You are on page 1of 47

A indstria do equipamento elctrico e electrnico uma importante actividade econmica nacional, na qual se destacam os subsectores da fabricao de mquinas e aparelhos

s elctricos e a fabricao de equipamento e de aparelhos de rdio, televiso e comunicao. Grande parte da produo do sector do equipamento elctrico e electrnico direcciona-se para grandes reas funcionais como a mobilidade, a energia, o habitat e a informao. significativo o volume de exportao de produtos destas indstrias, todavia, a maior parte da produo absorvida nos mercados nacionais. Apesar de se verificar, ultimamente, uma alterao do nmero de efectivos no sector, a sua dinmica continuar a exigir mais formao, mais especializao e maior adaptao realidade do mercado de trabalho, mas, tambm uma mais slida formao generalista. Revela-se, ainda, fundamental uma oferta de formao profissional especfica que promova o desenvolvimento de saberes-fazer tcnicos, determinados pelo crescente grau de sofisticao tecnolgica dos equipamentos, essencialmente resultado da recente revoluo digital na electrnica de consumo. Destacam-se, ainda, as competncias associadas s matrias de higiene, sade e segurana no trabalho, bem como s questes de ambiente, qualidade e normalizao.

Descrio Geral O/A Instalador/a / Reparador/a de udio, Rdio, TV e Vdeo o/a profissional qualificado/a que, de forma autnoma e de acordo com as especificaes tcnicas e de segurana dos equipamentos, instala e repara, aparelhos de udio, rdio e recepo, dando instrues aos utilizadores sobre o seu manuseamento e conservao.

Actividades Principais Instalar equipamentos de udio, rdio, vdeo e recepo de televiso, dando instrues sobre o seu manuseamento e conservao aos utilizadores. Reparar e substituir componentes avariados de equipamentos de udio, rdio, vdeo e recepo de televiso, fazendo um diagnstico que oriente a pesquisa da avaria para um percurso mais lgico e curto possvel. Instalar equipamentos de udio, rdio, vdeo e recepo de televiso, seguindo normas que possibilitem a optimizao do seu funcionamento.

Criada em 1994, sediada em Lisboa, a SOPROFOR - Sociedade Promotora de Formao, Lda. uma empresa de consultoria especialmente vocacionada para a rea da formao profissional, consultoria formativa, estudos e projectos. Esta vocao tem sido comprovada ao longo do tempo, na satisfao demonstrada pelos nossos clientes, com a nossa capacidade de coordenao e gesto de projectos de formao. Somos uma empresa acreditada, como entidade formadora, pela DGERT Direco Geral do Emprego e das Relaes de Trabalho, em todos os domnios da gesto da formao, nomeadamente: DIAGNSTICO DE NECESSIDADES DE FORMAO PLANEAMENTO CONCEPO ORGANIZAO DESENVOLVIMENTO AVALIAO

O Ncleo Empresarial da Regio de Portalegre nasceu em 18 de Outubro de 1985 como Delegao da Associao Industrial Portuguesa, contando na altura com 9 associados, entidade com a qual mantm uma relao de proximidade, tendo integrado a respectiva Direco, num passado muito recente. Desde ento, tem como fim promover o desenvolvimento das actividades econmicas do distrito de Portalegre nos domnios tcnico, econmico, comercial e associativo, e em especial assegurar aos seus associados uma crescente participao nas decises e nos programas que com essas actividades se relacionem. Graas sua dinmica, tem vindo a afirmar-se na regio, sendo actualmente considerada como uma entidade associativa de grande importncia na defesa, no s dos interesses dos empresrios, como tambm dos interesses regionais, numa perspectiva mais global.

Helena Mafra

Ana Constantino

Jaime Ernesto

Rita Metelo

Vdeo de Apresentao dos Formadores

Srgio Campos

Nuno Morujo

Mafalda Figueiredo

Silvana Reis

Alberto Lagarto

Ana Pereira

Andr Belacora Antnio Rodrigues Artur Santos

Fbio Costa

Joana Figueiredo

Jos Roque

Manuel Faria

Pedro Traguil

Roberto Alpalho Rosa Rita

Rui Geadas

Srgio Raimundo

Sofia Picado

Apresentao em Vdeo

Tiago Diogo

Cdigo

Educao e Formao de Adultos (EFA)

Horas

(CE)
(A:B;C;D)

Cidadania e Empregabilidade
200

(LC) (A;B; C;D; LEA; LEB)

Linguagem e Comunicao 300

(MV) (A;B;C;D)

Matemtica para a Vida 200

(TIC)
(A;B;C;D)

Tecnologias da Informao e Comunicao


200

(Menu Principal)

(continuao)

Cdigo

UFCD

Horas

1341
1342 1343 1344 1345 1346

Electricidade - medidas elctricas


Electricidade - montagem de circuitos elctricos Magnetismo e electromagnetismo Electricidade - geradores de corrente contnua e transformadores Soldadura Equipamento de udio - sonorizao de um recinto

50
50 25 25 50 50

1347
1348 1349 1350 1351

Equipamento de udio - tipos e instalaes


Electrnica - execuo de fonte de alimentao estabilizada Electrnica - montagem de um amplificador de som Electrnica - tecnologia de optoelectrnica Amplificadores - reparao de avarias

50
50 50 50 25

(Anterior)

(continuao)

