You are on page 1of 31

IBADEP Instituto Bblico da Assembleia de Deus Ensino e Pesquisa

ESCATOLOGIA LIO 3 Escatologia 1 parte

www.natalinodasneves.blogspot.com.br

Prof. Ms. Natalino das Neves

INTRODUO

Escatologia= coisas.

Estudo/tratado

das

ltimas

A humanidade sempre se preocupou com o seu futuro e o futuro das coisas. Existe vida aps a morte? Para onde iremos aps a morte? O mundo vai acabar?

INTRODUO
Revelao dos grandes eventos escatolgicos (At 1:7). Para os mpios o quadro futurstico assustador (Mt 25:46; Lc 16:19-31).

Principais temas: estado intermedirio, arrebatamento da igreja, grande tribulao, milnio, juzo final e estado eterno.

I ESCOLAS DE INTERPRETAO ESCATOLGICA

I ESCOLAS DE INTERPRETAO ESCATOLGICA

Mtodos de interpretao da escatologia


Alegrico ou figurado; Literal e textual.

I ESCOLAS DE INTERPRETAO ESCATOLGICA


PRETERISTA Ps-milenismo
Esta escola afirma que todo o Apocalipse cumpriuse no passado, ou seja, especificamente nos dias do Imprio Romano; O objetivo dos preteristas compreender e interpretar as difceis situaes pelas quais passou a Igreja daquele tempo; As quedas de Jerusalm em 70 d.C. e a de Roma no sculo V so vistas como cumprimento de parte dos eventos encontrados no livro. Jesus Cristo voltar aps um duradouro perodo de expanso e prosperidade espiritual de sua Igreja, levada a cabo atravs da pregao do Evangelho.

I ESCOLAS DE INTERPRETAO ESCATOLGICA


FUTURISTA pr-milenismo

Cristo voltar antes do milnio, para arrebatar sua igreja, e depois se manifestar em glria.
A vinda de Cristo em glria ser precedida de sinais precursores j preditos, como guerras, fome, terremoto, etc. Os eventos escatolgicos a partir do arrebatamento da igreja sero sobrenaturais, isto , fora de qualquer controle humano. O reino de Cristo (o milnio) ser instaurado na terra de modo cataclsmico.

I ESCOLAS DE INTERPRETAO ESCATOLGICA

HISTORICISTA ps-milenismo
O milnio espiritual; ele ocorre agora.

O milnio e Cristo reinando invisivelmente nos coraes, mediante a pregao do Evangelho e do seu ensino. Cristo vir aps o Milnio, quando ento os mortos ressuscitaro e haver juzo final.

I ESCOLAS DE INTERPRETAO ESCATOLGICA IDEALISTA amilenismo


No haver milnio nenhum. O termo Milnio em Apocalipse 20:6 no quer dizer mil anos, Ele apenas comunica a ideia de plenitude, totalidade. O reino de Deus est agora mesmo presente no mundo, atravs das Igrejas, pela Palavra de Deus e pelo Esprito Santo.

O bem e o mal crescem juntos at a vinda de Jesus, quando ento os mortos ressuscitaro e haver o juzo final. O reino de Deus ser o cu.

II DIVISO DISPENSACIONAL DA HUMANIDADE

II DIVISO DISPENSACIONAL DA HUMANIDADE


Os judeus

Descendentes de Abrao, Isaque e Jac (Is 51:2; Jo 8:39);


Tambm chamados hebreus (2 Co 11:22); Israelitas (Ex 9:7); Filhos de Israel (Is 27:12); simplesmente Israel (Rm 11:26).

Os gentios
Todos que no so judeus; Tambm chamados de gregos (Rm 2:9); naes (Sl 9:20); estrangeiros (Is 14:1; 60:10).

II DIVISO DISPENSACIONAL DA HUMANIDADE

Igreja de Deus
Todos convertidos a Cristo; Judeus e gentios (Jo 1:11,12; At 2:47; At 15:14).

III ISRAEL NO PLANO DIVINO

III ISRAEL NO PLANO DIVINO


Romanos 9 a 11 relata o plano para Israel em trs geraes:

Passado Eleio de Israel;


Presente Israel e sua rejeio ao evangelho; Futuro salvao futura de Israel.

Eleio de Israel:
Rm 9:6-13 promessa de Deus no falhou, pois era condicional obedincia (somente aos fiis); Rm 9:14-29 Deus tem o direito de rejeitar a Israel devido desobedincia, bem como usar de misericrdia com os gentios e conceder-lhes a salvao.

III ISRAEL NO PLANO DIVINO


Rejeio ao evangelho:
Incredulidade (Rm 9:30-10:21); Desobedincia (Rm 10:3).

Salvao futura de Israel:


Um remanescente permaneceu fiel a Deus, em Cristo (Rm 11:1-6); A maioria no quis aceitar a Cristo (Rm 11:7-10); Salvao nacional de Israel no futuro (Rm 11:1136).

Justificao pela f.

