You are on page 1of 21

Cultura Organizacional

Cultura organizacional o conjunto de hbitos e crenas, estabelecidos atravs de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organizao. Portanto, Cada organizao tem as suas caractersticas prprias, sua personalidade, seu modo de ser e as suas peculiaridades. Em resumo, cada organizao tem a sua cultura.

Para Schein, a cultura um padro de assuntos bsicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver problemas de adaptao e de interao interna e transmitido a novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relao queles problemas.

Para Jacques, a cultura organizacional a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer novas coisas e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no servio da firma.

EMPRESAS CONHECIDAS POR SUAS PECULIARIDADE:


Todas as reunies da DuPont so iniciadas com um comentrio obrigatrio sobre segurana. H uma cultura de segurana. O pessoal da Toyota valoriza a perfeio. H uma cultura de qualidade. A IBM valoriza ao mximo a sua preocupao com o profundo respeito aos funcionrios como seres humanos.

Muitos aspectos da cultura organizacional so percebidos mais facilmente, enquanto outros so menos visveis e de difcil percepo. como se estivssemos observando um iceberg. A sua parte superior perfeitamente visvel, pois se encontra na superfcie acima das guas. A parte inferior fica oculta sob as guas e totalmente fora da viso das pessoas. Da mesma forma, acontece com a cultura organizacional.

Gerenciando a Cultura Organizacional


Os gerentes interessados em compreender a relao entre cultura organizacional e efetividade na criao de valor devem prestar ateno aos fatores que produzem cultura: as caractersticas dos membros da organizao (em especial, seus fundadores), a tica organizacional, o sistema de direitos de propriedade e a estrutura organizacional. Para mudar sua cultura, uma organizao precisa redesenhar sua estrutura, revisar seu sistema de direitos de propriedade e at mudar as pessoas, especialmente seu time de alto escalo.

Todos os colaboradores devem conhecer a misso e viso da empresa e ajustarse sua cultura organizacional. De anda vale tentar orientar os colaboradores da organizao se ela no tem uma direo consistente (viso).

Cada organizao cultiva sua prpria cultura. Segue algumas peculiaridades prprias de empresas famosas: Toyota So concentrados em perfeio; Du Pont nas reunies h sempre um comentrio sobre SEGURANA; Procter & Gamble Fazem memorandos que no ultrapassa uma pgina.

Elementos da Cultura Organizacional


A cultura organizacional composta de vrios elementos, entre eles os quais se destacam pela importncia que assumem, os valores, as crenas, os ritos, os tabus, os mitos, as normas, a comunicao formal e informal.

Valores: corresponde a tudo aquilo que a empresa considera importante preservar; Crenas: podem ser sentidas atravs do comportamento das pessoas e esto ligadas a busca de eficincia; Ritos: so as formas como so praticadas e perseguidas as crenas e metas planejadas no dia-a-dia; Tabus: referem-se as proibies impostas aos membros da organizao e s orientaes e fatos tidos como inquestionveis.

Mitos: so gerados pela cultura existente e correspondem a expresses conscientes da mesma; Normas: so o conjunto de regras escritas ou no que direcionam a forma como as pessoas devem proceder para chegar ao objetivo; Comunicao Formal: ocorre atravs de comunicados, memorandos, ofcios, etc; Comunicao Informal: ocorre atravs das relaes de ajuda, simpatias, compadrios, boatos.

Problemas com a Cultura Organizacional


1 - Administradores correm o risco de no fazer o que dizem que vo fazer. Os empregados tm conscincia da hipocrisia da alta cpula e reagiro negativamente se a administrao tentar us-la na prtica.

Exemplo
Muitas empresas pregam em sua misso organizacional a agilidade nos prazos de entrega de seus produtos e a excelncia no atendimento ao cliente, porm no as praticam efetivamente.

2 - Quando a cultura organizacional torna-se rgida e no muda, quando o ambiente externo sofreu profundas alteraes.

Exemplo
Determinada empresa mantinha a tradio de uma poltica de nunca demitir sem justa causa, no entanto com o agravamento da crise econmica a empresa foi forada e rever esse Valor Organizacional. A adeso rgida a esse valor provocaria forte ameaa aos interesses dos seus acionistas.

3 - Problemas em fuses de empresas internacionais devido aos contrastes culturais marcantes.

Exemplo
Houve tremendo choque culturas quando uma grande empresa francesa de mdia adquiriu e tentou administrar uma pequena firma dos EUA.

Mudana Cultural
Definio de um novo rumo; Novos valores, smbolos e rituais; No simples, nem barato; Processo traumtico; Outros elementos tambm sofrem alteraes.

A mudana deve ser especialmente considerada pela alta administrao quando h:


mudanas no ambiente; competio acirrada; resultados cada vez piores; fuses e incorporaes; crescimento rpido e alta absoro de trabalhadores.

Pontos essenciais da cultura de uma organizao


Inovao e ousadia empresas e funcionrios buscando mtodos inovadores e solues criativas. Ateno ao detalhe funcionrios e gerentes analisando e decidindo com preciso, ou seja, decidir sobre a coisa certa no momento certo. Busca por resultados empresa e funcionrios buscando resultados de forma tica, transparente e com responsabilidade social. Concentrao nas pessoas - as organizaes precisam ser compreendidas como representaes da nossa humanidade.

You might also like