You are on page 1of 65

EXPRESSIONISMO ABSTRATO - 1955

Primeira corrente estadunidense, o Expressionismo Abstrato teve em Jackson Pollock seu grande nome. Sua proposta consistia em valorizar o ato criativo, sendo a obra mero registro a ao, a Action Painting, como designou seu modo de conceber a arte. O ato impensado, a ao automtica de atacar a tela de maneira impulsiva e irracional denuncia a influncia do AUTOMATISMO PSQUICO SURREALISTA sobre essa vertente. Ao valorizar a ao e o corpo em detrimento da obra, Pollock abria caminho para a arte performtica presente no Happening e na Body Art seguinte.

A obra era mero registro da ao do corpo. As linhas e cores presentes sobre toda a superfcie geram uma imagem com equilbrio homogneo e dinmico. O uso de elementos plsticos para construir a imagem, ainda que abstrata, aproxima o trabalho dos novo expressionismo ao do incio do sculo.

BODY ART
O corpo como suporte e veculo para a mensagem artstica; Arte performtica, linear, obedecendo a relao tempo/espao. Busca pelo real valor e finalidade do corpo; Experincias corporais. Transcendeu os limites fsicos, gerando mutilaes nos artistas.

GINA PANE

rudolf schwarzkogler, 1940-1969

Orlan Surgery

importante no confundir o trabalho da BODY ART com as atuais transformaes corporais, geralmente caractersticas de tribos urbanas ou de apelo individual. A BODY ART foi uma arte performtica cuja ao obedecia a uma relao de tema, tempo e espao, o que no acontece com a body modification. Veja a seguir exemplos de transformaes corporais.

Art 3D

Ser ou no ser humano

HAPPENING
Acontecimento artstico caracterizado pela interatividade entre artista e pblico; Marcado pelo improviso e pela coletividade; Despreocupao com a linearidade e a mensagem final da pea; Associao ao movimento hippie e contracultura do grupo holands PROVOS.

Dcada de 60
Os Estados Unidos vivenciaram o surgimento de uma manifestao

que misturava as diversas linguagens artsticas, envolvendo o pblico em experincias que lembravam as loucuras dos dadastas e as aes futuristas, era a poca do happening, acontecimento plstico, cnico e musical que atravessou fronteiras, tendo Allan Kaprow e suas assemblages gigantescas como precursores.

18 Happenings in 6 Parts

, 1959

FLUXUS esforo para unir vida diria e arte.


As msicas de J. Cage e N. June Paik, comprometidas com a explorao de sons e rudos tirados do cotidiano, tm lugar central na definio da atitude artstica de Fluxus. Trata-se de romper as barreiras entre arte/noarte, dirigindo a criao artstica s coisas do mundo, seja natureza, seja realidade urbana e ao mundo da tecnologia... As realizaes Fluxus justapem no apenas objetos mas tambm sons, movimentos e luzes num apelo simultneo aos diversos sentidos: viso, olfato, audio, tato. Nelas, o espectador convocado a participar dos espetculos experimentais, em geral, descontnuos, sem foco definido, no-verbais e sem seqncia previamente estabelecida. J em 1957, J. Cage definia a direo das novas produes artsticas: "Para onde vamos a partir de agora? Em direo ao teatro. Essa arte, mais que a msica, liga-se natureza. Temos olhos, assim como ouvidos, e nossa tarefa utiliz-los".

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia

Curiosidades:

Nessa poca a vanguarda artstica nova-iorquina recebia fortes patrocnios da CIA, por meio de institutos de cultura e negociantes de artes, tendo por trs o intuito de criar um polo artstico alternativo arte vermelha europia. Os institutos de cultura foram idealizados por Kennedy para difundir o modelo americano de sociedade, defendido como o ideal e nico possvel. O cinema, as histrias em quadrinhos, a msica, mais tarde a MTV, foram os grandes carros-chefes da propaganda estadunidense.

Enquanto isso...
O primeiro presidente da Indonsia independente, Sukarno, afirmou que mais que os livros de Marx e Lnin, os verdadeiros instrumentos da tomada de conscincia revolucionria para os povos do terceiro mundo seriam enlatados americanos do tipo I Love Lucy, porque, depois de ter visto as limpas casinhas californianas com gua encanada, geladeiras cheias e cozinhas repletas de acessrios, todos perceberiam instantaneamente a profunda injustia existente no mundo.

Matteo Guarnaccia, Provos, Amsterdam e o nascimento da contracultura

1964, Jovens loucos e cabeludos seguem o som dos Beatles na Inglaterra.

No mesmo ano, a banda Rolling Stones completa o verdadeiro incndio cultural ingls

Os Hippies ganham as ruas

Simon Posthuma e sua Pot Art

Potiguaya, termo mexicano para a folha da maconha

Holanda o pas do Happening como manifesto e do Provos com suas aes brancas.

