You are on page 1of 22

NATUREZA SOCIEDADE

QUESTO AMBIENTAL

Prof Juliana Pires


www.maissaudepublica.com.br

O sculo XXI chegou e as marcas da destruio desordenada da natureza esto cada vez mais preocupantes. Na natureza, existe uma harmonia nas relaes entre os seres vivos entre si e entre os seres vivos e o meio ambiente. o chamado EQUILIBRIO ECOLGICO. Ao quebrar essa harmonia, o homem provoca o que chamamos de IMPACTO AMBIENTAL.

www.maissaudepublica.com.br

ABORDAGEM HISTRICA DOS IMPACTOS AMBIENTAIS Desde que o homem surgiu na Terra, h mais de 1 milho de anos, eles vm transformando a natureza. No incio, essa transformao causava impacto irrelevante sobre o meio ambiente, seja pelo fato de haver um pequeno nmero de pessoas vivendo no planeta, seja pelo fato de o homem no dispor de tcnicas que lhe permitissem fazer grandes transformaes..
www.maissaudepublica.com.br

Assim, durante muitos sculos, o homem foi bastante submisso natureza. Sua ao sobre o meio ambiente restringia se interferncia em algumas cadeias alimentares, ao caar certos animais e colher certos vegetais para seu consumo

www.maissaudepublica.com.br

Com o passar do tempo, alguns grupos humanos, descobriram a utilizao do fogo , como cultivar alimentos e criar animais. Eles se fixaram em determinados lugares da superfcie terrestre, tornando-se sedentrios. Com o incio da REVOLUO AGRCOLA (aproximadamente 10.000 a.C.) o impacto sobre a natureza comeou a aumentar gradativamente.

www.maissaudepublica.com.br

Ao longo dos sculos e sculos, o surgimento das cidades, o crescimento populacional e os avanos tcnicos foram muito lentos, assim, os impactos sobre o meio ambiente eram praticamente irrelevantes e localizados, valendo ressaltar que foram aumentando gradualmente.
www.maissaudepublica.com.br

Derrubada das arvores para permitir a prtica da agricultura e pecuria; Derrubada de matas para obteno de madeira para a construo de abrigos e de lenha;
alteraes em algumas cadeias alimentares, como resultado da extino de espcies animais e vegetais; eroso do solo, como resultado de prticas agrcolas imprprias; poluio do ar em alguns lugares pela queima das florestas e da lenha; poluio do solo e da gua, em pontos localizados, por excesso de matria orgnica.
www.maissaudepublica.com.br

IMPACTOS DA REVOLUO AGRCOLA SOBRE A NATUREZA

CONSEQUNCIAS desse impacto:

A exploso demogrfica j considerada um problema universal, para o meio ambiente, pois com maior ou menor incidncia afeta o planeta em seu todo.

www.maissaudepublica.com.br

CRESCIMENTO POPULACIONAL DESIQUILIBRIO AMBIENTAL

www.maissaudepublica.com.br

Paralelamente espantosa acelerao do crescimento demogrfico, ocorreram avanos tcnicos inimaginveis para o homem, o que aumentaram cada vez mais a capacidade de transformao da natureza. Assim, o limiar entre o homem submisso natureza e senhor dela marcado, pelas REVOLUES INDUSTRIAIS que se iniciaram no sculo XVIII., se estende at os dias de hoje.

www.maissaudepublica.com.br

PARA REFLETIR
Os ecossistemas tm incrvel capacidade de regenerao e recuperao contra eventuais impactos espordicos, descontnuos ou localizados, muitos dos quais provocados pela prpria natureza, mas a agresso causada pelo homem contnua, no dando chance nem tempo para a regenerao do meio ambiente.
www.maissaudepublica.com.br

PRECISO REDISCUTIR O MODELO DE DESENVOLVIMENTO, O PADRO DE CONSUMO, A DESIGUAL DISTRIBUIO DE RIQUEZA E O PADRO TECNOLGICO EXISTENTE NO MUNDO ATUAL. Para isso fundamental compreender o sistema produtivo e os processos de produo que causam tantos desequilbrios na natureza.

