You are on page 1of 44

SADE DA MULHER

ENF MARLENE

Ateno sade reprodutiva:


planejamento familiar - o direito que toda pessoa tem informao, assistncia especializada e ao acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou no ter filhos, de forma livre e por meio de informao, sem descriminao, coero ou violncia.

Benefcios do planejamento familiar


Para a mulher: Evita gravidez de risco; Diminui mortes maternas; Evita gestaes no desejadas; Diminui abortos Preveno de outros agravos: DST/AIDS.

Benefcios do planejamento familiar


PARA AS CRIANAS: Aumenta o intervalo intergestacional; Diminui a mortalidade infantil. PARA A FAMLIA: Aumenta a condio de proviso e de cuidados; Acesso a bens de consumo e melhor qualidade de vida.

Atuao dos profissionais de sade na assistncia a anticoncepo


Atividades educativas; Tipos e mecanismo de ao; Eficcia e possveis efeitos secundrios; Instruo de uso; Sinais e sintomas pelos quais a usuria deve retornar a qualquer momento ao servio; Proteo contra DST/HIV;

Principais mtodos contraceptivos


Mtodos comportamentais (ndice de falha 1 a 9 gestao:100 usurios); Mtodos de barreira; Mtodos hormonais; Hormonais injetveis; Mtodos definitivos: cirrgicos/ esterilizantes).

Mtodos comportamentais
Tambm conhecidos como mtodos naturais de anticoncepo, ou, ainda, como mtodos baseados no reconhecimento do perodo frtil, compem um conjunto de procedimentos em que o casal abstm-se do relacionamento durante o perodo em que pode ocorrer a fecundao, ou usa prticas em que o esperma no depositado na vagina

Ogino-Knauss
Este mtodo baseia-se no fato de que a durao da segunda fase do ciclo menstrual (psovulatrio) relativamente constante, com a ovulao ocorrendo entre 11a 16 dias antes do incio da prxima menstruao. O clculo do perodo frtil da mulher feito mediante a anlise de seu padro menstrual prvio, durante 6 (seis) a 12 (doze) meses. A mulher que quiser usar este mtodo deve ser orientada para registrar, durante pelo menos 6 meses, o primeiro dia de cada menstruao

TCNICA DE USO DO MTODO a) Verificar a durao (nmero de dias) de cada ciclo, contando desde o primeiro dia da menstruao (primeiro dia do ciclo) at o dia que antecede a menstruao seguinte (ltimo dia do ciclo). b) Verificar o ciclo mais curto e o mais longo (no exemplo, 25 e 34 dias,respectivamente). c) Calcular a diferena entre eles (neste exemplo, 9 dias). Se a diferena entre o ciclo mais longo e o mais curto for de 10 dias ou mais, a mulher no deve usar este mtodo.

EXEMPLO:

d) Determinar a durao do perodo frtil da seguinte maneira: Subtraindo-se 18 (dezoito) do ciclo mais curto, obtm-se o dia do incio do perodo frtil. Subtraindo-se 11 (onze) do ciclo mais longo, obtm-se o dia do fim do perodo frtil. No exemplo: Incio do perodo frtil = 25 18 = 7 dia Fim do perodo frtil = 34 11 = 23 dia Neste exemplo, o perodo frtil determinado foi do 7 ao 23 dia do ciclo menstrual(ambos os dias, inclusive), com uma durao de 17 dias. e) Para evitar a gravidez orientar a mulher e/ou casal para abster-se de relaes sexuais com contato genital durante o perodo frtil (no exemplo acima, do 7 ao 23 dia).

MTODO DO MUCO CERVICAL BILLINGS


O fundamento racional desse mtodo o conhecimento de que o muco cervical sofre modificaes fsicoqumicas relacionadas ao tipo de estmulo hormonal a que est sujeito. Quanto maior a estimulao estrognica, mais o muco se torna:

abundante aquoso transparente filante (propriedade de formar fio, quando distendido ao ar, por exemplo, entre duas polpas digitais, podendo chegar, no pico da estimulao estrognica, a 10cm de comprimento)

Quando, aps a ovulao, o corpo amarelo passa a secretar de forma crescente, a progesterona, esta faz com que o muco se modifique, tornando-se: escasso espesso opaco grumoso sem filncia.
A crtica a esse mtodo consiste em: H muitas mulheres que no consegue manipular seus genitais para obter amostra do muco; As vaginites e cervicites alteram substancialmente o aspecto do muco.

