You are on page 1of 62

APRESENTAO DE REDES DE COMPUTADORES

FAJESU 2SEM-TADS/TRC Prof. Antonio Jos 1SEM/2013

REDES DE COMPUTADORES

Introduo A partir do momento em que passamos a usar mais de um micro, seja dentro de uma empresa, escritrio, ou mesmo em casa, fatalmente surge a necessidade de transferir arquivos e programas, assim como compartilhar perifricos de uso comum entre os micros. Certamente, comprar uma impressora, um drive de CDROM para cada micro e ainda por cima, usar disquetes ou pen drive para trocar arquivos, no a maneira mais produtiva, nem a mais barata de se fazer isso. A melhor soluo na maioria ligar todos os micros em rede. Montar e manter uma rede funcionando, tem se tornado cada vez mais fcil e barato.

INTRODUO:

Computadores da dcada de 1950 muito grandes e complicados de manipular.Apenas pessoas altamente especializadas conseguiam oper-los.

INTRODUO:
Dcada de 60 computadores obtiveram avanos que permitiram a criao dos primeiros terminais interativos. Terminais que permitiam que usurios acessassem o computador central por meio de linhas de comunicao. Existncia de uma estrutura que possibilitava interao direta entre usurios e o computador.

INTRODUO:

Como as informaes eram compartilhadas antigamente?

REDE DE COMPUTADORES:

INTRODUO

Como as informaes so processadas hoje?

REDE DE COMPUTADORES:

REDE DE COMPUTADORES - INTRODUO


Rede de Computadores grupo de computadores conectados entre si de forma a propiciar o compartilhamento de arquivos e perifricos de forma simultnea, utilizando um meio de transmisso comum.

REDE DE COMPUTADORES-CONCEITO:

Uma rede de computadores consiste em dois ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si,que compartilham seus servios e informaes, podendo ser: dados,informaes, impresses, programas,aplicativos,etc...

REDE DE COMPUTADORES:
Termo utilizado para descrever o conjunto de computadores e canais fisicos que compem um sistema de transporte eletrnico de informaes. Fisicamente, uma rede desse tipo consiste em no mnimo, dois computadores e um meio que permita a conexo entre eles.

REDE DE COMPUTADORES:

TIPOS DE REDES:

As redes de computadores podem ser classificadas de diferentes modos com relao a sua disposio geogrfica e hierrquica.

TOPOLOGIA DE REDES:

Componentes de uma rede de comunicao de dados podem ser interconectados de vrias maneiras, tanto do ponto de vista fsico quanto do lgico, a essas formas de conexo denominamos topologia, e aos computadores da rede, chamamos de ns.

TOPOLOGIA DE REDES:

Descreve o modo como todos os dispositivos esto ligados entre si, bem como se processa a troca de informao entre eles.

PRINCIPAIS VANTAGENS:

Reduo de custos; Aumento da eficincia do sistema; Melhor combinao dos recursos;

CLASSIFICAO COM RELAO A EXTENSO GEOGRFICA:

Esta classificao est relacionada com a capacidade de alcance da rede.

DISTRIBUIO GEOGRFICA DE UMA REDE

As redes de computadores so normalmente classificadas por tamanho, distncia abrangida ou estrutura. Embora as diferenas estejam diminuindo rapidamente, os tipos de redes mostrados a seguir so normalmente utilizados

DISTRIBUIO GEOGRFICA DE UMA REDE


LAN ( Local Area Network ) Uma rede local, tambm denominada de LAN (Local Area Network), uma rede com uma reunio de recursos de computao, perifricos e informaes, em uma regio geogrfica no muito extensa, de modo que esses recurso possam ser compartilhados pelos diversos usurios.

DISTRIBUIO GEOGRFICA DE UMA REDE

MAN ( Metropolitan Area Network ) Uma MAN considerada uma rede metropolitana situada geralmente dentro de uma cidade. As MAN's por definio so menores que as redes de longa distncia (ou WAN's), porm maiores do que as locais ou LANs. Os meios de comunicao geralmente utilizados nas MANs so as linhas telefnicas, os servios de TV a cabo ou a comunicao sem fio (wireless).

DISTRIBUIO GEOGRFICA DE UMA REDE


WAN ( Wide Area Network ) Tambm definida como rede remota, a WAN conecta usurios distantes uns aos outros, em geral atravessando limites geogrficos de cidades e pases. Geralmente os meios de comunicao utilizados so as linhas telefnicas, canais de satlites, cabos pticos submarinos, etc.

DISTRIBUIO GEOGRFICA DE UMA REDE

CLASSIFICAO COM RELAO HIERARQUIA:

Outro modo de classificar as redes de computadores com relao hierarquia que existe dentro da rede:

Ponto-a-Ponto; Cliente-Servidor;

REDE PONTO-A-PONTO:

Computadores dos usurios so interconectados compartilhando arquivo e recursos entre si.

