You are on page 1of 9

As Transformaes do Mundo Contemporneo

O DINAMISMO ECONMICO DOS PASES CAPITALISTAS : EUA

O Dinamismo Econmico dos Pases Capitalistas : EUA


Atualmente os Estados Unidos so considerados a principal potncia do mundo, mas essa condio alcanada no ocorreu repentinamente, foram necessrios vrios fatores para que este se consolidasse como uma das naes mais importantes do planeta.

As razes do crescimento econmico norte-americano foram fundamentais para o seu desenvolvimento.


Foram menos de quatro sculos para que os EUA passassem da condio de colnia para a de superpotncia, um dos motivos para essa transformao rpida foi a ascenso econmica no sul, que tinha como principal atividade a produo monocultora, pois o sul possui clima de caractersticas tropicais favorveis ao cultivo, j no norte as atividades eram distintas, esse apresenta clima temperado, no sul a economia era voltada para o comrcio, possua os principais centros urbanos, surgiram as primeiras indstrias e instituies financeiras.

O Dinamismo Econmico dos Pases Capitalistas : EUA


Os EUA contavam com diversos recursos naturais que eram extremamente importantes para as indstrias que estavam surgindo no nordeste. Tudo isso desencadeou vrios avanos, impulsionando a acelerao comercial como a expanso do mercado interno que gerou prosperidade econmica e macios investimentos em minerao no sculo XIX, aumentando ainda mais a produo. No final do sculo XIX, a descoberta e a extrao do petrleo deram novos rumos economia norte-americana, pois esse momento promoveu uma revoluo nos transportes, com a criao do automvel pelo empresrio Henry Ford. Para ele a produo deveria ser em massa, assim como o consumo. O trabalhador deveria ter momentos de descanso para poder consumir os produtos das indstrias.

O Dinamismo Econmico dos Pases Capitalistas : EUA


A ascenso da economia norte-americana deve-se principalmente pela intensa acumulao de capital ocorrida na segunda metade do sculo XIX. No incio do sculo XX, o pas j possua grandes empresas que detinham os monoplios do petrleo, ao, automveis e ferrovias. O crescimento da economia norte-americana tambm foi propiciado por acontecimentos histricos como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e a Segunda Guerra Mundial (19391945) momento em que a Europa se encontrava em reconstruo.

Os EUA forneceram emprstimos e mercadorias, resultando num gigantesco crescimento do PIB e consolidando se definitivamente como a maior potncia mundial.

O Dinamismo Econmico dos Pases Capitalistas : EUA


A expanso das multinacionais e do comrcio ocorreu a partir da segunda metade do sculo XX, as multinacionais norte-americanas dominaram ainda mais o processo de acumulao de capitais, os investimentos nas multinacionais ocorreram primeiramente em pases europeus e depois em mercados em expanso como nos pases em desenvolvimento. As primeiras multinacionais norte-americanas foram GENERAL MOTORS E FORD, TEXACO e ESSO, COCA-COLA, NABISCO, JOHNSON & JOHNSON e GILLETE. A expanso das multinacionais norte-americanas no mercado internacional intensificou o ritmo de crescimento econmico e foi grande geradora de fluxos de mercadorias, hoje o comrcio externo americano corresponde a 16% do total mundial e o pas mantm relaes comerciais com grande parte das naes.

O Dinamismo Econmico dos Pases Capitalistas : EUA


Nesse perodo surgiu o American way of life (Estilo de Vida Americano) consumista, despreocupada e feliz. Propagado pelos EUA durante a Guerra Fria, valorizava o capitalismo e depreciava o socialismo.

O Dinamismo Econmico dos Pases Capitalistas : EUA


Em 1960, John F Kennedy foi eleito presidente. Num programa que apelidou Nova Fronteira comprometia - se a travar a pobreza, solucionar os problemas raciais e a desenvolver um intenso programa espacial, o Projeto Apollo.

O Projeto Apollo (Projecto Apollo - Project Apollo - Projecto Apolo) foi um conjunto de misses espaciais coordenadas pela Nasa (agncia espacial dos Estados Unidos) entre 1961 e 1972 com o objetivo de colocar o homem na Lua. O projeto culminou com o pouso da Apollo 11 no solo lunar em 20 de julho de 1969.
Eu acredito que esta nao deve comprometer-se em alcanar a meta, antes do final desta dcada, de pousar um homem na Lua e traz-lo de volta Terra em segurana" Pres. Kennedy, 25 de maio de 1961.2

O Dinamismo Econmico dos Pases Capitalistas : EUA


Porm, mesmo com o fim da Guerra Civil Americana e da derrota dos estados do Sul, o pas continuava dividido politicamente, socialmente e economicamente. Logo aps a guerra, a poltica de Reconstruo perdurou por mais de uma dcada. A poltica de Reconstruo, tendo imposto termos humilhantes aos estados do Sul, ajudou a atiar a diferena entre o Sul e o resto do pas. A maior parte da industrializao e do crescimento econmico americano entre 1865 e 1918 ocorreu no Centro Oeste e principalmente no Norte - enquanto que a economia do Sul, completamente destruda pela Guerra Civil, demoraria dcadas para recuperar-se, e grande industrializao ocorreria somente aps as primeiras dcadas do sculo XX. Este perodo da histria americana tambm marcado pelo aumento da participao americana em eventos internacionais. O poder das Foras Armadas Americanas aumentou drasticamente, a influncia do pas no cenrio mundial cresceu, e os Estados Unidos tornaram-se uma potncia mundial.

You might also like