You are on page 1of 39

O FUTEBOL DE ALTO NIVEL

Futebol Moderno
O futebol est sempre em constante transformao, estende-se, mundializase; os pequenos paises organizam-see nos torneios internacionais atingem sucesso e bons resultados. Do ponto de vista das infra-estruturas, tambm existe evoluo

Evoluo do Jogo
A velocidade superior. No s a velocidade de corrida, mas tambm a rapidez de execuo das aces bsicas, como o controle de bola, o passe e a finalizao.

Mais veloz, mais explosivo, mais tcnico

Evoluo do Jogo
Os duelos directos exigem mais empenho e obrigam os jogadores a desenvolver as suas qualidades atlticas de forma muito superior s exigidas do passado.

Evoluo do Jogo
O aspecto do jogo que mais sofreu evoluo foi a habilidade tcnica. Nos ltimos Campeonatos do Mundo foi exibido um alto nvel tcnico nas equipes dos pases melhor classificados.

Evoluo do Jogador
A evoluo do jogo exige que o jogador se adapte. As qualidades que se exigem hoje nada tem em comum com as de uma dcada atrs: Os jogadores devem ter uma tcnica perfeita, e isso implica uma formao prvia (12 a 15 anos) e de alto nvel (16 a 19 anos). A fase de formao a ideal para melhorar as habilidades tcnicas e especificas (ex: diferentes formas de finalizar, de driblar, etc); Devem desenvolver um acentuado sentido tctico; Devem ser atletas completos, de alto nvel (ter velocidade, fora e boa capacidade de recuperao); A fora mental faz parte das caractersticas dos vencedores. Os jogadores devem ser capazes de se impor mentalmente nas situaes mais crticas e estar em condies de se superarem quando for necessrio.

Factores Tcnicos e Mentais


A capacidade de jogar defensivamente em espaos reduzidos e presso do adversrio exigem grandes capacidades: habilidades tcnicas (ex: preciso milimtrica nos passes), qualidades fsicas (velocidade de reaco, de execuo, de deslocamento, de raciocnio, potncia , etc), assim como fora mental (capacidade da deciso, determinao, confiana em si mesmo). As qualidades tcnicas no futebol de alto nvel so mais elevadas do que nunca, inclusive entre os jovens (Sub-17). Registrou um progresso considervel neste nvel aps as ltimas competies mundiais (2000-2003), especialmente no controle orientado, jogo de passes, drible, finta e finalizao. O uso de formas diferentes de dominar a bola (parte interna ou exterior do p, peito do p, extremidade ou bico, ambos os ps, cabea) transformou-se num aspecto importante no momento de decidir, numa jogada tcnica, na velocidade de execuo (ex: Rivaldo, Zidane, Kaka, Messi, Adebayor).

- O progresso tcnico e ttico, assim como uma melhor preparao mental, particularmente entre os povos novos, permite: > Resistir presso > Concentrar-se bem durante a partida > Ter alta confiana em situaes difceis > Serem decididos no jogo e em frente da baliza do adversrio > Beneficiar-se de uma melhor preparao mental

Jogadores do Futuro
Os jogadores poli - funcionais, capazes de ocupar diversas posies, tero uma vantagem considervel no futuro. No significa isto, que os defensores joguem como atacante, mas sim que estejam em condies de passar de situaes defensivas para aces ofensivas. Por outro lado, os atacante devem pressionar os defesas adversrios logo que percam a posse de bola. Esta versatilidade consequncia de grande habilidade ttica, tcnica (ex.: executar passes precisos assim que recebem a bola), fsica e mental, pois permite executar transies rpidas da defesa para o ataque e vice-versa.
Dever o jogador adaptar-se ao sistema de jogo ou o sistema de jogo ser adaptado ao jogador? A questo permanecera sempre em aberto.