MTODO DA CURVA DA TEMPERATURA BASAL


A temperatura basal aquela medida aps, no mnimo, 6 hora de sono. Medida diria proporciona a elaborao de uma curva pelas suas variaes Quando a mulher ovula, aps a extruso do vulo do folculo, forma-se o corpo amarelo que secreta, alm do estrgeno, a progesterona. Esta tem, entre outras propriedades, a de elevar a temperatura corporal, em alguns dcimos de grau(entre 0,3 e 0,8c) . Chama-se efeito termognico da progesterona, que pode ser usado para identificar o dia da ovulao.

A utilizao da CTB para fins contraceptivos pressupe uma disciplina rigorosa na tomada da temperatura, diariamente, nas condies basais, anot-las em um grfico, e evitar relaes sexuais at confirmada a elevao persistente da temperatura. A crtica a esse mtodo baseia-se em: Exige muita disciplina; Exige o conhecimento de como medir corretamente a temperatura basal; Qualquer processo gripal pode alterar a temperatura; As relaes somente so possveis aps 3 a 4 dias de elevao permanente da temperatura.

MTODO SINTOTRMICO
Consiste na utilizao de mltiplos marcadores do perodo frtil. Para identificar o incio do perodo frtil: 1 - fazer clculo do calendrio 2- analisar o muco Para identificar o fim do perodo frtil 1 - observar variaes do muco 2 - identificar a decalagem da temperatura basal

MTODO LACTAO
Ocorre porque quando o beb mama vrias vezes ao dia e com muita intensidade de suco o organismo da mulher inibe a ovulao e portanto no entra no perodo frtil (anaovulao). so critrios para esse mtodo: 1 aleitamento exclusivo com intervalo de at 3 h, inclusive de noite; 2 no estar menstruando; 3 recm-nascido ate 6 meses.

MTODO BARREIRA
Camisinha masculina(CONDOM) falha de 3 gestao:100 usurias; Camisinha feminina falha de 1,6 gestao :100 usurias. OBS devido a maior rea genital coberta, tanto a feminina como a masculina, oferece proteo mais efetiva contra transmisso de doenas sexualmente transmissveis

Diafragma falha de 2,1 gestao:100 usurias. Dispositivo circular de borracha com borda flexvel, que ao ser colocada se transforma em barreira fsica sobre o colo do tero. 1 utilizar com espermicida; 2 remover com mais de 6 horas e menos de 24 horas.

DIU artefato de polietileno adicionados ao cobre e progesterona inserido na cavidade uterina. Falha 3 gestao:100 usurias. O mecanismo de ao desses dispositivos, na mulher, ainda no est completamente esclarecido. Sabe-se que todos provocam uma reao inflamatria no endomtrio, com alteraes histolgicas e bioqumicas importantes, que interferem na fisiologia normal na fertilizao do vulo e implantao do blastocisto. Os ons de cobre interferem na vitalidade e na motilidade espermtica, prejudicando-as, e, tambm, diminui a sobrevida do vulo, no trato genital. Assim, pode concluir-se, pelos dados cientficos disponveis, que os DIUs com cobre agem, no apenas na cavidade uterina, mas, tambm, fora dela, interferindo em vrias etapas do processo reprodutivo.

Critrio para o implante do DIU: exame ginecolgico completo colpocitologia onctica negativa ausncia de vaginites, cervicites infecciosas, doena inflamatria plvica aguda ou crnica, malformaes uterinas, tumores plvicos ou cncer genital. ausncia de cardiopatias, doenas hematolgicas, especialmente as hemorrgicas, deficincias imunolgicas. no estar grvida.

O modo correto de se inserir o DIU, no importa o tipo, deve obedecer as seguintes etapas:
Toque vaginal bimanual com correta avaliao da posio do tero Colocao de espculo vaginal com adequada exposio da crvice Anti-sepsia correta Pinamento do lbio anterior da crvice com pina de Pozzi Realizao de histerometria cuidadosa reavaliar posio uterina e tamanho da cavidade Colocar, somente neste momento, o DIU dentro da camisa do aplicador Se for o T, observar que os ramos horizontais estejam no mesmo sentido do dimetro lateral do tero Introduzir o aplicador com o DIU no tero at sentir que atingiu o fundo uterino Segurar mbolo do aplicador e tracionar a camisa, provocando a extruso do dispositivo na cavidade uterina Retirar cuidadosamente o aplicador Cortar os fios que ficaram na vagina a cerca de 2cm do orifcio externo da crvice.

