You are on page 1of 15

Imunologia

Resposta Imune Tumores


Nomes: Amarlis da Costa Dayane Rodrigues Francine Delmou Hayla Meirelles Larissa Rafaela

Resposta Imune Tumores


Tumor ou Cncer um termo genrico que indica um aumento anormal ou crescimento descontrolado de uma parte ou da totalidade de um tecido. caracterstico por sua capacidade de invadir ou lesar tecidos normais localmente ou distncia.

Ao falarmos em tumor, necessrio ter em mente que podemos estar nos referindo a uma neoplasia (neo = novo + plasia = formao), que pode ser maligna ou benigna.
Sabe-se que a sua origem se d em uma clula defeituosa que gera outras com a mesma deformidade (e estas clulas defeituosas originadas geram outras defeituosas e assim por diante, fazendo o tumor crescer).

A diferena entre o tumor benigno e maligno

a sua capacidade de gerar metstases (mudanas de lugar,transferncia) pelo corpo, assim como a velocidade do aumento do tecido afetado, podendo-se, assim, medir sua agressividade. Pode-se dizer que, no tumor benigno, as clulas ficam como que envolvidas por uma membrana que impede que elas se desenvolvam e se espalhem tanto; ao contrrio do maligno, que pode, por exemplo, comear no estmago e espalhar-se por todo o sistema digestrio ou qualquer outra parte do corpo em pouco tempo.

Neoplasias:

Bengnas

Malgnas

O cncer
O cncer uma das doenas mais mortais do mundo, isso no segredo. Apesar de a medicina ter com certeza evoludo, e de existirem hoje muitos tratamentos bem sucedidos que nem eram considerados possveis no passado, a to sonhada cura para o cncer permanece longe do nosso alcance por muitos motivos. O cncer envolve mais de 200 doenas, caracterizadas pelo crescimento anormal das clulas. H muitas causas diferentes para a doena, que variam de radiao de produtos qumicos a vrus. As clulas cancerosas, e como elas crescem, so imprevisveis, e em alguns casos misteriosas. Mesmo depois de tratamentos aparentemente eficazes, elas so capazes de se esconder e ressurgir.

Tipos de Cncer:
Podemos citar como os 10 tipos de cncer mais mortais:
Cncer de Pulmo e Brnquios Cncer de Clon e Retal Cncer de Mama Cncer de Pncreas Cncer de Prstata Leucemia Linfoma No-Hodgkin Cncer de Fgado Cncer de Ovrio Cncer de Esfago

Tumorignese
- Processo atravs do qual se originam os tumores ou processo que visa explicar a origem de um determinado tumor.

Tumorignese
O desenvolvimento de cncer pode representar uma falha de imunovigilncia uma teoria fundamentada na premissa de que o sistema imune tem a capacidade de reconhecer antgenos associados a tumores e desenvolver respostas de clulas T especficas a tais antgenos. A capacidade de intervir e intensificar a ao do sistema imune de modo a se produzir uma resposta antitumoral benfica continua sendo uma rea de intensa pesquisa clnica. Um progresso considervel foi alcanado em termos de expanso do conhecimento sobre os alvos de uma resposta imune e acerca de todo o repertrio de constituintes celulares e humorais envolvidos na gerao de uma resposta antitumoral efetiva. As clulas tumorais exibem uma variedade de mecanismos que lhes permitem evadir da imunodeteco e destruio, tornando a resposta imune inefetiva. Os ramos celular e humoral da resposta imune so caracterizados, respectivamente, pelo envolvimento de linfcitos e anticorpos, alm de outros elementos.

Resposta Imune ao Cncer


A imunologia dos tumores o estudo das interaes entre o sistema imunolgico e o cncer. A imunologia tumoral se baseia no fato de que as clulas tumorais expressam antgenos que as distinguem das clulas normais.

Resposta Imune ao Cncer


Os antgenos tumorais representam uma variedade de molculas que podem ser definidas como fatores sricos. A resposta imunolgica ao cncer pode ser: - Humoral Anticorpos Complemento - Celular Linfcitos T, macrfagos, clulas NK e Clulas dendrticas. - Citocinas IL-2, TNF, IFN-gama, IL-12, TGF-beta e VEGF

Resposta Imune ao Cncer


A resposta efetora celular envolve a atividade de 5 constituintes celulares principais:
1- As clulas T CD8+ citotxicas reconhecem antgenos tumor-associados que so apresentados no contexto das molculas de classe I do complexo principal de histocompatibilidade (MHC). 2- As clulas T CD4+ auxiliares reconhecem antgenos associados a tumores que so apresentados no contexto de molculas de classe II do MHC, com consequente liberao de citocinas (sinais auxiliares) para gerao e ativao das clulas T citotxicas. 3- As clulas NK podem destruir clulas tumorais de modo independente do MHC. Em vez de se ligarem diretamente aos antgenos tumor-associados, as clulas NK podem ter como alvo clulas tumorais recobertas de anticorpo, por meio de reconhecimento e ligao poro do anticorpo. As clulas NK tambm so capazes de reconhecer, ligar-se e ser ativadas pela molcula A(MICA) da cadeia relacionada ao MHC de classe I, bem como pela molcula B (MICB), que so expressas por cnceres de origem epitelial.

Resposta Imune ao Cncer


4- Os macrfagos, assim como as clulas NK, podem ter como alvo clulas tumorais recobertas com anticorpo, sendo que sua atividade citotxica pode ser dependente da liberao de proteases destrutivas, citocinas (por exemplo., fator de necrose tumoral) e intermedirios oxidativos reativos (O2-). 5- As CD (Clulas de Diferenciao) so APC (Clulas Apresentadoras de Antgenos) importantes que podem apresentar antgenos para ambas as clulas T, CD4+ e CD8+, sendo capazes de estimular uma resposta de clulas T (isto , estimulao de uma resposta de clula T contra um antgeno ao qual esta clula no foi previamente exposta). As CD, como APC, podem induzir ativao ou tolerncia nas clulas T dependendo de seu status de maturao. O status de maturao das CD definido por seu nvel de expresso de molculas coestimulatrias e pelo nvel de produo de citocinas. A CD imatura pode levar tolerncia da clula T.

nvel de conhecimento:
Resultados de experimentos clssicos em que tumores singnicos (genticamente idnticos) poderiam ser rejeitados em hospedeiros submetidos imunizao prvia ou mediante transferncia adotiva de clulas imunes. *Rejeio Imunoimediata de Tumores Transplantados Enquanto o hospedeiro e os camundongos singnicos imunizados com clulas mortas do tumor origibal no apresentam crescimento, os camundogos singnicos no imunizados e os imunozados com clulas mortas de um tumor diferente apresentam crescimento tumoral.

nvel de conhecimento:

Obrigada!

You might also like