Evoluo Tctica
Sistemas de jogo: Bsico: 4-4-2, 3-5-2, 3-4-3 (trs linhas). Os sistemas modificam-se durante a partida, ex. 3-5-2 com a equipa no ataque e 4-4-2 com a equipa na defesa. Variaes: 3-4-1-2, 4-2-3-1, 5-3-1-1 (quatro linhas) Sistemas de jogo variveis com estrutura flexveis; troca de sistemas dependendo do resultado e da situao da partida Jogadores polifuncionais, isto , capazes de ocupar varias posies, tero uma considervel vantagem no futuro. Isto no significa que um defensor tenha que ser atacante, mas dever estar em condies de passar de uma situao defensiva para uma aco ofensiva. Esta polivalncia no s implica uma habilidade tctica, como tambm habilidade tcnica mediante aces apropriadas, capacidade mental para permitir transies rpidas da defesa para o ataque e vice versa. Dever o jogador adaptar-se ao sistema de jogo ou o sistema de jogo ao jogador? Esta questo estar sempre em aberto.

A evoluo das competies


Competies organizadas pela FIFA:
. Copa do Mundo . Copa das Confederaes . Mundiais juvenis (Sub-20 / Sub-17)

Futebol Feminino Competies organizadas pelas Confederaes


Ex.: Copa Africana das Naes Liga dos Campees Africana

T&T Sub-17 So uma fotografia instantnea das tendncias em curso.

Desenvolvimento dos factores humanos e estruturais do jogo


Liderana: a equipa necessita de lderes o treinador e de um jogador; A equipa: tipos de jogadores lder, criador, goleador, pulmo da equipa, jogador de apoio, protector; Capacidade tctica: mudana do sistema durante o jogo; Mentalidade / personalidade; Direco Tcnica: livre (sem instrues precisas), dirigida (imposies) ou criativa (faz sugestes sem impor); O artista: dar espao ao jogador criativo, mas este deve submeter-se ao jogo da equipa; Equipa atrs da equipa: comisso tcnica, dirigentes.

Reflexes sobre futebol


O futebol est equilibrado. A fora e a velocidade no devem aumentar; a preparao fsica cada vez mais intensa, mas as tticas seguem sendo as mesmas. A tcnica e a qualidade individual do jogador fazem a diferena
Luis Felipe Scolari, 2002

Anlise

Equilbrio Compactao
FIFA WC 2002

Equilbrio / Compactao

Cobertura/Equilbrio

Compactao / Equilbrio

Retardamento

LBERO

Profundidade / Equilbrio

Profundidade/Compactao

3-4-3 do Japo

Mobilidade

Equilibrio

Equilbrio/ Profundidade

At: Penetrao/Profundidade Def: Equilbrio/Compactao

Presso/Cobertura

At: Profundidade

4:4:2 Ingls x 3:4:3 Japons Compactao

Presso/Individual

A condio fsica
Durante a Copa do Mundo da FIFA Coreia/Japo 2002 e tambm na Alemanha 2006, se pde observar uma grande diferena nas condies fsicas das equipes.
Ns observamos que:
A velocidade, a resistncia, as manobras e os arranques explosivos so cada vez mais importantes. A intensidade do jogo, as manobras ofensivas, os arranques a partir da defesa, a mudana de ritmo de jogo, exigem uma capacidade de resistncia (aerbica e anaerbica) cada vez maior. A estrutura atltica, a fora, e o tnus muscular do jogador constituem a base da velocidade e de seu potencia, e representam uma arma psicolgica durante os duelos. A coordenao (a capacidade se mover com agilidade) a chave da rapidez de execuo dos gestos tcnicos e das manobras de jogo

Foi a capacidade de resistncia dos jogadores que permitiram Seleo da Coria manter o intenso ritmo de jogo esgotando sem trgua o adversrio Guus Hiddink

