You are on page 1of 17

O PROCESSO DE ESCOLHAS

O processo de escolhas em nossas vidas comea muito cedo, mas quando se trata de uma escolha profissional sentimos muita dificuldade.

PARA DESCOBRIR SUA VOCAO VOC PRECISA:


saber
o

o que voc gosta de fazer.

que voc tem talento para fazer bem feito. sentir-se realizado fazendo.

vai

HOJE O PERFIL DOS PROFISSIONAIS QUE O MERCADO DE TRABALHO PROCURA :

Competente - aqueles que sabem o que como fazer; Atualizado - em formao contnua , em dia com a evoluo dos conhecimentos; Com formao multidisciplinar;

O QUE EU PRECISO PARA ESCOLHER A MINHA PROFISSO?

O momento da escolha da profisso a busca da identidade do ser humano. o momento de dvida, de indeciso , de reflexo. Ele precisa do apoio da escola e da famlia, precisa pesquisar, ouvir as pessoas das mais diversas profisses. Precisa compreender o seu eu.

COMO ESCOLHER? Existe esta liberdade de escolhas? Ou alguns so mais livres que outros para escolher?
Escolher

com conscincia , com determinao, ter clareza do que voc gosta de fazer, dos caminhos possveis, apesar de todos os determinantes. possibilidades de escolha esto ligadas ao capitalismo e a nossa classe social, para chegar ao objetivo final h um longo caminho a ser percorrido

Muitas

FATORES QUE INTERFEREM NA ESCOLHA:


A

ESCOLHA EST DETERMINADA

Pela

famlia e pelo seu contexto social. Pela estrutura educacional. Pelos meios de comunicao. Fatores econmicos. Pelo tipo de inteligncia predominante

O QUE INTELIGNCIA
Durante grande parte dos sculos 19 e 20, acreditou-se que a inteligncia era algo podia ser facilmente medida, determinada e comparada atravs de testes, como o famoso teste de QI por exemplo, que dava a inteligncia da pessoa em nmeros. No entanto, com o tempo, o teste de QI foi caindo em descrdito pois pouco a pouco foi se notando que nem sempre as pessoas mais inteligentes e bem sucedidas obteriam os melhores resultados. Os psiclogos e pesquisadores comearam a notar que havia alguns casos de pessoas que obtinham resultados medocres nos testes de QI, mas que se davam bem na vida pois eram pessoas determinadas, disciplinadas, persistentes e carismticas. Mas como pessoas consideradas burras pelo teste de QI poderiam ter tanto sucesso ?

A RESPOSTA SIMPLES: EXISTEM VRIOS INTELIGNCIA !! TIPOS DE

Segundo Howard Gardner psiclogo autor desta teoria, existem ao todo 7 tipos de inteligncia e todas as pessoas tem um pouco das 7 combinados dentro de si. No entanto cada pessoa tem um deles desenvolvido de modo mais forte e que se sobrepe sobre os outros.

INTELIGNCIA

LINGUSTICA

-Grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na forma escrita. -Terem uma grande expressividade -Um alto grau de ateno - Alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. - uma das inteligncias mais comuns. INTELIGNCIA LGICA

-Alta capacidade de memria -grande talento para lidar com matemtica e lgica em geral. -Facilidade para encontrar soluo de problemas complexos, -Capacidade de dividir estes problemas em problemas menores e ir os resolvendo at chegar a resposta final. -So pessoas organizadas e disciplinadas..

INTELIGNCIA MOTORA -Grande talento em expresso corporal e tem uma noo espantosa de espao, distancia e profundidade. -Tem um controle sobre o corpo maior que o normal, - Capazes de realizar movimentos complexos com facilidade. - Presente em esportistas olmpicos e de alta performance.

INTELIGNCIA ESPACIAL

-Enorme facilidade para criar, imaginar e desenhar imagens 2D e 3D. - Grande capacidade de criao em geral mas principalmente tem um enorme talento para a arte grfica. -Tem como principais caractersticas a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que quem no tem este tipo de inteligncia no consegue.

INTELIGNCIA MUSICAL - um dos tipo raros de inteligncia. -Facilidade para escutar msicas ou sons em geral e identificar diferentes padres e notas musicais. -Capazes tambm de criar novas msicas e harmonias inditas, como se conseguissem enxergar atravs dos sons. -Algumas pessoas tem esta inteligncia to evoluda que so capazes de aprender a tocar instrumentos musicais sozinhas. INTELIGNCIA INTERPESSOAL -Ligada a capacidade natural de liderana. So os lideres prticos, aqueles que chamam a responsabilidade para si. -So extremamente ativas e em geral causam uma grande admirao nas outras pessoas. -So calmos, diretos e capacidade para convencer as pessoas a fazer tudo o que ele achar conveniente. -So capazes tambm de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas organizando equipes e coordenando trabalho em conjunto.

INTELIGNCIA INTRAPESSOAL - um tipo raro de inteligncia, tambm relacionado a liderana. -Facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam. - Empatia -Ao contrrio dos lideres interpessoais que so ativos, os lideres intrapessoais so mais reservados, exercendo a liderana de um modo mais indireto, atravs do carisma e influenciando as pessoas atravs de ideias e no de aes. -Entre os tipos de inteligncia, este considerado o mais raro.

AS INTELIGNCIAS PREDOMINANTES:
PORCENTAGEM DAS PESSOAS EM QUE CADA TIPO DE INTELIGNCIA PREDOMINA:

Inteligncia Linguistica *
Inteligncia Lgica Inteligncia Motora Inteligncia Espacial

32 %
27 % 16 % 14 %

Inteligncia Musical
Inteligncia Interpessoal Inteligncia Intrapessoal

6%
4% 2%

INTELIGNCIA LINGUSTICA?

LETRAS

You might also like