You are on page 1of 13

A anorexia nervosa um distrbio psiquitrico caracterizado pela reduo drstica da ingesto de alimentos.

uma doena grave, com comprometimentos fsicos e psquicos, que atinge quase que exclusivamente as mulheres, principalmente adolescentes entre 13 e 17 anos.

"A anorxica tem uma imagem corporal deturpada, por isso se v gorda e sempre acha que precisa emagrecer mais", disse a psicloga Helosa Helena Garbugliu.

A paciente com anorexia tem uma grande obsesso com o corpo e passa a tomar atitudes drsticas para no engordar. A anorexia se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidncia esteja aumentando tambm em homens. s vezes, os portadores do transtorno chegam rapidamente caquexia, um grau extremo da desnutrio. Pesquisas mostram que, nesses casos, o ndice de mortalidade varia entre 15% e 20%.

O diagnstico da anorexia e 100% clnico. No existe um teste ou exame que possa revelar quem apresenta a doena.

So sintomas caractersticos da anorexia:


* perda exagerada e rpida de peso sem nenhuma justificativa (nos casos mais graves, o ndice de massa corprea chega a ser inferior a 17); * recusa em participar das refeies familiares (anorxicos alegam que j comeram e que no esto mais com fome); * preocupao exagerada com o valor calrico dos alimentos (os pacientes chegam a ingerir apenas 200 kcal por dia); * interrupo do ciclo menstrual (amenorreia) e regresso das caractersticas femininas; * atividade fsica intensa e exagerada; * depresso, sndrome do pnico, comportamentos obsessivo-compulsivos; * viso distorcida do prprio corpo (apesar de extremamente magras, essas pessoas julgam estar com excesso de peso); * pele muito seca e coberta por lanugo (pelos parecidos com a barba de milho).

Diversos fatores favorecem o aparecimento da doena:


1) predisposio gentica, 2) conceito atual de moda que determina a magreza absoluta como padro de beleza e elegncia, 3) presso da famlia e do grupo social, 4) alteraes neuroqumicas cerebrais, especialmente na concentrao de serotonina e noradrenalina.

Algumas profisses so consideradas de risco para a anorexia. Bailarinas, jqueis, atletas olmpicos, especialmente, esto sujeitos a sofrer presso para reduzir o peso corporal como forma de conseguir melhor performance nas competies e espetculos;

Outro grupo de risco constitudo pelas adolescentes. Na verdade, a faixa etria est baixando nos casos de anorexia. A famlia precisa observar especialmente as meninas que disfaram o emagrecimento usando roupas largas e soltas no corpo e sempre encontram uma desculpa para no participar das refeies em casa;

O tratamento contra a anorexia deve ser feito com ajuda de um psiquiatra e um terapeuta.
O tratamento considerado bastante difcil, j que a pessoa no reconhece que tem o problema, e a paciente pode apresentar vrias recadas, at conseguir superar o problema.

Uma vez diagnosticado um quadro de anorexia, a reintroduo dos alimentos deve ser gradativa, a fim de evitar maior sobrecarga cardaca. H casos em que se torna imprescindvel a internao hospitalar para que a oferta gradual de calorias seja controlada por nutricionistas. No h medicao especfica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a aliviar os sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade. Em geral, o tratamento desses pacientes exige o trabalho de equipe multidisciplinar.

Recomendaes
* Encaminhe para atendimento mdico urgente a pessoa que, por acaso, voc surpreendeu com pouca roupa e que est esqueltica, s pele e osso. s vezes, os familiares no percebem a extrema magreza, porque os portadores de anorexia costumam usar roupas largas que disfaram a perda de peso; * Avalie com bom senso e esprito crtico a magreza absoluta como padro de beleza imposto pelos meios de comunicao modernos; * No hesite. Portadores de anorexia associada a distrbios psiquitricos precisam de acompanhamento de uma equipe multidisciplinar constituda por profissionais especializados; * Lembre-se de que a caquexia pode representar risco de vida se no for convenientemente tratada a tempo.

Ambulim (Ambulatrio de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clnicas da USP) Informaes: http://www.ambulim.org.br/ Grupo de apoio a pacientes com transtornos alimentares da Universidade do Grande ABC Informaes: (11) 4458.2578

Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente Informaes: (11) 5576-4360 / (11) 5579-7387

You might also like