Reflexes / Concluses
Ao ler as informaes e as estatsticas da FIFA, e ao observar o futebol que se joga em todo o mundo, podemos afirmar que nosso esporte se encontra bem encaminhado, que atinge todo o planeta, que mantm sua popularidade, que as jovens naes esto em pleno desenvolvimento e que algumas delas j so rivais inclusive dos grandes do futebol. O jogo propriamente dito, evolui, progride taticamente, cada vez mais rpido, so registrados maior numero de gols e os talentos se impem cada vez mais. No obstante, os especialistas opinam que ainda possvel incrementar as qualidades tcnicas dos jogadores, seu senso ttico e seu enfoque mental. Estas constataes reforam nosso conceito de que a preparao dos jogadores, particularmente a formao previa e a formao de jovens futebolistas, as quais experimentaram um enorme auge nos ltimos anos, devero ocupar um lugar prioritrio nos nossos programas de desenvolvimento. Em outras palavras, o futebol devera assegurar-se de seguir mantendo no futuro o espetculo e as emoes geradas atualmente por jogadores como Zidane, Ronaldo, Messi, Kaka,Cristiano Ronaldo ou, no passado, por estrelas como Beckenbauer, Cruyff, Platini, Maradona, Pele, Rivelino, Zico. Ns devemos seguir uma poltica da formao exigente, porem com um horizonte amplo. O futebol deve ser uma escola da vida no sentido amplo da palavra, no somente como meio para formar jogadores profissionais, como tambm para ajudar os jovens o desenvolvimento de sua personalidade (inteligncia, cultura, sociabilidade) Dar formao aos jovens, ajuda-los a revelarem seus talentos escondidos, permitindo-lhes que faam o que desejam com suas qualidades, so as tarefas nobres e educativas do treinador-educador do futuro. Com esta idia na mente, indispensvel pr ainda uma maior nfase no desenvolvimento individual do jovem jogador, respeitando sua idade de crescimento, seu ritmo de aprendizagem e o nvel do potencial natural j adquirido.

No treinamento, importante comear pela tcnica, base indispensvel de toda a progresso do jovem futebolista, alm ao fator motivador. Ns devemos aumentar seu repertorio tcnico, sua confiana com a bola, enriquecer sua tcnica durante o movimento, correndo a uma grande velocidade ou sob a presso do adversrio. Somente aps isso, se passa ao treinamento fsico e ttica coletiva e no vice-versa, como ainda muito freqente nos programas de formao atuais. E algum no sabe que os jogadores tecnicamente dotados praticam um futebol atrativo e espetacular? Estas qualidades eles as adquiriram em fases iniciais da formao juvenil. Ao perodo da infncia, a chamada idade de ouro do desenvolvimento psico-motor, sucede a etapa da formao previa (12-15 anos de idade); e nessa fase que se desenvolve a habilidade do esporte, ou seja, a tcnica e a base tcnico-ttica. Logo segue o estgio da formao (16-19 anos de idade), em que se treinam as capacidades especficas de rendimento.

Esta nfase geral na formao constitui a base do novo programa tcnico de desenvolvimento com os seguintes objetivos principais: Melhorar a formao dos jovens futebolistas mediante uma melhor qualidade de treinamento e instruo Os jogadores devem estar no centro do processo Desenvolver a capacidade e o aperfeioamento dos treinadores, particularmente daqueles que trabalham com jovens futebolistas na fase da aprendizagem. Desenvolver e melhorar as estruturas do pessoal tcnico, as condies de treinamento e os programas da formao.

Formao do jovem jogador


Competio -Partida

Jovem jogador -Desenvolvimento - Formao


Processo de ensino e treinamento -Mtodos -Princpios Treinador Instrutor -Qualidade -Personalidade -Conhecimentos

Meio ambiente e Social -Familia -Escola -Vida Privada

O aprendizado e a formao dos jovens jogadores

Etapa 1
EDUCAO

Etapa 2
PR-FORMAO

Etapa 3
FORMAO

Etapa 4
PS-FORMAO

7 11 anos
Psico motricidade Prazer Base da Condio fsica

12 15 anos
Tcnica Aspectos mentais Treinamento para formar e moldar o jogador para o futuro

16 19 anos
Ttica Aspectos mentais Treinamento para performance do jogador

19 21 anos
Condio fsica Aspectos tcnicos e mentais Treinamento para alta performance do jogador

O talento no aparece subitamente aos 25 anos de idade. O bom jogador hbil desde a infncia. Os erros se cometem frequentemente na etapa bsica da formao. Os treinadores so responsveis, j que se consideram diretores tcnicos de equipes profissionais. Johann Cruyf, 1994

FIM

You might also like