You are on page 1of 44

LEI N 8.

080
DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.
Essa lei dispe sobre as condies para a

promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento dos servios correspondentes e d outras providncias. Vigorando em todo territrio nacional, para as aes ou servios de sade realizadas por pessoas naturais ou jurdicas de direito pblico ou privado.

DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 2 - A sade um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condies indispensveis ao seu pleno exerccio. 1 - O dever do Estado de garantir a sade consiste na reformulao e execuo de polticas econmicas e sociais que visem reduo de riscos de doenas e de outros agravos no estabelecimento de condies que assegurem acesso universal e igualitrio s aes e aos servios para a sua promoo, proteo e recuperao. Entretanto, o dever do estado no exclui o das pessoas, da famlia, das empresas e da sociedade.

Art. 3 - A sade tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentao, a moradia, o saneamento bsico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educao, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e servios essenciais; os nveis de sade da populao expressam a organizao social e econmica do Pas.

DAS DISPOSIES GERAIS

Pargrafo

nico. Dizem respeito tambm sade as aes que, por fora do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir s pessoas e coletividade condies de bemestar fsico, mental e social.

TODO CIDADO TEM DIREITO A UM TRATAMENTO TODO CIDADO TEM DIREITO HUMANIZADO E SEM A SER ATENDIDO COM ORDEM E ORGANIZAO. NENHUMA DISCRIMINAO.

TODO CIDADO TEM DIREITO A TER UM ATENDIMENTO COM QUALIDADE.

TODO CIDADO TEM DIREITO A UM TRATAMENTO HUMANIZADO E SEM NENHUMA DISCRIMINAO.

Os representantes do governo federal, estadual e municipal devem se empenhar para que os direitos do cidado sejam respeitados.

CRIAO DO SUS

O Sistema nico de Sade SUS Foi criado pela Constituio Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n. 8080/90 (Lei Orgnica da Sade) e n 8.142/90, com a finalidade de alterar a situao de desigualdade na assistncia Sade da populao, tornando obrigatrio o atendimento pblico a qualquer cidado, sendo proibidas cobranas de dinheiro sob qualquer pretexto.

A QUEM SE DESTINA E QUEM FINANCIA O SUS?

O SUS destinado a todos os cidados e financiado com recursos arrecadados atravs de impostos e contribuies sociais pagos pela populao e compem os recursos do governo federal, estadual e municipal.

Os representantes do governo federal, estadual e municipal devem se empenhar para que os direitos do cidado sejam respeitados.

O SISTEMA NICO DE SADE

Meta: tornar-se um mecanismo de promoo da eqidade no atendimento das necessidades de sade da populao, ofertando servios com qualidade adequados, independente do poder aquisitivo do cidado.

Proposta: promover a sade, priorizando as aes preventivas, democratizando as informaes relevantes para que a populao conhea seus direitos e os riscos sua sade Sanitria.

RESPONSABILIDADES

Controle da ocorrncia de doenas - seu aumento e propagao (Vigilncia Epidemiolgica) Controle da qualidade de medicamentos, exames, alimentos, higiene e adequao de instalaes que atendem ao pblico, onde atua a Vigilncia

COMPOSIO DO SUS

Do SUS fazem parte:

Centros, postos de sade e hospitais incluindo os universitrios, laboratrios, hemocentros Fundaes e institutos de pesquisa Ex: FIOCRUZ. Atravs do SUS, todos os cidados tm direito a consultas, exames, internaes e tratamentos nas Unidades de Sade vinculadas, sejam pblicas (da esfera municipal, estadual e federal), ou privadas, contratadas pelo gestor pblico de sade.

O setor privado participa do SUS de forma complementar, por meio de contratos e convnios de prestao de servio ao Estado quando as unidades pblicas de assistncia sade no so suficientes para garantir o atendimento a toda a populao de uma determinada regio.

PRINCPIOS DO SUS

Princpios doutrinrios: Universalidade Equidade Integralidade. Princpios que regem a organizao: Regionalizao e hierarquizao; Resolubilidade; Descentralizao; Participao dos cidados; iniciativa privada em carter complementar.

GESTO DO SUS

Gestores: so as entidades encarregadas de fazer com que ele seja implantado e funcione adequadamente dentro das diretrizes doutrinrias, da lgica organizacional e seja operacionalizado dentro dos princpios.

Podem ser: Nos municpios: Secretarias municipais de sade Nos estados: Secretarias estaduais de sade; No nvel federal: Ministrio da Sade;

Com a responsabilidade de programar, executar e avaliar as aes de promoo, proteo e recuperao da sade.

