You are on page 1of 158

Sade do idoso

Prof: Letcia Lazarini de Abreu

Ateno Sade do Idoso


O rpido processo de envelhecimento da populao brasileira se d em razo da transio de uma situao de alta mortalidade e alta fecundidade, para uma de baixa mortalidade e gradualmente baixa fecundidade como justificam as projees estatsticas para os prximos anos. Tal mudana se configura num desafio para as autoridades sanitrias, especialmente para a implantao de novos modelos e mtodos para o enfrentamento do problema. O Idoso consome mais servios de sade, as internaes hospitalares so mais freqentes e o tempo de ocupao do leito maior do que o de outras faixas etrias sem que isto se reverta em seu benefcio. Em geral as doenas dos idosos so crnicas e mltiplas, perduram por vrios anos e exigem acompanhamento mdico e de equipes multidisciplinares permanentes e internaes freqentes. A maioria dos quadros de dependncia desta populao est associada a condies crnicas que podem ser adequadamente manipuladas, muitas vezes, fora de instituies hospitalares ou asilares. A efetiva organizao dos sistemas de sade pressupe o fortalecimento do nvel primrio de ateno reforando a necessidade de ruptura da viso piramidal. fundamental a organizao dos servios em aes bsicas de ateno a sade do Idoso na produo do cuidado em defesa da vida. Tal enfoque ser norteado por uma concepo de sade que incorpora os determinantes sociais e coletivos, ressaltando a importncia da singularidade do Idoso e tornando sujeito de sua prpria condio de sade. Coordenadoria de Sade do Idoso

Envelhecer
O envelhecimento, aspirao de qualquer sociedade, s representar uma conquista social quando for traduzido por uma melhor qualidade de vida. A ateno se volta para a rapidez da mudana do perfil epidemiolgico que vem ocorrendo no Brasil e que no estamos preparados para enfrentar. A perspectiva de crescimento da populao acima de 60 anos colocar o Brasil, dentro de 25 anos, como a 6- maior populao de idosos no mundo em nmeros absolutos. Atualmente, contamos com o nmero de 16 milhes de indivduos com 60 anos ou mais, que passar a ser 32 milhes em 2025, que representar 15% de nossa populao total, segundo fontes do IBGE. Em 1980, para cada 100 crianas, existiam 16 idosos e atualmente calcula-se que essa proporo chegue a 30 crianas para 100 idosos. O conceito de sade nessa faixa populacional abrangente e no se restringe presena ou ausncia de doena ou agravo e estimada pelo nvel de independncia e autonomia. A avaliao deve ser multidimensional, levando-se em conta o bemestar biopsicossocial e a necessidade de aes integradas da equipe multidisciplinar. Todo cidado tem direito ao acesso a servios adequados s necessidades de sade individuais e coletivas. nesse contexto que um novo olhar volta-se para a Sade do Idoso como uma das atuais prioridades das Polticas Pblicas de Sade. A utilizao de novos instrumentos, ferramentas e tecnologias surge como uma nova perspectiva para essa abordagem. Da a necessidade de melhorar a qualidade das prestaes de servios ofertadas pelo sistema pblico, repensar o modo como as aes so ofertadas e o papel de cada profissional dentro do novo contexto, organizar fluxos e diretrizes e renovar o papel da assistncia em ateno ao idoso na condio de um processo de assistncia integrado. Dessa forma e considerando a necessidade de dispor de uma poltica devidamente expressa relacionada sade do Idoso, bem como a concluso do processo de elaborao da referida poltica, aps consultas a diferentes segmentos e aprovao pelos rgos competentes, o Ministrio da Sade resolveu aprovar a Poltica Nacional de Sade do Idoso, Portaria GM/MS N. 1395/99.

BASE LEGAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS POLTICAS EM ATENO AO IDOSO

Lei n. 8.842 de 04/01/1994 Poltica Nacional do Idoso. Portaria n. 1.395 de 09/12/1999 Poltica Nacional de Sade do Idoso. Portaria n. 249 de12/04/2002 Normas para cadastramento de centros de referncia em assistncia sade do Idoso. Portaria n. 702 de 12/04/2002 Organizao e implantao de redes estaduais de assistncia sade do idoso. Portaria n. 703 de 12/04/2002 Assistncia aos portadores da Doena de Alzheimer. Portaria n. 738 de 12/04/2002 Assistncia domiciliar geritrica. Resoluo SES n. 1.141 de 26/08/2002 Cria a Coordenadoria de Ateno ao Idoso. Lei n. 10.741 de 01/10/2003 Estatuto do Idoso. RDC n. 283 de 26/09/2005 Regulamento Tcnico que define Normas de funcionamento para as Instituies de Longa Permanncia para Idosos _ ILPI, de carter residencial.

No processo de implementao das polticas de sade do Idoso, o Estatuto do Idoso Lei N. 10.741/2003 veio definir a diretriz norteadora para a promoo, preveno e recuperao da sade desta parcela populacional. Sendo este um aspecto de relevncia no que diz respeito melhoria da qualidade de vida, promoo e recuperao da sade da populao idosa, o Estatuto do Idoso, veio consolidar a legitimidade do direito do cidado de 60 anos ou mais, com direito ateno sade ntegra, o direito social sade em um sentido mais amplo, que implicar garantia de outros direitos sociais e dependente da adequada articulao de polticas econmicas e sociais.

A POPULAO ALVO
Idosos de 60 anos e mais, sexo masculino e feminino

OS OBJETIVOS PRINCIPAIS:
Promover o envelhecimento ativo e saudvel bem-sucedido. Estruturar a ateno integral e integrada sade da pessoa idosa. Fortalecer a participao social. Monitorar o processo de envelhecimento. Identificar os fatores de risco de doenas e agravos. Envolver a famlia e a comunidade no processo do cuidado. Promover a formao e a educao permanente para os profissionais de sade que trabalham com idosos no SUS. Identificar e promover os fatores de proteo e recuperao da sade. Melhorar a qualidade de vida da populao idosa do Estado.

CONCEITUANDO A SADE DO IDOSO

A OMS define sade como o estado de completo bem-estar fsico, psquico e social, e no somente a ausncia de doenas. O estado de completo bem-estar fsico, mental e social depende de fatores mdicos e sociais. Dessa forma, o estado de sade das pessoas depende de forma significativa da alocao de recursos em setores como a educao, alimentao, infra-estrutura sanitria e habitacional, incentivos ao trabalho, promoes ao estilo de vida saudvel com atividades de lazer e cuidados com o meio ambiente.

O envelhecimento

Como a criana no pode ser considerada uma miniatura do adulto, o idoso tambm no deve ser tratado como se fosse a sua continuao. (Y. Moriguchi).
Definir envelhecimento algo muito complexo, biologicamente considerado um processo que ocorre durante toda a vida. Existem vrios conceitos de envelhecimento, variando de acordo com a viso social, econmica e principalmente com a independncia e qualidade de vida do idoso. A populao de baixo poder aquisitivo envelhece mais cedo, resultado de uma diversidade de fatores biopsicossociais. O envelhecimento acontece logo aps as fases de desenvolvimento e de estabilizao, sendo pouco perceptvel por um longo perodo, at que as alteraes estruturais e funcionais se tornem evidentes. No ser humano, a fase de desenvolvimento alcana sua plenitude no final da segunda dcada, seguida por um perodo de certa estabilidade, sendo que as primeiras alteraes do envelhecimento so detectadas no final da terceira dcada de vida.

Caracterizou-se o envelhecimento natural como a progressiva incapacidade de manuteno do equilbrio homeosttico em condies de sobrecarga funcional. No nosso corpo, os mecanismos mantenedores da homeostase, desde os mais simples aos mais complexos, compem-se fundamentalmente de sensores. Para manter o corpo em equilbrio, por exemplo, existem os responsveis pela deteco do desequilbrio, os encarregados da modulao da resposta (centros reguladores), e os efetores que so capazes de executar as correes necessrias. Durante o envelhecimento, ocorrem alteraes do nmero e da sensibilidade dos sensores, do limiar de excitabilidade dos centros reguladores e da eficincia dos efetores, facilitando principalmente as quedas, que so muito freqentes nos idosos. O envelhecimento no uniforme, portanto no possvel escolher um indicador nico, pode-se dizer que o conjunto das alteraes estruturais e funcionais do organismo que se acumulam progressiva e especificamente com a idade.

Aspectos gerais do envelhecimento

Alm de alteraes estruturais e funcionais, a composio corporal vai sofrendo modificaes importantes com o envelhecimento: A gordura corporal vai aumentando com o avanar da idade (aos 75 anos, praticamente o dobro daquela aos 25 anos); No tecido subcutneo, ocorre a diminuio do tecido adiposo dos membros e aumento no tronco, caracterizando a chamada gordura central; A gua corporal total diminui (15% 20%), principalmente s custas da gua intracelular, com reduo dos componentes intra e extracelulares, principalmente os ons sdio e potssio, provocando maior susceptibilidade a graves complicaes conseqentes das perdas lquidas e maior dificuldade reposio do volume perdido; A retrao do componente hdrico, associado ao aumento da gordura corporal (20% 40%) poder contribuir para a alterao da absoro, metabolizao e excreo das drogas no idoso. A reduo da albumina altera o transporte de diversas drogas no sangue; O metabolismo basal diminui de 10% a 20% com o progredir da idade, o que deve ser levado em conta quando calculamos as necessidades calricas dirias do idoso; A tolerncia glicose tambm se altera, criando, s vezes, dificuldade para se diagnosticar o diabetes, apesar de ser uma doena que incide com muita freqncia no idoso.

Senescncia X Senilidade

de suma importncia para os profissionais de sade que lidam com pacientes idosos conhecer e distinguir as alteraes fisiolgicas do envelhecimento, denominadas senescncia, daquelas do envelhecimento patolgico ou senilidade. Conhecer o considerado normal e o patolgico e fazer a distino entre eles pode ser difcil, pois muitas vezes essas condies se superpem e, portanto, no se deve atribuir VELHICE, sinais e sintomas de doenas muitas vezes passveis de tratamento e cura. Por outro lado, no devemos considerar o processo natural do envelhecimento como sinais e sintomas de doenas ou solicitar exames e instituir tratamento em idosos que apresentem sinais apenas compatveis com o envelhecimento fisiolgico.

Mobilidade
Capacidade de um indivduo se mover em um dado ambiente, funo bsica para a execuo de tarefas, realizar atividades de vida diria AVDs e manter sua independncia.

Independncia
Capacidade de autocuidar e realizar as atividades da vida diria AVDs sem auxlio de outra pessoa.

Dependncia
Incapacidade de realizar uma ou mais atividade da vida diria AVDs, sem auxlio. definida em graus, leve, moderada e avanada.

Autonomia
Capacidade e direito do indivduo de poder eleger, por si prprio, as regras de conduta, a orientao de seus atos e os riscos que est disposto a correr durante sua vida. Conceito amplo: inclui poder decisrio (integridade cognitiva)

Capacidade Funcional
Define-se como a manuteno plena das habilidades fsicas e mentais desenvolvidas ao longo da vida, necessrias e suficientes para uma vida com independncia e autonomia. o grau de preservao da capacidade de realizar as Atividades Bsicas de Vida Diria AVDs ou autocuidado e o grau de capacidade para desempenhar Atividades Instrumentais de Vida Diria AIVDs. Relao estreita com a avaliao funcional A sade da pessoa mais velha entendida como a interao entre sade fsica, sade mental, independncia na vida diria, integrao social, suporte familiar e independncia econmica.

SADE DO IDOSO:

SADE MENTAL + SADE FSICA (INDEPENDNCIA FUNCIONAL E AUTONOMIA) + INDEPENDNCIA FINANCEIRA + SUPORTE FAMILIAR + INTEGRAO SOCIAL

Atuao junto aos idosos


O enfermeiro um profissional qualificado de nvel superior, responsvel pela promoo, preveno, recuperao, e reabilitao dos indivduos a quem comete os cuidados, seja individual, coletivo ou comunitrio. Estando apto para atuar nas reas da sade assistencial, administrativa, ou gerencial. Ainda dentro da rea, encontramos pessoas capacitadas como, auxiliares e tcnicos de enfermagem, possuindo funes especificas designadas pelo enfermeiro. Contudo, a figura principal e central relacionado aos servios e atuaes profissionais de ateno sade o paciente. Este, variando de individuo para individuo, pode depender de vrios cuidados, e necessidades, tendo a enfermagem que identificar e tomar medidas que aliviem seu sofrimento. Para certos indivduos/pacientes algumas necessidades bsicas so essenciais para manter a satisfao pessoal e quando h limitaes para a realizao dessas prticas dirias, o paciente necessita de cuidado mais prximos. Os enfermeiros so profissionais de sade com um papel prioritrio no apoio aos idosos, patolgicos ou no, independentes ou no, com autonomia ou no. So profissionais determinantes, principalmente no processo de reabilitao fazendo com que a assistncia seja sistematizada permitindo assim que se identifiquem os problemas dos idosos de maneira individualizada, colocando seus conhecimentos terico -prtico no controle do processo do envelhecimento, e sempre mantendo sua formao em continuidade para os estudos clnicos preventivos, curativos e paliativos a essa populao.

