You are on page 1of 160

TECNOLOGIA NA EDUCAO

MOTIVAO
Objetivos:
estabelecer relaes entre a complexidade da sociedade contempornea, a educao e as tecnologias da informao e comunicao (TICs) TECNOLOGIAS DIGITAIS estimular atitudes favorveis diante do uso de tecnologias na educao como elementos estruturantes de diferentes possibilidade de prticas educativas e de formao dos cidados no mundo contemporneo.

Incluso Digital e a Educao

PROBLEMATIZAO
Voc se considera um includo digital? Por qu? Ter computador suficiente para a incluso digital?

A Sociedade da Informao
Uma nova era em que a informao flui a velocidades e em quantidades h apenas poucos anos inimaginveis, assumindo valores sociais e econmicos fundamentais.
Como essa revoluo vem acontecendo? Que conseqncias tem trazido para as pessoas, as organizaes e o conjunto da sociedade?

A Sociedade da Informao
Conjunto de impactos e conseqncias sociais das novas tecnologias da informao e da comunicao; Embora em todas as sociedades a informao relevante, entretanto a informao por si mesma no tem valor algum, sua relevncia depende de sua insero num sistema de produo de conhecimento (knowledge society).

O Contexto Social da Transformao Tecnolgica


As descobertas das novas tecnologias da informao na dcada de 1970 concentraram-se principalmente nos Estados Unidos; Baseando-se nos progressos alcanados nas duas dcadas anteriores e sob a influncia de vrios fatores institucionais, econmicos e culturais, mas no se originam de qualquer necessidade preestabelecida, sendo mais resultado de induo tecnolgica que de determinao social.

O Contexto Social da Transformao Tecnolgica


Na dcada de 1980, o capitalismo (especificamente as principais empresas e governos dos pases do G-7) passou por um processo substancial de reestruturao organizacional e econmica no qual a nova tecnologia da informao exerceu um papel fundamental e foi decisivamente moldada pelo papel que desempenhou; E a utilizao dessas tecnologias na dcada de 1980 condicionou, em grande parte, seus usos e trajetrias na dcada de 1990;

A Era da Informao
O ingresso da humanidade na Era da Informao um fato, mas ainda apenas para uma pequena parcela da populao. As novas tecnologias, em particular a Internet, vieram para ficar e j comearam a alterar o comportamento da sociedade como um dia fizeram o telefone, o rdio e a TV.
H 100 anos, ningum imaginava que o desenvolvimento tecnolgico nos daria a alcunha de Sociedade da Informao. Agora temos uma infinidade de solues digitais cada dia mais surpreendentes e avanadas, entretanto devemos estar atentos para no nos iludirmos confundindo progresso com pirotecnia. Se esse conhecimento acumulado no for compartilhado pela sociedade como um todo, corremos o risco de ratificarmos o abismo que separa os ricos dos pobres (BAGGIO, 2000).

Paradigma da Tecnologia da Informao


Tecnologias para agir sobre a informao; Penetrabilidade dos efeitos das novas tecnologias; Lgica de redes; Flexibilidade; Convergncia de tecnologias especficas para um sistema altamente integrado.

O Ciberespao
Lvy (2000) define ciberespao como sendo o meio de comunicao aberto pela interconexo mundial dos computadores. O crescimento deste meio de comunicao diz respeito tanto ao nmero de computadores e aos servidores conectados quanto diversidade qualitativa e quantidade de grupos humanos e de informaes acessveis. A utilizao do ciberespao deve ser dialgica e interativa com papel emancipador.

As Organizaes em Rede
O conceito de rede transformou-se, nas ltimas duas dcadas, em uma alternativa prtica de organizao, possibilitando processos capazes de responder s demandas de flexibilidade, conectividade e descentralizao das esferas contemporneas de atuao e articulao social. A palavra rede bem antiga, tendo sua origem na palavra latina retis, significando entrelaamento de fios com aberturas regulares que formam uma espcie de tecido. A partir da noo de entrelaamento, malha e estrutura reticulada, a palavra rede foi ganhando novos significados ao longo dos tempos, passando a ser empregada em diferentes situaes.

A Educao na Sociedade da Informao


essencial identificar o papel que essas novas tecnologias podem desempenhar no processo de desenvolvimento educacional e resolver como utiliz-las de forma a facilitar uma efetiva acelerao do processo em direo educao para todos, ao longo da vida, com qualidade e garantia de diversidade.

a Sociedade da Informao, por assim dizer, sinaliza para o ato de educar como forma de evitar maior excluso social, uma vez que a incluso nesta sociedade de consumo se traduz pela manifestao livre dos desejos e das necessidades humanas satisfeitos pelo acesso aos bens e aos servios produzidos. Educar para a incluso social na economia digital requer principalmente:
preparar os indivduos para melhor se adaptarem s condies globalizadas de mercado, a partir da eficincia operacional e da qualificao mltipla; ensinar como operar com os meios tecnolgicos de produo e comunicao, discernindo criticamente a relao entre minimizar custos para maximizar o lucro;

observar cuidadosamente os princpios da desterritorializao e do trans-nacionalismo global, criando recursos de promoo da identidade local enquanto referncia para o desenvolvimento cultural humano na modernidade; descaracterizar as telecomunicaes e a informtica como os grandes e nicos agentes propulsores da incluso econmica e social na sociedade da informao.

Excluso X Incluso Digital

Nas sociedades modernas, as categorias conectados e desconectados referem-se desigual distribuio de acesso aos mais diversos meios de comunicao livros, jornais, rdio, telefone, televiso e Internet. Embora focalize o acesso Internet e seu uso, a excluso digital no pode ser dissociada do acesso a outras tecnologias da comunicao com as quais tem vrias complementaridades e, at mesmo, tendncias convergncia.

A excluso digital possui forte correlao com outras formas de desigualdade social e, em geral, as taxas mais altas desta excluso encontram-se nos setores de mais baixa renda. A desigualdade social no campo das comunicaes, na sociedade moderna de consumo de massa, no se expressa somente no acesso ao bem material rdio, telefone, televiso, Internet -, mas tambm na capacidade do usurio de retirar, a partir de sua capacitao intelectual ou profissional, o mximo proveito das potencialidades oferecidas por cada instrumento de comunicao e informao.