RESPONSABILIDADES

O principal responsvel pelo atendimento ao doente e pela sade da populao deve ser o municpio, atravs de suas instituies prprias ou contratadas. A populao, o poder legislativo e cada gestor na sua esfera de governo deve controlar o funcionamento do SUS. O SUS possui espaos de escuta e
participao para receber suas sugestes e crticas, como as Ouvidorias e os Conselhos Gestores e de Sade.

Os investimentos e o custeio do SUS so realizados com recursos das trs esferas de governo: federal, estadual e municipal.

SADE

O conceito de sade, definido na Constituio, dever nortear a mudana progressiva dos servios, passando de um modelo assistencial, centrado na doena e baseado no atendimento a quem procura, para um modelo integral sade, onde haja a incorporao progressiva de aes de promoo e de proteo, ao lado daquelas propriamente ditas de recuperao.

AES DE PROMOO E PROTEO SADE:

Promoo: educao em sade, bons padres de alimentao e nutrio, adoo de estilos de vida saudveis, uso adequado e desenvolvimento de aptides e capacidades, aconselhamentos especficos, como os de cunho gentico e sexual.

Proteo: vigilncia epidemiolgica, vacinaes, saneamento bsico, vigilncia sanitria, exames mdicos e odontolgicos peridicos, entre outros.

As Aes de recuperao da sade abrangem: diagnstico e tratamento de doenas, acidentes e danos de toda natureza, a limitao da invalidez e a reabiabilitao Consultas mdicas e odontolgicas, Vacinao Atendimento de enfermagem Exames diagnsticos e tratamento, inclusive em regime de internao, e em todos os nveis de complexidade.

Programas de sade: programas dirigidos a uma populao alvo mais exposta a riscos na sua sade, por exemplo, menores de um ano, gestantes, idosos e outros, dependendo do seu nvel social e caractersticas epidemiolgicas de cada regio.

DO SISTEMA NICO DE SADE


O conjunto de aes e servios de sade, prestados por rgos e instituies pblicas federais, estaduais e municipais,da administrao direta e indireta e das fundaes mantidas pelo poder pblico, constitui o SUS. A iniciativa privada poder participar do SUS, em carter complementar.

DOS OBJETIVOS E ATRIBUIES


Objetivos do Sistema nico de Sade-SUS : I - a identificao e divulgao dos fatores condicionantes e determinantes da sade; II - a formulao de poltica de sade destinada a promover, nos campos econmico e social, o dever do Estado de garantir a sade. III - a assistncia s pessoas por intermdio de aes de promoo, proteo e recuperao da sade, com a realizao integrada das aes assistenciais e das atividades preventivas.

Esto includas no campo de atuao do SUS: a execuo de aes de vigilncia sanitria; epidemiolgica; de sade do trabalhador; de assistncia teraputica integral, inclusive farmacutica; a participao na formulao da poltica e na execuo de aes de saneamento bsico; a ordenao da formao de recursos humanos na rea de sade; a vigilncia nutricional e orientao alimentar; a proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho; formulao da poltica de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos e outros insumos de interesse para a sade e participao na produo; o controle e a fiscalizao de servios, produtos e substncias de interesse para a sade;

A fiscalizao e a inspeo de alimentos, gua e bebidas, para consumo humano; a participao no controle e na fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; do desenvolvimento cientfico e tecnolgico; a formulao e execuo da poltica de sangue e seus derivados.

CONCEITOS
Vigilncia sanitria: conjunto de aes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e intervir nos problemas sanitrios decorrentes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao de servios de interesse da sade, abrangendo: I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a sade, compreendidas todas as etapas e processos, da produo ao consumo; e II - o controle da prestao de servios que se relacionam direta ou indiretamente com a sade.

CONCEITOS

Vigilncia epidemiolgica: conjunto de aes que proporcionam o conhecimento, deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de preveno e controle das doenas ou agravos. Sade do trabalhador : conjunto de atividades que se destina, atravs das aes de vigilncia epidemiolgica e sanitria, promoo e proteo da sade dos trabalhadores, assim como visa a recuperao e a reabilitao da sade dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condies de trabalho

DOS PRINCPIOS E DIRETRIZES PRINCPIOS Universalidade de acesso aos servios de sade em todos os nveis de assistncia; Integralidade de assistncia: conjunto articulado e contnuo das aes e servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os nveis de complexidade do sistema; Preservao da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade fsica e moral; Igualdade da assistncia sade: sem preconceitos ou privilgios. Direito informao sobre sua sade; Divulgao de informaes quanto ao potencial dos servios de sade e sua utilizao pelo usurio; Utilizao da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocao de recursos e orientao programtica;

