You are on page 1of 17

A construo dos sentidos no texto: Intertextualidade e Polifonia

VILLAA, Ingedore Villaa Koch. O texto e a construo dos sentidos.9 ed. So Paulo: Contexto, 2007. p.59-74

Objetivo
Proceder uma reflexo sobre os conceitos de intertextualidade e polifonia, com o intuito de analisar se esses dois fenmenos podem ser vistos como um s.

Intertextualidade
O texto redistribui a lngua. Uma das vias dessa reconstruo a de permutar textos, que existiriam ou existem ao redor do texto considerado, e, por fim, dentro dele mesmo; todo texto um intertexto; outros textos esto presentes nele, em nveis variveis, sob formas mais ou menos reconhecveis.
Barthes (1974, apud Koch, 2007)

Intertextualidade: O conceito
Um dos padres ou critrios da textualidade

So os modos como a produo e recepo de

um texto dependem do conhecimento que se tenha de outros textos com os quais ele, de alguma forma,se relaciona.
Beaugrand&Dressler (1981, apud Koch (2007)

Em sentido amplo

Em sentido restrito

Intertextualidade em sentido amplo


Condio de existncia do prprio discurso aproximao, na Anlise do Discurso, com a interdiscursividade (heterogeneidade constitutiva, segundo Authier, 1982)
um discurso no vem ao mundo numa inocente solicitude, mas constri-se atravs de um j-dito em relao ao qual toma posio. Maingueneau

Condies de produo

Deste modo, dado discurso envia a outro, frente ao qual uma resposta direta ou indireta, ou do qual ele orquestra os termos principais, ou cujos argumentos destri. Assim que o processo discursivo no tem de direito, um inicio: o discurso se estabelece sempre sobre discurso prvio... Pcheux

Intertextualidade em sentido amplo


Um texto no tem propriedades em si: caracteriza-se somente por aquilo que o diferencia de outro texto (...); trabalha-se sempre sobre vrios textos, conscientemente ou no, uma vez que as operaes na matria significante so, por definio, intertextuais. Vern

Qualquer texto se constri como um mosaico de citaes e a abstrao e transformao de um outro texto. Kristeva

Intertextualidade em sentido restrito


a relao de um texto com outros textos previamente existentes, isto , efetivamente produzidos. (Jenny, 1979)

Intertextualidade em sentido restrito Tipos


1- De contedo X de forma/contedo descarta a possibilidade apenas de um ou outro. Toda forma enforma/emoldura um contedo.

2- Explcita X implcita quando h citao da fonte. Ex. Citaes e referncias X quando tem que recorrer na memria para construir o sentido do texto. Ex. Nas pardias

Intertextualidade em sentido restrito Tipos


3- Das semelhanas X das diferenas
Incorpora o intertexto para seguir uma argumentao Incorpora o intertexto para ridiculariz-lo, coloc-lo em questo

Intertextualidade em sentido restrito Tipos

4- Com intertexto alheio, com intertexto prprio ou com intertexto atribudo a um enunciador genrico (enunciador indeterminado, como os provbios).

Polifonia
O dialogismo constitutivo da linguagem.

A palavra o produto da relao recproca entre falante e ouvinte, emissor e receptor. Cada palavra expressa o um em relao com o outro. Eu me dou forma verbal a partir do ponto de vista da comunidade a que perteno. O Eu se constri constituindo o Eu do Outro e por ele constitudo. (Bahktin, 1929)

Polifonia
Designa dentro de uma viso enunciativa do sentido, as diversas perspectivas, pontos de vista ou posies que se representam nos enunciados (Ducrot, 1980, 1984).
Tipos
Quando, no mesmo enunciado, h mais de um enunciador. Basta que se representem, no mesmo enunciado, perspectivas diferentes, sem a necessidade de utilizar textos efetivamente existentes.

Quando, no mesmo enunciado, se tem mais de um locutor (discurso relatado, citaes etc)

Casos de aderncia a Polifonia introduzida


De Adeso
Alguns tipos de parafraseamento possivel detectar a presena do intertexto . Ex.: Hino Nacional Brasileiro que parafraseia trechos da Cano do Exlio de Gonalves Dias.

No adeso
As aspas de distanciamento (para eximir-se ou diminuir a responsabilidade) com suas diversas funes. Ex.: ...O regime militar teve a longevidade que teve por causa dessa resignao com o possvel uma postura eternizada por Ulysses Guimares. (Fernando Rodrigues, A CPMF e opossvel, Folha de So Paulo, 16/07/1996,1-2)

Intextualidade
A alteridade necessariamente atestada pela presena de um intertexto: ou a fonte explicitamente mencionada no texto que o incorpora ou o seu produtor est presente, em situaes de comunicao oral; ou ainda, trata-se de textos anteriormente produzidos, provrbios, frases feitas, expresses esteriotipadas ou formulaicas, de autoria annima, mas que fazem parte de um repertrio partilhado por uma comunidade de fala.

Polifonia Basta que a alteridade seja encenada, isto , incorporamse vozes de enunciadores reais ou virtuais, que representam perspectivas, pontos de vista diversos, ou pem em jogo topoi diferentes, com os quais o locutor se identifica ou no.

Todo caso de intertextualidade um caso de polifonia, mas h casos de polifonia que no podem ser vistos como intertextualidade.

Concluindo...
*...+ do ponto de vista da construo de sentidos, todo texto perpassado por vozes de diferentes enunciadores, ora concordantes, ora dissonantes, o que faz com que se caracterize o fenmeno da linguagem humana, [...]como essencialmente dialgico e, portanto, polifnico.

HIPERTEXTO
[] a pluralidade de vozes no mesmo espao discursivo. O hipertexto construtivo seria na viso de Marcuschi (1999) a apoteose da intertexualidade e da polifonia, uma vez que abre espao para um nmero ilimitado de leitoresautores. Vale salientar, contudo, que esses caminhos s podem ser feitos se previstos pelo autor do hipertexto.

OUTROS LINKS

Ex.: Blog http://drikamil-adriana.blogspot.com http://sarahsantos.com.br/page/3/

You might also like