A excluso digital depende de cinco fatores que determinam a maior ou menor universalizao das TIC. So eles:
existncia de infra-estruturas fsicas de transmisso; disponibilidade de equipamento / conexo de acesso (computador, modem, linha de acesso); treinamento para uso dos instrumentos do computador e Internet; capacitao intelectual e insero social do usurio, produto da profisso, do nvel educacional e intelectual e de sua rede social, que determina o aproveitamento efetivo da informao e das necessidades de comunicao pela Internet; produo e uso de contedos especficos adequados s necessidades dos diversos segmentos da populao.

A incluso digital uma necessidade que se caracteriza a partir do fato de que a maior parte da sociedade ocupa um universo de inacessibilidade aos benefcios tecnolgicos difundidos na sociedade da informao. A necessidade, por sua vez, uma condio primordial no ser humano e, portanto, sempre existir enquanto estrutura que impulsiona a sociedade para o futuro.

A democratizao do acesso Internet


A distncia hoje no principalmente a geogrfica, mas a econmica (ricos e pobres), a cultural (acesso efetivo pela educao continuada), a ideolgica (diferentes formas de pensar e sentir) e a tecnolgica (acesso e domnio ou no das tecnologias de comunicao). Uma das expresses claras de democratizao digital se manifesta na possibilidade de acesso Internet e em dominar o instrumental terico para explorar todas as suas potencialidades.

A democratizao do acesso Internet


Os excludos do mundo digital perdem mais que informao; tm a cidadania limitada. A Internet facilitou o acesso a rgos pblicos, a sites sobre direitos e deveres, a servios como declarao de imposto de renda e requisio de aposentadoria. Quem no tem como se conectar rede enfrenta dificuldades como descolamento e filas do INSS. No pas dos 54 milhes de analfabetos totais e funcionais, a sociedade civil se organiza para diminuir a excluso social. Enquanto a taxa de cidados que no sabem ler nem escrever de 11,9%, organizaes no-governamentais trabalham para inserir no mundo digital aqueles que conseguiram escapar desta estatstica, porm no tm acesso tecnologia.

Noes de Internet

O que Internet ?
Conhecendo a maior rede do mundo... A Internet, tambm conhecida como a maior rede de computadores do mundo, permite trocar informaes dos mais variados assuntos, enviar mensagens, conversar com milhes de pessoas ou apenas ler as informaes de qualquer parte do planeta.

Histria da Internet
A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratrios de pesquisa e se chamava ARPAnet(ARPA: Advanced Research Projects Agency) Departamento de Defesa (Guerra Fria); Princpios: uma rede que todos os pontos se equivalem e no h um comando central. Assim, se B deixe de funcionar, A e C continuam a poder se comunicar. Termo Internet quando passou a ser utilizada para conectar universidades e laboratrios.

Histria da Internet
Por isso que no h um nico lugar que "governa" a Internet. Hoje ela um conjunto de mais de 40 mil redes no mundo. O que essas redes tem em comum o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), que permite que elas se comuniquem umas com as outras. Esse protocolo a lngua comum dos computadores que integram a Internet. Durante cerca de duas dcadas, a Internet ficou restrita ao ambiente acadmico e cientfico. Em 87, pela primeira vez, foi liberado seu uso comercial nos EUA. Com o surgimento da World Wide Web, esse meio foi enriquecido. O contedo da rede ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistema de localizao de arquivos criou um ambiente em que cada informao tem um endereo nico e pode ser encontrada por qualquer usurio da rede.

Histria da Internet no Brasil


A histria da Internet no Brasil comeou bem mais tarde, s em 1991 com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma operao acadmica subordinada ao MCT (Ministrio de Cincia e Tecnologia). Somente em 1995 que foi possvel, pela iniciativa do Ministrio das Telecomunicaes e Ministrio da Cincia e Tecnologia, a abertura ao setor privado da Internet para explorao comercial da populao brasileira. A RNP fica responsvel pela infra-estrutura bsica de interconexo e informao em nvel nacional, tendo controle do backbone (Coluna dorsal de uma rede, backbone representa a via principal de informaes transferidas por uma rede, neste caso, a Internet).

Enfim, o que Internet ?


Em sntese, a Internet um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e servios, de uma forma que os usurios conectados possam usufruir de servios de informao e comunicao de alcance mundial.

Uso da internet na Educao


Ganhamos informao ilimitada e interatividade!!

E ganhamos junto tambm alguns problemas!

29

Rede de Computadores (Estrutura)


Para o funcionamento adequado da Internet, como uma grande rede de computadores, necessria a seguinte estrutura:
Servidores (WEB, DB, DNS, PROXY, FIREWALL) Provedores (Backbones, Acesso, Contedo) Roteadores Concentradores (Hub / Switches) Meio Fsico (Cabeamento / Link) Computadores Clientes

O que necessrio para se conectar Internet ?


Em uma instalao convencional, necessrio que seu computador tenha uma placa de modem (ou fax modem), responsvel por converter as informaes para que possam ser enviadas pela linha telefnica, que dever estar conectada ao computador. Ser necessrio tambm que voc se cadastre um provedor de acesso, responsvel por gerenciar o acesso s informaes da Internet. Precisar ainda de um programa para navegar, tambm conhecido como navegador ou browser. Alm dessa forma convencional, possvel acessar a Internet usando o acesso de alta velocidade (banda larga). Os tipos mais conhecidos de Internet em alta velocidade so via servio de companhia telefnica, operadora de TV a Cabo ou Via Satlite (por exemplo, rede GESAC).

Protocolos de Comunicao
Transmission Control Protocol / Internet Protocol (TCP/IP): o protocolo de comunicao de dados interredes, originalmente proposta para a Advanced Research Products Agency (ARPA). o padro utilizado para a comunicao entre computadores. 200.202.30.45 Hyper Text Transfer Protocol (HTTP): Permite que os autores de hipertextos incluam comandos que permitem saltos para recursos e outros documentos disponveis em sistemas remotos,de forma transparente para o usurio. http://www.ffassis.edu.br

Alguns servios disponveis na Internet


WEB (www) Pginas com os mais variados assuntos CORREIO ELETRNICO - Comunicao entre pessoas atravs de mensagens escritas (@) FTP Transferncia de informaes de um computador para outro . Upload e Download WAP Disponibilizao de recursos da Internet via telefonia celular CONVERSAS ON-LINE - Troca de informaes simultneas

Formato de um domnio
Na Internet cada pgina tem um endereo prprio. Esses endereos so chamados de domnios. Como exemplo, utilizamos o endereo abaixo, descrevendo-o detalhadamente.

