You are on page 1of 18

Empreendedorismo na Gesto Pblica

Acadmicas: Ariete Odete Dal Lago Maisa Helena Pimenta Soviana Foppa Orientadora: Prof. Dr. Maurinice Evaristo Wenceslau

JUSTIFICATIVA
Uma gesto pblica visa atender a sociedade para seu total desenvolvimento social e econmico. Para tanto, o propsito desse artigo reside na abordagem da importncia do papel do gestor pblico ao empreendedorismo e prever possibilidades positivas e negativas de interveno no mercado dos negcios, como estratgia para transformar o setor pblico equiparando a iniciativa privada.

Objetivos: Realizar um estudo sobre empreendedorismo na Gesto Pblica. Hipteses: possvel atuar de forma empreendedora na esfera pblica. Metodologia: Pesquisa bibliogrfica, amparada por autores como Dolabela, Dornelas e Melo, assim como artigos cientficos.

O que Empreendedorismo?
O Empreendedorismo tem a ver com o processo de criao de algo novo, que tenha valor para o mercado (CHIAVENATO, 2005) O termo busca reconhecer a oportunidade para criar algo novo, seja em reconhecer um novo mercado ou um meio de produo inovador (BARON; SHANE, 2007).

Diferenas entre Empreendedor e Inventor...

Vdeo Pequenas Empresas Grandes Negcios (PEGN) . Abridor de sachs.

DIFERENA ENTRE EMPREENDEDOR NA INICIATIVA PRIVADA DA PBLICA

EMPREENDEDOR NA INICIATIVA PRIVADA:


* individual; * Produz bens e servios; * Tem o foco no mercado; * Seu desenpenho o lucro; * Visa satisfazer necessidades dos clientes e ampliar as potencialidades do seu negcio.

EMPREENDEDOR DA INICIATIVA PBLICA:


* coletivo; * Produz bens e servios comunidade local; * Tem o foco na busca de solues para os problemas sociais; * Na medida de seu empenho o impacto social; * Visa respeitar pessoas de situao de risco social e a promov-las e a gerar capital,incluso e emancipao social. * Sob tica juridica na administrao pblica no h liberdade pessoal enquanto que na particular permitido licito fazer tudo que a lei no probe, na administrao pblica s permitido fazer aquilo que a lei autoriza.(Helly lopes meirelles)

Empreendedorismo versus Gesto Pblica


Atribuies do Gestor Pblico:
* Integrar fontes de culturas com oportunidade de desenvolvimento social e econmico; * Lidar com modelos de gesto inovadores que primam pela qualidade nos servios e no atendimento populao; * Elaborar projetos que contemplem estratgias eficazes de administrao;decidindo alternativas e dimensionando riscos para otimizao de resultados; * Colaborar no processo de organizao da populao, defendendo os direitos humanos e de cidadania.

Gestor pblico empreendedor:


Empreendedor pblico aquele que faz acontecer. Mesmo com uma estrutura estatal burocrtica, focada em processos e no em resultados, engessada por normas e procedimentos, o gestor pblico que consegue enchergar a linha de chegadae age para que as coisas saiam do papel e aconteam deve ser valorizado.O empreendedor programtico: valoriza o planejamento, estuda as informaes e compara alternativas antes de agir.Mas age, porque sua principal caracterstica o foco do resultado.Ele quer ver o impacto das aes dos objetos e dos programas.

Prmio Prefeito Empreendedor


Premiao Estadual: 17 Municpios de MS premiados em mais de dez categorias; Premiao Nacional: Prefeitura Municipal de Campo Grande premiada nas categorias: - Mdios e Grandes Municpios. - Promoo e Desenvolvimento Sustentvel

Fonte: extrado do site Campo Grande News acessado em 15/05/2012

CONSIDERAES: ANLISE DO AMBIENTE DO MUNICPIO


Cidade empreendedora aquela capaz de estabelecer prioridades, direcionar recursos para obras fundamentais considerar estratgias e execut-las. Estimular a participao pblica, integrar a populao ao mercado de trabalho. O que sustenta a atividade empreendedora em um municpio a existncia de um conjunto de valores sociais e culturais que possam encorajar a criao de novas empresas.

Deve-se valorizar o emprego, estabilidade financeira e a formao profissional,que no municpio so instrumentos fundamentais de realizao pessoal.Cada cidade deve buscar um ponto forte de sua localidade.No existe uma soluo igual para todos.Cada caso um caso.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS SUGESTES

Referncias
BARON, Robert A.; SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma viso do processo. So Paulo: Thomsom Learning, 2007. CHIAVENATTO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao esprito empreendedor. So Paulo: Saraiva, 2005. DI PETRO,Maria Sylvia Zanella.Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 22 Ed. 2009. DOLABELA, Fernando. O segredo de Lusa. So Paulo: Cultura, 1999. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negcios.Rio de Janeiro: Campus, 2001. DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovao e esprito empreendedor: prtica e princpios. So Paulo: Editora Pioneira, 1987. FARAH, M. F. S. Governo local, polticas pblicas e novas formas de gesto pblica no Brasil. Organizaes e Sociedade, v. 7, n. 17, p. 59-86, jan./ abril 2000. HIRISH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009. MELLO,Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, 26 ed. So Paulo: Editora Atlas, 2009. Prefeitura Municipal de Chapado do Sul. www.pegn.com.br acessado em 07/02/2011 www.campograndenews.com.br acessado em 15/05/2012

You might also like