You are on page 1of 102

Sistema Nervoso

SISTEMA NERVOSO

SNC

SNP
(nervos espinais e cranianos)

ENCEFALO

MEDULA

DIVISO AFERENTE

DIVISO EFERENTE

Telencefalo(A) Diencefalo(M) Mesencefalo(E)

NEURONIOS SENSITIVOS SOMATICOS

NEURONIOS SENSITIVOS VISCERAIS

DIVISO EFERENTE

S.N.AUTONOMO (INVOLUNTARIO)

S.N.SOMATICO
(VOLUNTARIO)

SIMPATICA

PARASSIMPATICA

Entrico

SISTEMA NERVOSO
Sistema Nervoso Central (SNC)

Encfalo

Medula

SISTEMA NERVOSO
Sistema Nervoso Perifrico (SNP)

Nervos Cranianos

Nervos Espinais

Introduo
O sistema nervoso possui trs funes bsicas: sensitiva, integradora e motora. O sistema nervoso dividido anatomicamente em duas partes: Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Perifrico. O neurnios so as unidades morfofuncionais do sistema nervoso.

Introduo
Os neurnios so divididos em trs partes principais: dendritos, soma e axnio. Os neurnios podem ser classificados conforme sua funo: Neurnios aferentes Neurnios associativos Neurnios

COMPONENTES DO SISTEMA NERVOSO 1. Neuronios: Estrutura: corpo celular; ncleo grande ncleo 2. Lemcitosura: 3. Neurglia:

NEURNIO
O neurnio possui tipicamente todos os elementos de uma clula eucaritica

Peculiaridades do neurnio: diversidade de forma

Propriedades comuns dos neurnios: Gerar e propagar atividades eltricas (impulso nervoso).

Comunicam-se entre si por meio de sinapses nervosas qumicas ou eltricas.

Processar digitalmente os sinais eltricos integrando potenciais eltricos excitatrias e inibitrios.

Comunicam-se com clulas efetuadoras musculares ou glandulares.

Degenerao walleriana

Ao contrrio das fibras do SNP, as fibras do SNC NO se regeneram.

Diviso funcional do SISTEMA NERVOSO


SISTEMA NERVOSO MOTOR - Conjunto de neurnios relacionados com as funes motoras somticas e viscerais SISTEMA NERVOSO SENSORIAL - Conjunto de neurnios relacionadas com as funes de decodificao e interpretao dos estmulos originados nos rgos sensoriais somticos e viscerais

SISTEMA NERVOSO

SISTEMA NERVOSO INTEGRATIVO - Conjunto de neurnios que realizam a integrao sensorial e motora, alm de interpretar e elaborar comandos motores

JUNOES NEURO-MUSCULARES
ESQUELTICA LISA

Dentro do SNC, as fibras nervosas estabelecem comunicaes entre diferentes partes atravs de tratos, leminiscos, comissuras etc.

ENCFALO

Vias ascendentes
Cadeias de neurnios funcionalmente relacionados. Meio pelo qual o crebro recebe as informaes originadas da medula e do tronco enceflico.

Vias descendentes
Cadeias de neurnios funcionalmente relacionados. Meio pelo qual o crebro envia comandos para a medula e o tronco enceflico

MEDULA ESPINHAL

SISTEMA NERVOSO
I.Sistema
centro integrador e controlador. Recebem impulsos sensitivos do SNP e responde.

nervoso:

II.ORGANIZAO: 1. Sistema Nervoso Central:


a. b. a. b. Encfalo: cavidade craniana Medula espinhal: canal vertebral. Nervos: Cranianos e Nervos Espinais Gnglios

2. Sistema Nervoso Periferico:

SISTEMA NERVOSO
1. 2. 1.
1.

Sistema nervoso central(centro integrador e controlador-recebem impulsos sensitivos do SNP e responde): Encfalo: cavidade craniana Medula espinhal: canal vertebral. Sistema nervoso perifrico: Fora SNC: Nervos: corpo e SNC
12 pares de nervos cranianos: crebro e do tronco do encfalo forames do crnio. 31 pares de nervos espinais: medula forames intervertebral(8 cervicais,12 torcicos, 5 lombares 5 sacrais e 1 nervos coccgeo. Gnglios:associados aos nervos

Encfalo

Encfalo
Dividido em quatro partes: Cerebelo Tronco enceflico Diencfalo Telencfalo

Lquido cfalo-raquidiano

Lquido Cfalo-Raquidiano

Meninges

Circulao Licrica
O liquor cefalorraquidiano circula dentro dos canais e espaos que existem no interior do SNC. O liquor cefalorraquidiano produzido nos plexos coriides dos seguintes ventrculos. Ventrculos laterais (localizado no telencfalo). Terceiro Ventrculo (loc. Diencfalo). Quarto ventrculo: (loc. no tronco enceflico). Existe um canal que liga o terceiro ventrculo ao quarto ventrculo, denomidado como aqueduto mesenceflico.