http://www.google.com.br
http:// - sigla que indica um protocolo de transmisso na www www - indica que estamos na Web google - nome do site com - tipo do site (com comercial, gov governamental, etc) br pas de origem do site (br Brasil, ar Argentina, ru Rssia, etc)

Acessando uma pgina da Web


Assim como voc usa um aplicativo para fazer textos, outro para fazer planilha, etc, necessrio usar um programa para acessar as pginas da Web (navegador ou browser). Navegador ou Browser programa para acessar pginas na Web Citamos como exemplo de navegadores o Internet Explorer e o Mozilla

Pesquisando o endereo de uma pgina na Web


Os Catlogos de endereos tem o objetivo semelhante uma lista telefnica: procurar endereos. Endereos de sites que voc poder usar na pesquisa :
www.google.com.br http://www.cade.com.br/ http://www.yahoo.com.br/ www.altavista.com

Possibilidades....
A escola pode utilizar a internet como mais um recurso no processo de ensino-aprendizagem. Alguns dos principais ganhos pedaggicos possveis com a internet so: Acessibilidade a fontes inesgotveis de assuntos para pesquisas. Comunicao e interao com outras escolas. Estmulo para pesquisar a partir de temas previamente definidos ou a partir da curiosidade dos prprios alunos. Desenvolvimento de uma nova forma de comunicao e socializao. Estmulo escrita e leitura. Estmulo curiosidade. Estmulo ao raciocnio lgico. Desenvolvimento da autonomia e Possibilidade do aprendizado individualizado. 37 Troca de experincias entre professores/professores, aluno/ aluno e

Problemas...
A escola precisa estar preparada no s para utilizar o que a internet traz de positivo, mas tambm para lidar com seus aspectos negativos, como: Muitas informaes sem fidedignidade. Facilidade no acesso a stios inadequados para o pblico infantojuvenil. Confuso entre informao e conhecimento. O conhecimento no se passa, mas cria-se e constri-se. Resistncia s mudanas. Alguns alunos e professores no aceitam facilmente a mudana na forma de ensinar e aprender. Facilidade de disperso. Muitos alunos perdem-se no emaranhado de possibilidades de navegao e no procuram o que deveriam. Impacincia. A impacincia de muitos alunos os faz mudar de um endereo para outro, aprofundando pouco as possibilidades de cada 38 pgina.

Educao e asTecnologias Digitais

Conceitos Introdutrios

Conhecimento Poder e o Computador pode atuar como um extensor desse poder.

40

Conceitos Introdutrios
Binmio

Informao x Comunicao

Sociedade Moderna

Informao Comunicao

Poder
41

Conceitos Introdutrios
Domnio da

Informao

Pensamento Crtico

O domnio da informao requer pensamento crtico

Capacidade de avaliar a qualidade das informaes obtidas


42

Educao e as Tecnologias Digitais

O que ?

43

Educao e as Tecnologias Digitais


O que ?
uma ampla e abrangente abordagem sobre:
APRENDIZAGEM FILOSOFIA DO CONHECIMENTO DOMNIO DAS TCNICAS COMPUTACIONAIS PRTICA PEDAGGICA

44

Educao e as Tecnologias Digitais


O que ?
A utilizao de ferramentas que no substituem o mtodo atual, mas, sim, auxiliam o desenvolvimento das atividades educacionais atravs do intercmbio de informaes e do estmulo conscincia crtica, de forma mais gil, concreta e agradvel para o aluno, em que o conhecimento no mais unidirecional, somente do professor, mas vem de vrias direes entre os prprios alunos.

45

Educao e as Tecnologias Digitais

Educao em Informtica Informtica na Educao

46

Educao e as Tecnologias Digitais

nformtica na Educao
No significa aprender sobre computadores.

Significa aprender com o apoio do computador.

Saber explorar as potencialidades do computador e saber criar ambientes que enfatizem a aprendizagem. 47

Educao e as Tecnologias Digitais

Por que Informtica na Educao?

Desenvolver o raciocnio ou possibilitar situaes que propiciem a resoluo de problemas. Enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem.

48

Educao e as Tecnologias Digitais


Informtica na Educao
Formao do professor

Proposta metodolgica
49

Educao e as Tecnologias Digitais

Como utilizar o computador?

50

Educao e as Tecnologias Digitais


Computador como Ferramenta de Trabalho e de Ensino Alternativas do Uso do Computador no Processo Ensino-Aprendizagem Teorias da Aprendizagem, Metodologias e Didtica no Uso de Computadores.

51

Educao e as Tecnologias Digitais


Ferramenta de apoio

Aprendizagem

Ensino

Utilizao de ambientes/software Modelagem/construo


52

Educao e as Tecnologias Digitais


Novos Paradigmas
Software Educativo. Redes: O Professor conversando com o Mundo. Multimdia Educacional - Realidade Virtual Amanh. A Escola Pblica na Era da Multimdia: O Direito de Acesso das Crianas s Linguagens do Mundo Moderno Educao Distncia e Auto-Formao Novas Tecnologias apoiando a Educao Formal e a Construo do Conhecimento

53

Educao e as Tecnologias Digitais


Atualidade
Novas modalidades de uso do computador na educao apontaram para novas direes ... ... no como mquina de ensinar mas como uma ferramenta educacional, de apoio, aperfeioamento e, possvel, mudana na qualidade do ensino Aprendizagens por descoberta Computador como ferramenta
54

Tecnologia Educacional (TE)

O que Tecnologia?
Segundo kenksi (2008): Tecnologia o conjunto de conhecimentos e princpios cientficos que se aplicam ao planejamento, construo e utilizao de um equipamento em um determinado tipo de atividade.
56

Tecnologia e tcnica
Segundo kenksi (2008): Nas atividades cotidianas lidamos com vrios tipos de tecnologias. s maneiras, aos jeitos ou s habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, ns chamamos de tcnicas. Ex: tcnica para preparar alimentos, pilotar um avio a jato etc.
57

Ferramentas tecnolgicas
Tudo o que utilizamos em nossa vida diria, pessoal e profissional utenslios, livros, giz e apagador, papel, canetas, lpis, sabonetes, talheres... so formas diferenciadas de ferramentas tecnolgicas. Quando falamos da maneira como utilizamos cada ferramenta para realizar determinada ao, referimo-nos tcnica. A tecnologia o conjunto de tudo isso: as ferramentas e as tcnicas que correspondem aos usos que lhes destinamos, em cada poca. (Kenksi, 2008)
58

TICs -Tecnologias de comunicao e informao Kenski (2008) afirma que: As tecnologias no so apenas feitas de produtos e equipamentos. Ex.: a linguagem oral, a escrita, a linguagem digital (dos computadores). As tecnologias de comunicao e informao por meio de seus suportes (mdias, como jornal, o rdio, a TV..) realizam o acesso, a veiculao das informaes e todas as demais formas de ao comunicativa, em 59 todo o mundo.