IV AS SETENTAS SEMANAS DE DANIEL (DN 9:24-27)

V A MORTE E O ESTADO INTERMEDIRIO

V A MORTE E O ESTADO INTERMEDIRIO

A morte:
Morte fsica separao entre parte material e espiritual (Gn 3:19; Lc 16:19-31; Jo 11-14); Morte espiritual separao de Deus (Gn 2:17; 3:6,7; Ef 2:1); Morte eterna/segunda morte parte material e espiritual reunida e separada eternamente de Deus (Ap 20:11-15; 21:8).

V A MORTE E O ESTADO INTERMEDIRIO

Estado intermedirio:
Primeiro cristos justos mortos diretamente para o paraso e os mpios para o inferno.

Purgatrio:
Concebido por Agostinho, reforado pelo Papa Gregrio, o Grande, redefinido e dogmatizado pelo Conclio de Trento em 1563. Acreditava que ficava na fronteira entre o Hades e o inferno.

V A MORTE E O ESTADO INTERMEDIRIO


Sheol:
AT lugar dos mortos (Nm 16:30; Sl 9:17). Equivalente ao vocbulo grego Hades mundo invisvel. Mundo subterrneo, onde ficavam tanto almas dos justos como dos injustos, separadas por um abismo (Rico e Lzaro - Lc 16:20-25). Cristo, aps sua morte, desceu ao Hades e levou cativo o cativeiro transferiu as almas dos justos para o cu (EF 4:8-10).

V A MORTE E O ESTADO INTERMEDIRIO

Hades:
Na septuaginta, tal palavra usada como sinnimo do vocbulo hebraico sheol. Na mitologia grega era o deus do submundo. Filho de Cronos, dominava a regio para onde iam os mortos.

Com o passar dos tempos, passou a ser sinnimo de inferno (Mt 11:23; Lc 10:15; 16:23)

V A MORTE E O ESTADO INTERMEDIRIO


Geena (Mt 10:28):
Vale que ficava no sudoeste de Jerusalm, onde os judeus idlatras sacrificavam suas crianas a Moloque (2 Cr 28:3; 33:6). Era mantido, constantemente, um fogo ardente para consumir o lixo de Jerusalm e das cidades vizinhas.
Devido estas caractersticas passou a ser a imagem do inferno (Mt 18:8-9; Ap 20:10). Lugar de tormento eterno e de fogo inextinguvel (Mc 9:43,48).

V A MORTE E O ESTADO INTERMEDIRIO

Trtaro:
Significa encarcerar no suplcio eterno, o mais profundo abismo do Hades (2Pe 2:4 forma verbal). Refere-se priso dos anjos cados (Jd 6). Mitologia grega ficava sob o Hades, onde Zeus havia encerrado os tits. Judeus helenistas = sinnimo de Geena.

V A MORTE E O ESTADO INTERMEDIRIO


Estado dos mortos: Justos
Conscientes (Mt 22:32). Em descanso (Ap 14:13). Entre a morte e ressurreio de Jesus mudana do Hades (paraso) para o cu (Mt 27:52-53Lc 23:43; Ef 4:8-9; 2 Co 12:1-4)).

mpios
No houve alterao de seu estado (Hades). Conscientes e separados de Deus (Lc 16:23). Punidos e aprisionados (1 Pe 3:19; 2 Pe 2:4,9).

CONSIDERAES FINAIS

CONSIDERAES FINAIS
O texto bblico estudado demonstrou que: 1. A vida no termina com a morte; 2. Na escatologia aprendemos sobre estado intermedirio, arrebatamento da igreja, grande tribulao, milnio, juzo final e estado eterno.

3. Na eternidade voc poder estar na presena de Deus ou no lugar de tormento, depende unicamente de voc!

GABARITO LIO 3

GABARITO LIO 3
1. d) o estudo dos eventos que esto para acontecer, segundo as Escrituras. 2. c) Inicialmente, Deus escolheu a Igreja para revelar a sua vontade. 3. b) Interpretar os textos profticos da Bblia. 4. E 5. C 6. a) 490 anos 7. d) A contagem das semanas profticas parou na 69 com ao nascimento do Messias 8. b) O papa Gregrio, o Grande 9. E 10.C

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
HALE, B. D. INTRODUO AO NOVO TESTAMENTO. SO PAULO: HAGNOS, 2001.

HENDRIKSEN, WILLIAM. MAIS QUE VENCEDORES. SO PAULO: CULTURA CRIST, 2001.


HORTON, Stanley. As ltimas Coisas. Teologia Sistemtica. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1997 IBADEP. Apocalipse/Escatologia. 4 Edio. Guara: IBADEP, 2005. KISTEMAKER, S. APOCALIPSE. SO PAULO: CULTURA CRIST, 2004.

LADD, G. E. APOCALIPSE: INTRODUO E COMENTRIO. SO PAULO: VIDA NOVA, 1982.


OLIVEIRA, Joo Joaquim de. O Milnio. 14.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998

You might also like