Circulao Licrica
Alm dos ventrculos serem ocupados pelo LCR, existem tambm espaos que so preenchidos pelo mesmo, o nome desse espao ESPAO

SUBARACNIDEO. Ele se encontra em toda extenso do SNC, ou seja, Encfalo e Medula Espinal. Funes bsicas do LCR so: Proteo do SNC Transporte de nutrientes para o SNC.

Ventrculos / Circulao Liqurica

Telencfalo

Corpo caloso Dienceflo Mesencfalo

Ponte Cerebelo Bulbo Medula

O ENCFALO

SUBSTANCIA CINZENTA Crtex cerebral Ncleos da base Crtex Cerebral SUBSTANCIA BRANCA massa medular interna

Substncia branca

NUCLEOS DA BASE
Intimamente associado ao crtex motor e o tlamo Controle da motricidade somtica voluntria

Telencfalo

CRTEX CEREBRAL
LOBO FRONTAL: processamentos complexos (cognio, planejamento e iniciao dos movimentos voluntrios) LOBO PARIETAL: rea de projeo e processamento somestsico LOBO TEMPORAL: rea de projeo e processamento auditivo. LOBO OCCIPITAL: rea de projeo e processamento visual INSULA: fica oculto sob os lobos frontais e temporal

Lobo da Insula

Lobos Telenceflicos

Diencfalo
O diencfalo formado por duas partes principais: Tlamo Hipotlamo

DIENCEFLO

TLAMO
Ncleos funcionalmente distintos Principal rel de retransmisso cerebral - Sensorial - Motora - Sistema Limbico

HIPOTLAMO
Muitos ncleos funcionalmente distintos Coordenao das funes autonmicas e neuroendcrinas Expresses das emoes

EPITLAMO
Integra funes olfativas

Diencfalo

DIENCEFLO

TLAMO
Ncleos funcionalmente distintos Principal rel de retransmisso cerebral - Sensorial - Motora - Sistema Limbico

HIPOTLAMO
Muitos ncleos funcionalmente distintos Coordenao das funes autonmicas e neuroendcrinas Expresses das emoes

EPITLAMO
Integra funes olfativas

Tlamo
O tlamo um grande conjunto ovide de ncleos localizado bilateralmente acima do tronco encfalico. Ele atua como um assistente executivo do crtex cerebral, dirigindo a ateno para informaes importantes, regulando o fluxo de informaes para o crtex. Assim, de maneira geral, o tlamo regula o nvel de atividade dos neurnios corticais.

Hipotlamo
O hipotlamo essencial para a sobrevivncia do indivduo e da espcie porque a integrao dos comportamentos e das funes orgnicas pelo hipotlamo necessria para a continuao da existncia. So funes do hipotlamo: Manuteno da homeostase. Comportamentos de comer, reprodutivos e defensivos. Expresso emocional de prazer, raiva, medo e averso. Regulao dos ritmos circadianos (dirios). Regulao endocrinolgica do crescimento, do metabolismo e dos orgos reprodutivos.

Telencfalo
O telencfalo formado pelo crtex cerebral, externamente e, por uma substncia branca internamente. O telencfalo nos capacita a realizar aes como ler, escrever, interpretar, criar ECT. Pode-se observar externamente no telencfalo seus giros e sulcos, no interior e preenchendo os mesmos observa-se o crtex (acmulo de substncia cinzenta no SNC). Internamente no telencfalo pode-se observar substncia branca (acmulo de substncia branca dentro do SNC).

Telencfalo
Dividido em cinco lobos: Lobo frontal: predominantemente motor. Lobo Parietal: predominantemente sensitivo. Lobo Occipital: Predominantemente visual. Lobo Temporal: Predominantemente relacionado a memria. Lobo nsula: funo indeterminada, acredita-se que seja relacioanado com a interpretao olfativa ou ligados a interpretao emocional.