A Enfermagem Gerontolgica abrange os conhecimentos especficos de enfermagem acrescidos daqueles relacionados ao processo do envelhecimento, sendo o campo da Enfermagem que se especializa na assistncia ao idoso. A equipe de enfermagem deve zelar para que o idoso consiga aumentar os hbitos saudveis, diminuir e compensar as limitaes inerentes da idade, confortar-se com a angstia e debilidade da velhice, incluindo o processo de morte. Deve ainda o enfermeiro atuar estimulando o autocuidado, atuando na preveno e no-complicao das doenas inevitveis, individualizando o cuidado a partir do princpio de que cada idoso vai apresentar um grau diferente de dependncia, diferindo assim a maneira de assistncia. A equipe de enfermagem deve zelar para que o idoso consiga aumentar os hbitos saudveis, diminuir e compensar as limitaes inerentes da idade confortar-se com a angustia e debilidade da velhice, incluindo o processo de morte. No entanto, observa-se em muitas instituies a ausncia do enfermeiro, assim como da equipe multiprofissional (Aires, Paz e Perosa, 2006). Fato justificado pela falta de recursos financeiros, e da conscincia dos governantes para tal problema presente, que futuramente ns, provavelmente vamos enfrentar.

Tanatologia
A morte ainda um tabu para a nossa cultura. Ainda prevalece a noo de que a morte um erro, uma impercia ou um fracasso. Na era da cincia e da tecnologia conseguimos fazer descobertas surpreendentes, mas no conseguimos conviver com o grande mistrio da morte.

... para o ser humano, o ato de morrer, alm de um fenmeno biolgico natural, contm intrinsecamente uma dimenso simblica, relacionada tanto a psicologia como as cincias sociais. Enquanto tal, a morte apresentou-se como um fenmeno impregnado de valores dependentes do contexto scio-cultural e histrico em que se manifesta [...] (COMBINATO; QUEIROZ, 2006, p. 209).

O termo Tanatologia vem do grego que significa thnatos o deus da morte e logos estudo. Para Assumpo (2005), tanatologia significaria o estudo da morte ou cincia da morte.

O estudo da tanatologia possibilitou um meio para resgatar o sentido da morte por meio da superao dos medos culturalmente institudos propondo uma reflexo sobre o sentido da vida e o processo da morte e do morrer com dignidade.

No Brasil, Wilma da Costa Torres (1934-2004) foi pioneira no desenvolvimento da rea da tanatologia. [...] Como todos os pioneiros, teve que desbravar campos desconhecidos e lutar contra preconceitos. Na dcada de 70 surgiram as suas primeiras publicaes sobre o assunto. Em 1981 criou o primeiro Curso de Especializao em Tanatologia no Instituto de Seleo e Orientao Profissional (ISOP) da Fundao Getlio Vargas. Aps o fechamento do ISOP passou a desenvolver a rea da tanatologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro ministrando aulas na graduao e ps-graduao

O estudo da tanatologia de suma importncia para desmistificar preconceitos e fornecer subsdios para um melhor preparo ao lidar com a questo da morte, proporcionando a valorizao da humanizao no cuidado de pessoas e pacientes com risco iminente de morte assim com tambm de seus familiares, atravs de aes de conforto e respeito.

TANATOLOGIA

Morte sbita e agnica Realidade e cronologia da morte Fenmenos cadavricos Percia tanatolgica Perinecroscopia Necroscopia Leses intra-vitam e post-mortem Tcnica necroscpica

TANATOLOGIA:

estuda a morte e seus aspectos jurdico-sociais

MORTE:

o processo de cessao completa e definitiva das funes vitais

Morte natural Morte violenta Morte suspeita Morte sbita Morte agnica

CAUSA JURDICA DA MORTE


NATURAL: onde no h responsabilidade a apurar
VIOLENTA e SUSPEITA: onde necessrio esclarecer circunstncias e apurar responsabilidades

HOMICDIO SUICDIO ACIDENTE

Observar detalhes para permitir as concluses acima leses de defesa leses provocadas pelo agressor local, nmero mudana de local da vtima e leses associadas

REALIDADE E CRONOLOGIA DA MORTE

DIAGNSTICO CLNICO DA MORTE

Critrios de Morte Enceflica

Lei dos Transplantes de rgos e Tecidos Lei n 9434 de 04/02/1997 Resoluo n 1480/97 CFM Protocolo

DIAGNSTICO CLNICO DA MORTE

Critrios Tradicionais

Nenhuma respirao espontnea por 60 minutos Nenhuma respirao reflexa e nenhuma alterao no ritmo cardaco por presso ocular ou do seio carotdeo Eletroencfalograma isoeltrico por 60 minutos Dados laboratoriais bsicos Diviso de responsabilidade com outro colega

CRONOLOGIA DA MORTE

O tempo da morte determinado de forma aproximada atravs dos fenmenos cadavricos


I . Fenmenos Abiticos Imediatos II. Fenmenos Abiticos Consecutivos III . Fenmenos Transformadores IV . Fenmenos Conservadores

DIAGNSTICO DA REALIDADE DA MORTE


I . Fenmenos Abiticos Imediatos
Perda da conscincia, Perda da sensibilidade, Imobilidade, Perda do tnus muscular, Ausncia de respirao, Ausncia de circulao.

II. Fenmenos Abiticos Consecutivos


Evaporao Tegumentar: apergaminhamento cutneo, queda de tenso do globo ocular, perda do brilho das mucosas e crnea Resfriamento Corporal: 1,5 C/h Rigidez Cadavrica: na 1 hora, progride at 8 hora e se desfaz em 24h Livores de Hipstase: na 1 hora, fixos aps a 10 hora, irremovveis aps esta hora mesmo com a mudana de posio

III . Fenmenos Transformadores


Autlise Putrefao

fase cromtica: em 12h-mancha verde 1 semana fase gasosa: em 24h-mximo em 96h 3-5semanas fase coliquativa: 1 semana alguns meses fase de esqueletizao: 3-4 semana meses-anos Macerao

IV . Fenmenos Conservadores

Mumificao Saponificao (adipocera) Corificao Petrificao (Litopdio)

PERCIA TANATOLGICA

PERINECROSCOPIA NECROSCOPIA LESES INTRA-VITAM e POST-MORTEM

TCNICA NECROSCPICA

Perinecroscopia

Local de Morte

Perito Criminalstico

Perito Mdico Legista

NECROSCOPIA
Necropsia Clnica (SVO, hospitais de referncia) Necropsia Forense em casos de: morte violenta suspeita de morte violenta morte sem assistncia mdica*

6h aps a morte preferencialmente durante o dia

QUESITOS
1 se houve morte; 2 qual a causa da morte; 3 qual o instrumento ou meio que produziu a morte;

4 se foi produzida por meio de veneno, fogo, explosivo, asfixia ou tortura ou por outro meio insidioso ou cruel (resposta especificada).

A autoridade poder formular quesitos complementares

PARA REALIZAR A PERCIA


encaminhamento da autoridade e cpia ocorrncia com o maior nmero de informaes possveis se ocorreu atendimento mdico deve vir acompanhado de boletim de atendimento guia de remoo do cadver tempo de realizao da percia adequado ao grau de complexidade da mesma poca de realizao independe data do fato (acidente de trnsito com evoluo arrastada)

NECROSCOPIA
DESCRIO MINUCIOSA

documentao vestes exame externo exame interno RX (tiros, carbonizados, putrefatos) laboratrio (coleta de secrees) PAFs coletados e identificados separadamente Emisso de Atestado de bito Elaborao do Laudo de Necropsia

detalhes especficos a cada percia

Atestado de bito

Resoluo CFM no. 1.779/2005 (revogada a Resoluo CFM no 1.601/2000) Morte indeterminada

TCNICA NECROSCPICA

INDICADA PELA FERIDA, MEIO DA MORTE

RN Envenenamento Enforcamento Espostejados Carbonizados, Putrefatos

Exame :

Conjunto Vestes Externo Interno ...

Interno:
cavidade craniana cavidades torcica e abdominal pescoo coluna vertebral cavidades acessrias da cabea

Complementares laboratoriais:
RX Sangue Urina Vsceras

ERROS
Exame externo sumrio ou omisso Interpretaes por intuio Falta de ilustrao Entendimento errado dos fenmenos post mortem Necropsias incompletas Exames noite Falta de exames subsidirios Impreciso e dubiedade da causa mortis e das respostas aos quesitos Incises desnecessrias Obscuridade descritiva

EXUMAO

Solicitao feita em carter especial, com objetivos criteriosamente justificados e quesitos especficos para averiguar :

algum detalhe exata causada morte identificao grave contradio

Deve-se ter cuidado na interpretao dos achados

PERCIA DA EXUMAO

dirigida aos objetivos a serem esclarecidos, localizao prvia e precisa do tmulo auxlio da autoridade para isolar o local presena da autoridade solicitante documentao multimdia e descritiva da percia descrever detalhes concluso : elaborao de laudo ps-exumao

Principais Doenas na terceira idade .

Doenas Cardiovasculares: Infarto, Angina, Insuficincia Cardaca Fatores de risco: Pouca atividade fsica (sedentarismo), fumo, diabetes, alta taxa de gordura no sangue (colesterol) e obesidade (gordura). Sintomas: Falta de ar, dor no peito, inchao, palpitaes. Preveno: Praticar atividade fsica de forma sistemtica, no fumar e controlar o peso, colesterol e a diabetes. Derrames (Acidente Vascular Cerebral - AVC) Fatores de risco: Presso alta (hipertenso arterial), fumo, sedentarismo, obesidade e colesterol elevado. Sintomas: Tontura, desmaio paralisia sbita. Preveno: Praticar atividade fsica de forma regular e sistemtica, no fumar, controla a presso arterial, peso e o colesterol

Cncer Fatores de risco: Fumo, exposio ao sol, alimentao inadequada, obesidade, casos na famlia, alcoolismo. Sintomas: Depende do tipo de Cncer, um dos sintomas mais comuns e o emagrecimento inexplicvel Preveno: Consultar o mdico pelo menos uma vez por ano para fazer exames preventivos, evitar exposio ao sol em excesso e no fumar.
Pneumonia Fatores de Risco: Gripe, enfizema e bronquite anteriores, alcoolismo e imobilizao na cama Sintomas: Febre, dor ao respirar, escarro, tosse. Preveno: Praticar atividade fsica de forma regular e sistemtica, boa alimentao, vacinao contra gripe e pneumonia. Enfizema e Bronquite Crnica Fatores de Risco: Fumo, casos na famlia, poluio excessiva. Sintomas: Tosse, falta de ar e escarro. Preveno: Para de fumar, manter a casa ventilada e aberta ao solPreveno: Para de fumar, manter a casa ventilada e aberta ao sol Infeco urinria Fatores de Risco: Reteno urinria no homem e na mulher a incontinncia urinria. Sintomas: Ardor ao urinar e vontade freqente de urinar. Preveno: Consultar um mdico e tratar a infeco e sua causa.

Diabetes Fatores de Risco: Obesidade, sedentarismo, casos na famlia Sintomas: Muita sede e aumento no volume de urina. Preveno: Controlar o peso e a taxa de acar no sangue. Osteoporose Fatores de Risco: Fumo, sedentarismo, dieta pobre em clcio, nas mulheres o risco 7 vezes maior. Sintomas: No h sintomas, em geral, descoberta pelas complicaes (fraturas). Preveno: Praticar atividade fsica de forma regular e sistemtica, no fumar, comer alimentos ricos em clcio Osteartrose Fatores de Risco: Obesidade, traumatismo, casos na famlia. Sintomas: Dores nas juntas de sustentao (joelho, tornojelo e coluna), e na mos Preveno: Controlar o peso e praticar atividades fsica adequada.

Lembre-se ...
O Ministrio da Sade recomenda que os idosos faam visitas pelo menos uma vez por ano ao mdico e realize exames e utilizem vacinas como forma preventiva de identificar e combater as doenas em sua fase inicial facilitando o tratamento e a proteo da sade. Vacinas: Tetano - a cada 10 anos. Gripe - anualmente. Pneumonia - a cada 05 anos. Exames: Aferir a presso arterial - anualmente. Coleterol Sangneo - anualmente. Glicemia - anualmente. Presso ocular - anualmente. Urina - anualmente. Ginecolgico (feminino) - anualmente. Prstata (masculino) - anualmente.

