You are on page 1of 50

Fundamentos do Diagnstico Mdico III 3 termo

BOA ILUMINAO PACIENTE TRANQUILO E RELAXADO EXPOSIO TOTAL DA REGIO BEXIGA VAZIA DECBITO DORSAL ou LATERAL BRAOS AO LADO DO CORPO E PERNAS NO CRUZADAS.

ABORDAGEM GERAL :
REGIO DOLOROSA, EXAMINAR POR LTIMO. AQUECER A MO EXAMINAR DO LADO DIREITO DISTRAIR O PACIENTE SE NECESSRIO

Percusso

Percusso
Tcnica Seqncia O que esperado

Avaliar a intensidade e distribuio dos gases no abdome Identificar massas slidas ou lquidas Identificar presena de lquidos livre na cavidade abdominal Limitar e dimensionar o fgado e o bao.

Predomnio do timpanismo pela presena de gases


Encontro de macicez em regio devido a lquidos e fezes. Presena de macicez na rea heptica

Presena de timpanismo no espao de Traube.

Hepatimetria - avaliao do tamanho Avaliar o limite superior 5 ou 6 espao intercostal na linha hemiclavicular direita e borda inferior Desaparecimento da macicez heptica Avaliar a dor
9

10

11

Avaliar esplenomegalia percusso do espao de Traube desaparecimento do timpanismo posio em decbito dorsal posio de Schuster

12

Espao semilunar de Traube

Em baixo: pela reborda costal Em cima: uma linha curva de concavidade nfero-mediana inicia ao nvel da 6 cartilagem costal dirige-se para fora at a LHC esquerda, baixo curvando-se para at o 10 arco costal, na linha axilar anterior.
13

14

15

Importante mtodo de propedutica fsica, que permite o reconhecimento da sensibilidade e, do estado da tenso da parede abdominal, assim como da posio e dos caracteres propeduticos das vsceras abdominais.

Palpao superficial Descompresso Brusca Palpao profunda


16

Tcnica: Mo espalmada De cima para baixo Flexo dos dedos ao nvel das articulaes metacarpo falangeanas Comparativa e simtrica Realizar de 2 a 3 abalos de no mximo 2cm de profundidade
17

Avaliar:

Sensibilidade

Pontos dolorosos, ponto cstico, ponto apendicular

Temperatura Espessura

Resistncia (Tenso) Continuidade Pulsaes


18

19

Presena de dor nos dois tempos da pesquisa.

Compresso em profundidade mnima, suficiente para provocar dor, com retirada brusca da mo que palpa, e acentuao da dor.
20

Avaliar: rgos contidos na cavidade abdominal Massas palpveis at 10 cm de profundidade Condies favorveis so palpveis: Borda inferior do fgado, o ceco, o clon transverso e o sigmide. Tumores-fantasmas Manobras prprias para cada rgo

21

Avaliar:

Localizao
Forma e volume Sensibilidade Consistncia Mobilidade respiratrio-manual espontneopostural Pulsatilidade
22

Ambas as mos ativas: Mos separadas para avaliar a resistncia da parede. Mos unidas obliquamente: Unem-se as polpas digitais das duas mos formando um ngulo de 45 entre elas e, levantando um pouco os indicadores.

23

24

Uma mo ativa e a outra passiva:


Mo passiva: apoio, sustentao ou presso. Mo ativa: palpao.

Mo passiva

Relaxar a parede abdominal. Apia sobre a superfcie abdominal, a pouca distncia da ativa e faz presso com a base da mo e/ou com a face palmar e dedos Criar um apoio resistente (mo de sustentao) para a mo ativa poder palpar. Favorece a penetrao da mo ativa. Pode ser colocada sobre a ativa.
25

MANOBRA DE OBRASTZOW

MANOBRA DE GALAMBOS

26

SUSTENTAO

SOBREPOSTAS

27

Exige maior experincia. A mo pode assumir trs posies diferentes para a palpao:

posio em garra empregando o bordo radial empregando a borda ulnar - mtodo de Sigaud

28

Mos espalmadas formando um ngulo agudo de abertura voltada para trs, com os dedos em garra ou estirados. Procede-se ao enrugamento da pele do abdome para cima. Penetrao das mos duramente a expirao. Deslizamento com a pele.
29

Presena de um degrau, mvel com a respirao, na linha mediana. Presena de rudo Diagnstico diferencial:

Com o colo transverso estmago > degrau transverso > cilindro quando 2 cilindros:
superior > - estmago inferior > - transverso
30

Quadrante inferior direito Tcnica:

Linha do umbigo espinha ilaca ntero-superior direita perpendicular direo do ceco.


