You are on page 1of 51

A arte bizantina

Istambul hoje uma importante cidade da Turquia, j se chamou Bizncio e Constantinopla, foi palco de importantes acontecimentos polticos e tornou-se o centro de irradiao da arte bizantina.

Imprio Romano no Oriente.


Em 395, o imperador Teodsio dividiu em duas partes o imenso territrio que dominava: o Imprio Romano do Ocidente e Imprio Romano do Oriente. O imprio Romano do Ocidente, com capital em Roma, sofreu sucessivas ondas de invases brbaras at cais completamente em poder dos invasores, no ano de 476, data que marca o fim da idade Antiga e inicio da Idade Mdia.

J o imprio Romano do Oriente , apesar das contnuas crises polticas que sofreu, conseguiu manter sua unidade at 1453, quando os turcos tomaram a capital Constantinopla, marcando o inicio de um novo perodo da histria: A idade Moderna. Constantinopla foi fundada pelo imperador Constantino, em 330, no local onde ficava Bizncio, antiga colnia grega. Por causa da sua localizao geogrfica entre a Europa e a sia, no estreito de Bsforo, esta rica cidade foi palco de uma verdadeira sntese das culturas greco romana e oriental.

Entretanto, o termo bizantino, derivado de Bizncio, passou a ser atribudo as criaes culturais de todo o Imprio do Oriente, e no s daquela cidade. O Imprio Bizantino como acabou sendo denominado o Imprio Romano do Ocidente alcanou seu apogeu poltico e cultural durante o governo do imperador Justiniano, que reinou de 527 a 565.

Arte Bizantina: expresso de riqueza e poder


A afirmao do cristianismo coincidiu historicamente com o momento de esplendor da capital do Imprio Bizantino. Por isso , ao contrario da arte crist primitiva, que era popular e simples, a arte crist, depois da oficializao do cristianismo, assumia um carter majestoso , que traduzia poder e riqueza.

A arte bizantina tinha um objetivo: Expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado, representante de Deus e com poderes temporais e espirituais.

Para que a arte atingisse melhor esse objetivo, uma srie de convenes foi estabelecida, tal como na arte egpcia. Uma delas foi a frontalidade. A postura rgida da figura leva o observador a uma atitude de respeito e venerao pelo personagem representado. Por outro lado, quando o artista reproduz frontalmente as figuras, ele mostra respeito pelo observador, que v nos soberanos e nos personagens sagrados seus senhores e protetores.

Alm da frontalidade, outras regras minuciosas forma estabelecidas, determinando o lugar de casa personagem sagrado na composio e indicando como deveriam ser os gestos, as mos, os ps , as dobras das roupas e os smbolos. As personalidades oficiais e os personagens sagrados passaram a ser retratados de forma a trocar entre si seus elementos caracterizados. Assim personalidades oficiais eram representadas como se fossem personagens sagrados.

O imperador Justiniano e a imperatriz Teodora, por exemplo, chegaram a ser representados na igreja de So Vital com a a cabea aureolada, smbolo usado para caracterizar as figuras sagradas, como Cristo, os santos e os apstolos. Os personagens sagrados por sua vez, eram reproduzidos com as caractersticas das autoridades do imprio. Cristo, por exemplo parecia um rei, e Maria como uma rainha. Da mesma forma, nos mosaicos, a procisso de santos e apstolos aproximava- se de Cristo ou de Maria de forma solene, como ocorria na realidade com o cortejo do imperador nas cerimnias da corte.

Esse carter majestosos da arte bizantina pode ser tanto na arquitetura como nos mosaicos e nas pinturas que decoram o interior das igrejas. Um dos melhores exemplos disso a baslica de Santa Sofia, construda e ornamentada de acordo com o gosto das classes mais ricas. Essa igreja, edificada no governo de Justiniano, apresenta a marca mais significativa da arquitetura bizantina: o equilbrio de uma grande cpula sobre uma planta quadrada

Baslica de Santa Sofia

Mosaico: o luxo e a suntuosidade em pedras coloridas


O mosaico consiste na colocao, lado a lado, de pequenos pedaos de pedras de cores diferentes sobre uma superfcie de gesso ou argamassa. Essas pedrinhas coloridas so dispostas de acordo com um desenho previamente planejado. A seguir, a superfcie recebe uma soluo de cal, areia e leo que preenche os espaos vazios, aderindo melhor os pedacinhos de pedra.

Os gregos usavam os mosaicos principalmente nos pisos. J os romanos utilizavam nos na decorao , demonstrando grande habilidade na composio de figuras e no uso da cor. Mas foi os bizantinos que o mosaico atingiu sua mais perfeita realizao. As figuras rgidas e a pompa da arte de Bizncio fizeram do mosaico a forma de expresso artstica preferida pelo Imprio Romano do Ocidente. Assim as paredes e as abbodas das igrejas recobertas de cores intensas e de materiais que refletem a luz em reflexos dourados conferem uma suntuosidades ao interior dos templos que nenhuma poca conseguiu reproduzir.

A arte bizantina em Ravena


No sculo VI , Justiniano tentou reunificar o Imprio Romano, e por isso, iniciou as gruerras de conquista no Ocidente. Por ser um importante ponto estrtegico, a cidade de Ravena, foi um dos alvos mais visada pelo imperador para a conquista da peninsula Itlica.