Telencfalo
Ainda no telencfalo pode observar: Corpo caloso: estrutura encarregada de associar informaes do hemisfrio direito com esquerdo.

Do cerebelo no emerge nenhum nervo; processa sinais exclusivamente motora

Tronco Enceflico
Divido em trs partes: Bulbo Ponte Mesencfalo

Tracto crtico-espinal

Representao Esquemtica do Encfalo

Tronco Enceflico

Bulbo

No bulbo localizam-se os centros: - Respiratrio -Vasomotor - Vmito

Bulbo
No bulbo localizam-se os centros: Respiratrio Vasomotor Vmito Ocorre no Bulbo a decussao das pirmides, onde o trato motor denominado crtico-espinal cruza a linha mdia e leva informao motora para a metade contralateral da sua origem. Ex: o hemisfrio cerebral direito leva informao motora para o lado esquerdo do corpo.

Ponte

Pela ponte percorrem tractos importantes tais como o crticoespinal lateral, espino-talmico lateral. O primeiro relaciona-se com as informaes motoras dirigidas para os membros e tronco. O segundo relaciona-se com informaes sensitivas dolorosas, tteis e trmicas.

Ponte
A ponte conecta o tronco enceflico ao cerebelo e ao crtex. Pela ponte percorrem tractos importantes tais como o crtico-espinal lateral, espino-talmico lateral. O primeiro relaciona-se com as informaes motoras dirigidas para os membros e tronco. O segundo relaciona-se com informaes sensitivas dolorosas, tteis e trmicas.

Mesencfalo

O mesencfalo liga-se ao diencfalo por meio dos pednculos cerebrais. Dorsalmente, observa-se quatro eminncias arredondadas, os colculos superiores e inferiores. Essas massas esto relacionadas com informaes visuais e auditivas.

Mesencfalo
O mesencfalo liga-se ao diencfalo por meio dos pednculos cerebrais. Quando secciona-se o mesencfalo transversalmente, pode-se observar a substncia negra do mesencfalo, formada por neurnios que contm melanina. Dorsalmente, observa-se quatro eminncias arredondadas, os colculos superiores e inferiores. Essas massas esto relacionadas com informaes visuais e auditivas.

Substncia Negra do Mesencfalo

Cerebelo
Ele coordena os movimentos e ajuda a manter o tnus muscular normal, a postura e o equilbrio.

Cerebelo

Coordena os movimentos e ajuda a manter o tnus muscular normal, a postura e o equilbrio.

Cerebelo

Nervos Cranianos NC I: olfatrio (S) NC II: ptico (S) NC III: Oculomotor (M) NC IV: troclear (M) NC V:trigmio (MIS) NC VI: abducente (M) NC VII: facial (MIS) NC VIII: vestbulo-coclear (S) NC IX: glossofargeo (MIS) NC X: vago (MIS) NC XI: acessrio (M) NC: hipoglosso (M)

Sistema Nervoso Central


O SNC constitudo pela MEDULA ESPINAL e pelo ENCFALO. A Medula Espinal pode divida em substncia branca e substncia cinzenta. A substncia branca na Medula Espinal formada por axnios mielinizados, dando uma colorao esbranquiada a mesma. Na substncia branca pode ser dividida em funculos laterais, funculo anterior e funculo posterior.

A MEDULA dividida em 4 regies topogrficas. O seu comprimento total menor do que canal vertebral, mas os nervos espinhais guardam correlao topogrfica com as respectivas vrtebras.

Medula Espinal
A Medula Espinal pode divida em substncia branca e substncia cinzenta. A substncia branca na Medula Espinal formada por axnios mielinizados, dando uma colorao esbranquiada a mesma. Na substncia branca pode ser dividida em funculos laterais, funculo anterior e funculo posterior.

Medula Espinal
Dentro dos funculos trafegam tractos e fascculos. Esses levam informaes como a mesma origem destino e funo. Como exemplo temos:
Tracto crtico-espinal: tem origem no crtex cerebral e destino para medula espinal, sua funo levar informaes motoras para o corpo. Tracto espino-talmico: tem origem na medula espinal e destino para o tlamo, sua funo levar informaes sensitivas do corpo para o encfalo. Fascculos grcil e cuneiforme: tem origem na medula espinal e destino para o tronco enceflico, sua funo levar informaes acerca do posicionamento das articulaes e tato discriminativo.