O Sistema Respiratrio composto das seguintes estruturas:

Vias respiratrias: Cavidades nasais Nasofaringe Traquia Pulmes Brnquios Bronquolos

As vias respiratrias, das narinas at os bronquolos terminais, se mantm midas pela presena de uma camada de clulas (epitlio) que produz muco.

O muco evita que as estruturas fiquem ressecadas alm de bloquear a passagem de partculas de p e de substncias agressivas e indesejadas.
Esse sistema de proteo conta tambm com a ajuda dos clios que so estruturas que se movem expelindo as secrees.

Os Pulmes:

Os pulmes so os principais rgos do sistema respiratrios, responsveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue.

So 2 rgos de forma piramidal, de consistncia esponjosa medindo mais ou menos 25 cm de comprimento.


Os pulmes so compostos de brnquios que se dividem em bronquolos e alvolos pulmonares. Os pulmes humanos so divididos em segmentos denominados lobos. O pulmo esquerdo possui dois lobos e o direito possui trs. Os pulmes so revestidos externamente por uma membrana chamada pleura.

Respirao
Na ventilao pulmonar o ar entra e sai dos pulmes devido contrao e ao relaxamento do msculo diafragma. A respirao a funo nobre onde as clulas absorvem oxignio (O2) e eliminam o dixido de carbono (CO2). Nos pulmes, os glbulos vermelhos eliminam o dixido de carbono e absorvem oxignio. Esse processo denomina-se Hematose. Inspirao: O diafragma se contrai diminuindo a nos pulmes e o ar, que est no ambiente, rico em oxignio, aspirado para dentro do rgo. O oxignio necessrio para o funcionamento de todas as clulas do nosso corpo. Expirao: O diafragma se relaxa aumentando a presso intrapulmonar e o ar que ele continha expelido agora com o gs carbnico (dixido de carbono) que o resultado da "queima" do oxignio pelas clulas.

Alteraes do Sistema Respiratrio & Envelhecimento


medida que envelhecemos: Os pulmes ficam menos elsticos diminuindo a Capacidade Vital A atividade ciliar, que faz a limpeza das secrees, diminui de atividade proporcionando acmulo de secrees que favorecem as infeces respiratrias e dificulta as trocas de gases. A musculatura do trax perde a capacidade de eliminar secrees pela tosse, de respirar profundamente expandindo os pulmes, e de expelir dixido de carbono. Essas alteraes afetam especialmente os tabagistas e pessoas que vivem em ambientes com alto teor de poluentes e acabam por acarretar a desconforto respiratrio. Essas alteraes facilitam e favorecem a instalao de doenas.

SINTOMAS
Tosse: A tosse uma defesa do organismo na tentativa de expelir secrees acumuladas nas vias respiratrias. Com o passar dos anos, pelos motivos j expostos, a tosse torna-se menos eficiente. A presena de tosse persistente com durao de mais de duas semanas a avaliao mdica imperiosa. A tosse persistente se relaciona intimamente com quadros de regurgitao (entrada de lquidos contidos no estmago nos pulmes-aspirao-), asma, alergias e infeces.

CAUSAS MAIS COMUNS DE TOSSE EM IDOSOS:


Tabagismo Bronquites Asma Pneumonias Refluxo Gastroesofgico Cncer de Pulmo, Metstases Tuberculose Efeito Adverso de Medicamentos: Antihipertensivos (Inibidores da Enzima de Converso da Angiotensina); captopril, enalapril... Beta Bloqueadores (Propanolol)

O tratamento da tosse depende da causa.

A investigao desse sintoma realizada pelo exame fsico (ausculta pulmonar), exames radiolgicos e, em alguns casos, broncoscopia. Sibilos (Chiado): Tambm conhecido como broncoespasmo um sintoma relacionado com o som gerado pela passagem do ar por estruturas tubulares (Brnquios). Quando se vai expelir o ar e essas passagens encontram-se contradas e/ou semiobstrudas ocorre o sibilo. Trata-se de sintoma caracterstico em portadores de bronquite crnica e asma. Dispnia (Dificuldade para respirar, Falta de Ar): A falta de ar sempre um sintoma preocupante comum a vrias doenas e condies, muitas delas de extrema gravidade. Costuma se apresentar em pessoas que estando em repouso ou com pouca atividade decidem, por exemplo, subir alguns lances de escada. Determina-se a gravidade desse sintoma a partir do grau de dificuldade do movimento de desencadeou o processo. Considera-se muito grave a presena de dispnia em repouso. Alguns pacientes no conseguem deitar completamente na cama dormindo semi-sentados para aliviar o desconforto dessa grave condio.

CAUSA COMUNS DE DISPNIA EM IDOSOS Insuficincia Cardaca Congestiva Embolia Pulmonar Pneumonias Graves Como ficou demonstrado nunca demais enfatizar a gravidade desse sintoma. A presena de desconforto respiratrio em idosos deve ser considerada uma emergncia mdica. DOENA PULMONAR OBSTRUTIVA CRNICA (DPOC) DPOC uma doena crnica que se caracteriza pela diminuio da capacidade respiratria. Trata-se de um termo genrico comum a algumas doenas: Enfisema Asma Bronquite Crnica Bronquiectasias Dessas doenas se destacam por sua prevalncia a Bronquite Crnica e o Enfisema pulmonar. Bronquite Crnica Pacientes com bronquite crnica apresentam tosse produtiva (com catarro) na maioria dos dias, por pelo menos trs meses ao ano, por dois anos consecutivos.

Enfisema Pulmonar
A doena se manifesta quando um nmero muito grande de alvolos nos pulmes est destrudo e os restantes j tiveram a sua funo comprometida. Os pulmes constitudos por inmeros alvolos, pequenas bolsas de ar, onde entra oxignio e sai gs carbnico. Pode-se dizer que a metade dos fumantes de longa data apresentam DPOC sendo o tabagismo a principal causa dessa condio. Essa condio pode ser controlada, mas no costuma ser revertida. A progresso lenta, mas inexorvel.

DIAGNSTICO
Como em todas as doenas, o mdico faz diagnstico com base na histria, exame fsico e exames complementares. A avaliao da funo pulmonar (espirometria) e o estudo radiolgico selam o diagnstico. Um exame de sangue a ser solicitado e que mostra a oxigenao arterial (gasometria) fornece informaes importantes tanto no diagnstico como tambm da gravidade da doena. TRATAMENTO

Parar de Fumar Broncodilatadores (vrias apresentaes: comprimidos, xaropes, bombinhas, cpsulas inalatrias , etc.) Corticosterides Oxignio no domiclio Reabilitao pulmonar (Fisioterapia)
O uso de oxignio contnuo, indicado em casos mais graves,trs grande conforto ao portador. Todos os pacientes portadores de DPOC devem ser vacinados contra a gripe todos os anos e uma vez contra a pneumonia

ASPIRAO A aspirao de lquidos e de outras substncias pode acarretar srios problemas. Se alguma substncia aspirada como, contedo gstrico (estmago), bactrias da boca, ou outro corpo estranho ocorre uma sria irritao local das vias areas podendo levar chamada, e temida em idosos, Pneumonia por Aspirao. Alto risco de aspirao: AVC recente Convulses Alcoolismo Anestesia geral Pacientes debilitados Demncia avanada Doena de Parkinson terminal Uso de hipnticos Uso de medicamentos sedativos Traqueostomia Sondas para alimentao Pacientes restritos ao leito SINTOMAS Dificuldade sbita para respirar Febre Chiado no peito (Broncoespasmo)

CNCER DE PULMO
Causas: O tabagismo est presente na vasta maioria dos casos (80 a 90%). A exposio radiao e a outros agentes presentes em atividades laborais (Asbesto,Urnio) tambm so fatores de risco. Fumantes que deixam o hbito reduzem o risco significativamente.Ex-fumantes tm o mesmo risco de Cncer de Pulmo dos no-fumantes. Sintomas de base: Os sintomas demoram a aparecer e costumam ser vistos s quando a doena se encontra em estado avanado. Tosse Hemoptise (tosse com sangue) Febre Calafrios Perda de apetite Emagrecimento importante Dificuldades para respirar Astenia, Fraqueza Pneumonias de repetio Chiado (broncoespasmo)

PNEUMONIA

50% das necropsias em idosos determinam a pneumonia como a causa de morte em idosos. Pacientes em instituies tm um risco 50 vezes maior de adquirir infeco pulmonar quando comparados com aqueles que vivem em seus domiclios. Vrios fatores contribuem e facilitam essa terrvel complicao. Ao contrrio do paciente adulto jovem, a pneumonia, especialmente naqueles mais idosos, no costuma se apresentar de modo clssico, com febre alta, tosse produtiva, catarro amarelado (purulento), dores nas costas e prostrao. Pode ocorrer de maneira absolutamente silenciosa, e s vezes apenas uma alterao no padro de comportamento nos leva a cogitar essa possibilidade. A apresentao da sintomatologia em idosos muito diferente da que se encontra em jovens conforme demonstra a tabela abaixo:

JOVENS Dor no peito comum Chiado Tosse em 2/3 dos casos Mortalidade -10%

IDOSOS Raramente Raramente 50% 30% Geralmente ausente

Febre presente

Sabemos que a tosse um mecanismo de defesa do organismo promovendo a limpeza dos pulmes, por eliminao de secrees (catarro). Nos pacientes demenciados e especialmente em pacientes idosos, esse mecanismo encontra-se prejudicado, promovendo o acmulo de secrees e facilitando, desta forma, a instalao de uma infeco pulmonar. Sabemos ainda que o estado de subidratao promove um espessamento das secrees, dificultando a higiene brnquica. A inatividade tambm dificulta a mobilizao das secrees pulmonares e sua conseqente eliminao. Outro fato relevante que certos pacientes apresentam distrbios no mecanismo de deglutio, engasgam constantemente e acabam por aspirar os alimentos (especialmente os muito liquefeitos), causando infeco pulmonar conhecida como pneumonia aspirativa. O que fazer para prevenir: estimular a tosse e hidratar convenientemente.

Nos horrios de banho, se deixarmos o banheiro com bastante vapor dgua, estaremos propiciando uma eficiente inalao, fluidificando as secrees pulmonares e facilitando sua eliminao.

As caminhadas e exerccios fsicos contribuem na mobilizao das secrees pulmonares.


Nunca alimentar o paciente na posio horizontal, deitado; sempre conveniente escolher a posio sentada ou no mnimo semi-sentada, especialmente quando se administra lquidos. Um erro comum com pacientes que engasgam pensar que uma dieta liquefeita mais fcil de ser deglutida; na realidade uma dieta mais fcil de ser aspirada, sendo assim, deve-se dar preferncia s dietas pastosas ou semi-slidas. Pacientes que apresentam pneumonias de repetio ou outras condies que representem risco, o mdico assistente dever indicar outros recursos como: medicao especfica de longa durao, vacinas etc. O uso de aparelhos para inalao s deve ser indicado pelo mdico.

TUBERCULOSE
Doena grave, transmitida pelo ar. Pode acometer todos os rgos do corpo, em especial nos pulmes. O microorganismo causador da doena o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis. Nos EUA, cerca de 30% de novos casos registrados anualmente ocorrem em pessoas acima dos 65 anos de idade. Pessoas que vivem em instituies so mais expostas ao risco de contrair a doena. Acredita-se que 80% dessas pessoas tenham tido contato com o agente etiolgico antes dos 30 anos de idade e agora, fragilizados e com seu sistema imunolgico comprometido, a micobactria silente acaba por encontrar a oportunidade para se reativar.

Certas condies aumentam o risco: Desnutrio Diabetes mellitus Tabagismo Alcoolismo Neoplasias (Cncer) Doenas graves e debilitantes

SINTOMAS Na faixa etria geritrica, os sintomas costumam ser vagos e inespecficos:


Astenia Fraqueza. Emagrecimento. Tosse. QUE EXAMES SO NECESSRIOS PARA DIAGNOSTICAR A TUBERCULOSE? Toda a pessoa que apresente tosse por 3 ou mais semanas dever procurar o Posto de Sade mais prximo de sua residncia, para ser avaliado por um mdico e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Este exame muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que so, portanto, fonte de transmisso. Alm do exame de escarro, o profissional de sade tambm poder pedir uma radiografia do trax. Outros exames, como a cultura de escarro e um teste chamado PPD tambm podem ser necessrios.

O QUE TRATAMENTO SUPERVISIONADO?

uma estratgia recomendada pela Organizao Mundial de Sade, pelo Ministrio da Sade e pelo Programa de Controle de Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro para controlar a tuberculose. Entre outras coisas, no tratamento supervisionado um profissional de sade ou uma pessoa treinada para isto, deve observar o doente tomando/engolindo os remdios. Desta forma a equipe fica mais prxima do doente, que pode assim conversar sobre suas dvidas e no esquece e nem para de tomar os remdios. Tomar os remdios da forma correta fundamental para a cura da tuberculose e para evitar que o doente transmita a doena.