DOS PRINCPIOS E DIRETRIZES


Participao da comunidade; Descentralizao poltico-administrativa, com direo nica em cada esfera de governo: Integrao das aes de sade, meio ambiente e saneamento Conjugao dos recursos financeiros, tecnolgicos, materiais e humanos da Unio,Estados, Distrito Federal e Municpios, na prestao de servios sade. Capacidade de resoluo dos servios em todos os nveis de assistncia; Organizao dos servios para evitar duplicidade de meios para fins idnticos.

DA ORGANIZAO, DA DIREO E DA GESTO As aes e servios de sade, executados pelo SUS sero organizados de forma regionalizada e hierarquizada em nveis de complexidade crescente. A direo nica sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes orgos: I - no mbito da Unio, pelo Ministrio da Sade; II - no mbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva secretaria de sade ou rgo equivalente; e III - no mbito dos Municpios, pela respectiva secretaria de sade ou rgo equivalente.

DA ORGANIZAO, DA DIREO E DA GESTO


Sero criadas comisses intersetoriais de mbito nacional com finalidade de articular polticas e programas de interesse para a sade, cuja execuo envolva reas no compreendidas no mbito SUS. A articulao das polticas e programas, a cargo das comisses intersetoriais, abranger, em especial, as seguintes atividades: I - alimentao e nutrio; II - saneamento e meio ambiente; III - Vigilncia Sanitria e farmacoepidemiologia; IV - recursos humanos; V - cincia e tecnologia; e VI - sade do trabalhador.

DA ORGANIZAO, DA DIREO E DA GESTO

Devero ser criadas comisses permanentes de integrao entre os servios de sade e as instituies de ensino profissional e superior. Pargrafo nico - Cada uma das comisses ter por finalidade propor prioridades, mtodos e estratgias para a formao e educao continuada dos recursos humanos do SUS, na esfera correspondente, assim como em relao pesquisa e cooperao tcnica entre essas instituies.

DA COMPETNCIA E DAS ATRIBUIES

ATRIBUIES DE MBITO ADMINISTRATIVO Definio das instncias e mecanismos de controle,


avaliao e fiscalizao das aes e servios de sade; administrao dos recursos oramentrios e financeiros destinados, em cada ano, sade; acompanhamento, avaliao e divulgao do nvel de sade da populao e das condies ambientais, organizao e coordenao do sistema de informao de sade, elaborao de normas tcnicas e estabelecimento de padres de qualidade e parmetros de custos que caracterizam a assistncia sade e promoo da sade do trabalhador; participao de formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico e colaborao na proteo e recuperao do meio ambiente;

elaborao e atualizao peridica do plano de sade; participao na formulao e na execuo da poltica de formao e desenvolvimento de recursos humanos para a sade; elaborao da proposta oramentria do SUS, de conformidade com o plano de sade; elaborao de normas para regular as atividades de servios privados de sade, tendo em vista a sua relevncia pblica; realizao de operaes externas de natureza financeira de interesse da sade, autorizadas pelo Senado Federal; para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitrias, decorrentes de situaes de perigo iminente, de calamidade pblica ou de irrupo de epidemias, a autoridade competente da esfera administrativa correspondente poder requisitar bens e servios, tanto de pessoas naturais como jurdicas, sendo-lhes assegurada justa indenizao

implementar o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados; propor a celebrao de convnios, acordos e protocolos internacionais relativos a sade, saneamento e o meio ambiente, elaborar normas tcnico-cientficas de promoo, proteo e recuperao da sade; promover articulao com os rgos de fiscalizao do exerccio profissional, e outras entidades representativas da sociedade civil, para a definio e controle dos padres ticos para a pesquisa, aes e servios de sade; promover a articulao da poltica e dos planos de sade; realizar pesquisas e estudos na rea de sade; definir as instncias e mecanismos de controle e fiscalizao inerentes ao poder da poltica sanitria; fomentar, coordenar e executar programas e projetos estratgicos e de atendimento emergencial.

DOS SERVIOS PRIVADOS DE ASSISTNCIA SADE

Art.20 Os servios privados de assistncia sade caracterizam-se pela atuao, por iniciativa prpria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurdicas e de direito privado na promoo, proteo e recuperao da sade.