www.maissaudepublica.com.br

IMPACTOS AMBIENTAIS
Impacto ambiental um desequilbrio provocado por um trauma ecolgico, pode ser resultado de acidentes naturais, como exploso de um vulco que provoca poluio atmosfrica, mas devemos dar cada vez mais ateno aos impactos causados pela ao do homem sobre o meio ambiente, os quais a primeira vista ocorrem em escala local, mas j sabido que tambm tem consequencias em escala global.
www.maissaudepublica.com.br

IMPACTOS AMBIENTAIS EM ECOSSISTEMAS NATURAIS


As florestas tropicais Um dos principais impactos ambientais que ocorrem em um ecossistema natural a devastao das florestas, principalmente das tropicais, as mais ricas em biodiversidade. Esta devastao ocorre basicamente por fatores econmicos:
extrao da madeira para fins comerciais, instalao de projetos agropecurios, implantao de projetos de minerao, construo de usinas hidreltricas e propagao do fogo resultante de incndios.
www.maissaudepublica.com.br

Consequncias do desmatamento para o meio ambiente.


Destruio da biodiversidade; Genocdio das naes indgenas; Eroso e empobrecimento dos solos; Enchentes e assoreamento dos rios; Diminuio dos ndices pluviomtricos; Elevao das temperaturas; Desertificao; Proliferao de pragas e doenas.

www.maissaudepublica.com.br

IMPACTOS AMBIENTAIS EM ECOSSISTEMAAS AGRCOLAS


Com o resultado da modernizao do campo e da introduo de novas tcnicas agrcolas, a produo de alimentos aumentou significativamente, sobretudo no mundo desenvolvido, onde maior o nvel de capitalizao e onde so utilizadas as mais avanadas tecnologias. Embora a produo de alimentos tenha aumentado consideravelmente, o problema da fome em escala mundial ainda no foi resolvido.
www.maissaudepublica.com.br

Os principais impactos ambientais causados pela agricultura so:


Eroso; Empobrecimento do solo devido ao plantio de uma nica espcie em grandes extenses de terra; Contaminao do solo e gua devido a utilizao indiscriminada de agrotxicos; Perda da biodiversidade; Destruio de mananciais .

www.maissaudepublica.com.br

IMPACTOS AMBIENTAIS EM SISTEMAS URBANOS


As grandes aglomeraes urbano-industriais consomem incrvel quantidade de energia e matrias-primas, muito mais do que o necessrio para sustentar suas populaes. Assim, tambm produzem toneladas e toneladas de subprodutos que, no sendo reciclados, vo se acumulando no ar, solo, e nas guas causando uma srie de desequilbrios no meio ambiente. Alguns desses impactos ocorrem em escala local, ou seja, no mbito da prpria cidade, outros em escala regional e global, ou seja, extrapolando os limites da cidade.
www.maissaudepublica.com.br

Os principais problemas urbanos so:


Poluio do ar Problemas do lixo Poluio das guas Poluio sonora Poluio visual Enchentes e desmoronamentos Falta de reas verdes Falta de infraestrutura Poluio luminosa.

www.maissaudepublica.com.br

Em busca do desenvolvimento sustentvel


Somente na dcada de 1970, as questes ecolgicas e a preocupao com fatos como a elevao da temperatura global , a destruio da camada de oznio, a poluio das guas e dos solos despertaram a conscincia mundial para a necessidade de preservar o meio ambiente. Desde ento, a ONU realiza conferncias para debater questes como desenvolvimento e meio ambiente, e ao mesmo tempo procurar solues para os principais impactos ambientais globais

www.maissaudepublica.com.br

Conferncias das Naes Unida sobre o Homem e o Meio Ambiente:


Estocolmo (1972)- Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente. Rio de Janeiro (1992) ECO-92 Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Kyoto (1997) Cpula do Clima e Aquecimento Global. Olinda (1999) Conveno da Desertificao. Haia (2000) Cpula do Clima e Aquecimento Global. Bonn(2001) Cpula do Clima e Aquecimento Global. Johannesburgo ( 2002) Rio = 10 Copenhague (2009)- Conveno do clima Rio de Janeiro (2012)- Rio +20 Desenvolvimento Sustentvel

www.maissaudepublica.com.br

O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos.
Albert Schweitzer

www.maissaudepublica.com.br

You might also like