Doenas Vasculares

Os vasos sangneos so de trs tipos bsicos: Artrias Veias Capilares.

As artrias saem do corao levando o sangue oxigenado para os rgos. So elsticas e se contraem.
A cada contrao do ventrculo esquerdo, uma forte onda se propaga a partir da maior artria do organismo, a aorta.A partir da o sangue vai percorrendo artrias cada vez menos calibrosas, levando o sangue rico em nutrientes por todo o corpo, at chegar s artrias muito finas, as arterolas.

As veias so os vasos que chegam ao corao, trazendo o sangue pobre em oxignio e rico em gs carbnico. As veias so mais finas que as artrias, possuem vlvulas que garantem que o sangue no retorne e no pulsam, no so elsticas. As veias de calibre muito reduzido se chamam vnulas.

Os capilares so vasos de pequeno calibre, muito finos, que interligam as arterolas s extremidades das vnulas.
Quando o sangue passa pelos capilares, uma parte extravasa pela sua parede e nutre as clulas adjacentes, estas eliminam gs carbnico e outras substncias formando o lquido tissular. 90% desse lquido absorvido pelo sistema venoso, a parte remanescente absorvida pelo sistema linftico (linfa).

A partir dessa transio, o sangue venoso comea a voltar para o corao pelas veias para ser oxigenado e purificado e o ciclo se repete.

ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL

O aneurisma da aorta abdominal uma doena vascular de natureza grave que atinge cerca de 2% das pessoas a partir dos 65 anos de idade. Pessoas com hipertenso e aterosclerose compe a populao de maior risco. Aneurisma a dilatao sacular de uma artria. O paciente costuma no apresentar sintomas e o diagnstico feito pelo mdico que no exame fsico encontra uma massa pulstil no abdome, por ocasio de um exame radiolgico ou em uma cirurgia abdominal por outras indicaes. O risco de rompimento sbito e de morte imediata grande.

INSUFICINCIA VASCULAR ARTERIAL PERIFRICA A falta adequada de circulao que compromete fundamentalmente as pernas e ps ocorre em cerca de 2% nos homens e 1% nas mulheres com mais de 65 anos de idade.

A insuficincia arterial perifrica devida a diminuio do calibre das artrias.


As causas mais comuns se relacionam com o tabagismo, sedentarismo, diabetes mellitus e dislipemias (altos nveis de colesterol e triglicrides). A presena da neuropatia diabtica, complicao do diabetes mellitus, um fator agravante. A doena normalmente tem curso lento e o paciente pode nada sentir.

Um dos sinais caractersticos o escurecimento da pele, mas, sem dor ou desconforto.


Pessoas com diminuio visual importante podem at no notar essa alterao. Em alguns casos existe at a perda de tecido e formao de feridas sem que o paciente sinta absolutamente nada. Como as dores s costumam aparecer quando a pessoa est em atividade e , tendo em vista que pessoas muito idosas pouco se movimentam , esse processo pode passar desapercebido por muito tempo at ser reconhecido como um problema de sade importante que necessita de tratamento.

As feridas se formam preferencialmente nos ps e so de difcil cicatrizao. O diagnstico feito pelo exame clnico. O mdico observa a diferena de temperatura entre os dois membros e/ou a diminuio/ausncia dos pulsos arteriais do membro afetado.

As feridas se formam preferencialmente nos ps e so de difcil cicatrizao. O diagnstico feito pelo exame clnico. O mdico observa a diferena de temperatura entre os dois membros e/ou a diminuio/ausncia dos pulsos arteriais do membro afetado. A angiografia confirma o diagnstico. As medidas imediatas de tratamento so:

Parar de fumar Controle adequado dos nveis de colesterol, triglicrides e glicemia. Atividade fsica leve (caminhar) Repouso orientado Controle adequado da presso arterial Medicamentos (pentoxifilina)

TROMBOSE

Quando a obstruo arterial aguda o quadro mais evidente com dor local, escurecimento sbito do local, o membro fica frio e a gangrena ocorre em pouco tempo. Normalmente devido a uma trombose causada pela migrao de um cogulo vindo do corao ou da artria aorta que acaba por literalmente entupir totalmente a artria em questo.

O tratamento clnico feito com o uso de anticoagulantes e drogas trombolticas com a estreptoquinase e cirrgico e para a retirada do mbolo e o restabelecimento do fluxo o mais cedo possvel. A cirurgia est indicada quando o risco de gangrena considervel. A simpatectomia e a realizao de enxertos so os procedimentos cirrgicos normalmente indicados.

INSUFICINCIA VASCULAR VENOSA CRNICA

Alguns fatores so considerados como de risco para essa condio. Pacientes que sofreram cirurgia para tratamento de varizes e que j apresentaram um episdio de trombose venosa profunda , tm um risco cerca de 40% maior do que a populao em geral. Mulheres na sexta dcada s com vrias gestaes, portadoras de obesidade mrbida e/ou que fiquem muitas horas em p ou sentadas e que tm varizes fazem parte do grupo de risco.

Outros fatores de risco: Histria de trauma nas pernas M formao congnita nas vlvulas das veias da perna Presena de massa tumoral obstruindo o fluxo sangneo

Sintomas: Edema (inchao) das pernas que piora no final do dia Colorao da pele escurecida com tons de marrom (depsito de hemossiderina) Presena de lcera na face medial (interna) do tornozelo Dor local de mdia intensidade

VARIZES

Varizes, ou veias varicosas, so veias dilatadas que se tornam alongadas com o decorrer do tempo. Microvarizes, telangiectasias, so varizes intradrmicas, superficiais. Mais comuns em mulheres so devidas a uma insuficincia das vlvulas venosas dos membros inferiores. O mau funcionamento dessas vlvulas causa refluxo e reteno de sangue acabando por dilatar o vaso.

Fatores de risco: Herana familiar Aspectos hormonais Gestaes Uso de anticoncepcionais Obesidade Trabalho em p Sintomas: Dor Cansao Pernas pesadas Edema Dormncia Cimbras Os sintomas pioram no fim do dia e em temperaturas elevadas. O diagnstico bvio e feito pelo exame fsico.

Tratamento

O tratamento cirrgico radical das varizes por problemas meramente estticos deve ser evitado em pessoas idosas em funo do risco cirrgico. Casos selecionados podem necessitar de cirurgia.

O uso de meias elsticas e o uso de medicamentos que melhoram o fluxo venoso so alternativas mais seguras nessa faixa etria.
O tratamento mais utilizado para microvarizes, ou telangiectasias, a escleroterapia, atravs de injees de medicamentos.

A prtica de exerccios fsicos, o uso de meias elsticas, principalmente durante a gestao, ou em atividades em que se permanea muitas horas em p, alm de manter um peso corporal adequado so as medidas preventivas a serem adotadas.

O ndice de Massa Corporal (IMC) uma frmula que indica se um adulto est acima do peso, obeso ou abaixo do peso ideal. A frmula para calcular o ndice de Massa Corporal : IMC = peso / (altura)2 A diminuio da circunferncia da cintura em cerca de 9 cm equivale a uma reduo de 30% na adiposidade intraabdominal.

Resultado Abaixo do peso N normal Acima do peso Obeso

IMC em adultos Menor que 18,5 Entre 18,5 e 25 Entre 25 e 30 Acima de 30

Organizao Mundial de Sade

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)

A Organizao Mundial de Sade, 2003 defende que o AVC provocado por uma interrupo no suprimento de sangue ao crebro e ocorre quando uma artria que fornece sangue ao crebro fica bloqueada ou se rompe.

DIANTE DO DERRAME O acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente por derrame cerebral, uma doena sria que pode causar seqelas irreversveis se a pessoa no for atendida rapidamente. Conhea suas causas, formas de tratamento e reabilitao.
O que AVC O acidente vascular cerebral (AVC) caracterizado pela leso no crebro causada por um "acidente" em um dos vasos sangineos que irrigam a regio cerebral. Pode ocorrer por um entupimento desses vasos, impedindo a circulao sangnea, caracterizando o "AVC isqumico", ou, ainda, um vaso sangineo pode se romper provocando um sangramento no crebro. Nesse caso, a denominao "AVC hemorrgico".

Um AVC isqumico ocorre quando um vaso sanguneo bloqueado, frequentemente pela formao de uma placa aterosclertica ou pela presena de um cogulo que chega atravs da circulao de uma outra parte do corpo A arteriosclerose produz a formao de placas e progressiva estenose do vaso. As suas sequelas so ento a estenose, ulcerao das leses arteriosclerticas e trombose.
A trombose cerebral refere-se formao ou desenvolvimento de um cogulo de sangue ou trombo no interior das artrias cerebrais, ou de seus ramos. Os trombos podem ser deslocados, viajando para outro local, sob a forma de um mbolo. Os mbolos cerebrais so pequenas pores de matria como trombos, tecido, gordura, ar, bactrias, ou outros corpos estranhos, que so libertados na corrente sangunea e que se deslocam at as artrias cerebrais, produzindo a ocluso e enfarte . O AVC pode ainda ocorrer por um ataque isqumico transitrio. Este, refere-se temporria interrupo do suprimento sanguneo ao crebro.

O Acidente Vascular Cerebral lsgumico pode ocorrer nas seguintes situaes:

Trombose arterial: a formao de um cogulo de sangue (como se o sangue "endurecesse", parecendo uma gelatina) dentro do vaso , geralmente sobre uma placa de gordura (aterosclerose), levando a uma obstruo total ou parcial. Os locais mais freqentes so as artrias cartidas e cerebrais. Assim, se houver obstruo total da cartida direita, por exemplo, "a parte da frente da metade direita do crebro" estar comprometida, determinando problemas (paralisia, perda de sensibilidade etc.) na metade esquerda do corpo. Embolia cerebral: surge quando um cogulo (formado num corao doente por arritmia, problema de vlvula, etc.) ou uma placa de gordura (ateroma), que se desprende ou se quebra geralmente da artria cartida, correm atravs de uma artria at encontrar um ponto mais estreito, no conseguindo passar e obstruindo a passagem do sangue.

Um AVC hemorrgico (acontece em 10% dos AVCs) ocorre devido ruptura de um vaso sanguneo, ou quando a presso no vaso faz com que ele se rompa devido hipertenso. A hemorragia pode ser intracerebral ou subaracnoideia. Em ambos os casos, a falta de suprimento sanguneo causa enfarto na rea suprida pelo vaso e as clulas morrem .

Quais os sintomas Os sintomas do AVC dependem da parte do crebro que foi lesada, do tamanho da rea isqumica, da natureza e funes da rea atingida e da disponibilidade de um fluxo colateral Em geral, pode haver dificuldade na fala e nos movimentos ou alteraes na viso. Formigamento ou fraqueza em uma das partes do corpo tambm comum, alm de dor de cabea repentina. Estes sintomas so os mais comuns e podem at ter relao com outro problema, mas a recomendao que a pessoa procure imediatamente um hospital.

No Acidente Vascular Hemorrgico pode ocorrer extravasamento de sangue para dentro do crebro (hemorragia intracerebral - ou para o lado de fora, entre o crebro e a aracnide , ocasionando a hemorragia subacnidea. Ambos podem ocorrer por crise hipertensiva, ou por uma alterao sangnea em que ocorra muita dificuldade de realizar a coagulao normal (hemofilia, diminuio de plaquetas, algumas doenas reumticas. etc.). Uma m-formao congnita de um vaso como um aneurisma cerebral, por exemplo, tambm pode levar hemorragia subaracnidea.

Seqelas O AVC, em geral, deixa seqelas que so mais ou menos graves, dependendo da rea do crebro afetada e do tempo que o paciente levou para ser atendido. As mais comuns so paralisia total ou parcial (de um lado do corpo, pode ser esquerdo ou direito); a alterao da fala, tanto no que diz respeito a expresso, quanto na compreenso; alteraes visuais, dificuldades que podem atingir um lado do campo esquerdo ou direito e alteraes de memria.

Tratamento
A pessoa que sofre AVC isqumico deve procurar imediatamente um mdico neurologista para prescrio de medicamentos apropriados para dissolver os cogulos, causado por entupimento de vaso, para que o sangue volte a circular normalmente na regio cerebral atingida.

Reabilitao

A reabilitao de quem sofre AVC importante no tratamento, passado o momento agudo do acidente. Existem vrias formas de reabilitao e sua aplicao vai depender do tipo de comprometimento neurolgico que a pessoa tiver. Por exemplo, no comprometimento motor, h intervenes fisioterpicas de vrias naturezas. Se o paciente tiver alterao na fala, a Fonoaudiologia pode ser recomendada. Outros tipos de distrbios neuropsicolgicos, por exemplo, distrbio de ateno, podem ser reabilitados com tratamentos neuropsicolgicos. Existem recursos e reabilitao em vrias esferas. Somente um especialista pode prescrever o melhor tratamento e a reabilitao adequados para cada caso.

