You are on page 1of 21

Segurana na operao de Plataforma Mvel Area

TRABALHE SEGURO ; NO COMPROMETA O SEU FUTURO


EZEQUIEL MARQUES
1

Objetivo
Identificar no equipamento os componentes descrevendo verbalmente.
Executar todas as manobras para deslocamento, conforme as norma operacional, sem cometer erros de operao e/ ou desrespeito as leis de trnsito gerais.

Sumrio
Descrio do equipamento. Inspeo visual ( Externa e Interna). Sistemas Mecnicos, Eltricos, Hidrulicos, de Combustvel, de Refrigerao, de Admisso de Ar, de Lubrificao, de freio e de Transmisso de foras. Capacidade da carga. Sistemas Diferenciados. Tcnicas de Operao. Procedimentos de emergncia. Segurana e Direo Defensiva.
2

Funo:
As Plataformas Moveis Areas do tipo articulada, so construdas para execuo de servios em altura, com deslocamento nos diversos sentidos: de Rotao, Frente e R, Vertical e Horizontal; Facilitando a execuo de trabalho em altura com mais rapidez e facilidade e segurana.

Descrio do Equipamento
Estes equipamentos so plataformas areas do tipo articulada, sua energia provm de um motor DEUTZ de 3 cilindros movido a diesel . Para se locomover e para elevar os braos utiliza-se de energia hidrulica, esta energia hidrulica provm de trs bombas que esto acopladas no motor hidrulico. Segue abaixo as caractersticas do equipamento.

Principais componentes da Plataforma Mvel Area


1. 2. 3. 4. 5. Plataforma Caixa de comando da Plataforma Dispositivo de rotao Extenso de articulao Lana de extenso

6.
7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25.

Lana de Base
Lana Principal Cilindro do telescpio ( No Interior) Vertical Lana de extenso Lana de Base Cilindro de elevao Caixa de controle inferior Rodas direcionais Chassis Rodas motrizes Chumaceira da giratria Plataforma giratria Cilindro do telescpio da torre ( no Interior) Lana Cilindro de nivelamento do mastro vertical Cilindro de elevao Principal Cilindro de nivelamento Cilindro de elevao da extenso de articulao Interruptor de p

Motor

Fornece fora motriz a Plataforma Mvel, atravs da transformao das calorias existente no combustvel , fornecendo fora motriz para a bomba hidrulica. Nota: Liquido arrefecedor o leo do motor
6

Sistema Hidrulico
Bomba hidrulica Aciona o sistema hidrulico

Grupo de vlvula Direcional para o comando desejado

Radiador

Bateria

Indicador do fluido Hidrulico

Alternador

Filtro Hidrulico
8

Comandos Potenciais
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Rotao da plataforma. Desativao do nivelamento da plataforma. Extenso. Alimentao / Paragem de emergncia. Arranque do motor, Potencia auxiliar. Telescpio da torre. Hormetro.

8.
9.

Interruptor de seleo plataforma/solo.


Giratria.

10. Elevao da torre. 11. Elevao da lana principal. 12. Telescpio da lana principal

Instrumentao e Monitoramento
1. indicado de carga de bateria. 2. Indicador da presso do leo. 3. Indicador de temperatura do fludo de refrigerao do motor. 4. Indicador de temperatura do leo do motor.

5. Indicador de anomalia no motor.


6. Nvel de combustvel. 7. Vlvula termosttica ( vela de pr - aquecimento). 8. Indicador de sobrecarga da Plataforma.

9. Derivao do filtro hidrulico.


10. Derivao do filtro da transmisso. 11. Derivao do filtro de ar.

10

Segurana
Por se tratar de equipamentos que tem como principal objetivo a elevao do piso de trabalho para pessoas ,h muitas normas que regem a construo, manuteno e operao destes equipamentos. Entre elas citamos, ANSI, CE e OSHA. Nesta seo estaremos passando a parte mais importante destas normas para uma operao segura.

