You are on page 1of 14

Ateno farmacutica ao idoso

Estatuto do idoso
Estatuto do Idoso (Lei n 10741, de 1 de Outubro de 2003) Regula e reconhece os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, sendo um instrumento para a realizao da cidadania. O Estatuto dispe sobre os direitos do idoso vida, liberdade, ao respeito, dignidade, aos alimentos, sade, convivncia familiar e comunitria, entre outros direitos fundamentais (individuais, sociais, difusos e coletivos), cabendo ao Estado, comunidade, sociedade e famlia a responsabilidade pela assegurao desses direitos.

Ateno farmacutica ao idoso


Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa (Portaria MS/GM n 2528, de 20 de outubro de 2006) - Direciona medidas coletivas e individuais de sade para populao idosa em consonncia com os princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade, a fim de promover a recuperao, a autonomia e a independncia dos idosos.

Ateno farmacutica ao idoso


A ateno Farmacutica (AtenFar) foi reconhecida no Brasil como uma estratgia de atuao social e multidisciplinar do farmacutico junto ao paciente e sociedade.com a finalidade de garantir ao paciente uma farmacoterapia racional,segura e com custo acessvel,orientando o paciente atravs de aes educacionais,aconselhamento e o mais importante,disponibilizando informaes referente ao uso de medicamento,como:formas de ingerir ou aplicar,interaes com outros medicamentos que possam ser utilizados pelo paciente e os horrios corretos.

Ateno farmacutica
Os medicamentos atingem todas as faixas etrias,as pesquisas apontam que os idosos so os maiores consumidores e os que mais se beneficiam da farmacoterapia moderna. Os idosos constituem uma mdia de 50% dos usurios de medicamentos,sendo necessrio um constante cuidado,pois nessa fase da vida so mais comuns os erros de medicao.A hipertenso e o diabetes so as doenas mais comuns nos idosos,portanto,os frmacos anti-hipertensivos e hipoglicemiantes so os que merecem maior ateno e cuidados na administrao e dispensao.

Cuidados ao idoso
A ateno farmacutica ao idoso requer mais comprometimento pois eles necessitam de orientao especial,verbal e/ou escrita,para otimizar o tratamento e reduzir riscos sade.Algumas opes de orientao podem ser seguidas tais como: Paciente idoso hipertenso: elaborar fichas de controle para acompanhamento de aferio de P.A. Paciente idoso diabtico: orient-lo na administrao dos frmacos quanto ao melhor horrio,realizar a verificao da concentrao de glicemia atravs de teste de sangue capilar.

Cuidados ao idoso
Ao paciente idoso que no sabe ler,elaborar desenhos,como sol e lua,que indica o dia e a noite no esquema posolgico de medicamentos. Ao paciente idoso que faz uso de mais de um medicamento e que tenham a mesma cor, pode se estudar smbolos para a sua diferenciao. Orientar sobre uma boa alimentao e realizao de atividades fsicas. No fazer uso de medicamentos sem acompanhamento mdico ou farmacutico responsvel.

Importncia da ateno farmacutica ao idoso


No paciente idoso com mltiplas patologias, a tendncia levar o paciente a consumir mais medicamentos(polifarmcia).falha na aderncia com o regime teraputico e erros de administraes tambm aumentam,com a idade, que derivam,em parte,da confuso causada por terapias mltiplas,distrbios cognitivos,dificuldade visual e destreza manual prejudicada e a semelhana na embalagem dos medicamentos tambm podem dificultar a aderncia teraputica do paciente idoso.

Importncia da ateno farmacutica ao idoso


O desvio do padro normal da farmacocintica e da farmacodinmica ocorre com mais frequncia em pacientes idosos do que em paciente mais jovens.A perda da capacidade de reserva funcional do corao,fgado e rins e a deteriorao do controle homeosttico colaboram para alavancar a vulnerabilidade dos idosos ao frmaco. Assim, diante do que j foi citado,atenfar ao idoso de suma importncia no cenrio atual que vivenciamos.A farmacoterapia ao idoso deve ser planejada de forma a promover o URM e consequentemente trazer benefcios qualidade de vida do idoso.

Estratgias necessrias para a prtica da ateno farmacutica


As estratgias propostas para a realizao de AtenFar ao idoso sero baseadas na literatura e nas experincias dos participantes.com relao ao SFT, ser proposto o mtodo dder, pois trata de procedimento operativo simples que permite realizar esse seguimento em qualquer paciente,em qualquer mbito assistencial, de forma sistematizada,continuada e documentada.

adequao fsica/equipamentos/moblia/recursos
necessrio disponibilizar na farmcia uma sala exclusiva,com privacidade para os usurios do servio de ateno farmacutica.Nessa rea,que muitos consideram como consultrio farmacutico,ser executada a prtica AtenFar. Basicamente os equipamentos necessrios So:aparelho telefnico,computador,estetoscpio,esfignoma nmetro,impressora,mesa e cadeiras,lixeira com pedal,bibliografia atualizada para suporte ao servio prestado.

Seguimento farmacoteraputico: o mtodo dder


O mtodo dder de SFT foi desenvolvido pelo grupo de investigao em AtenFar da universidade de granada(Espanha),em1999, e atualmente,centenas de farmacuticos em diversos pases vem utilizando esse mtodo em seus usurios de medicamentos.Esse mtodo baseia-se na obteno da histria farmacoteraputica do doente,isto ,nos problemas de sade que se apresentam com o medicamento que se utiliza e na avaliao do seu estado numa determinada data,de forma a identificar e resolver os possveis PRMs que o doente apresenta.

Fases do mtodo Dder de seguimento farmacoteraputico (SFT).

Divulgao,convite de participao e sensibilizao dos usurios idosos


So importantes divulgaes do servio de AtenFar via comunicao oral,folders explicativos na farmcia comunitria,entre outras estratgias,para captar usurios em potencial que necessitem do servio a ser prestado a exemplo: uma vez que o farmacutico ou auxiliar identificar necessidades dessa ordem no conhecer a patologia,no saber sobre a indicao do medicamento,no saber como administrar o medicamento,no obter melhora nos usurios que tomam 2 ou mais medicamentos entre outras necessidades.o idoso tambm poder chegar farmcia devido queixas relacionadas ao medicamento.

Resultado esperado
A proposta de AtenFar ao paciente idoso ser um referencial para estabelecimentos farmacuticos nos quais o fator comercial,mercantilista,seja substitudo por uma concepo se servios avanados de sade,como tambm de realizao de aes educativas.tanto individual como coletiva na prtica AtenFar. AtenFar um dos principais objetivos do programa,mas,ainda hoje,no se realiza facilmente em farmcias comunitrias a prtica desse servio ao paciente idoso,o que refora a importncia da proposta de estratgia desse trabalho.

You might also like