Faixas etrias atingidas


O AVC atinge todas as faixas etrias, sendo raro na infncia. mais freqente nas pessoas acima de 45 anos. H isquemias relacionadas com os pacientes que tm diabetes e hipertenso arterial, mas existem outros fatores de risco que so comuns em pacientes mais jovens, como os sangramentos cerebrais por aneurisma, que podem acontecer entre a terceira e quarta dcadas da vida. H tambm casos de AVC causados por uso de plula anticoncepcional ou consumo de drogas.

O corao do idoso

O c o r a progressivas o

O envelhecimento produz mudanas na estrutura do corao . As vlvulas artica e mitral se espessam e calcificam , achados que podem interferir d com o seu fechamento normal . Embora esses fenmenos possam levar o estenose ou estreitamento da vlvula artica ( a mais acometida entre todas as i vlvulas cardacas ), no freqente o d comprometimento da funo da vlvula s por estes mecanismos . Nos vasos o sangneos, ocorre uma diminuio da s elasticidade da parede destes vasoso , acarretando uma maior rigidez . No miocrdio , o nmero de micitos ( clulas musculares ) diminui , havendo uma maior deposio de clulas adiposas ( clulas de gordura ). O pericrdio ( revestimeno externo do corao ) , tambm se torna mais espesso. O corao , num todo , torna-se mais rgido.

Em repouso, o dbito cardaco ( desempenho do corao como uma bomba ) , mantm-se normal. Com a freqncia cardaca mais baixa, o aumento no volume sistlico ( quantidade de sangue bombeada a cada batimento ) o responsvel pelo dbito cardaco mantido. Como exerccio, a dificuldade de atingir a freqncia cardaca mxima , impede que o idoso atinja o consumo mximo de oxignio quando comparado a indivduos mais jovens. A diminuio da elasticidade da parede das artrias , associadas ao processo de calcificao das mesmas , fazem com que a presso arterial sistlica ( mxima ) aumente progressivamente aps os 55-60 anos de idade. A presso arterial diastlica ( mnima ) , no aumenta aps os 55 anos , por isso , clinicamente passa a no ter maior importncia. O sistema nervoso autnomo , que controla os batimentos cardacos e a presso arterial , torna-se menos eficiente , acarretando maiores variaes da presso arterial , bem como , espisdios de quedas desta presso ao adotar a posio de p ( hipotenso ortosttica ) . O processo de aterosclerose ( formao de placas de gordura na parede das artrias do corao ) , por ser crnico e degerativo , torna-se mais exuberante em pacientes idosos.

A estenose ( estreitamento ) da vlvula artica a doena valvular mais comum no idoso , sendo geralmente causada pela degenerao e calcificao dessa vlvula . doena mais comum a partir da sexta dcada de vida. Em um estudo com ecocardiograma ( exame que estuda as estruturas cardacas atravs de ondas de ultrassom ) , demonstrou que cerca de 2% das pessoas com mais de 65 anos apresenava estenose artica calcificada e 29% algum grau de esclerose da vlvula , que considerada a etapa inicila da doena. A presena de diabete melito e dilsipidemia ( anormalidades do colesterol ) so fatores de risco para o desenvolvimento da esclerose. Sinais , sintomas e evoluo : O sinal tpico da doena a presena de um sopro cardaco. Em termos de sintomas , a estenose artica calcificada pode causar dispnia ( falta de ar ) , sncope ( desmaio ) e dor torcica.Embora o paciente possa permanecer assintomtico por um longo perdo de tempo , aps o surgimento dos sintomas , a sobrevida mdia de 2 a 3 anos, se no for institudo tratamento cirrgico. Diagnstico: Baseia-se no exame clnico , eletrocardiograma e , principalmente no ecocardiograma , exame que confirma o diagnstico e estabelece a gravidade da doena , por estimar a rea da vlvula e seu gradiente ( presso que o jato de sangue determina ao passar pela vlvula estreitada ).

Tratamento:

O tratamento da estenose artica calcificada severa cirrgico , j que os resultados com medicamentos so desapontadores. So indicativos da necessidade de troca da vlvula na estenose artica severa : a presena de sintomas , evidncias de que o corao est fraco ( disfuno ventricular esquerda ) e a necessidade de cirurgia por outras causas , como a cirurgia de ponte de safena ( faz-se as dois procedimentos cirrgico juntos ). No idosos , pela expectativa de vida e a no necessidade de anticoagulao , costumamos optra por trocar a vlvula e colocar uma prtese ( vlvula artificial ) biolgica.

O infarto do miocrdio

Melhor denominado de infarto agudo do miocrdio (IAM ) ou, simplesmente, "ataque cardaco", uma emergncia mdica em que parte do fluxo sangneo do corao sofre uma interrupo sbita e intensa, produzindo morte das clulas do msculo cardaco (miocrdio) . O pico de ocorrncia do primeiro infarto do miocrdio costuma ser aos 55 anos de idade nos homens e aos 65 anos de idade nas mulheres.

Sintomas:
Embora o infarto do miocrdio possa ocorrer sem sintomas ( infarto do miocrdio silencioso ) , fato mais comum em idosos, cerca de 80% dos casos de infarto do miocrdio sintomticos , cursam com dor no peito. Geralmente, a dor tpica do infarto do miocrdio um desconforto torcico localizado na regio central do peito, a qual pode irradiar para as costas, mandbula , membros superiores e dorso . A dor ainda pode ocorrer apenas em uma ou vrias dessas localizaes e no no peito. A dor de um infarto do miocrdio semelhante a dor da angina do peito , porm costuma ser mais prolongada e no aliviada pelo repouso e nem pelo uso de nitratos ( vasodilatadores ). Menos freqentemente, a dor localizada na parte superior do abdmen, podendo ser confundida com uma indigesto, lcera ou gastrite. Durante um infarto do miocrdio , o indivduo ainda pode apresentar uma sudorese excessiva, palidez, agitao, tontura, desmaio, ansiedade ou at uma sensao de morte iminente. Apesar de todos os sintomas possveis, um em cada cinco indivduos que sofrem um infarto do miocrdio apresentam apenas sintomas leves ou no apresentam sintomas. Esse infarto do miocrdio , chamado de silencioso, poder ser detectado algum tempo aps a sua ocorrncia, atravs de um eletrocardiograma de rotina.

Tratamento:

O paciente com suspeita de infarto do miocrdio dever ser internado imediatamente em unidade de terapia intensiva, visando monitorar seus dados vitais, oxigenao e traado eletrocardiogrfico ( leia a pgina sobre o qu so as unidades de dor torcica? ). A primeira medicao a ser administrada o cido acetil saliclico (aspirina). O clopidogrel, outra droga que inibe a agregao das plaquetas no sangue, tambm dever ser administrada. A nitroglicerina ou nitratos ( vasodilatadores ) so usados para o combate da dor, no entanto, o uso de morfina ( analgsico potente ) poder ser necessrio

Problemas Osteoarticulares

Problemas que afetam as articulaes so extremamente comuns em idosos sendo a principal causa de limitaes fsicas e locomoo.
Estima-se que a metade da populao geritrica tenha problemas nessa rea. O reumatismo uma das doenas caractersticas do envelhecimento. As doenas osteoarticulares em idosos so mais difceis de serem identificadas e tratadas do que quando acometem a populao mais jovem. Os exames relacionados, radiolgicos e laboratoriais, costumam mostrar diminuio do espao articular, alteraes da massa ssea, osteofitos (bico de papagaio) sem que estejam necessariamente relacionados com sintomatologia exuberante. Normalmente, mais de uma articulao est comprometida como no caso das osteoartrites, artrite reumatide etc. aumentando substancialmente o risco de limitaes das atividades e da independncia.

Uma outra constatao que muitas doenas reumticas no possuem cura definitiva e assim ,muitas vezes, o tratamento sempre ser de longo prazo como no caso as bursites e tendinites.

O cncer sseo (especialmente metstases) nessa regio tambm uma causa freqente de dor lombosacra. Muitas doenas reumatolgicas so mais prevalentes em idosos como a polimialgia reumtica e a pseudogota. O tratamento das condies reumatolgicas em geriatria sempre traz consigo potenciais perigos sejam pelo risco cirrgico ou pelos efeitos colaterais dos medicamentos geralmente indicados.

Leses Periarticulares Os maiores representantes desta condio especfica so as bursites e as tendinites. Os sintomas das alteraes que envolvem as estruturas prximas s juntas com tendes e ligamentos normalmente se manifestam com dor quando algum movimento realizado, mas no todos. A dor piora a noite, se intensifica em determinadas posturas corporais e costuma estar localizada no propriamente na articulao e sim em seus arredores.

Artropatia Inflamatria Crnica


Nas artropatias inflamatrias crnicas, como a artrite reumatide, os sintomas ,como a dor, costumam ser de apresentao lenta. A rigidez matinal dura poucas horas e geralmente acomete as pequenas articulaes (mos,punho,tornozelo e dos ps). Essa forma de artrite pode se acompanhar de dor abdominal e torcica, manchas vermelhas na pele (rash cutneo) e perda significativa de peso.

Rash Cutneo

O exame clnico cuidadoso vai determinar a forma da artropatia em questo. Algumas formas severas podem causar deformidades irreversveis, especialmente nas mos.

DOR CERVICAL (Pescoo) um sintoma muito comum. A causa mais freqente o excesso de tenso sobre a musculatura. Quando esse sintoma dura mais que uma semana e, se houver febre e/ou fraqueza dos membros superiores ou inferiores, essa condio deve ser avaliada clinicamente. Causas: Hipertonia Muscular (tenso, postura, etc.) Compresso Radicular Compresso Medular Hrnia de Disco

DOR NO OMBRO

Dores no ombro so muito comuns. As estruturas que compe o ombro so complexas e envolvem trs articulaes. O ombro rodeado por pequenas almofadas preenchidas de lquido ( bursas) que permitem que as estruturas deslizem para que movimentos sejam facilmente realizados.Quando essas estruturas sofrem leses e se inflama temos a bursite. Casos mais graves podem levar ao chamado Ombro Congelado onde a dor impede mesmo os pequenos movimentos.

DOR NAS COSTAS Nas pessoas idosas as causas mais comuns dessa prevalente condio so: Microfraturas (osteoporose) Movimento brusco com leso muscular Compresso de disco intervertebral Estreitamento do canal medular Outras causas devem ser investigadas: Infeces Aneurismas Tumores DORES NO QUADRIL (Bacia) Essa regio est exposta a vrias doenas: osteoartrite, gota, artrite reumatide etc. A ocorrncia de fraturas favorecida pela osteoporose uma complicao sria e sempre grave. A instalao de atrofia muscular pelo desuso causado pela dor deve merecer ateno especial. Nos casos em que o tratamento clnico e/ou cirrgico no obteve sucesso expressivo imperioso um programa de reabilitao fsica conduzido por profissional especializado. Existem vrias opes para a atividade fsica: hidroterapia, hidroginstica, exerccios sem carga etc.

DORES NO JOELHO Problemas nessa estrutura acometem cerca de 5% da populao geritrica. uma condio que compromete a independncia e pode levar no s ao isolamento social como tambm ao sedentarismo e favorecer a instalao da Sndrome da Imobilidade com suas graves e previsveis malficas conseqncias. As causas mais freqentes so a osteoartrite e a gota. DORES NOS PS Os problemas nos ps costumam acarretar dificuldades na deambulao. A simples inspeo dos ps determina boa parte das causas pela presena de m higiene, micoses, onicomicose etc. Causa de dores nos ps: Calados Mal Ajustados Deformidade do Hlux (dedo) Doena Vascular Causas Congnitas Doena Neurolgica Espores Artrite Reumatide Fraturas Tumores Trauma Gota Dor aguda no Hlux (dedo) com vermelhido e edema (inchao) gota at prova em contrrio. Queimao nos ps em pacientes diabticos est relacionada com neuropatia perifrica.

OSTEOARTRITE A osteoartrite, conhecida tambm como osteoartrose ou artrose, caracterizada por um grupo de problemas que resulta em alteraes anatmicas, com comprometimentos das articulaes, especialmente dos joelhos, quadris, mos e coluna vertebral.

OSTEOARTRITE DE JOELHO

Pode ocorrer aumento da articulao comprometida pela perda assimtrica de cartilagem. Acomete a maioria das pessoas acima de 65 anos e cerca de 80% das com 75 anos ou mais.