Dia da bicicleta branca manifestao contra o excesso de automveis

O Provos mostravam-se anticomunistas, antifascistas, antimonrquicos, antitabagistas e defendiam a anarquia, a liberdade. Foi uma das mais importantes e irreverentes da contracultura dos anos 60.

Holanda - Bart Huges e a auto trepanao busca pelo terceiro olho e


o estado de conscincia dilatado tpico da viagem com o LSD

Robert Jasper Grootveld e sua guerra contra a indstria tabagista.

PERFORMANCE
Presente em movimentos como o dadasmo, futurismo e surrealismo, efetivada como manifestao especfica a partir dos anos 70; Marcado pelo individualismo e a linearidade na apresentao; Preocupao com a mensagem; Surge a partir do trabalho de Yves Kleim.

Yves Kleim, o salto

MARCEL DUCHAMP o pai da ARTE CONCEITUAL


Ao expor um mictrio como objeto de arte, Duchamp lanou as bases para a ARTE CONCEITUAL, focada mais na mensagem que no objeto propriamente. Duchamp questionou a arte e a sociedade tradicional, lanando a ideia de que arte seria tudo que considerssemos arte. Ele foi o precursor de movimentos como o Minimalismo, a Land Art, o Expressionismo Abstrato e outros.

Precursor da arte conceitual e introduziu a idia de ready made como objeto de arte

Joseph B.
Explicando Arte a uma Lebre Morta. Performance

PIERO MANZON criticou no s a figurao e a temtica da Pop Arte com sua Merda dartista, mas tambm a prpria arte conceitual e a Body Art.

Piero Manzon

NOVO REALISMO - 1960


O sentimento de crise dos meios tradicionais e, principalmente, do esgotamento da pintura abstrata (lrica, informal, geomtrica, expressionista-abstrata, gestual etc.) - que no decorrer dos anos 50 perde seu poder emancipatrio para se transformar em "estilo" formal totalmente institucionalizado - o diagnstico do qual o movimento parte e no qual fundamenta sua ao. Os novos realistas reclamam a criao de uma nova expressividade, altura de uma outra realidade scio-cultural, caracterizada pela hegemonia norte-americana no ps-guerra, pela mquina, pelas culturas de massa e informao, pela publicidade, pelos avanos tecnolgicos que modificam o ambiente mais prosaico da vida cotidiana com os novos eletrodomsticos e, politicamente, pela realidade da guerra fria. Trata-se de religar a esfera da arte ao mundo baseando-se na introduo dos elementos do real nos trabalhos de arte. Fonte: www.itaucultural.com.br

Yves Kleim
antropometria: uso de materiais industriais e tecnolgicos associados ao corpo; linguagens mltiplas nas artes

David Hockney, o mergulho

LUCIEN FREUD

ARTE CINTICA
Jean Tonguely - Caos

Alguns autores vem a Arte Cintica como parte ou vertente do Novo Realismo, tendo caracterstica a busca pelo movimento real e no visual, como no caso da Op Art. A influncia do Novo Realismo clara na escolha dos materiais, totalmente associados ou oriundo produo industrial e ao cotidiano.

Liman Witaker

Duane Hanson
Temos aqui no mais o ser humano idealizado, como nas clssicas esculturas gregas, e sim um ser real e totalmente associado ao cotidiano dos grandes centros. O Realismo de Duane Hanson de uma perfeio surpreendente, que s superado pelo apelo transcendental da escultura Hiperrealista.
Observe como a massa, o consumo, os tipos comuns so valorizados e at ironizados pela artista.

Supermarket

Hiperrealismo
A pintura superando a fotografia

Richard Estes

Ron Muerk
Alm da imagem

Minimalismo
o minimalismo surgiu em Nova York no fim da dcada de 1960. Caracteriza-se pela extrema simplicidade de formas e pela abordagem literal e objetiva dos temas. As primeiras manifestaes dos escultores e pintores minimalistas nasceram de sua insatisfao com a action painting, ramo do expressionismo abstrato que dominou a arte americana de vanguarda durante grande parte da dcada de 1950. Os minimalistas consideravam a action painting, de trao intuitivo e espontneo, muito personalista e sem substncia. Defendiam que a obra de arte no deveria referir-se a outra coisa a no ser a si prpria e, em seus trabalhos, evitaram associaes extra-visuais.
Fonte: www.pitoresco.com.br

Donal Judd

Influenciada pelo Minimalismo a LAND ART surgiu buscando promover o despertar do homem capitalista e urbano para a natureza. A tcnica utilizada eram as intervenes. Para contemplar as obras, as pessoas deveriam deslocar-se dos grandes centros, tocar a terra, sentir o vento. uma arte essencialmente interativa.

ROBERT SMITHSON, SPIRAL, 1970

SUNSET

VALTER DE MARIA, 1977, CAMPO DE RELMPAGOS

Uma vez executada a obra, os artistas no mais a alterava ou restaurava, deixavam que a natureza a preservasse ou destrusse. A natureza no era somente a inspirao, era o suporte e a prpria arte.

SMITHSON, RAMPA DO AMARILO, 1976

You might also like