You are on page 1of 12

NOME: CAMILA,DANIELLY,FERNANDA, LEANDRA,NATALIA.

O QUE GINSTICA Laboral?

Ginstica laboral a prtica voluntria de atividade fsica, realizada pelos trabalhadores coletivamente, no prprio local de trabalho, durante a sua jornada diria, visando melhorar a condio fsica do trabalhador. Tem como objetivo fortalecer determinadas musculaturas muito exigidas durante a jornada de trabalho, o que faz prevenir problemas posturais e leses que, alm de trazerem riscos aos funcionrios, representam custos operacionais para a empresa. Esta ginstica no leva o trabalhador ao cansao, por ser de curta durao. A ginstica laboral contribui para a preveno e recuperao das chamadas "doenas do trabalho" LER e DORT (so as siglas para Leses por Esforos Repetitivos e Distrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho, sendo doenas caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema msculo-esqueltico que atingem vrias categorias profissionais) promovendo o bem estar e melhorando as relaes inter-pessoais.

ONDE SURGIU?
O primeiro vestgio desta idia vem da Polnia, datado de 1925 com o nome "Ginstica de Pausa". Anos depois, surgiu na Holanda e na Rssia. Na dcada de 60, atingiu outros pases da Europa e principalmente o Japo, onde ocorreu a consolidao e a obrigatoriedade da GLC - Ginstica Laboral Compensatria. No Brasil, a semente brotou em 1973, na escola de educao Feevale com um projeto de Educao Fsica Compensatria e Recreao no qual a escola estabelecia uma proposta de exerccios baseados em anlises biomecnicas. Foi tambm por volta de 30 anos atrs que um jovem mdico americano tentava fazer entender a classe mdica que corridas radicais previnem os males da vida sedentria (problemas cardacos, obesidade, entre outros). Kenneth Cooper entende ter trazido para a medicina o conceito de exerccio que d sade e alegria s pessoas.

Vamos por em prtica a

Quais os benefcios da ginstica laboral?


Fisiolgicos:
Provoca o aumento da circulao sangnea em nvel da estrutura muscular, melhorando a oxigenao dos msculos e tendes e diminuindo o acmulo do cido ltico; Melhora a mobilidade e flexibilidade msculo articular;

Diminui as inflamaes e traumas;


Melhora a postura; Diminui a tenso muscular desnecessria; Diminui o esforo na execuo das tarefas dirias; Facilita a adaptao ao posto de trabalho; Melhora a condio do estado de sade geral.

Psicolgicos:
Favorece a mudana da rotina; Refora a auto-estima; Mostra a preocupao da empresa com seus funcionrios; Melhora a capacidade de concentrao no trabalho.

Sociais:
Desperta o surgimento de novas lideranas; Favorece o contato pessoal;

Promove a integrao social;


Favorece o sentido de grupo - se sentem parte de um todo; Melhora o relacionamento.

IMPORTANTE SABER QUE o estresse quase sempre

motivado por estmulos externos que provm do trabalho, do lar ou dos demais afazeres da vida. A ginstica laboral atua na preveno e no combate ao estresse, visto que durante a atividade fsica liberado um neurotransmissor chamado endorfina, o que causa bem-estar e alvio das tenses.

Todos alongados vamos por em pratica uma Dinmica

Segue apresentao com o Vdeo Motivacional do DANIEL GODRI

You might also like