You are on page 1of 32

A Motivao

Douglas Mcgregor (nos anos 50) : O ser humano potencialmente motivado. O enquadramento social, profissional em que se desenvolve que o vai mobilizar , ou no

Treino Psicolgico

Equipa tcnica. Psiclogo

O Autocarro
No 1 dia na Escola Primria a me do Coach K disse-lhe: Mike apanha o autocarro certo . No quero ms companhias no autocarro

Quando estamos motivados o nosso autocarro chega a bom destino.

Quem tem lugar no autocarro ? Recrutamento.


Quem vai dentro do autocarro ? Indivduos diferentes . formas de motivar so diferentes . Sinais Basta olhar para a cara

No contratamos os jogadores de que precisamos. Possibilidades oramentais.

Sou treinador mas nem sempre conduzo o autocarro. Dirigentesadjuntos.

Atletas com motivao intrnseca: Jogadores que revelam empenho em tudo o que fazem. Tm o dom de se adaptarem a novas situaes

A escolha do Capito.
Escolhe lideres que sejam exemplo de trabalho honesto e intenso. O papel do capito. Prolongamento do treinador no campo.

UM PLANO PARA MOTIVAR JOGADORES


KISS
Keep It Simple, Stupid PlayBook

O problema no so os X's e os O's


Como motivar os jogadores

Motivados aprendem mais rpido, ganham mais jogos , melhoram os fundamentos e ficam melhores jogadores. No trates todos por igual porque no so iguais.
O que resulta com um treinador pode no resulta com outro.

A Importncia dos objetivos. Avaliao.


A motivao e concentrao jogadores nos objetivos . enquadramento em que treinadores e dirigentes os colocam. os objetivos regras da vida coletiva Definir objetivos a curto, mdio e longo prazo uma boa tcnica de motivao

Estatstica: Objetivos equipa Objetivos individuais Ataque Defesa

% vitrias V/D Classificao

Exemplo: O melhor ressaltado vai jogar no cinco Palavra e aco RESSALTO importante

Exemplo: n TO , % lanamentos equipa, % lanamentos adversrio, eficcia ofensiva , % Ressaltos Ofensivos/Defensivos, estatisticas defensivas e posses bola por jogo.

Placard informativo. Cabine, Pavilho S com a partilha dos dados Atletas sentem os progressos .

Reunies: Individuais e coletivas:


Para que trabalhem com intensidade tens de mostrar aos jogadores que contas com eles. Comunicar dar ateno aos outros.

Inicio da poca: Reunies Individuais. Conversas curtas. Abrir linhas de comunicao. Encoraja os jogadores a falarem contigo. Tarefas/objectivos/expectativas
Ao longo da poca

Os jogadores so todos diferentes. O que motiva um no motiva outro.

Motivao Individual.
Mike Krzyzewski Duke 98/99 : perdeu 4 jogadores NBA (nunca tinha sado nenhum sem acabar o curso) Plano 99 : Fazer de Shane Battier (Junior) a nova estrela. S te atendo o telefone se acredtiares que possvel. des A Summer of motivation.Duke foi campeo
ACC Conference Player of the Year

Coach : Ensina e Motiva


Trabalho duro e Motivao conduzem ao sucesso. Ensina os jogadores..quando do conta que melhoraramficam mais motivados

John Woodem The Talent Code( 1974) Ron Gallimore e Roland Tharp estudaram o coach John Wooden ao longo de uma poca

Elogia o trabalho rduo e d Feedbacks


Reforo positivo
.

Bom trabalho ..Bom trabalho a correres no contra ataque

O Feedback negativo.
Morgan Wooten tcnica da sandwich

Fizeste um bom trabalho na transio , da prxima vez espero que seleciones bem o lanamento. Correco dos erros leva ao progresso . Gritar.
Tempo para errar.

Explica o Porqu
Exerccio de forma pouco motivada . no entendem para que serve o mesmo. Se o treinador explicar a sua importncia tudo melhora. Exemplo: DEFESA Posio bsica fletidapreparado para reagir Ajudar , ver a bola e o jogador,presso na bola .100% s mais rpido se ests fletido .

