You are on page 1of 16

Anorexia, bulimia e vigorexia

anorexia
A anorexia nervosa um distrbio alimentar que provoca mais perda de peso nas pessoas do que considerado saudvel para a idade e altura. Pessoas com anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando esto abaixo do peso normal. Elas podem abusar de dietas ou exerccios, ou usar outros mtodos para perder peso.

causas
As causas exatas da anorexia nervosa so desconhecidas. Vrios fatores provavelmente esto envolvidos. Os genes e os hormnios podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento. Atitudes sociais que promovem tipos de corpos muito magros tambm podem estar envolvidas. No existe mais a ideia de que conflitos familiares contribuem para a anorexia e outros distrbios alimentares.

Os fatores de risco para a anorexia incluem:


Busca pela perfeio ou foco exagerado em regras Ser muito preocupado ou dar muita ateno ao peso e forma Problemas de alimentao quando beb ou na primeira infncia Determinadas ideias sociais ou culturais sobre sade e beleza Autoimagem negativa Transtorno de ansiedade quando criana

Ter medo enorme de ganhar peso ou ficar gorda, mesmo quando estiver abaixo do peso normal Recusar-se a manter o peso no que considerado normal ou aceitvel para sua idade e altura (15% ou mais abaixo do peso normal)

Ter uma imagem corporal muito distorcida, ser muito focada no peso ou na forma corporal e se recusar a admitir a gravidade da perda de peso No ter menstruado por trs ou mais ciclos (em mulheres) As pessoas com anorexia podem limitar gravemente a quantidade de comida que ingerem e depois provocar vmitos. Outros comportamentos incluem:

Cortar a comida em pequenos pedaos ou movlos no prato em vez de comlos Exercitar-se o tempo todo, mesmo quando o tempo estiver ruim, quando estiver machucada ou ocupada Ir ao banheiro imediatamente aps as refeies Recusar-se a comer perto de outras pessoas Usar comprimidos para urinar (diurticos), evacuar (enemas e laxantes) ou reduzir o apetite (comprimidos para perda de peso) Outros sintomas de anorexia podem incluir:

Pele manchada ou amarelada, seca e coberta por pelos finos Pensamento confuso ou lento, junto com memria ou julgamento deficientes Depresso Boca seca Extrema sensibilidade ao frio (vestir vrias camadas de roupas para ficar aquecido) Perda de resistncia ssea Desgaste dos msculos e perda de gordura corporal

bulimia
A bulimia uma doena na qual uma pessoa exagera na ingesto de alimentos ou tem episdios regulares em que come em excesso e sente perda de controle. Dessa forma, a pessoa afetada usa vrios mtodos, como vmitos ou abuso de laxantes, para impedir o ganho de peso.

Muitas pessoas (no todas) com bulimia tambm tm anorexia nervosa.

causas
A bulimia afeta muito mais mulheres do que homens. O distrbio mais comum em mulheres adolescentes e em jovens adultas. A pessoa afetada geralmente est consciente de que seu padro de alimentao anormal e pode sentir medo ou ter sentimento de culpa associado aos episdios de comportamento bulmico. A causa exata da bulimia desconhecida. Fatores genticos, psicolgicos, traumticos, familiares, sociais ou culturais podem contribuir para seu desenvolvimento. A bulimia provavelmente ocorre devido a mais de um fator

sintomas
Na bulimia, excessos na alimentao podem ocorrer at vrias vezes por dia durante vrios meses. Em geral, pessoas com bulimia comem grandes quantidades de alimentos altamente calricos, normalmente em segredo. Elas podem sentir falta de controle sobre sua alimentao durante esses episdios.

Esses excessos levam a uma sensao de desgosto por si mesmo, o que causa a purgao para evitar ganho de peso. A purgao pode incluir:

Vmito autoinduzido Exerccio em excesso Uso de laxantes, enemas ou diurticos A purgao frequentemente traz uma sensao de alvio.

Pessoas com bulimia geralmente tm peso normal, mas se veem com excesso de peso. Como o peso da pessoa geralmente est normal, outras pessoas podem no notar esse distrbio alimentar. Os sintomas podem incluir: Fazer exerccios de forma compulsiva Descartar embalagens de laxantes, comprimidos para perda de peso, emticos (medicamentos que provocam vmito) ou diurticos Ir regularmente ao banheiro logo aps as refeies Comer rapidamente grandes quantidades de alimentos que desaparecem imediatamente

vigorexia
A vigorexia, transtorno dismrfico muscular ou Sndrome de Adonis, uma doena psicolgica caracterizada por uma insatisfao constante com o corpo, que afeta maioritariamente os homens, levando-os prtica exaustiva de exerccios fsicos.

sintomas
O principal sintoma a vigorexia o fato de indivduo estar em tima forma fsica e continuar achando que seu corpo inadequado, por ser muito fraco. Outros sintomas so:

Dor muscular persistente por todo o corpo; Cansao ao extremo; Irritabilidade; Depresso; Anorexia/ Dieta muito restritiva; Insnia;

Aumento da frequncia cardaca ao repouso; Menor desempenho durante o contato ntimo; Sentimento de inferioridade. Por norma, os vigorticos, adotam uma alimentao muito restritiva e passam a eliminar o consumo de gorduras exagerando no consumo de alimentos ricos em protenas, visando o aumento da massa muscular. comum que eles tambm abusem dos anabolizantes.

Eles ficam sempre insatisfeitos com os resultados, vendo-se a si mesmos como indivduos muito magros, apesar de serem muito fortes e terem msculos muito bem desenvolvido. Por isso, a vigorexia considerada um tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo e necessita de tratamento

causas
As causas da vigorexia so psicolgicas, mas acredita-se que possa haver alguma relao com os neurotransmissores do sistema nervoso central, pois alguns casos de vigorexia foram precedidos por doenas como meningite ou encefalite

Consequncias
Com o passar do tempo, a vigorexia pode gerar consequncias danosas ao organismo como insuficincia renal, heptica; problemas de circulao sangunea e depresso. Se houver abuso do uso de anabolizantes, pode haver doenas cardiovasculares envolvidas, cncer de prstata e diminuio do tecido testicular.

You might also like