Palpao profunda e deslizante. Manobra de Obrastzow ou Galambos. Palpao monomanual.

Mobilidade manual. rgo macio, forma de pra, com base para baixo. Cilindro de consistncia dura. Rudos hidroareos manobra digital.
31

Caractersticas palpatrias:

Cilindro de consistncia mole, superfcie lisa, imvel. Presena de rudos hidroareos. Freqente no ser palpvel. ngulos heptico e esplnico no palpveis.

32

Clon ascendente
. Observador direita do paciente. . Mo esquerda espalmada, colocada transversalmente na face posterior da regio abdominal correspondente ao flanco direito, como plano de resistncia. . A mo direita em garra, ou com a borda ulnar dos ltimos 3 dedos faz a palpao.

Clon descendente
. Observador esquerda do paciente . Realiza o procedimento trocando as mos.

33

Avaliar: borda, consistncia, sensibilidade, superfcie e refluxo hepatojugular. Tcnica: Manobra de Mathieu Cardarelli Manobra de Lemos Torres Mo espalmada

34

Palpao deve ser realizada na altura da LMC. Borda heptica anterior ultrapassa em at 2 cm a reborda costal, na altura da LMC. Borda heptica anterior: fina e macia. Superfcie heptica lisa. Indolor palpao. Nas crianas e recm-nascidos: a borda anterior ultrapassa bastante o rebordo costal.

35

Manobra de Mathieu Cardarelli


Paciente em decbito dorsal. Mdico em p, direita do paciente, voltando o dorso para a cabea do paciente. Mos paralelas, oblquas e em garras. Pesquisar desde a regio inguinal direita a borda heptica . Durante a expirao a mos penetram no abdome. Durante a inspirao elas ficam paradas.

36

37

Manobra de Lemos Torres

Paciente em decbito dorsal. Mdico direita, em p , voltado para o paciente. A mo esquerda do mdico colocada na regio posterior, fazendo presso no ngulo costo-lombar, elevando a borda inferior do fgado, de fora para dentro, favorecendo o deslocamento inspiratrio do rgo. A mo direita espalmada palpa desde a regio inguinal direita, de modo que as bordas radiais das 3 falanges do indicador e do mdio se contraponham ao movimento inspiratrio do fgado, exercendo presso de baixo para cima.
38

39

S palpvel quando o seu volume estiver aumentado em duas ou trs vezes. Tcnicas:

Mathieu-Cardarelli
Em decbito dorsal ou em posio de Shuster

Bimanual
Em decbito dorsal ou em posio de Shuster

40

Mathieu-Cardarelli em decbito dorsal

Mathieu-Cardarelli em Shuster

41

BIMANUAL EM SHUSTER

BIMANUAL EM DECBITO DORSAL

42

O rim palpado em indivduos normais dependendo do tipo morfolgico De consistncia firme Superfcie regular e lisa No doloroso Localizados na loja renal,sendo o direito mais baixo que o esquerdo em 2 ou 3 cm.
43

Paciente em decbito dorsal


Examinador com a mo heternima no ngulo costolombar, comprimindo de baixo para cima e aproximando o rim da parede.

A mo homnima sobre a parede anterior procurando perceber o rim na descida inspiratria.

44

45

Paciente em decbito lateral oposto ao rim que vai ser palpado.


Examinador com a mo heternima comprimindo o ngulo costolombar, aproximando o rim da parede anterior. Com a mo homnima,sentir o plo do rim que desce na inspirao.
46

47

Sinal de Giordano: percusso com a borda ulnar da mo direita espalmada.


Punho-percusso de Murphy: semelhante Giordano porm com a mo fechada.

48

49

50

You might also like