possvel aos indivduos que tm Ataxia. Por exemplo, disponibilizando equipamentos adaptados que permitam ao indivduo ter o mximo de independncia na execuo de tarefas do dia-adia. Esses dispositivos podem ser bengalas, muletas, andadores, cadeiras de rodas, equipamentos para auxlio na escrita, da alimentao e dos cuidados pessoais e ainda outros aparelhos para facilitar a comunicao com dificuldade na fala.

Autismo:

O autismo uma inadequacidade no desenvolvimento, que aparece nos 3 primeiros anos da criana e se manifesta de maneira grave por toda a vida. Acomete cerca de 1 entre cada 150 nascidos e quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino.

Autismo:
> Dificuldade em comunicao, que eventualmente gera auto-agresses e homoagresses, como forma primitiva de comunicao. Dificuldade na interao social e na imaginao. Dficit na Teoria da Mente e Coerncia Central.

Segundo Cid-10:
O autismo pode ser dividido em:

> Autismo infantil: caracterizado pelo desenvolvimento anormal ou alterado, desenvolvido antes dos trs anos de idade, que apresenta perturbao caracterstica para interaes sociais, comunicao e comportamento.

Segundo Cid-10:
> Autismo atpico: quando os sintomas no conferem com os do autismo infantil. O autismo atpico ocorre, normalmente, em crianas com retardo mental profundo ou com transtorno no desenvolvimento de linguagem.

Segundo Cid-10:

Sndrome de Rett: acontece s em meninas. Inicialmente, o desenvolvimento normal, seguido da perda de linguagem, da marcha e do uso da mos, associado a um retardo do desenvolvimento craniano.

Segundo Cid-10:

Sndrome de Asperger: apresenta transtornos semelhantes ao autismo. Diferencia-se, essencialmente, por no apresentar retardo, deficincia de linguagem ou no desenvolvimento cognitivo.

Questes importantes:
O autista tem expectativa de vida completamente normal. O autismo no tem cura, porm, importante que a famlia busque um diagnstico precoce, pois ajuda muito no desenvolvimento do indivduo. No existe medicao ou tratamentos especficos para o autismo.

MENSAGEM FINAL:

Todo mundo tem um potencial nico. Trate as pessoas com necessidades especiais, vislumbrando as capacidades que ela tem. Uma relao harmoniosa e respeitosa capaz de transformaes profundas. importante sempre acreditar no ser humano; tenha ele alguma limitao, transtorno ou deficincia.

You might also like