Tecnologia Educacional - Vises


A tecnologia utilizada para fins educacionais pode ser chamada tambm de Tecnologia educacional.

60

O poder das tecnologias de informao e comunicao Kenski (2008) atenta para o fato de que: As novas TICs interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, de nos relacionarmos socialmente e adquirirmos conhecimentos. Criam uma nova cultura e um novo conceito de sociedade. Essa nova sociedade caracteriza-se pela personalizao das interaes com a informao e as aes comunicativas. a 61 personalizao da cultura digital.

O poder das tecnologias de informao e comunicao Kenski (2008) atenta para o fato de que: Por meio do que transmitido pela televiso, ou acessado pelo computador, as pessoas se comunicam, adquirem informaes e transformam seus comportamentos. Tornamse teledependentes ou webdependentes, consumidoras ativas, permanentes e acrticas do universo miditico.

QUAL O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DESSE FATO?


62

Desafios para a ao da escola


Segundo Kenski (2008), a escola precisa: Viabilizar-se como espao crtico em relao ao uso e apropriao dessas tecnologias de comunicao e informao. Reconhecer sua importncia e sua interferncia no modo de ser e de agir das pessoas e na prpria maneira de se comportarem diante de um grupo social, como cidads. Kenski cita Umberto Eco: Ns precisamos de uma nova forma de competncia crtica, uma arte ainda desconhecida de seleo e decodificao da informao, em resumo uma sabedoria nova. 63

Desafios das tecnologias na sociedade atual


Kenski (2008) afirma que: necessrio permanente atualizao do homem para acompanhar a velocidade da evoluo das TICs. A democratizao do acesso um grande desafio e demanda esforos e mudanas nas esferas econmicas e educacionais de forma ampla. O estado permanente de aprendizagem conseqncia natural do momento social e tecnolgico em que vivemos.
64

Tecnologias Educacionais (TE) Como utilizar?


Ao utilizar recursos tecnolgicos disposio das prticas pedaggicas, necessrio questionar o objetivo que se quer atingir, avaliando sempre as virtudes e limitaes de tais recursos. A utilizao de recursos tecnolgicos no substitue o mtodo atual, mas, sim, auxilia o desenvolvimento das atividades educacionais atravs do intercmbio de informaes e do estmulo conscincia crtica. Para o aluno o conhecimento no mais unidirecional , somente do professor, mas vem de vrias direes,inclusive entre os prprios alunos. 65

Tecnologias Educacionais (TE) Como utilizar?


S se justifica o computador na escola se ele ajudar a escola a executar melhor suas funes. Projetos de introduo do computador na escola s do bom resultados quando h comprometimento com o projeto por parte da direo e dos professores. Em ltima instncia a escola que dever definir os contornos especficos do seu projeto. DEFINIO DE NOVOS MTODOS PEDAGGICOS PARA A APLICAO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS!
66

Tecnologias Educacionais (TE) Como utilizar?


Morgado (2001) afirma que um dos fatores de insucesso para cursos na modalidade a distncia a falta de identificao clara dos objetivos da utilizao de novas tecnologias, a colocao da nfase no meio e no no contedo e a inevitvel resistncia mudana. Segundo Morgado (2001), a nova modalidade a distncia prope, alm da introduo de recursos tecnolgicos, a mudana na concepo dos professores sobre o modo como se aprende, de modo que a educao que integra a mediao, atravs do recurso tecnolgico. V seu sucesso depender no s do recurso tecnolgico, mas sobretudo dos fatores de natureza pedaggica e organizacional.

EXISTEM DIFICULDADES SEMELHANTES NOS CURSOS PRESENCIAIS NA HORA DE APLICAR 67 TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS?

Os impactos na prtica docente


Kenski (2008) afirma que: Novas possibilidades didticas exigem, em termos metodolgicos, que se oriente a prtica docente com base em nova lgica. Muda a dinmica da sala de aula, em que os alunos e professores se encontram fisicamente presentes.
68

Os impactos na prtica docente


Kenski cita Laurillard (1995) para apresentar os diferentes papis do professor e do aluno em diferentes tipos de ensino que podem ser desenvolvidos por meio dos diversos tipos de TICs: O professor como contador de histrias Ex.: uso de vdeoaulas. O professor assume o papel de negociador e o ensino se d por meio de discusso do contedo aprendido (Ex.: leitura de um texto, livro etc) Professor fica como orientador, o aluno assume o papel de pesquisador Professores e alunos como colaboradores.
69

Os impactos na prtica discente

70

O Papel da TE na aprendizagem
Toda situao educacional tem como ponto inicial um meio de comunicao (exposio oral, texto, imagem, atividade, etc.) A incorporao de um novo meio provoca uma reviso dos anteriores e uma reflexo sobre os fenmenos sociais associados ao meio.

Alfabetizao Tecnolgica
Consiste em promover o domnio tecnolgico (tanto do aluno quanto do professor) de forma a facilitar a aprendizagem. No o uso mecnico da tecnologia; o domnio crtico e criativo da mesma visando a construo de conhecimento; So ferramentas para produo e meios de expresso de diferentes saberes.

Modalidades de Aplicao da IE
Quanto Natureza dos Softwares:
Logo Softwares Educacionais Softwares Aplicativos com Finalidades Tecnolgicas Softwares Aplicativos co Finalidades Educativas Integrao das Propostas Internet Desenvolvimento de Softwares

LOGO
A Linguagem LOGO foi desenvolvida no Laboratrio de Inteligncia Artificial do Instituto Tecnolgico de Massachusetts (MIT) USA por Seymour Papert e foi difundido inicialmente neste pas, Inglaterra e Frana. Na terminologia computacional chama-se programao ao processo relativo comunicao com computadores que produzem um comportamento particular. Para indicar-lhe que deve fazer o computador devemos dar um conjunto de ordens respeitando determinada sintaxe Foi a primeira linguagem de programao desenvolvida para crianas. Ele possui com caracterstica bsica sua forma de comunicao que se aproxima muito do modo como se estrutura o pensamento da criana criatividade.

