You are on page 1of 25

Seleo por Competncias

DO QUE SO FORMADAS AS ORGANIZAES?

5% Infra-Estrutura 15% Processos e Programas

80% PESSOAS

Pessoas x Organizao
Uma organizao somente existe quando:
H pessoas capazes de se COMUNICAREAM e que esto dispostas a contribuir com ao conjunta, a fim de alcanarem um objetivo comum. (Chiavenato, 2005)

Pontos de Ateno na Seleo


Os principais fatores, geradores de erros, mais comuns, por parte das organizaes, so: Mtodos este deve considerar as diferenas individuais. Preparo do Avaliador para corrigir as distores, quando estas acontecem.

Pontos de Ateno na Seleo


O principal fator, gerador de erros, mais comum, por parte dos candidatos, : Candidatar-se a papis cujo perfil no lhes apropriado.

Recrutamento

Definio: um conjunto de tcnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competncias para a organizao.

Vamos tomar um CHA de Competncias?

O que COMPETNCIA?
C
Conhecimento Sabermos

H
Habilidade Saber Fazer

A
Atitude Querer Fazer

O que sabemos mas no necessariamente colocamos em prtica.

O que praticamos, temos experincia e domnio.

As caractersticas pessoais, que nos levam a praticar ou no o que conhecemos e sabemos.

Fase inicial do processo seletivo:


O selecionador ter que identificar as competncias funcionais necessrias para o bom desempenho de cada posio em aberto; Definir os meios de atrao convenientes, de acordo com as fontes disponveis; escolher as tcnicas de avaliao pertinentes ao que se necessita selecionar; e Fazer o alinhamento de todos os procedimentos com a estratgia da organizao. (Faissal, R.; et all)

Competncias Essenciais
Conjunto de competncias (requisitos) indispensveis para manter-se atuante no segmento em que est situada;e Outro grupo de fatores que a distinguem das demais, perante o mercado e clientes. (Faissal, R.; et all)

Competncias Organizacionais e Competncias Humanas


Competncias Competncias organizacionais humanas so atributos da organizao, representadas pelo que conferem vantagem CHA, que cada competitiva a ela, geram pessoa mobiliza ao valor distributivo executar uma percebido pelos clientes e atividade. so difceis de serem imitados pela concorrncia. (Prahalad e Hamel)

Competncias Organizacionais e Competncias Humanas


Logo, as competncias humanas, quando avaliadas no contexto organizacional, pressupem uma integrao, visando a estratgia prevista.

Construindo um Perfil
Faz-se necessrio realizar uma entrevista com a gerncia, afim de analisar o trabalho.
Pesquisar: 1. Ambiente 2. Oportunidades 3. Responsabilidades e tarefas importantes

Entrevista por Competncia: Premissa


Comportamento passado prediz o

comportamento futuro.

Perguntas x Respostas
As perguntas so planejadas para obter respostas que tenham: 1. Contexto: tem um contexto ou situao compreensvel? 1. Ao: deixa clara qual foi a ao tomada? 2. Resultados: informa os resultados obtidos com a ao?

Exemplos
1. Pergunta: Conte-me sobre uma situao em que voc estimulou o trabalho em equipe no desenvolvimento de um projeto. Resposta: Tivemos uma greve e faltou 66% do quadro de funcionrios, mas no final todos os clientes foram atendidos. CONTEXTO: houve uma greve e faltou 66% dos funcionrios. AO: qual foi? RESULTADO: todos os clientes foram atendidos. Mas, como? De que forma?

O relato do candidato dever deixar claro


Qual o autor daquela ao? Um comportamento contendo um contexto compreensvel. Ao que foi tomada. Resultado obtido. OBS.1.: No aceitamos respostas vazias ou generalizadas. OBS.2.: Perguntas especficas pedem respostas especficas.

Contexto/Ao/Resultado
1. 2. 1. 2. 1. 2. Na ausncia do componente: Contexto Quais foram os motivos para...? Qual foi a causa de...? Na ausncia do componente: Ao Como voc procedeu a respeito? Como voc reagiu nessa situao? Na ausncia do componente: Resultado Qual foi o resultado de...? Como isso afetou...?

Agora com vocs:


Vocs devem analisar a seguinte entrevista: Pergunta: Conte-me sobre uma situao em que voc agiu com iniciativa na resoluo de um problema. Resposta: Estava percebendo um comportamento estranho no funcionrio. Ento comecei a observar sua rotina e descobri que ele estava lesando a empresa. Em flagrante, chamei o segurana, fiz um BO e o demiti. Contexto: Ao:

Resultado:

Gabarito
Estava percebendo um comportamento estranho no funcionrio. Ento comecei a observar sua rotina e descobri que ele estava lesando a empresa. Em flagrante, chamei o segurana, fiz um BO e o demiti. Contexto: Comportamento estranho do funcionrio. Ao: Observou a rotina do funcionrio e descobriu que ele lesava a empresa. Resultado: Fez o flagrante, o BO e o demitiu.

Sabendo que esse candidato foi Aprovado, respondam:


Qual das alternativas abaixo corresponde estratgia dessa organizao? a) Excelncia operacional b) Inovao de produtos c) Orientao para clientes

Gabarito
Letra c) Orientao para clientes Quando a estratgia : Orientao para clientes; as competncias organizacionais buscadas no mercado so: preocupao pela satisfao dos clientes; antecipao das necessidades dos clientes; flexibilidade; anlise de consequncias; delegao.

Entrevista
http://www.youtube.com/watch?v=V dIhejX6imc

Vocs aprovariam ele como estagirio?

Agradecimentos

Obrigada pela sua Participao!

Ana Carolina Costa Pgo

You might also like