OSTEOARTRITE NAS MOS


Pode ocorrer aumento da articulao comprometida pela perda assimtrica de cartilagem. Acomete a maioria das pessoas acima de 65 anos e cerca de 80% das com 75 anos ou mais. Os sintomas comuns so: Dor Rigidez e edema (inchao) Perda de movimentos Deformidades Perda da funo do membro As limitaes locomotoras so significativas nas osteoartrites de joelho e quadril.

OSTEOARTRITE DE QUADRIL

O exame do lquido sinovial trs importantes informaes no diagnstico diferencial de acordo com a presena de cristais na gota e pseudogota e na contagem de leuccitos. Os exames de laboratrio complementam o diagnstico. O exame radiolgico importante e muitas vezes de difcil interpretao tendo em vista as alteraes do processo de envelhecimento. O uso de gelo local duas vezes por dia alivia a dor. Infiltraes com corticosterides e ,em casos muito severos, a prtese com substituio cirrgica da articulao ,so opes a serem discutidas com o mdico.

ARTRITE REUMATIDE - AR
A Artrite reumatide uma doena sistmica e crnica caracterizada por inflamao das pequenas articulaes acometendo preferencialmente as articulaes das mos.

Acomete cerca de 3% da populao idosa do sexo feminino e 1% dos homens. Outros rgos e tecidos podem ser atingidos: vasos sanguneos, corao, pulmes e nervos. A causa no conhecida. A AR causa destruio da cartilagem, ligamentos, tendes e ossos especialmente nas mos,punhos,ps e tornozelos. SINTOMATOLOGIA Os sintomas clssicos so: Rigidez Matinal Edema Articular (inchao) Dor Trata-se de uma doena que progride e evolui se medidas clnicas no forem adotadas. A terapia especfica modifica, retarda e at impede que a doena siga seu curso evolutivo. Em idosos, particularmente em homens, freqente a apresentao sbita acometendo vrias articulaes concomitantemente, especialmente dos ombros, joelhos e quadril.

DIAGNSTICO O diagnstico feito pelo exame fsico. Os exames de laboratrios ajudam no raciocnio clnico, mas so limitados em termos de especificidade, no so conclusivos. No hemograma,a presena de leucocitose (aumento da contagem de glbulos brancos) um bom indicador da presena da AR. TRATAMENTO O tratamento feito com antiinflamatrios no hormonais com as cautelas que devem ser tomadas pelos efeitos colaterais dessas drogas(sangramentos gastrointestinais e toxicidade renal (rins), hipertenso arterial etc.

Gota

Acomete preferencialmente adultos na meia idade e mulheres aps a menopausa. A Gota uma doena que se caracteriza por altas taxas de cido rico no sangue (hiperuricemia) e depsitos de cristais de cido rico nos tecidos corporais.
Trata-se de um distrbio do metabolismo das purinas. A concentrao normal de cido rico no sangue at 7mg/100ml. Interessante notar que cerca de 20% dos pacientes que tm hiperuricemia nunca tero gota. Alm dos riscos da hiperuricemia propiciar o aparecimento de clculos renais, importante fator de risco para aterosclerose e doenas cardiovasculares. uma doena de homens adultos. Pessoas que fazem consumo excessivo de lcool ou em uso contnuo de diurticos apresentam maior risco para contrair essa enfermidade.

O tratamento da hiperuricemia feito com orientao diettica e medicamentos (alopurinol).

No caso da gota, o tratamento sintomtico com o uso de antiinflamatrios e analgsicos. O uso da colchicina fica reservado para casos mais graves.

Pode haver depsitos visveis, os tofos gotososos.

ORIENTAO DIETTICA EVITAR Carnes como: vitela, bacon, embutidos; Midos como: fgado, corao, lngua, rim e miolos; Peixes e frutos do mar como sardinha, salmo, bacalhau, ovas de peixe; Bebidas alcolicas ; Tomate e extrato de tomate; Caldo de carnes e molhos prontos Ingerir com Moderao Carne de vaca, frango, porco, presunto Peixes e frutos do mar como camaro, ostra, lagosta, caranguejo Leguminosas como feijo, soja, gro de bico, ervilha e lentilha, aspargo, cogumelos, couve-flor e espinafre; Cereais integrais como arroz integral, trigo em gro, centeio e aveia; Oleaginosas como coco, nozes, amendoim, castanhas, pistache, avel. Preferir Queijos magros, ovos cozidos, manteiga e margarina Cereais e farinceos como po, macarro, fub, mandioca, arroz branco e milho Vegetais como couve, repolho, alface, acelga, agrio Doces e frutas em geral

FRATURA DE FMUR
So duas as formas mais comuns de fratura de fmur:

- Colo do Fmur - Transtrocanteriana (regio onde o fmur fratura)

Fratura de Colo do Fmur


Nas fraturas do colo do fmur pode ocorrer o que se chama de Fratura Oculta uma vez que no detectada pela radiologia convencional e o paciente s apresenta queixas vagas de desconforto na regio inguinal e arredores. Normalmente, essas fraturas s so diagnosticadas pela tomografia. As fraturas de colo de fmur em geral recebem tratamento cirrgico permitindo que iniciem a reabilitao com deambulao precoce.

O tratamento conservador com o uso de muletas e outros aparelhos para eliminar a carga indicado apenas em pacientes com grande vigor fsico.
Em cerca de 20% dos casos haver seqelas, em outros 30% essas limitaes sero graves. A cirurgia costuma ser a prtese total ou parcial. A prtese parcial se limita a substituir a cabea do fmur. Na prtese total, alm da cabea do fmur, o acetbulo (cavidade onde a cabea do fmur se encaixa e se articula) tambm substitudo por uma prtese.

Fratura Transtrocanteriana Esse tipo de fratura ocorre entre duas regies anatmicas do fmur (trocnteres). Geralmente ocorre aps queda acidental da prpria altura. Pode haver grande sangramento local levando at mesmo ao choque hipovolmico. O tratamento cirrgico, salvo situaes muito especiais como a concomitncia de outras doenas especialmente as pulmonares e infecciosas agudas. O tratamento conservador com o uso de trao do membro no leito por 8 semanas ou mais procedimento de alto risco em idosos. Esse procedimento aparentemente conservador, em grande parte dos casos, acaba por levar o paciente a bito, vtima de complicaes oriundas da imobilizao, especialmente infeces pulmonares. Aps a cirurgia, o paciente pode rapidamente voltar a deambular com a ajuda de andador. A recuperao completa, desde que o processo de reabilitao seja bem conduzido, costuma devolver a independncia para caminhar sem auxlio em cerca de 12 semanas.

FRATURAS DE VRTEBRAS POR COMPRESSO

Em pessoas idosas esse tipo de fratura costuma ocorrer a partir de um movimento brusco. Tropear, pender para frente quase caindo ou ao levantar um peso de forma inadequada pode determinar a ocorrncia de fratura por compresso. A dor se instala subitamente, localizada em um ponto da coluna vertebral que piora quando em p ou sentada. As complicaes neurolgicas advindas desse tipo de fratura so raras. O paciente normalmente hospitalizado, em repouso e medicado sintomaticamente. A internao deve ser curta e o paciente deve ser estimulado para levantar do leito e comear a deambular. Normalmente a recuperao demora cerca de uma a duas semanas. A dor pode persistir por 12 semanas ou mais.

Com o processo de reabilitao, a dor que era localizada, pode migrar para as regies adjacentes a leso como resposta ao trauma mecnico nas extremidades das estruturas previamente traumatizadas.
O uso de colete pode ser necessrio em casos selecionados para alvio da dor e retomada rpida das atividades normais. So indicados especialmente em traumas nas regies mais inferiores da coluna vertebral. Normalmente so mal tolerados e incmodos. Fraturas repetidas nessa regio, favorecidas pela osteoporose, por exemplo, acabam com o passar dos anos a determinar posio ciftica (corcunda) com perda da altura do indivduo.

TRANSTORNOS MENTAIS EM IDOSOS

A velhice um perodo normal do ciclo vital caracterizado por algumas mudanas fsicas, mentais e psicolgicas. importante fazer essa considerao pois algumas alteraes nesses aspectos no caracterizam necessariamente uma doena. Em contrapartida, h alguns transtornos que so mais comuns em idosos como transtornos depressivos, transtornos cognitivos, fobias e transtornos por uso de lcool. Alm disso, os idosos apresentam risco de suicdio e risco de desenvolver sintomas psiquitricos induzidos por medicamentos. Muitos transtornos mentais em idosos podem ser evitados, aliviados ou mesmo revertidos. Conseqentemente, uma avaliao mdica se faz necessria para o esclarecimento do quadro apresentado pelo idoso. Diversos fatores psicossociais de risco tambm predispem os idosos a transtornos mentais.

Esses fatores de risco incluem:

Perda de papis sociais Perda da autonomia Morte de amigos e parentes Sade em declnio Isolamento social Restries financeiras Reduo do funcionamento cognitivo (capacidade de compreender e pensar de uma forma lgica, com prejuzo na memria).

Transtornos psiquitricos mais comuns em idosos

Demncia

Demncia tipo Alzheimer


Demncia vascular Esquizofrenia Transtornos depressivos Transtorno bipolar (do humor) Transtorno delirante Transtornos de ansiedade Transtornos somatoformes Transtornos por uso de lcool e outras substncias

Demncia

Demncia um comprometimento cognitivo geralmente progressivo e irreversvel. As funes mentais anteriormente adquiridas so gradualmente perdidas. Com o aumento da idade a demncia torna-se mais freqente. Acomete 5 a 15% das pessoas com mais de 65 anos e aumenta para 20% nas pessoas com mais de 80 anos.

Os fatores de risco conhecidos para a demncia so: Idade avanada Histria de demncia na famlia Sexo feminino

Os sintomas incluem alteraes na memria, na linguagem, na capacidade de orientar-se. H perturbaes comportamentais como agitao, inquietao, andar a esmo, raiva, violncia, gritos, desinibio sexual e social, impulsividade, alteraes do sono, pensamento ilgico e alucinaes.

As causas de demncia incluem leses e tumores cerebrais, sndrome da imunodeficincia adquirida (AIDS), lcool, medicamentos, infeces, doenas pulmonares crnicas e doenas inflamatrias. Na maioria das vezes as demncias so causadas por doenas degenerativas primrias do sistema nervoso central (SNC) e por doena vascular. Cerca de 10 a 15% dos pacientes com sintomas de demncia apresentam condies tratveis como doenas sistmicas (doenas cardacas, renais, endcrinas), deficincias vitamnicas, uso de medicamentos e outras doenas psiquitricas (depresso).

As demncias so classificadas em vrios tipos de acordo com o quadro clnico, entretanto as mais comuns so demncia tipo Alzheimer e demncia vascular.

Demncia tipo Alzheimer De todos os pacientes com demncia, 50 a 60% tm demncia tipo Alzheimer, o tipo mais comum de demncia. mais freqente em mulheres que em homens. caracterizada por um incio gradual e pelo declnio progressivo das funes cognitivas. A memria a funo cognitiva mais afetada, mas a linguagem e noo de orientao do indivduo tambm so afetadas. Inicialmente, a pessoa pode apresentar uma incapacidade para aprender e evocar novas informaes. As alteraes do comportamento envolvem depresso, obsesso (pensamento, sentimento, idia ou sensao intrusiva e persistente) e desconfianas, surtos de raiva com risco de atos violentos. A desorientao leva a pessoa a andar sem rumo podendo ser encontrada longe de casa em uma condio de total confuso. Aparecem tambm alteraes neurolgicas como problemas na marcha, na fala, no desempenhar uma funo motora e na compreenso do que lhe falado. O diagnstico feito com base na histria do paciente e do exame clnico. As tcnicas de imagem cerebral como tomografia computadorizada e ressonncia magntica podem ser teis. O tratamento paliativo e as medicaes podem ser teis para o manejo da agitao e das perturbaes comportamentais. No h preveno ou cura conhecidas.

Demncia vascular

o segundo tipo mais comum de demncia. Apresenta as mesmas caractersticas da demncia tipo Alzheimer mas com um incio abrupto e um curso gradualmente deteriorante. Pode ser prevenida atravs da reduo de fatores de risco como hipertenso, diabete, tabagismo e arritmias. O diagnstico pode ser confirmado por tcnicas de imagem cerebral e fluxo sangneo cerebral.

Esquizofrenia (esquizofrenia e outras psicoses)

Essa doena comea no final da adolescncia ou idade adulta jovem e persiste por toda a vida. Cerca de 20% das pessoas com esquizofrenia no apresentam sintomas ativos aos 65 anos; 80% mostram graus variados de comprometimento. A doena torna-se menos acentuada medida que o paciente envelhece. Os sintomas incluem retraimento social, comportamento excntrico, pensamento ilgico, alucinaes e afeto rgido. Os idosos com esquizofrenia respondem bem ao tratamento com drogas antipsicticas que devem ser administradas pelo mdico ou Enfermeiro com cautela.