LOGO
Usado em escolas que trabalham em ambiente construtivista, sendo, tambm recomendado para trabalhos com crianas que possuem dificuldades de aprendizagem. O aspecto pedaggico do Logo est fundamentado no construtivismo piagetiano. Piaget mostrou que, desde os primeiros anos de vida, a criana j tem mecanismos de aprendizagem que ela desenvolve sem ter freqentado a escola. Metodologia de uso do Logo - interao ldica e rica em aprendizagem com uso da tartaruga. O aluno centro do processo do ensino. O LOGO muito utilizado para o estudo da Geometria. Professor facilitador, mediador da aprendizagem.

LOGO
SuperLOGO - programa visa basicamente desenvolver na criana uma competncia de programao, oferecendo um ambiente pleno de multimdia, incorporando todos os recursos do Windows e vrias novas tecnologias, como manipulao de placa de som e comandos de TCP/IP (protocolo de comunicao via Internet).

LOGO

Caractersticas dos Softwares


Os softwares de um modo geral podem ser classificados em grandes grupos com as seguintes caractersticas:
Tutoriais Exercitao Investigao Simulao Jogos Ferramentas

Caractersticas dos Softwares


Tutoriais: so os softwares que apresentam conceitos e instrues para realizar algumas tarefas em especfico; geralmente possuem baixa interatividade. Exercitao: so os softwares que possibilitam atividades interativas por meio de respostas s questes apresentadas. Com esses softwares, os professores podem inicialmente apresentar conceitos dos seus contedos disciplinares, na sala de aula sem tecnologia, e, por fim. Efetuar exercitaes sobre tais conceitos no computador a partir da utilizao de softwares de exercitao. Investigao: permitem localizar vrias informaes a respeito de assuntos diversos. Exemplo: Enciclopdias Eletrnicas.

Caractersticas dos Softwares


Simulao: nos permite visualizar digitalmente grandes fenmenos da natureza, ou fazer diferentes tipos de experimentos em situaes adversas. Exemplos: simuladores de vos, gerenciadores de cidades, de hospitais, etc. Jogos: so os softwares de entretenimento, indicados para atividades de lazer e diverso. Com certeza, os jogos apresentam grande interatividade e recursos de programao muito sofisticado. Exemplo: RPG Ferramentas: so softwares de livre produes. O uso da sala de aula depende muito da criatividade do usurio. Exemplos: editores de textos, planilhas eletrnicas, banco de dados, programas grficos, softwares de autoria, softwares de apresentao e os de programaes.

Realidade Virtual
Mtodo que permite s pessoas manipularem informaes em um computador da mesma forma que manipulam objetos no mundo real. Implica no uso da viso, audio, tato, com sensaes relacionadas fora, movimento, temperatura e peso

Objetos de Aprendizagem (LO)


Qualquer recurso digital com um objetivo educacional claro e que tenha algum potencial de reutilizao num contexto diferente do originalmente proposto.
Objetos de Aprendizagem (...) qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para suporte ao ensino. A principal idia dos objetos de aprendizagem quebrar o contedo em pequenos pedaos que possam ser reutilizados em diferentes ambientes de aprendizagem, em um esprito de programao orientada a objetos. (Beck apud Willey)

Objetos de Aprendizagem (LO)

Objetos de Aprendizagem (LO)


Flexibilidade de uso Diversidade de abordagens pedaggicas Manter custos de produo Possibilidade de oferecer rotas no fixas

Reutilizao diminui custos


Produo de material multimdia cara. Repositrios de objetos permitem compartilhamento e reutilizao. Cdigos abertos permitem novas verses e mais objetos disponveis para uso.

Vantagem de um LO
Testar diferentes caminhos, de visualizar conceitos de diferentes pontos de vista, de comprovar hipteses, despertar novas idias, para relacionar conceitos, para despertar a curiosidade e para resolver problemas.

Para que servem os LO ?


So adaptveis a necessidades, habilidades, formao, interesses e estilos cognitivos de cada aprendiz Permitem costurar contedo, ritmo, dificuldade, ... Acessveis em qualquer lugar e qualquer tempo

Metfora do Lego
Qualquer pea pode ser combinada com qualquer outra As peas podem ser montadas da maneira que voc escolher to simples e divertido que mesmo crianas so capazes de montar

Metfora do tomo
Nem todo tomo combinvel com um outro tomo qualquer tomos s podem ser agregados em certas estruturas, prescritas por sua prpria estrutura interna necessrio algum treino para agregar tomos

Mundo ideal
Repositrios de objetos guardados e catalogados para uso e distribuio abrangente Acoplveis em tempo real, sob demanda, e distribudos conforme a necessidade

Repositrios de LO ou OA
Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching

RIVED - Rede Interativa Virtual de Educao Site: http://rived.proinfo.mec.gov.br/

RIVED - Rede Interativa Virtual de Educao

RIVED - Rede Interativa Virtual de Educao


O RIVED um programa da Secretaria de Educao a Distncia - SEED, que tem por objetivo a produo de contedos pedaggicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses contedos digitais melhorar a aprendizagem das disciplinas da educao bsica e a formao cidad do aluno. Alm de promover a produo e publicar na web os contedos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitaes sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituies de ensino superior e na rede pblica de ens

RIVED - Rede Interativa Virtual de Educao

COMO PESQUISAR NO RIVED

RIVED - Rede Interativa Virtual de Educao

Material que enriquece o repertrio do professor com dicas e sugestes importantes para a conduo das atividades em sala de aula.

Processo de Produo - RIVED


Design Design pedaggico pedaggico

Roteiro Roteiro

Produo

Guia Guia do doProfessor Professor

Objeto de Aprendizagem

Analisando a relao entre fora, quantidade de movimento e tempo de interao.

Processo de Produo - RIVED

ROTEIRO Descrio das especificaes dos OA

EDUCAO A DISTNCIA
UM ESTADO DA ARTE

Um levantamento realizado em julho e agosto/2006 pelo Comit Gestor de Internet, do Ministrio da Cincia e Tecnologia, constatou que 30 milhes de brasileiros tm computador em casa, mas apenas 20 milhes tm acesso Internet. O levantamento identificou ainda que 84 milhes de brasileiros nunca usaram um computador. Dados MCT, 2006

Conceitos de Educao a Distncia


Educao a distncia o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local do ensino, exigindo tcnicas especiais de criao do curso e de instruo, comunicao por meio de vrias tecnologias.