MTODOS HORMONAIS
ORAIS se oral combinada = 1 gestao:1000. Se s com progesterona 5 gestao:1000 usurias. Ao Inibe a ovulao atravs do bloqueio da liberao de gonadotrofinas pela hipfise Inibe a ovulao atravs da modificao do muco cervical

CONTRACEPTIVOS ORAIS COMBINADOS


Podem ser classificados em: Monofsicos que so apresentados em comprimidos, em geral 21, que tm todos a mesma composio, o etinilestradiol e o progestgeno, nas mesmas doses em todos eles. Bifsicos - assim chamados aqueles que so apresentados em plulas com a mesma composio hormonal, mas cujos componentes apresentam-se em 2 blocos com doses diferentes. Trifsicos, que so formulaes em que as plulas (21) so divididas em 3 blocos cada um com doses diferenciadas dos hormnios constituintes.

CONTRA-INDICAO: Vasculopatias; Diabetes; HAS; Lupos...

CONTRACEPTIVOS HORMONAIS INJETVEIS


Possibilidades de falhas: Se mensal combinado 1 gestao: 1000 usurias; Se for apenas progesteronatrimestral 5 gestao: 1000 usurias.

OBS: Iniciar entre 1 e 5 dia do ciclo, podendo ser tomada at o 10 dia; Se lactantes s pode usar o de progesterona. Indicao de inicio s aps a 6 semana de ps- parto.

Mtodos definitivos/cirrgicos/esterelizantes
No Brasil, a cirurgia est regulamentada pela Lei 9.263 (Lei Sobre Planejamento Familiar), de 1996 (art.226 da Constituio Federal). Segundo a Lei de esterilizao cirrgica voluntria, permitido para homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 25 anos de idade ou pelo menos dois filhos vivos desde que observado o prazo mnimo de 60 dias entre a manifestao da vontade e o ato cirrgico.

Laqueadura tubria: obstruo do lmen tubrio, impedindo assim o transporte e a unio dos gametas. Falha de 5 gestao: 1000 usurias. Obs: proibido a realizao de LT durante cesrea e aborto, at 42 dias aps. Exceto se condio de risco comprovado e registrado. Portaria 048 de 11/02/1999.

Vasectomia: seco e/ou ocluso do canal deferente. Falha = 1 gestao: 1000 usurias. (manter mtodo barreira at
azoospermia/30 ejaculaes ou 3 meses aps a cirurgia)

Anticoncepo de urgcia
A Anticoncepo de Emergncia (AE) um mtodo anticonceptivo que pode evitar a gravidez aps a relao sexual. O mtodo, tambmconhecido por plula do dia seguinte, utiliza compostos hormonais concentrados e por curto perodo de tempo, nos dias seguintes da relao sexual

Indicaes: Relao sexual sem uso de mtodo anticonceptivo; Falha conhecida ou presumida do mtodo em uso de rotina; Uso inadequado do anticonceptivo; abuso sexual; Rompimento do preservativo; Deslocamento do diafragma; Esquecimento prolongado do anticonceptivo oral; Atraso na data do injetvel mensal; Clculo incorreto do perodo frtil; Erro no perodo de abstinncia ou interpretao equivocada da temperatura basal
(USAR AT 72H APS RELAO SEXUAL SEM PROTEO)

Assistncia gestante - pr-natal de baixo risco


Assistncia bsica de pr-natal: mnimo 6 consultas; Primeira consulta: + precoce possvel. Ideal: prvia gravidez; Uma consulta no 1, duas consultas no 2 e trs consultas no 3 trimestre de gestao; Intervalo das consultas: 4 semanas; At 32 semanas Mensal. De 32 36 semanas Quinzenal. > 36 semanas Semanal at PARTO.

Diagnosticar a gravidez atravs de sinais e sintomas gravdicos: SINAIS DE PRESUNO Alteraes neurovegetativas: Nuseas, vmitos; Sialorria; Vertigens; Polaciria; Nictria; Amenorria. SINAIS DE PRESUNO Alteraes pigmentares: Cloasma; Pigmentao acentuada na linha Alba; Arola mamria (arola secundria). Aumento abdominal* *Sinal que pode estar presente em outras condies tais, como: obesidade, ascite, flatulncia, tumores abdome - plvicos.