Cdigo 1352 1353 1354 1355 1356 1357 1358 1359 1360 1361 1362 1363 1364 1365 1366

1367

UFCD Gravadores de udio - reparao de avarias Receptores de AM/FM - reparao de avarias Leitores de CD - reparao de avarias Receptores de TV a P/B - funcionamento e simulao de avarias Receptores de TV a P/B - diagnstico de avarias Receptores de TV a P/B - reparao de avarias Receptores de TV a cores - princpios bsicos de funcionamento Receptores de TV a cores - tcnicas de diagnstico e simulao de avarias Receptores de TV a cores - diagnstico e reparao de avarias Antenas de TV - instalao de antenas de superfcie Antenas de TV - instalao de antenas colectivas de satlite Gravadores de vdeo - funcionamento Gravadores de vdeo - reparao de avarias Gravadores de vdeo - reparao de fontes comutadas Gravadores de vdeo - funcionamento e controlo dos sistemas mecnicos Gravadores de vdeo - reparao de avarias dos sistemas mecnicos

Horas 50 50 25 50 50 25 25 50 50 50 50 50 50 50 50

50

(Anterior)

(Menu Principal)

Interpretar e produzir enunciados orais adequados a diferentes contextos, fundamentando opinies. Interpretar textos de carcter informativo-reflexivo, argumentativo e literrio. Produzir textos informativos, reflexivos e persuasivos. Interpretar e produzir linguagem no verbal adequada a contextos diversificados, de carcter restrito ou universal.

Compreender, quando a linguagem clara e estandardizada, assuntos familiares e de seu interesse. Produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares e de seu interesse. Compreender as ideias principais de textos relativamente complexos sobre assuntos concretos. Descrever experincias e expor brevemente razes e justificaes para uma opinio ou um projecto

Organizao poltica dos estados democrticos. Organizao econmica dos estados democrticos. Educao/formao, profisso e trabalho/emprego.

Ambiente e sade.

Interpretar, organizar, analisar e comunicar informao utilizando processos e procedimentos matemticos. Usar a matemtica para analisar e resolver problemas e situaes problemticas. Compreender e usar conexes matemticas em contextos de vida. Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva.

Operar, em segurana, equipamento tecnolgico, designadamente o computador.


Utilizar uma aplicao de folhas de clculo. Utilizar um programa de processamento de texto e de apresentao de informao. Usar a Internet para obter, transmitir e publicar informao.

Interpretar grandezas elctricas em circuitos de corrente contnua e alterna com aparelhos adequados. Distinguir os modos de produo de electricidade.

Efectuar medidas com o voltmetro, o ampermetro, o ohmmetro e wattmetro e calcular valores. Executar circuitos com condensadores. Montar e efectuar a manuteno de circuitos com pilhas e acumuladores.

Interpretar os princpios que regem o magnetismo e electromagnetismo.

Interpretar os conceitos do magnetismo e electromagnetismo aplicados ao princpio de funcionamento de mquinas elctricas. Efectuar a montagem de circuitos com aplicao prtica dos conceitos de magnetismo e electromagnetismo.

Aplicar as tcnicas de soldadura e dessoldadura de componentes electrnicos discretos e de componentes SMD. Efectuar a manuteno de ferros de soldar e estaes de soldadura.

Executar instalaes de som em recintos fechados e espaos exteriores.

Identificar os diversos tipos de equipamentos de udio. Efectuar instalaes simples.

Executar uma fonte de alimentao estabilizada.

Calcular e montar um amplificador de som.

Identificar os princpios de funcionamento de componentes optoelectrnicos e sua aplicao. Executar montagens simples.

Interpretar o funcionamento de amplificadores de baixa frequncia.

Efectuar a reparao de avarias.

Interpretar o funcionamento de gravadores de som. Efectuar a reparao de avarias em circuitos electrnicos e sistemas mecnicos.

Efectuar a deteco e reparao de avarias em receptores de AM e FM.

Identificar e reparar avarias de um leitor de discos compactos CD

Interpretar os princpios de televiso.


Reparar avarias em simulador adequado.

Diagnosticar avarias.

Reparar avarias em receptores reais aplicando as tcnicas de diagnstico e pesquisa.

Interpretar os conceitos e princpios associados TV a cores. Reconhecer com o osciloscpio os sinais caractersticos num receptor de TV a cores.

Interpretar os princpios da TV a cores na prtica de reparao de avarias em simulador.

Interpretar os princpios da TV a cores na prtica de reparao de avarias em receptores reais de TV a cores.

Identificar as caractersticas fundamentais das antenas. Aplicar as tcnicas de montagem de antenas de TV de superfcie.

Identificar as caractersticas fundamentais das antenas.


Aplicar as tcnicas de montagem de antenas de TV de superfcie.

Interpretar os conceitos e princpios de funcionamento associados gravao de vdeo. Identificar com o osciloscpio os sinais do gravador de vdeo.

Reparar avarias dos circuitos electrnicos de gravao e reproduo de vdeo.

Reparar avarias em fontes de alimentao comutadas dos gravadores de vdeo.

Identificar o funcionamento e controlo dos sistemas mecnicos dos gravadores de vdeo.

Efectuar a reparao de avarias e manuteno de sistemas mecnicos dos gravadores de vdeo.

Queremos agradecer as entidades que nos acolheram Nerpor -Ncleo Empresarial da Regio de Portalegre, Soprofor - Sociedade Promotora de Formao, ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gesto, Lar dos Fortios, e a todas as empresas que nos iro acolher na Formao Prtica no contesto de Trabalho. Queremos tambm agradecer a todos os Formadores que nos passaram: Helena Mafra; Jaime Ernesto; Silvana Reis; Mafalda Figueiredo; Srgio Campos; Rita Metelo; Nuno Morujo; Ana Constantino pelo o esforo, simpatia e dedicao que tiveram por ns.

Museu das Tapearias de Portalegre Guy Fino Castelo de Portalegre Museu Jos Rgio

Museu dos Descobrimentos

Assembleia da Repblica Selenis Industria de Polimetros de Portalegre

Biblioteca Municipal

You might also like