Conceitos de Educao a Distncia


... a combinao de tecnologias digitais ou no, que possibilitem o estudo individual ou em grupo, nos locais de trabalho ou outro ambiente, atravs de mtodos de orientao e tutoria distncia, complementado com atividades presenciais especficas, como reunies de grupo para estudos e avaliao.

Conceitos de Educao a Distncia


Educao com uso intensivo das tecnologias da informao e da comunicao (TICs), caracterizada pelo distanciamento fsico e/ou temporal entre alunos e professor

E no Dirio Oficial da Unio ?


Educao a distncia uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediao de recursos didticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informao, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicao. (Dirio Oficial da Unio -Decreto n 2.494, de 10 de fevereiro de 1998)

Caractersticas essenciais na EAD


Flexibilidade Atemporalidade Extraterritoriedade Interatividade Facilidade de escalonamento

Porque educao a distncia ?


O extraordinrio desenvolvimento das tecnologias da informao e da comunicao A acelerao do progresso de cincia e da tecnologia A complexidade da vida moderna As desigualdades internas de ordem social, econmica e cultural Demanda crescente por ensino superior

Desafios de EAD
Consolidar-se como metodologia educacional de qualidade (desafio cultural) Responder ao imperativo da democratizao de educao (desafio social) Trabalhar com planejamento e com equipes multidisciplinares (desafio processual):
Conteudista ou professor/autor Tutores Designer acadmico pedaggico Especialistas diversos (designer grfico, web designer, em tecnologias da informao e da comunicao)

Quando EAD pode se tornar um a soluo?


Conscincia do investimento, da mudana de metodologia; Respeita as caractersticas do aluno; Interao Professor e Aluno; Meios adequados; Material de qualidade; Avaliao do processo e da aprendizagem; Bom plano de implantao e Projetos Pilotos.

Quando EAD pode se tornar um problema?


Falta de anlise de demanda; Despreparo do aluno e do professor; No interao entre professor e aluno; Desconsiderar a avaliao; Tecnologia de ponta.

Questes para se pensar


sistema educacional tradicional analfabetismo X Globalizao dimenso territorial x custos descrdito e resistncia

EAD

Introduo
A Educao a Distncia no uma prtica recente no contexto internacional, existindo hoje instituies conceituadas com milhares de alunos a distncia, utilizando diversas mdias e estruturas; No Brasil, desde a fundao do Instituto Rdio Monitor, em 1939, vrias experincias foram iniciadas. Estamos vivendo uma fase de consolidao desta modalidade de ensino.

Geraes EAD

Geraes EAD
A terceira gerao de cursos a distncia est diretamente ligada ao uso do computador pessoal e da Internet, que viabiliza "mecanismos para os estudantes se comunicarem de forma sncrona (salas de chat) e assncrona (grupos de discusso por e-mail e fruns). Esta tecnologia viabiliza o tipo de interao social entre alunos e professores que busca superar a "distncia social" bem como a "distncia geogrfica".

Educao a distncia no Brasil


No Brasil, o incio da EAD no est associado ao material impresso, e sim ao rdio.

A fundao da Rdio Sociedade do Rio de Janeiro em 1923 por Roquete Pinto o marco inicial da EAD no Brasil, transmitindo programas de literatura, de lnguas, de literatura infantil e de interesse comunitrio. Em 1936 surgia o Instituto Rdio Tcnico Monitor, com programas dirigidos ao ramo da eletrnica e em 1941 o Instituto Universal Brasileiro , dedicado a formao profissional de nvel elementar e mdio utilizando material impresso.

Questo de Ordem Poltica


A Diocese de Natal, no Rio Grande do Norte criou escolas radiofnicas que deram origem ao Movimento de Educao de Base - MEB em 1959, cuja preocupao bsica era alfabetizar e apoiar os primeiros passos da educao de milhares de jovens e adultos, principalmente nas regies Norte e Nordeste do Brasil. O projeto teve seu fim pela ao do governo ps 1964

Questo de Ordem Poltica


No incio dos anos 70 o nmero de analfabetos no Brasil era um entrave modernizao do pas, principalmente nas regies Norte e Nordeste. Com Paulo Freire exilado, a opo governamental foi a adoo das primeiras experincias de educao por satlite. Surgiu em 1974 o projeto SACI que, no formato de telenovela, atendia as quatro primeiras sries do primeiro grau. O projeto foi interrompido em 1977-1978 sob o pretexto oficial de que seria demasiado dispendioso comprar outro satlite.

Questo de Ordem Poltica


Outra iniciativa sem o xito esperado foi o projeto desenvolvido pela Universidade de Braslia em meados da dcada de 70, quando influenciados pelo sucesso da Open University da Inglaterra, adquiriram os direitos traduo e publicao e comearam a produzir alguns cursos prprios. A inadequao do discurso, apresentando a Educao a Distncia como substituto da presencial, as divergncia polticas na poca so identificadas como algumas das causas apontadas. Hoje a UnB conta com um Centro de Educao Aberta, Continuada e a Distncia - CEAD, que produz vrios cursos em impresso, vdeo e disquetes

Alguns projetos brasileiros se destacam


Televiso Educativa - TVE do Cear, desde 1974 desenvolve ensino regular de 5. a 8. srie. Em 1978, a Fundao Padre Anchieta (TV Cultura) e a Fundao Roberto Marinho lanaram o Telecurso 2. Grau, que at hoje est no ar, utilizando programas de TV e material impresso vendido em bancas de jornais, para preparar os alunos para o exame supletivo. Em 1995 foi lanado o Telecurso 2000, nos mesmos moldes. Em 1991 foi lanado o programa Um Salto para o Futuro, uma parceria do Governo Federal, das Secretaria Estaduais de Educao e da Fundao Roquette Pinto dirigido formao de professores. Este programa vm crescendo organizado pelas Secretarias de Educao dos Estados.

Refletindo sobre a legislao para EAD no Brasil


Nos ltimos cinco anos foram criadas iniciativas, nos mbitos federal e estadual, incentivando a introduo de cursos utilizando a modalidade de ensino a distncia em diversos programas, especialmente programas relacionados formao continuada de professores.