Transtornos depressivos

A idade avanada no um fator de risco para o desenvolvimento de depresso, mas ser vivo ou viva e ter uma doena crnica esto associados com vulnerabilidade aos transtornos depressivos. A depresso que inicia nessa faixa etria caracterizada por vrios episdios repetidos. Os sintomas incluem reduo da energia e concentrao, problemas com o sono especialmente despertar precoce pela manh e mltiplos despertares, diminuio do apetite, perda de peso e queixas somticas (como dores pelo corpo). Um aspecto importante no quadro de pessoas idosas a nfase aumentada sobre as queixas somticas. Pode haver dificuldades de memria em idosos deprimidos que chamado de sndrome demencial da depresso que pode ser confundida com a verdadeira demncia. Alm disso, a depresso pode estar associada com uma doena fsica e com uso de medicamentos.

Transtorno bipolar (transtornos do humor)

Os sintomas da mania em idosos so semelhantes queles de adultos mais jovens e incluem euforia, humor expansivo e irritvel, necessidade de sono diminuda, fcil distrao, impulsividade e, freqentemente, consumo excessivo de lcool. Pode haver um comportamento hostil e desconfiado. Quando um primeiro episdio de comportamento manaco ocorre aps os 65 anos, deve-se alertar para uma causa orgnica associada. O tratamento deve ser feito com medicao cuidadosamente controlada pelo mdico.

Transtorno delirante

A idade de incio ocorre por volta da meia-idade mas pode ocorrer em idosos. Os sintomas so alteraes do pensamento mais comumente de natureza persecutria (os pacientes crem que esto sendo espionados, seguidos, envenenados ou de algum modo assediados). Podem tornar-se violentos contra seus supostos perseguidores, trancarem-se em seus aposentos e viverem em recluso. A natureza dos pensamentos pode ser em relao ao corpo, como acreditar ter uma doena fatal (hipocondria). Ocorre sob estresse fsico ou psicolgico em indivduos vulnerveis e pode ser precipitado pela morte do cnjuge, perda do emprego, aposentadoria, isolamento social, circunstncias financeiras adversas, doenas mdicas que debilitam ou por cirurgia, comprometimento visual e surdez. As alteraes do pensamento podem acompanhar outras doenas psiquitricas que devem ser descartadas como demncia tipo Alzheimer, transtornos por uso de lcool, esquizofrenia, transtornos depressivos e transtorno bipolar. Alm disso, podem ser secundrias ao uso de medicamentos ou sinais precoces de um tumor cerebral.

Transtornos de ansiedade Incluem transtornos de pnico, fobias, TOC, ansiedade generalizada, de estresse agudo e de estresse ps-traumtico. Desses, os mais comuns so as fobias.

Os transtornos de ansiedade comeam no incio ou no perodo intermedirio da idade adulta, mas alguns aparecem pela primeira vez aps os 60 anos. As caractersticas so as mesmas das descritas em transtornos de ansiedade em outras faixas etrias. Em idosos a fragilidade do sistema nervoso autnomo pode explicar o desenvolvimento de ansiedade aps um estressor importante. O transtorno de estresse ps-traumtico freqentemente mais severo nos idosos que em indivduos mais jovens em vista da debilidade fsica concomitante nos idosos. As obsesses (pensamento, sentimento, idia ou sensao intrusiva e persistente) e compulses (comportamento consciente e repetitivo como contar, verificar ou evitar ou um pensamento que serve para anular uma obsesso) podem aparecer pela primeira vez em idosos, embora geralmente seja possvel encontrar esses sintomas em pessoas que eram mais organizadas, perfeccionistas, pontuais e parcimoniosas. Tornam-se excessivos em seu desejo por organizao, rituais e necessidade excessiva de manter rotinas. Podem ter compulses para verificar as coisas repetidamente, tornando-se geralmente inflexveis e rgidos.

Transtornos somatoformes

So um grupo de transtornos que incluem sintomas fsicos (por exemplo dores, nuseas e tonturas) para os quais no pode ser encontrada uma explicao mdica adequada e que so suficientemente srios para causarem um sofrimento emocional ou prejuzo significativo capacidade do paciente para funcionar em papis sociais e ocupacionais. Nesses transtornos, os fatores psicolgicos so grandes contribuidores para o incio, a severidade e a durao dos sintomas. No so resultado de simulao consciente.

A hipocondria comum em pacientes com mais de 60 anos, embora o seja mais freqente entre 40 e 50 anos. Exames fsicos repetidos so teis para garantirem aos pacientes que eles no tm uma doena fatal. A queixa real, a dor verdadeira e percebida como tal pelo paciente. Ao tratamento, deve-se dar um enfoque psicolgico ou farmacolgico.

Transtornos por uso de lcool e outras substncias

Os pacientes idosos com dependncia de lcool, geralmente, apresentam uma histria de consumo excessivo que comeou na idade adulta e apresentam uma doena mdica, principalmente doena heptica. Alm disso, um grande nmero tem demncia causada pelo lcool. A dependncia de substncias como hipnticos, ansiolticos e narcticos comum. Os pacientes idosos podem abusar de ansiolticos para o alvio da ansiedade crnica ou para garantirem uma noite de sono.

A apresentao clnica variada e inclui quedas, confuso mental, fraca higiene pessoal, depresso e desnutrio.

As aes da Ateno Bsica em Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa previstas a serem desenvolvidas so:
Atribuies Comuns a todos os Profissionais da Equipe

a) Planejar, programar e realizar as aes que envolvem a ateno sade da pessoa idosa em sua rea de abrangncia, conforme orientao deste Caderno.
b) Identificar e acompanhar pessoas idosas frgeis ou em processo de fragilizao. c) Alimentar e analisar dados dos Sistemas de Informao em Sade - Sistema de Informao da Ateno Bsica (SIAB) - e outros para planejar, programar e avaliar as aes relativas sade da pessoa idosa. d) Conhecer os hbitos de vida, valores culturais, ticos e religiosos das pessoas idosas, de suas famlias e da comunidade. e) Acolher a pessoas idosas de forma humanizada, na perspectiva de uma abordagem integral e resolutiva, possibilitando a criao de vnculos com tica, compromisso e respeito.

f) Prestar ateno contua s necessidades de sade da pessoa idosa, articulada com os demais nveis de ateno, com vistas ao cuidado longitudinal ao longo do tempo. g) Preencher, entregar e atualizar a Caderneta de Sade da Pessoa Idosa, conforme Manual de Preenchimento especfico. h) Realizar e participar das atividades de educao permanente relativas sade da pessoa idosa. i) Desenvolver aes educativas relativas sade da pessoa idosa, de acordo com o planejamento da equipe.

J) Realizar atividades de educao permanente e interdisciplinar referente ateno pessoa idosa.

Atribuies do Enfermeiro

a) Realizar ateno integral s pessoas idosas. b) Realizar assistncia domiciliar, quando necessrio. c) Realizar consulta de enfermagem, incluindo a avaliao multidimensional rpida e instrumentos complementares, se necessrio, solicitar exames complementares e prescrever medicaes, conforme protocolos ou outras normativas tcnicas estabelecidas pelo gestor municipal, observadas as disposies legais da profisso. d) Supervisionar e coordenar o trabalho dos ACS e da equipe de enfermagem. e) Realizar atividades de educao permanente e interdisciplinar junto aos demais profissionais da equipe. f) Orientar ao idoso, aos familiares e/ou cuidador sobre a correta utilizao dos medicamentos.

Atribuies do Auxiliar/Tcnico de Enfermagem

a) Realizar ateno integral s pessoas idosas. b) Orientar ao idoso, aos familiares e/ou cuidador sobre a correta utilizao dos medicamentos. c) Participar das atividades de assistncia bsica, realizando procedimentos regulamentados no exerccio de sua profisso na UBS e quando indicado, ou necessrio, no domiclio e/ou nos demais espaos comunitrios.

PECULIARIDADES EM DIABETES NO IDOSO

Conceito A Diabetes Mellitus uma sndrome de etiologia mltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se por hiperglicemia crnica com distrbios do metabolismo dos carboidratos, lipdios e protenas.

Importncia Ter controle rigoroso da hiperglicemia e HAS para reduzir complicaes do DM e mortalidade em pacientes adultos. A mortalidade cardiovascular alta em pacientes diabticos, sendo multiplicado se houver fatores de risco. Em pacientes hipertensos o risco duas vezes maior.

Classificao Tipo 1 Destruio das clulas beta do pncreas Deficincia absoluta de insulina 5 a 10% dos casos: aps os 65 anos Etiopatogenia diferente no idoso

Tipo 2 Resistncia dos tecidos perifricos s aes fisiolgicas da insulina Forte componente gentico Mais comum entre os idosos

Sndrome metablica hipertenso + dislipidemia + diabetes + obesidade Etiopatogenia No idoso h aumento da intolerncia a carboidratos, levando a elevao da glicemia Fatores associados ao metabolismo de carboidratos Fator gentico Diminuio da secreo da insulina Maior resistncia insulina Fatores associados ao envelhecimento Aumento da massa adiposa Diminuio da massa magra Diminuio da atividade fsica Doenas coexistentes Polifarmcia

Quadro clnico Frequentemente assintomtico

Manifestaes iniciais: Estado confusional agudo Incontinncia urinria Coma cetoacidtico


Sinais e sintomas primrios Cansao fcil Viso turva Muita sede Impotncia Emagrecimento, aumento do apetite Urina aumentada Sinais e sintomas secundrios a complicaes agudas Cetoacidose diabtica no Diabetes tipo I Coma hiperosmolar no Diabetes tipo II

Hipoglicemia Apresentao atpica Sintomas: Adrenrgicos ( tremores , taquicardia) Neuroglicopnicos (convulses , delirium) Tratamento: Glicose oral ou endovenosa Diagnstico Aps 45 anos: avaliao glicmica em jejum a cada trs anos e avaliar fatores de risco.

Complicaes As complicaes crnicas da Diabetes Mellitus esto relacionadas com alteraes vasculares gerando leses em rgos alvo, ou seja, os danos, disfuno e falncia de rgos como rins, olhos, nervos, corao e vasos sanguneos. a sexta causa de internao e a principal causa de amputao de membros inferiores e de cegueira adquirida, insuficincia renal, sendo responsvel por 26% dos pacientes em hemodilise.Podemos dividir as complicaes crnicas no grupo das microangiopatias, onde encontramos a retinopatia diabtica, a nefropatia diabtica, e a neuropatia diabtica.

O grupo das macroangiopatias representado pelo IAM, AVC, Insuficincia arterial perifrica (MMII) e o p diabtico, que agrupa as alteraes sensitivas, vasculares e mecnicas.

Ao examinar um paciente portador de Diabetes Mellitus e com leso ulcerosa de membros inferiores deve-se proceder uma inspeo cuidadosa dos ps, avaliando-se os pulsos arteriais, sensibilidade, descrever a leso avaliando a profundidade e bordas, presena de necrose, colher material para cultura da secreo. E nunca esquecer que o controle glicmico fundamental para a resoluo e preveno de novas leses.

*A presena de isquemia potencializa enormemente o risco e a sua descompensao exige tratamento

** Caso no haja vaga para internao, o paciente dever ser mantido na emergncia. O ferimento dever receber os cuidados necessrios de limpeza, desbridamento, e antibioticoterapia quando indicados.

Curativos Objetivo O objetivo desenvolver habilidade de realizar ou orientar a realizao de um curativo em uma leso de membro inferior. 1. Lavagem das mos 2. Reunir e organizar todo o material a ser utilizado no curativo 3. Colocar o paciente em posio confortvel, em local com boa iluminao e explicar o que ser feito. Apoiar o membro afetado sobre uma bacia cirrgica 4. Calar as luvas 5. Lavar o ferimento com SF 0,9% em jato (sem muita presso) 6. Esfregar a gaze embebida com soluo salina no leito da leso em um nico sentido. Em caso de muita sujeira pode-se associar sabo lquido hospitalar. 7. Desbridamento: Retirar o tecido necrtico com pinas ou tesouras. Caso no consiga retirar todo o tecido necrtico pode-se usar colagenase (evitar em reas j com tecido de granulao) 8. Pode-se aplicar sulfadiazina de prata, coberturas conforme o tipo da leso (seca ou com secreo, infectada ou no). 9. Ocluir a leso com gaze fina, atadura e micropore ou esparadrapo

Abordagem Educacional:

Modificao do estilo de vida difcil na terceira idade. Mas deve-se estimular cuidados gerais de sade como: suspenso do fumo, aumento da atividade fsica e reorganizao dos hbitos alimentares.

