You are on page 1of 14

Salvador Dali

Biografia de Salvador Dal, principais obras de arte, estilo artstico.


(1904 1989)
Alunas: Ana Paula Amanda Barbara Jaqueline Janailde Milena Patrcia Priscila

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dal I Domnech, Marquis of Dal de Pbol

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dal i Domnech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Foi um dos mais importantes artistas plsticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha. .

Desde a infncia, Dal demonstrou interesse pelas artes plsticas No ano de 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de So Fernando, localizada na cidade de Madri. Em 1926, foi expulso desta instituio, pois afirmava que ningum era suficientemente competente para o avaliar. Nesta fase da vida, conviveu com vrios cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: Luis Bruel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca.

Vida do artista, fases e estilo

Em 1929, viajou para Paris e conheceu Pablo Picasso, artista que muito influenciou a produo artstica de Dal. No ano seguinte, comeou a fazer parte do movimento artstico conhecido como surrealismo.

The First Days of Spring (1929)

O QUE FOI O SURREALISMO? Foi um movimento artstico e literrio nascido em Paris na dcada de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o mordenismo no perodo entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalticas do psiclogo Sigmund Freud (18561939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruda pelo racionalismo.

A dcada de 1930 foi um perodo de grande produo artstica de Dali. Nesta fase, o artista representava imagens do cotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. As cores vivas, a luminosidade e o brilho tambm marcaram o estilo artstico de Dali. Os trabalhos psicolgicos de Freud influenciaram muito o artista neste perodo desta fase uma de suas obras mais conhecidas A persistncia da Memria, que mostra um relgio derretendo. Em 1934, Dali casou-se com uma imigrante russa chamada Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala.

Momentos de Crise
Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos polticos. Grande parte dos artistas surrealistas eram marxistas e justificaram a expulso de Dal, alegando que o artista era muito comercial. Em 1942, Dali e sua esposa foram morar nos Estados Unidos, pas em que permaneceu at 1948. Voltou para a Catalunha em 1949, onde viveu at o final de sua vida.

TRISTEZA E MELANCOLIA
Em 1982, com a morte de sua esposa Gala, Dali entrou numa fase de grande tristeza e depresso. Parou de produzir e se recusava a fazer as refeies dirias. Ficou desidratado e teve que ser alimentado por sonda. Em 1984, tentou o suicdio ao colocar fogo em seu quarto. Passou a receber o cuidado e ateno de seus amigos. Dali morreu na cidade de Figueres, em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardaca.

PRINCIPAIS OBRAS:

Cines refletindo Elefantes (1937)

Metamorfose de Narciso (1937)

O Sono (1937)

Trs esfinges de Bikini (1947)

Os Elefantes (1948)

INCONFUNDVEL COM SEU BIGODE E BENGALA!

O palhao no sou eu, mas sim esta sociedade monstruosamente cnica e to ingenuamente inconsciente que joga ao jogo da seriedade para melhor esconder a loucura. Salvador Dali

You might also like