Art. 21. A assistncia sade livre iniciativa privada. Art. 22. Na prestao de servios privados de assistncia sade, sero observados os princpios ticos e as normas expedidas pelo rgo de direo do SUS quanto s condies para seu funcionamento. Art. 23. vedada a participao direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistncia sade, salvo atravs de doaes de organismos internacionais vinculados Organizao das Naes Unidas, de entidades de cooperao tcnica e de financiamento e emprstimos. 1 Em qualquer caso obrigatria a autorizao do rgo de direo nacional do SUS, submetendo-se a seu controle as atividades que forem desenvolvidas e os instrumentos que forem firmados. 2 Excetuam-se do disposto neste artigo os servios de sade mantidos, sem finalidade lucrativa, por empresas, para atendimento de seus empregados e dependentes, sem qualquer nus para a Seguridade Social.

DA PARTICIPAO COMPLEMENTAR

Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial populao o SUS poder recorrer aos servios ofertados pela iniciativa privada. Pargrafo nico. A participao complementar dos servios privados ser formalizada mediante contrato ou convnio, observadas, a respeito, as normas de direito pblico. As entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos tero preferncia para participar do SUS. Os critrios e valores para a remunerao de servios e os parmetros de cobertura assistencial sero estabelecida pela direo nacional do SUS, aprovados no Conselho Nacional de Sade. Na fixao dos critrios, valores, formas de reajuste e de pagamento da remunerao, aludida neste artigo, a direo nacional do SUS, dever fundamentar seu ato em demonstrativo econmico-financeiro que garanta a efetiva qualidade dos servios contratados. Os servios contratados submeter-se-o s normas tcnicas e administrativas e aos princpios e diretrizes do SUS, mantido o equilbrio econmico e financeiro do contrato. Aos proprietrios, administradores e dirigentes de entidades ou servios contratados vedado exercer cargo de chefia ou funo de confiana no SUS .

DOS RECURSOS HUMANOS


A poltica de recursos humanos ser formalizada e executada pelas diferentes esferas de governo, em cumprimento dos seguintes objetivos: - organizao de um sistema de formao de recursos humanos em todos os nveis de ensino, inclusive de ps-graduao, alm da elaborao de programas de permanente aperfeioamento de pessoal; - valorizao da dedicao exclusiva aos servios do SUS. Pargrafo nico. Os servios pblicos que integram o SUS constituem campo de prtica para ensino e pesquisa, mediante normas especficas, elaboradas conjuntamente com o sistema educacional. - Os cargos e funes de chefia, direo e assessoramento, no mbito do SUS, s podero ser exercidos em regime de tempo integral. - Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos podero exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do SUS. Aplica-se tambm aos servidores em regime de tempo integral, com exceo dos ocupantes de cargos ou funo de chefia, direo ou assessoramento. - As especializaes na forma de treinamento em servio sob superviso sero regulamentadas por comisso nacional, garantida a participao das entidades profissionais correspondentes.

DO FINANCIAMENTO - RECURSOS

Art. 31. O oramento da Seguridade Social destinar ao SUS, de acordo com a receita estimada, os recursos necessrios realizao de suas finalidades, previstos em propostas elaborada pela sua direo nacional, com a participao dos rgos de previdncia social e da assistncia social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Oramentrias. So considerados de outras fontes os recursos provenientes de: servios que possam ser prestados sem prejuzo da assistncia sade; ajuda, contribuies, doaes e donativos; alienaes patrimoniais e rendimentos de capital; taxas, multas, emolumentos e preos pblicos arrecadados no mbito do SUS; e rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais. Ao SUS caber metade da receita de que trata o inciso I deste artigo, apurada mensalmente, a qual ser destinada recuperao de viciados. As receitas geradas no mbito do SUS sero creditadas diretamente em contas especiais, movimentadas pela sua direo, na esfera de poder onde forem arrecadadas. As aes de saneamento, que venham a ser executadas supletivamente pelo SUS, sero financiadas por recursos tarifrios especficos e outros da Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios e, em particular, do Sistema Financeiro da Habitao-SFH. As atividades de pesquisa e desenvolvimento cientfico e tecnolgico em sade sero co-financiadas pelo SUS, pelas universidades e pelo oramento fiscal, alm de recursos de instituies de fomento e financiamento ou de origem externa e receita prprias das instituies executoras.

DA GESTO FINANCEIRA

Os recursos financeiros do SUS sero depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuao, e movimentados sob fiscalizao dos respectivos conselhos de sade. Na esfera federal, os recursos financeiros, originrios do oramento da Seguridade Social, de outros oramentos da Unio, alm de outras fontes, sero administrados pelo Ministrio da Sade, atravs do Fundo Nacional de Sade.