Mausoleu da Imperatriz de Gala Placdia

Os cones bizantinos
A palavra cone de origem grega e significa imagem. Como trabalho artstico os cones so quadros que representam figuras sagradas com Cristo , a virgem, os apstolos e santos e mrtires.

Resumindo
Com que objetivo a arte bizantina, assim como a egpcia seguia determinadas convenes? Egito frontalidade / relao arte e religio. Expressar a autoridade absoluta do Imperador como representante de Deus e dotado de poderes espirituais. E quais foram as linguagens e convenes? pintura, escultura e mosaicos.

Com que objetivo a arte bizantina, assim como a egpcia seguia determinadas convenes?
Egito frontalidade / relao arte e religio.
Expressar a autoridade absoluta do Imperador como representante de Deus e dotado de poderes espirituais.

E quais foram as linguagens e convenes? pintura, escultura e mosaicos.

Pintura de cones (Imagens e esculturas de santos)


Pintados sobre pequenos paineis de madeira.
Os seres humanos eram representados de maneira prpria, de acordo com os valores da poca.
- FRONTALISMO / POSIO . (leva o observador a uma atitude de respeito e venerao). - HIERATISMO e a TCNICA DA PERSPECTIVA INVERTIDA (critrios associados importncia religiosa). - ISOCEFALIA. Na seqncia desta conveno, todos os personagens devem ter sua cabea na mesma altura, localizada na mesma linha. Esta regra foi para representar os personagens com diferentes tamanhos, de modo que, respeitando as propores do corpo, suas cabeas so de nvel. - ISODACTILIA / mos expressam sofrimento e perdo.
Cenni di Pepo(1240 1302) A Virgem e o Menino em majestade rodeados de seis anjos), 1270 (?), Louvre

PERSPECTIVA INVERTIDA / Desproporo entre as figuras HIERATISMO.

AS IMAGENS
Pescoos longos e finos. Figuras sagradas, como Jesus Cristo, a Virgem, apstolos, santos e mrtires. Tcnicas: Tmpera (brilhante) ou encustica (semifosca). Suporte - madeira ou placa de metal coberta com uma camada de dourado.

Outras caractersticas
Peles descoloridas e expresses estilizadas representando fragilidade do ser humano perante Deus. Cores utilizadas: OURO e OCRE (poder material) AZUL (poder espiritual) VERMELHO (martrio de Deus). Utilizao de pedras preciosas e joias verdadeiras para ornamentar as pinturas, esculturas e mosaicos.

A Coroao da Virgem (1435), Guido di Pietro, Fra Angelico (1400-1455) - Louvre

cones da Catedral Metropolitana Ortodoxa, no bairro do Paraso, em So Paulo.

So Karalamb os

Santa Irene Santssima Trindade

Stefano di Giovanni, Sassetta 1392-1450 Virgem e menino rodeados de seis anjos, S. Antnio de Pdua; S. J. Evangelista 1437-1444 Louvre

MOSAICOS ou arte musiva. Uma das maiores formas de arte (sculos V e VI).

Como que as personagens expressam a relao da ARTE com a RELIGIO?

Arte e religio
Personagens do imprio e personagens sagrados eram representados com as mesmas caractersticas, quase indistintas entre si. Sugesto de poder sagrado, confundindo esprito e matria - Santos e Reis representados ao mesmo tempo com coroa e aurola.

Caractersticas, tcnicas e materiais empregados


Frontalidade. Rgida determinao de tudo o que seria representado. Personagens com aurolas/coroa. Figuras chapadas, rgidas e simetricamente colocadas. Sem inteno de demonstrar perspectiva e volume. Figuras humanas altas, esguias, faces amendoadas, olhos enormes e expresso solene, olhando para frente e sem o menor esboo de movimento. Tcnica e materiais peas coloridas, argamassa ou gesso.

As principais diferenas
MOSAICO ROMANO
Cubos de mrmore opaco
Peas com acabamento liso, uniforme Cores limitadas s tonalidades naturais das pedras Usado no cho de residncias

MOSAICO BIZANTINO
Cubos de vidro brilhante
Superfcies irregulares aumentam o brilho do mosaico Vidros coloridos em variada escala de cores Usado em paredes e tetos mormente em domos e absides de igrejas

Temas seculares, batalhas, jogos


Peas minsculas para acentuar detalhes realistas Paisagem de fundo

Temas religiosos, Cristo como pastor


Cubos grandes em desenhos estilizados

Fundo abstrato: ouro sobre azul

Os mosaicos bizantinos justinianos mais significativos so os das igrejas de Ravena. Na igreja So Vital esto representados o imperador Justiniano e Teodora.

BIZANTINO

ROMANO

Mosaicos estilo romano em caladas

ARQUITETURA

Verticalidade. Planta octogonal ou em forma de cruz. Exterior rstico e interior rico. Inovao com a abbada esfrica. Expresso arquitetnica: Hagia Sophia, Istambul Turquia.

Arcos, cpulas, abbadas, mosaicos, colunas, afrescos nas paredes e tetos, azulejos - alguns elementos decorativos do interior da igreja Santa Sofia.

Igreja de So Vital, em Ravena

PLANTA BASILICAL
Igreja de Santa Balbina

Aspecto da antiga Baslica de So Pedro do Vaticano, Roma, 324

Cruz latina, com 3 ou 5 naves; teto com armao de madeira.

PLANTA CENTRADA
Formas circulares, octogonais ou em cruz grega. Ex: Mausolus

You might also like