Dietas restritivas, alm de nutricionalmente inadequadas, so de difcil aderncia entre idosos. Deve-se insistir nas vantagens do fracionamento dos alimentos. No recomendvel o uso habitual de bebidas alcolicas. Deve-se atentar para possveis deficincias nutricionais associadas (Vit B12, acido folico, etc...).

A INCONTINNCIA URINRIA E FECAL

Incontinncia urinria definida como a perda de urina involuntria em quantidade ou freqncia suficiente para originar um desconforto social ou problemas de sade. As principais conseqncias relacionadas incontinncia urinria so: insuficincia renal, Infeco do Trato urinrio/ITU, sepse, aumento do risco de quedas e fraturas, macerao da pele e formao de feridas e o impacto psicossocial (isolamento social, depresso, vergonha). Embora possa ocorrer em todas as faixas etrias, a incidncia da incontinncia urinria aumenta com o decorrer da idade. Calcula-se que 8 a 34% das pessoas acima de 65 anos possuam algum grau de incontinncia urinria sendo que atinge cerca de 50% dos idosos institucionalizados e mais prevalente em mulheres. Constata-se que apenas 50% dos portadores de incontinncia urinria procuram consulta por esse motivo.

A Prtica Clnica A Incontinncia Urinria pode ser definida como a perda de urina em quantidade e freqncia suficientes para causar um problema social ou higinico. Pode variar desde um escape ocasional at uma incapacidade total para segurar qualquer quantidade de urina. Ela se deve, com freqncia, a alteraes especficas do corpo em decorrncia de doenas, uso de medicamentos ou pode representar o incio de uma doena.

Entre as mulheres, a principal alterao a reduo da presso mxima de fechamento uretral, conseqncia de danos secundrios partos, cirurgias, radiao, tabagismo, obesidade, distrbios neurolgicos, da reduo da vascularizao e hipotrofia dos tecidos que revestem e envolvem a uretra, a bexiga e a vagina e outros.
Entre os homens, o aumento da prstata , provavelmente, o principal fator responsvel pelas alteraes do fluxo urinrio. Algumas alteraes da funo vesical e da uretra ocorrem em ambos os sexos e incluem reduo da contratilidade e da capacidade vesical, declnio da habilidade para retardar a mico, aumento do volume residual.

A incontinncia urinria pode ser classificada como: Incontinncia por Urgncia Incontinncia Urinria de Esforo Incontinncia Mista Incontinncia Paradoxal Incontinncia Total

Classificao
A incontinncia por urgncia Constitui a principal causa de incontinncia urinria em pacientes idosos de ambos os sexos (cerca de 60%), geralmente decorre de hiperatividade detrusora e se manifesta clinicamente por perda urinria com desejo sbito e incontrolvel de urinar.

A incontinncia urinria de esforo ESTRESSE Representa 30% das causas de incontinncia em pacientes idosos do sexo feminino, decorre de deficincia esfincteriana associada ou no hipermotilidade do colo vesical de modo que, durante manobras de esforo (tosse, espirro, etc.), a presso intravesical supera a presso no nvel de esfncter gerando perdas. Caracterizar clinicamente as perdas urinrias relacionadas a aumentos da presso intra-abdominal no precedida de desejo miccional. No homem comum aps resseco prosttica ou radioterapia. A incontinncia mista Decorre da associao de incontinncia por urgncia incontinncia de esforo. A incontinncia paradoxal transbordamento Representa importante causa de incontinncia urinria em homens idosos. Decorre de hiperdisteno vesical geralmente secundria obstruo prosttica ou hipocontratilidade detrusora, onde o paciente no consegue obter mices eficazes permanecendo com a bexiga cheia e perdendo urina por transbordamento. Manifesta-se clinicamente por perdas em gotejamento associado a globo vesical palpvel (bexigoma).

A incontinncia total ou funcional Decorre de leso esfincteriana e geralmente de leso do esfncter uretral externo ou de sua inervao, em conseqncia de cirurgias para tratamento de hiperplasia prosttica benigna e, principalmente, cncer de prstata. Manifesta-se clinicamente por perdas urinrias contnuas sem globo vesical palpvel ou resduo significativo. Caracterizao A incontinncia urinria transitria aquela decorrente de causas externas ao trato urinrio que no idoso apresenta uma reserva funcional diminuda. As principais condies que levam o paciente idoso a se tornar incontinente esto listadas e podem ser lembradas utilizando-se o termo mnemnico DIURAMID. DIURAMID: Delrium Infeco Uretrite e vaginite atrfica Restrio de mobilidade Aumento do dbito cardaco Medicaes Impactao fecal

Tratamento- Medidas Gerais O tratamento deve inicialmente estar focado nas condies externas ao trato urinrio. Deve-se descartar a presena de afeces que possam causar incontinncia urinria transitria e abord-las como medida inicial. Assim pacientes com distrbios metablicos que levem o paciente s alteraes da funo cognitivas devem ser corrigidos. Eventuais infeces urinrias sintomticas devem ser tratadas atravs de antibioticoterapia adequada. Pacientes psmenopausa com atrofia vaginal, o uso de hormnio tpico controverso. A hidratao do paciente deve ser adequada necessidade do mesmo. Em geral um adulto necessita urinar cerca de 1500 ml ao dia sem uso de diurticos e com urina no concentrada. A simples adequao deste volume urinrio resulta, algumas vezes na remisso da incontinncia em muitos pacientes. A medicao do paciente deve ser checada, em especial o uso de diurticos para tratamento de hipertenso arterial. Muitas vezes, a simples substituio de um diurtico de ala por outro de ao mais longa ou ainda por outra droga resulta na reduo do volume urinado num curto espao de tempo e, conseqentemente, dos episdios de incontinncia.

O controle da glicemia em diabticos tambm atua reduzindo o volume urinrio. A normalizao do hbito intestinal alivia uma eventual compresso da bexiga pelo fecaloma levando uma reduo da presso intravesical e diminuindo a possibilidade de perdas.
O tratamento de condies como artrose que resulta em melhora da mobilidade tambm faz parte do tratamento da incontinncia neste grupo etrio. Da mesma forma, em pacientes nos quais a mobilidade restrita, medidas de assistncia ao toalete podem facilitar a mico e, conseqentemente, reduzir os episdios de perdas. Incontinncia Urinria Total Incontinncia Psprostatectomia A Incontinncia total em idosos geralmente decorre de cirurgias prostticas, seja por leso direta do esfncter, seja por leso de sua inervao. Embora seja muito mais freqente aps cirurgias para tratamento de cncer de prstata, igualmente devastadora quando ocorre aps cirurgias para tratamento de processos prostticos benignos (Hipertrofia Prosttica Benigna/HPB). importante ressaltar que a presena de incontinncia urinria bastante comum no ps-operatrio recente de cirurgias prostticas e, por essa razo, o tratamento definitivo dessa condio s deve ser realizado, pelo menos aps um ano decorrido

Quando encaminhar ao especialista A pessoa idosa dever ser encaminhada ao urologista ou geriatra, quando as medidas implementadas para tratar a incontinncia urinria temporria fracassarem ou se a pessoa apresenta incontinncia urinria crnica que no melhora com as medidas iniciais. Cabe ressaltar, que mesmo que a pessoa idosa seja acompanhada por especialista, a equipe da Ateno Bsica dever manter o acompanhamento da mesma. A reteno aguda de urina uma emergncia real, que pode se manifestar como incontinncia urinria, delirium ou dficit funcional, ainda que sem presena de dor, e deve ser tratada por meio de sondagem vesical, encaminhando-se imediatamente ao servio de urgncia ou emergncia.

Incontinncia fecal

Quadro clnico e epidemiologia Continncia anal a capacidade em retardar a eliminao de gases ou de fezes at o momento em que for conveniente fazlo. Resulta da inter-relao complexa entre volume e consistncia do contedo retal, capacidade de distenso (complacncia retal), sensibilidade retal e a integridade da musculatura esfinctrica anal, bem como sua inervao. A incontinncia anal a incapacidade, em graus variados, de reter a matria fecal e de 114 ATENO SADE DO IDOSO evacu-la de forma voluntria. Trata-se de condio incapacitante, constrangedora e com repercusso socioeconmica significativa. Por esses motivos, a prevalncia na populao de difcil mensurao. Por vezes, existe uma grande dificuldade do paciente de expor sua condio ao mdico. Em outras circunstncias, o paciente ou seus familiares, por dficit de cognio ou de ateno, pode interpretar os episdios de incontinncia como sendo diarria.

Diagnstico

Na maioria dos casos, a queixa no espontnea, mas seguida ao questionamento do mdico. necessrio conhecer o grau de incontinncia fecal, se parcial ou total, bem como o grau de comprometimento da qualidade de vida do indivduo. Perguntar sobre a necessidade de utilizar fralda ou tampo ou se o paciente se priva da realizao de viagens ou mesmo sair de casa para passeios ou refeies. Deve-se perguntar sobre operaes anais e abdominais, passado obsttrico de mulheres, qualidade de assistncia ao parto e histria pessoal de constipao. Deve-se perguntar tambm sobre consistncia das fezes, freqncia diria de evacuao, percepo da vontade de evacuao, sintomas como dor e sangramento, bem como sensao de evacuao incompleta. Esses so conhecimentos que auxiliam no diagnstico da causa da incontinncia fecal.
A inspeo anal esttica valiosa avaliao da incontinncia fecal, pois, alm de identificar a presena de fezes ou vestes sujas, pode identificar cicatriz perineal ou anorretal ou ainda um defeito anal visvel que possam ser indicativos de leso esfinctrica prvia de natureza cirrgica, traumtica ou obsttrica.

A inspeo dinmica Realizada durante a solicitao de manobra de esforo evacuatrio ao paciente. Com a retrao manual das ndegas pelas mos do examinador tambm pode ajudar na inferncia sobre a funo esfinctrica. Durante essa manobra, a identificao de nus entreaberto geralmente indicativa de significativo dano esfinctrico ou neuropatia grave. A avaliao fisiolgica especializada necessria a comprovao das hipteses sobre a etiologia da incontinncia fecal, a delineao da adequada conduta teraputica e tambm objetivando conhecer o prognstico. Trata-se de arsenal diagnstico ainda restrito aos ambulatrios de especialidade dos centros mdicos tercirios. Sua realizao ajuda sobremaneira no adequado manejo de pacientes com incontinncia fecal. No entanto, a impossibilidade de realiz-los no deve constituir empecilho assistncia dos pacientes com incontinncia fecal.

Tratamento Feito o diagnstico da causa principal da incontinncia fecal, vrias opes teraputicas esto disponveis, a saber: o tratamento clnico, o tratamento no-cirrgico por biofeedback (espcie de fisioterapia anal que objetiva aumentar a sensibilidade do reto ao contedo fecal e melhorar a fora de contrao dos esfncteres anais) e o tratamento cirrgico propriamente dito. Na medida em que o tratamento cirrgico da incontinncia fecal est reservado aos pacientes com evidente rotura esfinctrica e incontinncia fecal grave, significativa parcela dos pacientes com incontinncia fecal experimenta melhora sintomtica com modificao diettica, agentes constipantes e exerccios plvicos. O tratamento clnico No traz a cura da incontinncia fecal, mas leva ao alvio sintomtico. Em adio orientao diettica (evitar refeies volumosas, ricas em gordura ou excessivamente ricas em fibras), o tratamento farmacolgico deve incluir o uso de antiperistlticos como a loperamida (01 a 02 mg trs a quatro vezes ao dia).

A abordagem do idoso representa o maior desafio da Medicina moderna. O grau de vulnerabilidade desse novo organismo envelhecido extremamente heterogneo. Reconhecer essas diferenas exige amplo conhecimento. O Brasil est num processo de envelhecimento populacional e, a cada dcada, o percentual de idosos aumenta significativamente. Como resultado, estamos vivenciando um perodo de crescente demanda de recursos voltados para atender as necessidades desta nova populao. Nesse processo de preparao e adaptao da sociedade a essa realidade demogrfica, deve-se incluir a capacitao dos profissionais que tero a funo de cuidar da sade dos idosos, pois, atualmente, h uma carncia significativa de profissionais com essa habilitao. Evidncias demonstram que o atendimento ao idoso de forma fragmentada, sem avaliao da sua funcionalidade e sem a compreenso das repercusses do envelhecimento nos processos sade-doena repercutem negativamente na sua sade, entendida como o maior bem estar bio-psicosocial, e no simplesmente a ausncia de doenas. Desta forma, busquei aqui trabalhar os aspectos bsicos do processo de envelhecimento e como eles interferem na abordagem do idoso. Pretende-se descortinar problemas que, at ento, eram atribudos ao processo de envelhecimento per si (da idade) e, portanto, no abordados de forma adequada.

ENVELHECIMENTO ATIVO:

UMA POLTICA DE SADE

UCB

Obrigada !!!

You might also like