Refletindo sobre a legislao para EAD no Brasil


Na esfera federal foi criada a Secretaria de Educao a Distncia (SEED), que tem como misso:
atuar como agente de inovao dos processos de ensino-aprendizagem, fomentando a incorporao das Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs) e da educao a distncia aos mtodos didticopedaggicos das escolas pblicas (MEC, 2006).

E a Legislao ?
No Brasil, as bases legais para a modalidade de educao a distncia foram estabelecidas:
pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996), regulamentada pelo Decreto n. 5.622, publicado no D.O.U. de 20/12/05. Decreto 5.773, de 09 de maio de 2006.

E onde encontrar ?
Site da Secretaria de Educao a Distncia (SEED)

http://portal.mec.gov.br/seed/
Regulamentao para EAD

Decreto n 5.622

Referenciais de Qualidade de EAD para Cursos de Graduao a Distncia


1. integrao com polticas, diretrizes e padres de qualidade definidos para o ensino superior como um todo e para o curso especfico; 2. desenho do projeto: a identidade da educao a distncia; 3. equipe profissional multidisciplinar; 4. comunicao/interatividade entre professor e aluno;

Referenciais de Qualidade de EAD para Cursos de Graduao a Distncia


5. qualidade dos recursos educacionais; 6. infra-estrutura de apoio; 7. avaliao de qualidade contnua e abrangente; 8. convnios e parcerias; 9. edital e informaes sobre o curso de graduao a distncia; 10. custos de implementao e manuteno da graduao a distncia.

Disciplinas semi-presenciais
Oferta de disciplinas semi-presenciais (at 20%) para todas as IES, sem necessidade de um processo de autorizao pelo MEC, em cursos reconhecidos. Explicitar a necessidade de mtodos e prticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de tecnologias de informao e comunicao, bem como encontros presenciais e atividades de tutoria. Explicitar critrios da tutoria: docentes qualificados em nvel compatvel ao previsto no projeto pedaggico do curso, com carga horria especfica para os momentos presenciais e os momentos a distncia.

A questo das vagas


A proposta do nmero de vagas deve estar explcita no projeto pedaggico da instituio. A instituio pode propor no pedido de autorizao o nmero de vagas que dever oferecer e mostrar que tem para isso condies de infra -estrutura e acadmica. Tais condies devem ser demonstradas no processo de avaliao e autorizao.

Dados sobre EAD no Brasil


Pelo menos 1.278.022 de brasileiros estudaram por Educao a distncia no ano de 2005, tanto pelos cursos oficialmente credenciados quanto por grandes projetos nacionais pblicos e privados; O nmero de instituies que ministram EAD de forma autorizada pelo Sistema de Ensino cresceu em 30,7%, passando de 166 (em 2004) para 217 (em 2005); O nmero de alunos que estudaram nestas instituies cresceu ainda mais, passando de 309.957 (em 2004) para 504.204 (em 2005), um crescimento de 62,8%;

Dados sobre EAD no Brasil


No ano de 2005 houve um pico na oferta de novos cursos a distncia. Foram oferecidos, pelas instituies da amostra, 321 novos cursos neste ano, contra 56 novos cursos em 2004 e 29 novos cursos em 2003; As regies Sul e Centro-Oeste do pas cresceram muito em pontos percentuais, na comparao com o nmero de alunos das demais regies. Isso se deve principalmente ao grande crescimento de alunos no estado do Paran, que triplicou seu nmero, e do Distrito Federal;

Dados sobre EAD no Brasil


A prova escrita presencial a forma de avaliao mais utilizada pelas instituies de EAD, sendo utilizada por 64,3% delas; O e-mail o apoio tutorial mais comum nas escolas de EAD, sendo usado por 86,75% delas. Em seguida vem o telefone (82,7%), o professor on-line (78,6%) e o professor presencial (70,4%); A mdia mais utilizada para aulas de EAD a impressa (84,7% das escolas a utilizam). Em seguida, vem o e-learning (61,2%) e o CDROM (42,9%).

Aes da SEED

ANDRAGOGIA E HEUTAGOGIA

Motivao
Os desafios atuais enfrentados pela a educao com a crescente demanda de formao inicial e continuada ao longo da vida, somados necessidade de preparar profissionais flexveis, dinmicos, com abertura para trabalhar em equipe e autonomia para buscar informaes e resolver problemas, associados a disseminao do acesso s TICs, ampliaram a oferta de programas de EAD.

possibilidades de aprendizagem e perfil desejvel do aluno

Motivao
A incorporao das TICs EAD tornou essa modalidade educacional mais complexa devido s caractersticas da tecnologia digital de flexibilizar asrelaes entre espao e tempo.

Interao entre as pessoas

Entretanto, A interatividade inerente s TICs potencializa a criatividade, a expresso do pensamento e a colaborao, mas a tecnologia em si mesma, qualquer que seja ela, no suficiente para garantir a qualidade da EAD, nem indica a abordagem educacional.

ANDRAGOGIA
A andragogia vem sendo considerada com um novo conceito educacional voltado educao de adultos que tomam a deciso de aprender algo que seja importante para sua vida e trabalho; O termo Andragogia vem (do grego andros adulto - e agogus guiar, conduzir, educar);

HEUTAGOGIA
O conceito de heutagogia (heuta auto, prprio - e agogus guiar, conduzir, educar) surge do estudo da auto-aprendizagem na perspectiva do conhecimento compartilhado; A nfase da heutagogia incide sobre o desenvolvimento das pessoas para lidar com um mundo em contnua transformao, o que exige flexibilidade para atuar em espaos de trabalho carregados de incertezas. A abordagem volta-se para a formao de pessoas que possam ser proativas em lugar de simplesmente reativas.

INTERAO EM EAD

Interao Versus Interatividade


O dicionrio Aurlio define Interao como uma ao que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas, ou duas ou mais pessoas. J Interatividade a capacidade (de um equipamento ou sistema de comunicao ou sistema de computao, etc.) de interagir ou permitir a interao. O Aurlio tambm diz que o termo interatividade est relacionado a interativo que a capacidade de um recurso, meio, ou processo de comunicao permitir ao receptor interagir ativamente com o emissor.

Interao Versus Interatividade


Apesar de existir divergncia entre diferentes grupos de autores sobre a equivalncia entre o termo Interao e Interatividade. importante ressaltar que a Interao inerente ao seres humanos e ocorre quase sempre quando duas ou mais pessoas se comunicam. J a Interatividade tem relao com as Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs), ocorre quando duas ou mais pessoas interagem tendo como mediador alguma interface tecnolgica.