Medula Espinal
A substncia cinzenta na medula espinal esto alojados os corpos dos neurnios motores e sensitivos. Ela e divida em colunas ou cornos: Coluna ou corno anterior: Motora Coluna ou corno posterior: Sensitiva Coluna ou corno lateral: Presente apenas na medula torcia e lombar; corpos dos neurnios do sistema nervoso simptico e parassimptico.

MEDULA SUBSTNCIA CINZENTA

Medula Espinal

Fibras descendentes (motoras)

Fibras ascendentes (sensitivas)

SUBSTANCIA BRANCA

MEDULA

A substancia branca a regio de


trfego de fibras nervosas mielinizadas 1) do encfalo para a medula (Vias descendentes) 2) da medula para o encfalo (Vias ascendentes) 3) fibras prprias da medula (Tratos proprioespinhais)

COMPONENTES FUNCIONAIS DE UM NERVO ESPINHAL


Fibras sensitivas somticas gerais Pele, msculos, tendes e articulao Fibras sensitivas viscerais Fibras motoras somticas Msculos estriados esquelticos Fibras motoras viscerais Msculos lisos, cardaco e glndulas

Sistema Nervoso Perifrico


O sistema nervoso perifrico constitudo pelos nervos, gnglios e terminaes nervosas. - Os nervos so divididos em raquidianos, emergem da medual espinal (31 pares), cranianos (12 pares), emergem do crnio. - Os gnglios so massas constitudas por substancia cinzenta fora do sistema nervoso central, eles esto localizados, geralmente, paralelos externamente ao forame intervertebral da coluna vertebral. - As terminaes nervosas so estruturas dotadas de capacidade de transmitir informaes mecnicas, trmicas, dolorosas e qumicas; elas conduzem esses estmulos at o sistema nervoso central para serem processados.

Nervos Cranianos

Nervos Raquidianos

Terminaes Nervosas

A MEDULA situa-se dentro do canal vertebral. Assim como o encfalo, est envolta por membranas. Os nervos espinhais emergem aos pares de cada forame vertebral.

Gnglios

Nervos

Sensoriais (nervos aferentes ou nervos sensitivos) Nervos Motores ou eferentes Nervos mistos

Gnglios nervosos - aglomerados de corpos celulares de neurnios localizados fora do SNC. Os gnglios aparecem como pequenas dilataes em certos nervos

Alguns

nevos perifricos que se originam da parte basal do encfalo e inervam, em sua maior parte a cabea formam os nervos cranianos. O restante dos nervos perifricos esto ligados medula espinal, sendo portanto denominados nervos espinais ou raquidianos. Nervos cranianos - so 12 pares de nervos, responsveis pela inervao dos rgos do sentido, dos msculos e glndulas da cabea, e tambm de alguns rgos internos .

Do cerebelo no emerge nenhum nervo; processa sinais exclusivamente motora

O Sistema Nervoso dividido anatomicamente em:

SISTEMA NERVOSO CENTRAL


Encfalo Medula

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


Nervos espinhais e cranianos Gnglios Sensitivos Sistema nervoso autnomo Receptores Sensoriais Plexo Entrico O tecido nervoso formado basicamente de dois tipos de clulas: - Neurnios - Glicitos

Nervos Cranianos

Introduo
O sistema nervoso possui trs funes bsicas: sensitiva,integradora e motora; O S.N dividido em duas partes: S.N Central e S.N Perifrico. Os neurnios so as unidades morfofuncionais do sistema nervoso.

Introduo
Os neurnios so divididos em trs partes principais : dendritos,soma e axnio; Os neurnios podem ser classificados conforme sua funo: Neurnios Aferentes Neurnios Associativos Neurnios

Sistema Nervoso Central


O S.N.C constitudo pela Medula Espinal e pelo Encfalo. A Medula Espinal pode ser dividida em substncia branca e sustncia cinzenta. A sustncia branca na medula espinal formada por axnios mielinizados, dando uma colorao esbranquiada a mesma. A substancia branca pode ser dividida em funculos laterais, funculos anteriores e funculo posterior.

Medula Espinal
Dentro dos funculos trafegam tractos e fascculos.Esse levam informaes com a mesma origem destino e funo .Como exemplos temos: Tracto crtico-espinal: tem origem no crtex cerebral e destino para medula espinal,sua funo levar informaes motoras para o corpo. Fascculos grcil e cuneforme: tem origem na medula espinal e destino para o tronco enceflico, sua funo levar informaes acerca do posicionamento das articulaes e tato discriminativo.

