You are on page 1of 39

Estgio Supervisionado

Supervisora de estgio: Lilaleia Cassiano Estagirios: Alan Silva & Ludmilla Oliveira

MEDICAMENTOS CONTROLADOS
Portaria N 344, De 12 de Maio 1998.

NORMATIZAO DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS

Portaria SVS/MS no 344 de 12 de maio de 1998 Aprova o Regulamento Tcnico sobre substncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Portaria SVS/MS no 6 de 29 de janeiro de 1999 Aprova a Instruo Normativa da Portaria SVS/MS n 344/98 que instituiu o Regulamento Tcnico das substncias e medicamentos sujeitos a controle especial.

Notificaes de Receita e Receita de Controle Especial

Notificao de Receita X Receita


Conforme Portaria 344/98: Notificao de Receita - Documento padronizado destinado notificao da prescrio de medicamentos: a) entorpecentes (cor amarela), b) psicotrpicos (cor azul) e c) retinides de uso sistmico e imunossupressores (cor branca); Receita - Prescrio escrita de medicamento, contendo orientao de uso para o paciente, efetuada por profissional legalmente habilitado, quer seja de formulao magistral ou de produto industrializado.

Notificao de Receita
o documento que, acompanhado de receita, autoriza a dispensao de medicamentos a base de substncias constantes das listas A1, A2, A3, B2, C2 e C3.

Notificao de Receita
Deve estar totalmente preenchida de forma legvel, sem emenda ou rasura; Ser retida pela farmcia ou drogaria, que preencher os campos do comprador e dispensador no ato da dispensao e a receita que a acompanha ser devolvida ao paciente devidamente carimbada, para comprovao do aviamento ou dispensao.

Notificao de Receita
Dever conter, devidamente impressa no rodap de cada folha do talonrio , a identificao da grfica (nome, endereo e C.N.P.J./ C.G.C), a numerao inicial e final da notificao concedida ao profissional ou instituio e o numero da autorizao para confeco de talonrios emitida pela Vigilncia Sanitria local, conforme Portaria 344/98;

Notificao de Receita A
Notificacao de Receita A: Listas A1 (entorpecentes), A2 (entorpecentes de uso permitido somente em concentraes especiais) e A3 (psicotrpicos- Ex: anfetamina, dexanfetamina, metilfenidato).

Receita de Controle Especial


Receita de Controle Especial: Listas C1 (outras Substncias Sujeitas a Controle Especial Ex: Antiparkinsonianos e Anticonvulsivantes), C4 (Antiretrovirais) e C5 (Anabolizantes).

Receita de Controle Especial


ATENO!
Substncias/medicamentos constantes das listas C1, C4, C5 podero ser prescritos em receita de controle especial em 2 vias ou receita comum em 2 vias desde que todos os campos obrigatrios estejam preenchidos, conforme Portaria 06/99.

IMPORTANTE!
Os adendos das listas A1 (Difenoxilato), A2 (Acetildiidrocodena, Codena, Diidrocodena, Etilmorfina, Folcodina, Nicodicodina, Norcodena, Tramadol, Dextropropoxifeno, Nalbufina, Propiram) e B1 (Fenobarbital, Prominal, Barbital e Barbexaclona) , constantes na Portaria n 344/98 tambm podero ser prescritos em receita de controle especial em 2 vias ou receita comum em 2 vias.

Receita de Controle Especial ou Receita Comum

ATENO!
Deve-se arquivar a notificao de receita, a receita de controle especial ou receita comum por 2 anos. No caso de anabolizantes (lista C5) arquivar por 5 anos, conforme Lei no 9.965/2000 .

No possui posologia

Receita de Controle Especial


LEMBRE-SE!
Conforme Lei n 9.965/2000 so dados obrigatrios a serem preenchidos na prescrio de Anabolizantes (lista C5): CID - Cdigo Internacional de Doenas; CPF do prescritor.

Notificao de Receita Especial C


Notificacao de Receita Especial: Lista C2 (retinides de uso sistmico), conforme Portaria CVS No 23/2003: A dispensao exclusiva de farmcias e drogarias, devidamente cadastradas nos rgos de Vigilncia Sanitria;

no caso de pacientes em idade frtil as receitas tm validade de no mximo 30 (Trinta) dias;

IMPORTANTE!
proibida a manipulao, em farmcias, da substncia isotretinona nas preparaes de medicamentos de uso sistmico.