CARACTERISTICA REDE PONTO-A-PONTO:

No possui servidor; Utilizada em redes pequenas de at 6 micros; Utilizada para compartilhamento de recursos e informaes; Instalao e configurao de protocolos de rede; Cpia de segurana e manuteno de

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA REDE PONTO A PONTO:


Vantagem -Baixo custo e cabeamento simples;h um grande compartilhamento de programas nessa rede; Desvantagem baixa segurana e dificuldade de gerenciar os servios;havendo grande quantidade de arquivos abertos o fluxo de dados ficaria sobrecarregado deixando a rede muito lenta

REDE CLIENTE-SERVIDOR:

Rede do tipo cliente servidor possui um ou mais servidores e vrios computadores conectados a eles,que so denominados clientes.

REDE CLIENTE-SERVIDOR:

Esse tipo de rede surgiu porque com a grande quantidade de informaes a serem processadas atualmente fica quase impossvel executar todos os servios de uma rede em um nico computador. Ento, criou-se a rede cliente-servidor para que os servios fossem executados pelo servidor para serem utilizados pelos diversos clientes.

REDE CLIENTE-SERVIDOR:PAPEL DO SERVIDOR


Servidor centraliza os servios utilizado pelos demais computadores da rede, como aplicativos e filas de impresso. Servidor processa uma grande quantidade de informaes e possu uma enorme e rpida capacidade de armazenamento.

COMPUTADORES CLIENTES:
So as estaes de trabalho destinadas aos usurios que utilizam as informaes armazenadas no servidor e executam aplicaes locais. Redes cliente-servidor possuem maior segurana pois as informaes esto centralizadas o que facilita a organizao,atualizao e controle dos dados.

OBSERVAES:
Servidor exclusivo para um tipo de tarefa,ao contrrio da rede ponto-a-ponto onde o mesmo micro que compartilha as informaes tambm utilizado para realizar tarefas dos usurios, o que compromete o desempenho da rede; Um servidor dedicado a apenas um tipo de tarefa atende mais rapidamente o pedido dos clientes;

TIPOS DE SERVIDORES:
Servidor de Arquivos; Servidores de Aplicaes; Servidores de Impresso; Servidores de Emails; Servidor de Backup; Servidor de Comunicao;

ESTAES DE TRABALHO:
So tambm conhecidas como clientes, so os computadores que compem a rede e so utilizados para acessar os servios disponibilizados pelo servidor e para realizar trabalhos locais; Geralmente so mquinas com pouco poder de processamento,algumas nem possuem HD e utilizam os arquivos e programas armazenados no servidor;

SISTEMA OPERACIONAL DE REDE:


o Software responsvel pela interface entre o usurio e o computador; Gerencia recursos do computador,como por exemplo,gerenciar a memria e organizar os sistemas de arquivos; Ex: Windows Server Microsoft; Linux;

TOPOLOGIA:
a estrutura fsica da rede de computadores, ou seja, o tipo de conexo dos equipamentos (ns) na rede e como eles so conectados. As conexes so feitas por meio de pontos que possuem um endereo pelo qual podem ser detectados na rede.

TOPOLOGIC FSICA

ndice

36

TIPOS DE TOPOLOGIA:
BARRAMENTO; ANEL; ESTRELA; MALHA;

TOPOLOGIAS DE REDE
A topologia de uma rede um diagrama que descreve como seus elementos esto conectados. Esses elementos so chamados de NS, e podem ser computadores, impressoras e outros equipamentos.

Seja qual for a topologia utilizada, preciso que sempre exista um caminho atravs de cabos, ligando cada equipamento, a todos os demais equipamentos da rede.

ndice

38

TOPOLOGIA EM BARRA
Este tipo de topologia foi muito utilizado nas redes durante os anos 80 e at meados dos anos 90. Uma grande desvantagem era a dificuldade para expanses. Cada vez que um novo equipamento era adicionado rede, era preciso fazer um remanejamento de cabos para manter a seqncia, o que nem sempre era fcil. Outra grande desvantagem era que, ao desconectar um cabo qualquer, a rede inteira ficava inoperrante. Ainda encontramos este tipo de rede em diversos rgos pblicos. Devido falta de verbas, muitas vezes esses rgos operam com computadores antigos, o mesmo ocorrendo com suas redes.