Pargrafo nico. Na distribuio dos recursos financeiros da Seguridade Social ser observada a mesma proporo da despesa prevista de cada rea, do oramento da Seguridade social. Para o estabelecimento de valores a serem transferidos a Estados, Distrito Federal e Municpios, ser utilizada a combinao dos seguintes critrios, segundo anlise tcnica de programas e projetos: I - perfil demogrfico da regio; II - perfil epidemiolgico da populao a ser coberta; III - caractersticas quantitativas e qualitativas da rede de sade na rea; IV - desempenho tcnico, econmico e financeiro no perodo anterior; V - nveis de participao do setor sade nos oramentos estaduais e municipais; VI - previso do plano qinqenal de investimentos da rede; VII - ressarcimento do atendimento a servios prestados para outras esferas de governo. Metade dos recurso destinados a Estados e Municpios ser distribuda segundo o quociente de sua diviso pelo nmero de habitantes, independentemente de qualquer procedimento prvio.

DO PLANEJAMENTO E DO ORAMENTO

O processo de planejamento e oramento do SUS ser ascendente, do nvel local at o federal, ouvidos seus rgos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da poltica de sade com a disponibilidade de recursos em planos de sade dos Municpios, dos Estados, do Distrito Federal e da Unio. Os planos de sade sero a base das atividades e programaes de cada nvel de direo do SUS e seu financiamento ser previsto na respectiva proposta oramentria. vedada a transferncia de recursos para o financiamento de aes no previstas nos planos de sade , exceto em situaes emergenciais ou de calamidade pblica, na rea de sade. O Conselho Nacional de Sade estabelecer as diretrizes a serem observadas na elaborao dos planos de sade, em funo das caractersticas epidemiolgicas e da organizao dos servios em cada jurisdio administrativa. No ser permitida a destinao de subvenes e auxlios a instituies prestadoras de servios de sade com finalidade lucrativa.

DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS

A cesso de uso dos imveis de propriedade do INAMPS para rgos integrantes do SUS ser feita de modo a preserv-los como patrimnio da Seguridade Social. Esses, sero inventariados com todos os acessrios, equipamentos e outros bens imveis e ficaro disponveis para utilizao pelo rgo de direo municipal do SUS, ou eventualmente, pelo estadual, em cuja circunscrio administrativa se encontrem, mediante simples termo de recebimento. O acesso aos servios de informtica e base de dados, mantidos pelo Ministrio da Sade e pelo Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, ser assegurado s Secretarias Estaduais e Municipais de Sade ou rgos congneres, como suporte ao processo de gesto, de forma a permitir a gerncia informatizada das contas e a disseminao de estatsticas sanitrias e epidemiolgicas mdico-hospitalares. As aes desenvolvidas pela Fundao das Pioneiras Sociais e pelo Instituto Nacional do Cncer, supervisionadas pela direo nacional do SUS, permanecero como referencial de prestao de servios, formao de recursos humanos e para transferncia de tecnologia. A gratuidade das aes e servios de sade fica preservada nos servios pblicos e privados contratados , ressalvando-se as clusulas dos contratos ou convnios estabelecidos com as entidades privadas.

Os servios de sade dos hospitais universitrios e de ensino integram-se ao SUS, mediante convnio, preservada a sua autonomia administrativa, em relao ao patrimnio, aos recursos humanos e financeiros, ensino, pesquisa e extenso, dos limites conferidos pelas instituies a que estejam vinculados. Os servios de sade de sistemas estaduais e municipais de previdncia social devero integrar-se direo correspondente do SUS, conforme seu mbito de atuao, bem como quaisquer outros rgos e servios de sade. Em tempo de paz e havendo interesse recproco, os servios de sade das Foras Armadas podero integrar-se ao SUS, conforme se dispuser em convnio que, para esse fim, for firmado. O SUS estabelecer mecanismos de incentivo participao do setor privado no investimento em cincia e tecnologia e estimular a transferncia de tecnologia das Universidades e institutos de pesquisa aos servios de sade nos Estados, Distrito Federal e Municpios, e s empresas nacionais. O Ministrio da Sade, em articulao com os nveis estaduais e municipais do SUS organizar, no prazo de 2(dois) anos, um sistema nacional de informaes em sade, integrado em todo o territrio nacional, abrangendo questes epidemiolgicas e de prestao de servios.

You might also like