Tipos de Interao em EAD


Aluno/professor; Aluno/contedo; Aluno/aluno; Professor/professor; Professor/contedo; Contedo/contedo; Aluno/interface; Auto-interao; Interao vicria;

Formas de Interao
A forma SNCRONA pode ser entendida como o modo de comunicao que ocorre em tempo real (On-line), as partes se comunicam de modo instantneo. Nela ocorre a sensao de agilidade no desenvolvimento dos trabalhos provocado, em parte, pelas caractersticas desse tipo de comunicao. Na interao sncrona (em tempo real), encontramos um fomento ao entrosamento entre os participantes do curso, evidenciando a formao de comunidade.

Formas de Interao
Tambm observa-se certa facilidade no processo de aprendizagem, melhorando a relao entre os participantes. O chat (Sala de Bate Papo) um exemplo clssico de comunicao sncrona e utilizado nos cursos que so ministrados na modalidade a distncia.

Formas de Interao
Algumas caractersticas da comunicao sncrona so:
Comunicao espontnea; Resposta espontnea; Motivao Evidencia a sinergia dos trabalhos individuais e em grupo e encoraja os estudantes a criarem e continuarem seus estudos; Presena Fortalece o sentimento de comunidade.

Formas de Interao
A forma ASSNCRONA pode ser entendida como a forma de interao que est desconectada do tempo e do espao. O aluno e professor podem manter relacionamento na medida em que tenham tempo disponvel, criando uma situao mais confortvel em relao as disponibilidades e necessidades do curso.

Formas de Interao
Na comunicao assncrona acontece uma condio especial onde o aluno pode a qualquer tempo, respeitado o cronograma do curso, acessar o material didtico com uma interatividade descompromissada com o On-line. Essa forma de comunicao, compartilha com os alunos a responsabilidade de administrar o tempo de participao nas atividades propostas para o curso. preciso ter disciplina e uma agenda bem equacionada.

Formas de Interao
Algumas caractersticas da comunicao assncrona so:
Flexibilidade acesso ao material didtico em qualquer lugar e a qualquer hora; Tempo para reflexo O tempo poder ser otimizado para a reflexo sobre o material didtico proposto, tempo para ter idias e preparar os retornos, verificar as referncias bibliogrficas e possibilidade de acesso ao material quantas vezes for necessrio; Facilidade de estudo Possibilita a administrao dos estudos de forma a aproveitar todas as oportunidades de tempo, seja no trabalho ou em casa, podendo ocorrer a integrao de idias e discusso sobre o curso em fruns especficos.

Como exemplo de comunicao ASSNCRONA podemos citar os fruns de discusso, blogs.

Ferramentas Interativas da WEB


E-mail; Chat; Lista de Discusso; Fruns; Weblog; Videoconferncia

MEDIAO PEDAGGICA

Mediao pedaggica
Na proposta construtivista de ensinoaprendizagem, o prprio fazer educativo entendido como mediao para a aprendizagem. O pensamento scio-interacionista de Vygotsky considera a aprendizagem como fruto de uma ao social mediada pela cultura; A mediao est presente em toda a atividade humana e se realiza por meio de instrumentos que atuam sobre os objetos e possibilitam a interveno do indivduo no meio

Mediao Pedaggica
Essa mediao pode ser feita atravs de instrumentos e de signos. A mediao por instrumentos o fato de que a gente se relaciona com as coisas do mundo usando ferramentas ou instrumentos intermedirios. Estende-se ainda o conceito de mediao para os signos que segundo a teoria de Vygotsky so criados pelos seres humanos ao longo da histria da sociedade e mudam a forma social e o nvel de seu desenvolvimento cultural (Vygotsky apud Porto Alegre, 2004, p.119).

Mediao pedaggica
O processo de ensino mediado com o uso das novas tecnologias digitais, alteram-se significativamente os papis do professor e dos alunos quando considerados nessa perspectiva de mediao, haja vista, que o computador e as redes de comunicao (a Internet, por exemplo) so ambientes capazes de mediar a atuao do pensamento e, portanto, da aprendizagem.

Mediao Pedaggica
As novas tecnologias digitais so instrumentos de autoaprendizagem e interaprendizagem. Seu uso adequado requer que sejam escolhidas, planejadas e usadas de forma integrada, atendendo aos objetivos previstos, de maneira que a o ensino acontea e, conseqentemente, a aprendizagem. Essas novas tecnologias digitais tm como caracterstica essencial serem instrumentos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, portanto, no substituem a presena ou ao do professor. At porque, para que sejam de fato mediadoras do processo ensino-aprendizagem, necessrio que o professor assuma uma nova postura: ser o mediador.

Caractersticas do Novo Professor


estar voltado para a aprendizagem do aluno, colocando-o como centro do processo ; desenvolver aes conjuntas com os alunos em direo aprendizagem; assumir uma postura de co-responsabilidade e parceria com os alunos; respeitar a faixa etria dos alunos: no ensino superior trat-los como adultos; ter domnio profundo de sua rea de conhecimento; ter criatividade; possuir disponibilidade para o dilogo; atuar como ser humano com subjetividade e individualidade prprias, respeitando as mesmas dimenses nos alunos, e; cuidar da expresso e comunicao como instrumento da aprendizagem

QUESTES PARA DEBATE

Questes para Debate


Temos o dever de conhecer as tecnologias , entrar no seu interior, na sua lgica para que as utilizemos no sentido de alcanar nossos fins, realizar nossos projetos. Elas no devem simplesmente informar, mas, sim, formar. (Fragmento retirado do texto Educao a Distncia e Globalizao: desafios e tendncias de Oreste Preti. p.36).
1) Tendo como base este fragmento de Preti e a experincia docente que realizamos no ambiente escolar, possvel que consigamos dar conta de toda informao nova que chega at ns todos os dias e nos atualizarmos quanto s novas tecnologias computacionais disponveis no mercado? De que forma voc como professor, em atividade, encara este desafio?

Questes para Debate


2) Discuta as implicaes das palavras em itlico nas afirmativas: A instruo a distncia pode ser to eficaz como a instruo em sala de aula para resultar em aprendizado e A falta de contato face a face no em sim prejudicial para o processo de aprendizado.

Questes para Debate


3) Voc considera que os programas de educao a distncia tornam o aprendizado mais acessvel para as minorias culturais?

You might also like