Medula Espinal
A sustncia cinzenta na Medula Espinal esto alojados os corpos dos neurnio motores we sensitivos. Ela dividida em colunas e cornos: Coluna ou corno anterior: Motora; Coluna ou corno posterior: Sensitiva; Coluna ou corno lateral: corpos dos neurnios do sistema nervoso simptico e parassimptico.

Encfalo
Dividido em quatro partes: Cerebelo; Tronco enceflico; Diencfalo; Telencfalo.

Cerebelo
Ele coordena os movimentos e ajuda o tnus muscular normal, a postura e o equilbrio.

Tronco Enceflico
Dividido em trs partes: Bulbo; Ponte; Mesencfalo.

ORGANIZACAO ANTOMICA E FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO Parte I

NEUROCINCIAS
I. VRIOS NIVEIS DE ANLISE ENVOLVENDO VRIAS DISCIPLINAS
A. Nvel de anlise 1. Cognitivo comportamental 2. Sistemas interaes entre vrios tipos de unidades celulares 3. Celular propriedade de um nico neurnio 4. Subcelular propriedade das estruturas subcelulares como canais inicos 5. Molecular - mecanismos de ao de molculas

B. Disciplinas 1. Clinicas Neurologia, Psiquiatria e Neurocirurgia 2. Pesquisa Bsica ou Experimental Fisiologia, Anatomia, Farmacologia, Neuroquimica, Psicologia, Psicofsica, Biologia Molecular e Neuroetologia 3. Terica Neurocincia computacional e Redes neurais (inteligncia artificial)

Nveis de anlise do SN
1) 2) 3) 4) 5) Cognitivo: comportamental Sistema: interao entre varias unidades celulares Celular: propriedades de clulas unitrias Subcelular: biofsica de canais inicos Molecular: mecanismos de ao das protenas e neurotransmissores

O estudo dos diferentes nveis de analise requer ferramentas amplificadoras dos sentidos humanos: microscopia, ressonncia, eletrofisiologia, etc.
Estrutura Encfalo Crtex cerebral Unidade Celular Estrutura subcelular Tamanho Extenso:
15 cm

Unidade de Medida 1cm = 0,1m 1mm = 0,001m 0,1mm = 100 m 0,01mm = 10 m

Aumento 1 X 10 X 100 X 1.000

Espessura
3mm

Corpo celular
0,1mm

Axnio e dendrito
10 m

Sinapse Fenda sinaptica Membrana Canal inico

Terminao sinptica
1 m

1 m = 10m

X 10.000.

Fenda
20 m

0,1 m = 100 m 10 m 1 m

X 100.000 X 1.000.000 X 10.000.000

Espessura
5 m

Dimetro do canal
0,5 m

Diviso funcional do SISTEMA NERVOSO


SISTEMA NERVOSO MOTOR - Conjunto de neurnios relacionados com as funes motoras somticas e viscerais SISTEMA NERVOSO SENSORIAL - Conjunto de neurnios relacionadas com as funes de decodificao e interpretao dos estmulos originados nos rgos sensoriais somticos e viscerais

SISTEMA NERVOSO

SISTEMA NERVOSO INTEGRATIVO - Conjunto de neurnios que realizam a integrao sensorial e motora, alm de interpretar e elaborar comandos motores

O Sistema Nervoso dividido anatomicamente em:

SISTEMA NERVOSO CENTRAL


Encfalo Medula

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


Nervos espinhais e cranianos Gnglios Sensitivos Sistema nervoso autnomo Receptores Sensoriais Plexo Entrico O tecido nervoso formado basicamente de dois tipos de clulas: - Neurnios - Glicitos

O ENCFALO situa-se dentro do crnio

A MEDULA situa-se dentro do canal vertebral. Assim como o encfalo, est envolta por membranas. Os nervos espinhais emergem aos pares de cada forame vertebral.

Os mamferos tenderam ao aumento progressivo do encfalo, variando e preservando estruturas homologas filogeneticamente antigas.

ANATOMIA TOPOGRFICA

Planos referenciais do corpo

Plano coronal ou frontal

Plano sagital

Linha mdia

Plano transversal

You might also like