SINAIS DE PROBABILIDADE Ateraes observadas na genitlia (ligados embebio gravdica). Amenorria; Exames Laboratoriais (HCG); Sinal de Nobile-Budin; Sinal de Goodel; Sinal de Osiander; Sinal Jaquemier ou Chedwick; Sinal de Kluge; Sinal Hegar I e Mc Donald. SINAIS DE CERTEZA Detectados na gravidez avanada. BCF - Doppler ( > 18 sem.), Movimentao Fetal ( ciclo 30 min), USG.

Os principais sinais de probabilidade so: Sinal de Hegar: com 6 a 8 semanas de gravidez, o tero adquire consistncia elstica e amolecida, principalmente na regio do seu istmo, o que permite seja ele fletido sobre o colo uterino quando examinado simultaneamente pela palpao abdominal e pelo toque vaginal. Tem-se a sensao de que o corpo do tero est separado do crvice. Sinal de Piskacek: a implantao ovular faz com que o tero cresa de forma assimtrica e adquirida, nessa regio, consistncia amolecida e forma abaulada, se comparada ao restante do rgo. Sinal de Nobile-Budin: quando o toque bidigital examina os fundos-de-saco vaginais, pode-se perceber que eles esto preenchidos pelo tero gravdico que assumiu forma globosa. Sinal de Osiander: tambm pelo toque vaginal, pode-se sentir a pulsao arterial no fundo-de-saco, achado caracterstico de crescimento uterino rpido Sinal de Jacquemier ou Chewick: por volta de 8 semanas de gravidez, a vulva, congesta, assume colorao violcea, facilmente observvel inspeo. Sinal de Kluge: aqui, a cor violcea pode ser visualizada na mucosa vaginal, tambm resultado da congesto do rgo.

FATORES DE RISCO NA GRAVIDEZ: Caractersticas individuais e sociodemogrficas; Idade menor que 17 anos e maior que 35 anos- OMS/MS; Ocupao; Situao familiar/conjugal insegura; Baixa escolaridade; Condies ambientais desfavorveis (saneamento, moradia); Altura menor que 1,45 cm; Peso menor que 45KG e maior que 75Kg; Dependncia de drogas/ tabagismo.

Histria reprodutiva anterior; Morte perinatal; RN pr-termo ou malformado; Abortamento habitual; Intervalo interpartal menor que 2 anos; Nuliparidade e multiparidade; Intercorrncias clnicas crnicas:
(Hipertenso arterial moderada ou grave e/ou em uso de anti-hipertensivo; Epilepsia; Portadores de doenas infecciosas; Ginecopatias; Infeco urinria);

Doena obsttrica na gravidez atual: (Trabalho de parto prematuro e gravidez prolongada; Ganho ponderal inadequado; Amniorrexe prematura; Pr-eclmpsia/eclmpsia; Isoimunizao; Hemorragias da gestao; bito fetal).

Fases clnicas do parto


DILATAO - Inicia-se com as contraes uterinas e modificaes do colo e termina com a dilatao total.(10cm). EXPULSO - Inicia-se com a dilatao completa e termina com a expulso do feto.

DEQUITAO - Inicia-se aps a expulso do feto e termina quando a placenta sai das vias genitais (tambm chamado de delivramento);. GREENBERG Corresponde a primeira hora aps a sada da placenta (tambm chamado de puerprio imediato).

Assistncia do tcnico de enfermagem no pr natal de baixo risco


Orientar as mulheres e suas famlias sobre a importncia do pr-natal, da amamentao e da vacinao; Verificar/realizar o cadastramento das gestantes no SisPreNatal; Conferir as informaes preenchidas no Carto da Gestante; Verificar o peso e a presso arterial e anotar os dados no Carto da Gestante; Fornecer medicao mediante receita, assim como os medicamentos padronizados para o programa de pr-natal (sulfato ferroso e cido flico); Aplicar vacinas antitetnica e contra hepatite B; Realizar atividades educativas, individuais e em grupos (deve-se utilizar a sala de espera);

Informar o(a) enfermeiro(a) ou o(a) mdico(a) de sua equipe, caso a gestante apresente algum sinal de alarme, como os citados anteriormente; Identificar situaes de risco e vulnerabilidade e encaminhar a gestante para consulta de enfermagem ou mdica, quando necessrio; Orientar a gestante sobre a periodicidade das consultas e realizar busca ativa das gestantes faltosas; Realizar visitas domiciliares durante o perodo gestacional e puerperal, acompanhar o processo de aleitamento, orientar a mulher e seu companheiro sobre o planejamento familiar.

You might also like