You are on page 1of 20

A biotica da proteo e a compaixo laica: o debate moral sobre a eutansia

Rodrigo Siqueira Batista Fermin Roland Schramm

Cincia & Sade Coletiva, 14(4):1241-1250, 2009

Introduo
A eutansia, boa morte, um dos assuntos de grande relevncia na sociedade contempornea;

No mbito da biotica laica, a argumentao moral em torno da boa morte tem dado, corretamente, nfase autonomia individual do sujeito que decide pela eutansia.

Objetivo da eutansia findar com um padecimento considerado acima do suportvel por um sujeito capaz de reconhecer que sua existncia j no vale mais pena ser sofrida e vivida.

Para preencher esta lacuna, mister que se analisem

criticamente os argumentos morais que sustentam a deciso de um (possvel) agente da eutansia em oferecer a outrem uma boa morte, propondo-se, como referencial terico para tal anlise:

As ferramentas da biotica da proteo; mbito da tica prtica que pretende resolver problemas que surgem dos conflitos morais entre os sujeitos exercendo, para isto, um mtodo consistente em uma tripla funo: o Descritiva; o Normativa; o Protetora.

precisamente neste horizonte que emerge, no

corao do debate moral, o conceito de compaixo, enquanto matriz a partir da qual vai se estabelecer uma atitude de amparo a outrem, tal qual o concebvel no mbito da biotica da proteo.

[...] tornando-se sensvel e conseguindo de modo emptico e simptico perceber a precariedade do momento vivido pelo paciente fragilizado e desamparado [...]

COMO ENUNCIAR A COMPAIXO EM TERMOS LAICOS?

Objetivo
Discutir esta possibilidade em termos da biotica da proteo, tendo como norte o debate biotico sobre a eutansia, o escopo do presente artigo.

A compaixo nas tradies sagradas: Compati e Karuna


Na cultura ocidental e oriental, pode-se tomar como exemplos: O Judasmo como na prtica da rahamim, a compaixo sob a

forma de misericrdia to bem descrita no Salmo 103;

O Islamismo na exortao sadaca, caridade voluntria em

um sentido bem amplo, o qual implica agir em consonncia com o bem e apartado do mal.

OBS: A despeito da importncia da Compaixo nestas tradies, ser no cristianismo e no budismo Mahayana que a exortao para a adoo de um modo de vida compassivo alcanar sua mxima plenitude.

Compaixo significa oferecer morada s pessoas, abrir as portas at ento fechadas para elas, perguntar mais que responder;

Significa tornar-se altamente sensvel situao e aos sentimentos da outra pessoa;

Significa ouvir com todo o seu ser e dar, se for possvel, o que seja relevante e apropriado para o relacionamento, no o avaliando com julgamentos prprios.

Compaixo laica e biotica da proteo


O economista e filsofo indiano Amartya Kumar Sen prope, como iderio de justia, a igualdade de capacidades as quais se referem liberdade efetiva que um indivduo tem de escolher diferentes tipos de vida, entre as alternativas possveis, o que torna factvel a opo por realizar distintos grupos de funcionamentos, aquilo que logra fazer um vivente entre os membros de uma dada sociedade.

A despeito desta bvia condio que perpassa todos os vivos, h um terceiro matiz de igualdade, o qual pode ser pensado em relao aos seres sencientes, includo o homem: a possibilidade de sofrer. O padecimento relaciona-se fragilidade prpria da vida.

Considerar que a felicidade e a infelicidade fazem parte da no permanncia vai despertar em ns, ao mesmo tempo, uma qualidade de compaixo e uma qualidade de presena junto aos sofrimentos do outro [...]

COM BASE NESTAS CONJECTURAS, UMA FRMULA GERAL PARA A COMPAIXO LAICA PODERIA SER ASSIM EXPRESSA:
(1) todos os seres vivos so finitos e perecveis, estando inscritos no

tempo, subservientes, ento, aos ditames do nascimento e da morte;

(2) dentre os vivos, h aqueles capazes de padecer, os sencientes, os

quais agem para evitar (ou minimizar) seus respectivos sofrimentos;

(3) o reconhecimento de (1) e (2) impe que se aceite a igualdade

radical e irrestrita que perpassa todos os seres;

(4) a atitude diante de um igual que sofre s pode ser de amparo, na

medida em que, em ltima anlise, nestes momentos cruciais, a compreenso de (3) torna inconsistente que o eu se veja como completamente independente (e apartado) do outro que sofre;

(5) amparar tal vivente em martrio havendo distino,

mas no separao, entre aquele que recebe e aquele que recebido acolher a igualdade radical imanente condio de vivente; pode ser obtido sem julgamento, ou seja, a partir da recepo incondicional de sua situao no-mundo (a despeito dos sofrimentos, desejos e decises autnomas, em relao sua prpria existncia); ato de compaixo.