Obs. Todos os operadores da plataforma dever fazer exames Psicolgicos, Cardaco, Presso e outros, para que no venha sofrer um mal sbito trabalhando em altura.
11

Riscos e Prevenes
Esmagamento
Ao operar qualquer plataforma area a primeira coisa que deve-se tomar cuidado o esmagamento e para tal s lembrar de algumas bsicas, antes de iniciar a operao atente aos seguintes itens: Olhe para cima e dos lados: isto evitar que voc mesmo se esmague. Use o cinto de segurana Coloque todas as partes do seu corpo dentro do cesto da mquina. Olhe em volta da mquina e tambm prximo dos braos para evitar esmagamento de outras pessoas. Certifique-se da direo correta da funo que voc vai acionar. Operando pelo comando de solo fique atento as partes girantes e mveis do equipamento.

12

ADVERTENCIA
ESTA MAQUINA NO DEVE SER UTILIZADA AT QUE SEJA INSPECIONADA E ESTEJA FUNCIONANDO ADEQUADAMENTE.
NO opere essa maquina a menos que voc tenha sido adequadamente treinado, conforme descrito no manual de operao e segurana JLG, por uma pessoa qualificada e autorizada a operar essa maquina. Seu treinamento inclui leitura e compreenso das instrues de segurana, operao e manuteno dos manuais do fabricante, conhecer as regras de trabalho de seu empregador e conhecer a legislao aplicvel.

No substitua itens ( tais como baterias, pneus, contrapesos, etc...) por itens de diferentes pesos ou especificaes, porque isso afetar a estabilidade da maquina.
No modifique ou altere essa maquina sem a aprovao escrita do fabricante. Certifique-se de que todos os pneus estejam em bom estado e que os pneus inflveis estejam com a presso apropriada. Opere esta maquina com extremo cuidado, PARE todas as operaes se ocorrer qualquer disfuno Verifique todas as funes das estaes de controle de solo e da plataforma. Selecione uma rea livre de obstrues. Consulte o Manual de Operao e segurana JLG para verificaes adicionais dirias freqentes/ Anuais e a inspeo de caminhar em torno do equipamento. Leia e compreenda os decalques e cartazes

Se essa maquina no tiver manuteno adequada, morte ou danos fsicos srios podem ocorrer.
13

Perigo de Eletrocusso
Estas mquinas no so eletricamente isoladas , embora seu chassi seja aterrado sua estrutura toda metlica, isto pode causar curtos circuitos em instalaes eltricas areas de baixa tenso (300V) com condutores no isolados. No caso de mdias e altas tenses (1kV a 1000kV) deve se tomar um cuidado especial , quanto a distncia de operao. Distncias mnimas de aproximao (metros)

No exceda estes valores de proximidade. Na dvida utilize o maior valor.


14

Perigo de Tombamento
Para evitar o tombamento deste equipamento, deve-se estar atento aos itens abaixo:
Verificar se o terreno firme : Estas mquinas pesam mais ou menos 10.000kg, para evitar o tombamento da mesma, devemos ver se o terreno no vai ceder quando o equipamento for elevado e estiver em operao. Obedea sempre a inclinao mxima de operao do equipamento, que ser limitada pelo sensor de inclinao atravs da lmpada do painel de plataforma.Esta inclinao pode chegar at 5 graus dependendo do equipamento. Evite trabalhar com a capacidade mxima de carga do equipamento ,e muito menos exceda a capacidade mxima de carga. Em terreno acidentado desloque o equipamento somente todo recolhido e a mesa deve estar alinhada com o chassi para permitir a oscilao. ( veja sistemas diferenciados eixo oscilante)

15

EZEQUIEL MARQUES

16

EZEQUIEL MARQUES

17

18

EZEQUIEL MARQUES

19

EZEQUIEL MARQUES

20

EZEQUIEL MARQUES

21

You might also like