You are on page 1of 7

Assistncia de enfermagem em urgncias geritricas: Delrium, Parkinson, Trauma no idoso e Alteraes metablicas no idoso.

Parkinson
A doena de Parkinson (DP) um distrbio neurolgico resultante da degenerao de clulas da substancia negra do crebro, responsveis pela produo da dopamina, mensageiro qumico fundamental para o controle dos movimentos autnomos do corpo humano. Esse distrbio apresenta evoluo lenta e prolongada, cujos sinais principais so: tremor em repouso, lentido dos movimentos, postura flexionada para frente alterao dos reflexos posturais e bloqueio da atividade motora.

Parkinson
Manifestaes clinicas: bradicinesia; tremores dos quirodctilos e pododctilos; rigidez muscular, postura encurvada com a coluna, joelho e pernas flexionadas para frente do corpo; alteraes na locomoo, pois costumam arrastar os ps; alteraes na fala, esta se torna fraca, pouco audvel, montona e com desarticulao de palavras, dificultando o dilogo com outras pessoas; reduo do movimento de piscar os olhos; perda espontnea e repentina da face; distrbios do sono; dificuldade para se alimentar; mudar de posio; alterao do humor, ansiedade e depresso devido ao isolamento; nos casos mais avanados podem apresentar demncia e perda da capacidade de se auto-cuidar. Os sintomas aparecem na 3 idade entre 50 aos 70 anos, embora tenha casos da doena com pessoas de 30 anos de idade. a 4 doena neurodegenerativa mais comum e afeta com maior freqncia os homens do que as mulheres e quase 1% da populao acima de 65 anos de idade.

Parkinson
Diagnstico baseado principalmente na histria clinica, familiar e exames como eletroencefalograma, tomografia computadorizada, ressonncia magntica, entre outros; se confirmado o portador de Parkinson inicia-se o tratamento sintomtico, cuja finalidade retardar a progresso dos sinais e sintomas da patologia.

Tratamento O tratamento mais eficaz e conhecido at hoje o trabalho interdisciplinar, onde cada profissional da rea de sade (fisioterapeuta, farmacutico, nutricionista, mdico e enfermeiro) desenvolve a sua prtica assistencial. O tratamento realizado no intuito de amenizar os sintomas e a velocidade do avano da doena, assim prolongando, as estimativas de manter uma melhor qualidade de vida. No existe cura da doena muito menos um nico remdio que resolva o problema desses portadores, por isso a importncia de um trabalho interdisciplinar.

Parkinson
Assistncia de enfermagem; A enfermagem tem um papel importante no tratamento da doena de Parkinson, devendo este profissional observar e avaliar como a doena afetou as atividades da vida diria, as capacidades funcionais, as respostas aos tratamentos e promover cuidados ao portador da doena que possibilite maior bem-estar e conforto. Durante a avaliao, o enfermeiro deve observar o paciente quanto qualidade da fala, perda da expresso facial, dificuldade de deglutio, tremores, lentido dos movimentos, fraqueza, postura antergrada, presena de rigidez, lentido mental e confuso.

Parkinson
Cuidados: -Orientar o portador de parkinson, quanto a necessidade de realizar exerccios diariamente, a fim de melhorar a fora muscular, coordenao , destreza e reduzir muscular. - Estimular a realizar exerccios posturais para conter a tendncia da cabea e do pescoo, se deslocarem para diante e para baixo. - Incentivar a procurar um fisioterapeuta para desenvolver um programa de exerccio individualizado e para fornecer instrues para o paciente e cuidador o modo de realizar os exerccios com segurana. - Encorajar, ensinar e apoiar o paciente durante as atividades dirias para promover o autocuidado. - Encorajar o paciente a seguir um padro de horrio regular para realizar as necessidades fisiolgicas e a aumentar a ingesto de lquido e alimentos com um contedo de fibra moderada, j que a constipao e dificuldade urinria so manifestaes da doena. - Monitorar o peso semanalmente, para saber se a ingesto calrica adequada,pois alguns portadores de Parkinson apresentam dificuldades para manter o peso, decorrente da dificuldade para mastigar e deglutir. -Encorajar a procurar um fonoaudilogo, para ensinar exerccios, que possibilitem a melhora da fala e facilitem a comunicao entre famlia, paciente e profissionais da sade, pois alteraes na fala so caractersticas dos portadores de parkinson. - Estimular a participao em grupos de apoio, atividades de lazer e eventos sociais que pode ajudar a reduzir a depresso. - Esclarecer quanto importncia do tratamento medicamentoso, horrio das medicaes e dosagem, e da necessidade do acompanhamento interdisciplinar, a fim de retardar a progresso da doena e proporcionar melhor qualidade de vida.

Alteraes metablicas no idoso

You might also like