Notificao de Receita Especial C

Ateno
O Termo de Conhecimento de Risco e Consentimento e o Termo de Consentimento Ps- Informao devem ser impressos em 3 (trs) vias sendo: 1a via do paciente, 2a via do medico, 3a via do estabelecimento farmacutico que dispensou o medicamento, devendo ser repassada ao fabricante.

Modelo de Termo de Conhecimento de Risco e Consentimento Ps-Informao

Notificao de Receita B e B

Notificao de Receita B e B2: Listas B1 (psicotrpicos) e B2 (sibutramina);


LEMBRE-SE! A NOTIFICACAO SER RETIDA PELA FARMACIA OU DROGARIA.

Modelo de Notificao de Receita B

Notificao de Receita B2 Medicamentos Anorexgenos

ATENO!
Fica vedada a prescrio, a dispensao e o aviamento de frmulas de dois ou mais medicamentos, seja em preparao separada ou em uma mesma preparao, com finalidade exclusiva de tratamento da obesidade, que contenham substancias psicotrpicas anorexgenas associadas entre si ou com as seguintes substancias: I - ansiolticas, antidepressivas, diurticas, hormnios ou extratos hormonais e laxantes; II - simpatolticas ou parassimpatolticas.

Art 3 RDC 58/07

RDC n 52/11
Sibutramina

DDR (Dose Diria Recomendada): 15mg/dia


Tratamento: 30 dias ou menos (Revogada a RDC 25/10 60 dias ou menos) Notificacao de Receita B2 Quantidade por Notificao: 1 medicamento ou 1 substncia

RDC n 52/11
A Notificao de Receita B2 dever ser acompanhada de TERMO DE RESPONSABILIDADE DO PRESCRITOR confeccionado em 3 VIAS: 1 Via ficar retida pelo prescritor no pronturio do paciente; Via ficar em posse do paciente;

1 Via ficar retida na farmcia ou drogaria.

1o VIA Reteno na farmcia ou drogaria; 2o VIA Do paciente

Guarda, Documentao e Escriturao

GUARDA
Os medicamentos e substncias constantes da Portaria SVS/MS no 344/98 e suas atualizaes, devero ser obrigatoriamente guardados sob chave ou outro dispositivo que oferea segurana, em local exclusivo para este fim, sob a responsabilidade do farmacutico.

Escriturao SNGPC
RDC no 27 de 30 de marco de 2007- Dispe sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados- SNGPC, estabelece a implantao para drogarias e farmcias e d outras providncias. Ficam mantidas as normas estabelecidas na Portaria 344/98, acrescendo-se as disposies da RDC no 27/07.

Escriturao SNGPC
Obrigatrio para:

Drogarias privadas Farmcias privadas


Exceo: Farmcias e drogarias pblicas Farmcias hospitalares
ESCRITURAO EM LIVRO

Controle pelo SNGPC


Com o SNGPC, todos os medicamentos que eram escriturados manualmente nos livros devem ser escriturados eletronicamente (exceto farmcias hospitalares e farmcias e drogarias pblicas).
Os estabelecimentos farmacuticos devero encaminhar ANVISA no mximo semanalmente e por meio eletrnico (via computador), informaes sobre a comercializao e o consumo de medicamentos e produtos controlados.

Balanos
Os estabelecimentos continuaro a encaminhar aos rgos competentes

os Balanos Trimestral e Anual (BSPO BMPO) e a relao mensal das Notificaes de Receita A (RMNRA) e a relao mensal das Notificaes de Receita B2 (RMNRB2) mesmo aps o credenciamento ao SNGPC.

Na medida em que forem implantados e disponibilizados os relatrios referentes aos balanos, no mdulo do SNGPC, a elaborao e envio poder ocorrer no mbito do prprio sistema.

Medicamentos Genricos

Medicamentos Genricos
Resoluo - RDC no16/07 - Regulamento Tcnico para Medicamento Genricos

Ser permitido somente ao farmacutico indicar a substituio do medicamento de referncia pelo medicamento genrico correspondente, salvo restries expressas pelo profissional prescritor.

No-intercambialidade manifestao devera ser efetuada pelo profissional prescritor por item prescrito, de forma clara, legvel e inequvoca.

Medicamentos Genricos
No permitida a substituio do referncia ou genrico pelo similar; Referncia pode ser substitudo apenas pelo genrico; Genrico pode ser substitudo apenas pelo referncia.

Similar deve ser dispensado apenas quando prescrito pelo seu nome comercial.

You might also like