(6) acolher/proteger o outro, em tal circunstncia, s

(7) o acolhimento/proteo assim expresso um genuno

Vale ressaltar que esta proteo pode ser aplicada:


(1) s relaes interpessoais mdicos-pacientes, por

exemplo;

(2) s relaes entre Estado e cidados como

aquelas que se estabelecem em sade pblica entre formuladores e gestores de polticas sanitrias e a populao destinatria de tais polticas no que a biotica da proteo pode ser aproximada da concepo de hospitalidade incondicional; e

(3) s relaes entre o homem, os demais seres vivos e

o planeta como seria o caso de polticas ambientais que visassem proteger o ikos (casa comum) indispensvel sua sobrevivncia contra catstrofes.

Eutansia: um ato de compaixo laica


A morte uma das condies de igualdade entre os viventes, o destino da vida, mantendo-se, sempre, como possibilidade; Tal entendimento possibilita que uma pessoa cognitivamente competente, racional e razovel, possa tomar a deciso autnoma de morrer.

Mar Adentro: [...] eu quero morrer porque a vida para mim, neste estado [...] no digna. Entendo que outros tetraplgicos possam se

ofender quando eu digo que a vida assim indigna [...] Mas, eu no julgo ningum. Quem sou eu para julgar os que querem viver? Por isso, peo que no julguem a mim e a quem me ajudar a morrer [...]
Ramn Sampedro

Qual seria a melhor forma de agir?


(1) Tentar consolar qui por meio dos cuidados paliativos o que , muitas vezes, inconsolvel (afinal, o adequado controle da dor, da dispnia, da ansiedade e de quaisquer outras manifestaes mrbidas pode no ser suficiente para que um homem deixe de desejar, para si, o consolo da morte)? (2) Impor um renascimento forado, a cada momento, pelo tratamento inconsequente e contra a vontade do enfermo, adotando-se as nefastas enclementes obstinao teraputica e DISTANSIA? (3) Abandonar o homem que sofre, deixando-o entregue a sua prpria (m e desgraada) sorte?

(4) Oferecer-lhe a possibilidade de acabar com seu sofrimento, possibilitando o fim do martrio atravs de uma ansiada (e desejvel, de seu ponto de vista) boa morte a EUTANSIA?

Antecipando possveis crticas


EM DESTAQUE:
O Paternalismo: relaes dissimtricas entre quem assiste

e quem assistido;

A Pusilanimidade: a figura do homem piedoso algum

que no pode tolerar qualquer tipo de dor, por menor que seja, que no pode desfrutar ou aprender com sua solido. porque alguns so capazes, efetivamente, de reconhecer o sofrimento como constitutivo da existncia humana .

A Inatingibilidade: Por que no todos? Provavelmente,

Consideraes derradeiras
A experincia de viver um profundo sofrimento como, por exemplo, estar morrendo vitimado por uma doena grave e incurvel, ou, ainda, estar encarcerado no prprio corpo (por uma tetraplegia e/ou uma doena degenerativa), pode se constituir em algo insuportvel para o titular da existncia;
Opo para aquele que se esvai, de tal sorte que uma boa morte, a EUTANSIA, pode se constituir em uma genuna libertao.

Ademais, se reconhece que, nestes termos, h uma atitude de amparo autonomia do indivduo decidido a morrer, garantindo o seu exerccio em um momento de fragilidade, factvel conceber, claramente, que, em ltima anlise, a compaixo pode ser pensada como uma fundamental caracterstica da biotica da proteo.

Quando minha escolha consciente, nenhuma repercusso me assusta. Quando no , qualquer comentrio me balana.
Jos Eustquio

You might also like