You are on page 1of 18

Professora Cristiane Schuster

LINHA
- O que uma linha?

- O que uma linha no desenho?


- Como as linhas parecem dispostas onde

vocs as percebem?
- Quais so as caractersticas que vocs percebem nas linhas?

LINHA
A linha considerada um elemento fundamental na constituio do Desenho. Chamamos Desenho, a linguagem artstica que pode utilizar, alm da linha, o plano, o volume, a luz e sombra, a cor e a composio

Atividade prtica: Voc j pensou o que uma linha no desenho? J se detiveram em olhar um novelo de l, os fios de luz nos postes nas cidades, os fios de seus cabelos? Voc percebeu que estas formas podem ser representadas atravs de linhas compostas de diferentes maneiras? Vamos fazer nosso primeiro desenho?

Escolha um objeto em que se evidencia a linha, por exemplo, cordo, grade, fio eltrico, macarro, garfo etc. Aps a escolha do objeto, faa a primeira tarefa: Desenho cego.
Voc vai desenhar o objeto escolhido sobre a folha, olhando exclusivamente para o objeto, sem olhar para a folha enquanto desenha. O desenho ser feito com apenas uma linha, ou seja, voc vai iniciar o desenho com o lpis sobre a folha e no pode tirar o lpis da folha antes de concluir o desenho. Repita o desenho pelo menos 4 vezes.
(Msica - Pacincia Lenine)

CARACTERSTICAS DA LINHA

A linha, representada por um lpis no seu papel, pode ser fina, mdia, ou mesmo bem grossa. Ela pode variar de espessura. Podemos observar a nossa volta que existem objetos que podem ser representados por linhas muito finas, se comparados a outros em que a linha grossa. Por exemplo, existem diferentes canos para tubulao de gua: os da torneira so mais delgados se comparados aqueles canos que passam pelo subsolo do nosso assoalho.

A linha tambm pode ser representada com o

mesmo grafite, neste caso 3B ou 6B, atravs de


um cinza bem claro, ou se pressionarmos o lpis sobre o papel, obteremos um cinza bem escuro. Isto depende da presso exercida pelo lpis sobre o papel. Podemos tambm desenhar

desde uma linha muito simples, um risco, at


uma linha com inclinaes circulares,

dentilhadas, com interrupes.

Assim, podemos diferenciar a linha atravs de: - espessura; - contraste;

- movimento
Observe atentamente essas diferenas na linha dos seguintes artistas: Picasso, Teresa Poester e Van Gogh.

VAN GOGH

Janela gradeada- 1889

Cadeira- 1890

Blocos de apartamentos e outros estudos- 1887

TERESA POESTER

Grades jardins - 2002-2007

Srie Grades 1998 - 2002

PABLO PICASSO

Pomba da Paz - 1946

Dom Quixote - 1955

ATIVIDADE: EXERCITANDO AS CARACTERSTICAS DA LINHA


A partir da observao da obra dos artistas, e de como cada um se utiliza da linha, faa o seguinte exerccio: Pegue uma folha sulfite A3 e um lpis 6B. Nesta folha, procure riscar sem se preocupar com o resultado final. Procure fazer riscos bem finos. Inclinando mais o lpis, voc conseguir linhas mais grossas. Faa linhas bem escuras, outras mais claras. Procure diferentes formatos para sua linha. Faa ela ondulada, pontiaguda, com formas diversas, enfim, invente o maior nmero possvel de linhas.

Finalizao da tarefa:
- Registre qual a sua experincia com o desenho, particularmente com a linha. - Qual o material que voc costuma utilizar? - Voc tem um tema de preferncia? - Como foi sua experincia ao realizar essa primeira tarefa com a linha? - Ela o ajudou a compreender melhor o contedo? Escolha um trabalho artstico seu, que tenha sido confeccionado anteriormente, e traga-o para a prxima aula.

OBSERVAO: trazer lanterna na prxima aula.

You might also like