Podemos representar a rede atravs de um diagrama simplificado chamado GRAFO. Um grafo formado por NS e RAMOS. Os ns so os equipamentos (micros, por exemplo), e os ramos so os cabos. O grafo de uma rede em barra tem sempre o aspecto mostrado acima: uma linha contnua de ns, cada um deles ligados a dois outros ns vizinhos, exceto os dois extremos, que tm um nico vizinho cada um.

ndice

39

TOPOLOGIA EM ESTRELA
Esta topologia usada pela maioria das redes modernas, quando o nmero de computadores pequeno. usado um equipamento central chamado concentrador, e nele ficam ligados os demais equipamentos. Os concentradores mais comuns so o HUB e o SWITCH. Ambos sero apresentados no captulo 3.

ndice

40

TOPOLOGIA EM ANEL
Esta topologia empregada pelas redes Token Ring, da IBM. Foi muito popular nos anos 80, mas hoje sua utilizao mais restrita.

ndice

41

TOPOLOGIA EM RVORE
Podemos dizer que este tipo de rede formado por estrelas conectadas entre si. bastante comum nas redes modernas que possuam um nmero grande de equipamentos.

ndice

42

CLIENTES E SERVIDORES

ndice

43

SERVIDORES
So computadores ou equipamentos que disponibilizam seus recursos para outros computadores.
Exemplos: a) Servidor de arquivos: Seus discos rgidos podem ser acessados por outros computadores.

b) Servidor de impresso: Suas impressoras podem ser usadas por outros computadores.
c) Servidor de backup: Suas unidades de fita magntica, discos ou outros dispositivos de armazenamento podem ser usados por outros computadores.

ndice

44

CLIENTES
So os computadores que usam os recursos dos servidores. Tambm correto chamar esses computadores de estao de trabalho (workstation).
Um computador pode operar somente como cliente. Um computador pode operar somente como servidor. Nesse caso chamado de servidor dedicado. Um computador pode operar simultaneamente como cliente e como servidor. Isso comum em redes muito pequenas. Nesse caso chamado de servidor no dedicado.

ndice

45

SERVIDOR NO DEDICADO
Servidores no dedicados so muito comuns em redes pequenas. A rede ao lado formada por dois micros. O micro 1 tem uma conexo com a Internet e uma impressora. Este micro pode operar como servidor no dedicado. Pode ser usado normalmente enquanto o micro 2 tem acesso aos seus recursos: impressora, conexo com a Internet e discos. Dizemos ento que o micro 1 est operando como servidor no dedicado.

ndice

46

SERVIDOR DEDICADO
Em redes de porte mdio e grande, os servidores so dedicados. No so usados para tarafes convencionais, como edio de texto, programas grficos, etc. Ficam disponveis o tempo todo para permitir que seus recursos sejam usados por outros computadores. Na pequena rede ao lado temos um servidor e 7 estaes de trabalho.

ndice

47

IMPRESSORAS DE REDE
Dizemos que uma impressora local quando est conectada na prpria estao de trabalho que estamos utilizando. Quando uma impressora est ligada em um servidor e disponvel para outros computadores, dizemos que trata-se de uma impressora de rede. A figura ao lado ilustra algumas impressoras locais e de rede.

ndice

48

REDE PONTO-A-PONTO X REDE CLIENTE-SERVIDOR

ndice

49

HARDWARE PARA REDES

CABO COAXIAL

CONECTOR BNC

ESTRUTURA DO CABO COAXIAL

COMPONENTES DE UM BACKBONE

CABOS UTP E STP

CABO UTP
O cabo UTP (Unshielded Twisted Pair, ou par tranado no blindado) o mais usado atualmente. Nas suas extremidades so fixados conectores tipo RJ-45 que devem ser conectados s placas de rede e a equipamentos como hubs e switches. Cat5 (Categoria 5)

ndice

55

CABO PAR TRANADO

CONECTOR RJ-45

PADRO AT&T568A

Cabo micro switch

PADRO AT&T568A

Cabo Cross over

ANATOMIA DO CONECTOR RJ45

Tomada de parede RJ45. Conector RJ45 visto de topo e de frente.

PINAGEM DO CONECTOR RJ-45


Pino #
1

Funo
Transmisso de dados positivo (Tx+) Transmisso de dados negativo (Tx-)

Explicao
Contm o sinal positivo do par diferencial de transmisso. Este sinal contm a cadeia serie de dados de saida que vo sendo transmitidos para a rede. Contm o sinal negativo do par diferencial de transmisso. Este sinal contm a mesma cadeia de dados que o pino 1.

3 4 5 6 7 8

Contm o sinal positivo do par diferencial de recepo. Recepo de dados positivo Este sinal contm a cadeia de dados de entrada que vo sendo recebidos da rede. No ligado No ligado Contm o sinal negativo do par diferencial de recepo. Recepo de dados negativo Este sinal contm a mesma cadeia de dados que o pino 3. No ligado No ligado

LIGAES PARA O CABO UTP ETHERNET A 10/100MBPS (PC - HUB):


Funo Tx+ TxRx+ RxPino # 1 2 3 6 liga a liga a liga a liga a Pino # 3 6 1 2 Funo Rx+ RxTx+ Tx-

LIGAES PARA O CABO UTP ETHERNET A 10/100MBPS (PC - PC OU HUB - HUB):


Funo Tx+ TxRx+ RxPino # 1 2 3 6 liga a liga a liga a liga a Pino # 3 6 1 2 Funo Rx+ RxTx+ Tx-

You might also like