Treinos competitivos
Jogamos como treinamos Tom Crean : Colocamos presso nos jogadores ao
longo de todo o treino especialmente nas situaes de final de jogo . Colocamos presso e vemos com reagem colectivaente . Conseguem selecionar o lanador ? "

Como motivar atletas com treinos monotonos ? Treinos duros e alegres Drills com castigo. Quem perde corre. Ganhar ou perder no o mesmo.
Scrimage Treinar com intensidade um hbito . Jogos ataque Jogos defesa Drills Lanamentos. Tempo. N.
O lendrio Coach Morgan Wooten usava o sistema Permissions": Quem se esforar mais no final tem descontos nos castigos

Trabalho equipa/ Espirito grupo


Trabalho de equipa /resultados ..espirito de grupo / o lado social e afetivo Excelente ambiente interno /incapacidades competitivas e outras onde alguns jogadores nem se falavam , revelarem dentro de campo a agressividade necessria para vencer .

Uma equipa competitiva e eficaz est longe de ser um modelo de virtudes e bom ambiente social.

Rituais:
O grito Para ganhar quantos deles esto comprometidos ? Ganhar queremos todos, o problema sabe se todos esto dispostos a sacrificaremse pela equipa.

Atitudes e comportamentos

Duke. Cai um jogador os outros correm a levant-lo. Coach K incute esta ideia desde o 1 treino..

High Fives Unidade . Confiana.

Tradio
Passado. Exemplos jogadores antigos.

Sem Disciplina no h sucesso


Pat Riley "There are only two options regarding commitment. You're either IN or you're OUT. There's no such thing as life in-between."

Jogadores detestam se postos em causa. E logo que sentem as incapacidades preferem fugir realidade a enfrent-las e resolve-las . As questes da auto estima so complicadas de resolver. Ningum gosta de admitir que afinal no to bom como julgava. Problemas disciplinares aparecem. Ser treinador significa conseguir compatibilizar os interesses e as necessidades individuais de cada jogador com os objetivos coletivos a alcanar sem permitir que uns se sobreponham aos outos.

Fechar os olhos a comportamentos menos prprios de alguns jogadores ou ser brandosRegulamento Disciplina. Atuar firme e sem hesitaes. Quem no est dentroest fora.

Fair but not equal. No se podem tratar todos por igual j que seria injusto para aqueles cujos comportamentos e atitudes so positivos . Estes e os jovens em comeo de carreia devem se mais apoiados.

Phill Jackson Kobe Bryant"Montana 1948,

Frases (Slogans)

Jornal paredeTeotnio Lima

"The Defense never Rests"


Filmes / Musicas

Jogadores Motivados. Off Season

Autopreparao marca a diferena entre amadores e profissionais

O BALNERIO
Preleo antes do jogo:

Treinador/Padreinspirar equipa para a vitria Alguns momentos de grande retrica levaram a grandes derrotas 30 x ano no pode ser sempre no mesmo tom

Preleo ao intervalo:
Porque gritam ao intervalo ? Porque lanam objectos ? esto a perder e esto frustrados. Intervalo tempo de emoes Um pequeno intervalo (gua/casa banho) antes de regressar batalha. Tempo para fala com os adjuntos analisar a estatstica Sentimentos. Se tens de criticar critica o GRUPO. Em 1 lugar. Nas criticas individuais tens de saber como reagem os atletas humilhao. So fortes psicologicamente ? Vo usar a 2 parte para provarem que ests engando ? Ou vo perder ainda mais confiana ?

Preleo no final jogo:


Acabou o jogoacabou a conversa. Nem sempre. Depende dos jogos. Conhecer os jogadores. Depois de uma vitria fcil: Aprendemos pouco. Orgulho. Parabns aos jogadores. Vitria difcil: Bom trabalho. Mas podamos ter perdido. Erros mais grosseiros. Derrota apertada :Bom esforo somos capazes de jogar a este nvel. Derrota dilatada: Perdemos confiana . O que temos de melhorar porque perdemos por tantos ?

O recrutamento que conseguimos fazer foi determinante para o sucesso da equipa. Jogadores experientes e com hbitos de vitria facilitaram muito a minha tarefa. Ao longo da poca fomos concretizando objetivos parciais at chegarmos onde queramos: Liga. No tinha nem vaga ideia do que era a competio da Pro Liga mas sabia do valor dos meus jogadores e desde o 1 treino sempre sonhei ganhar esta prova.

O que me pediram foi que conseguisse tornar a equipa competitiva (no ano anterior tinha sido 10 na Proliga) de forma a motivar os mais jovens, que passavam assim a ter como objetivo um dia jogarem nos seniores.
Motivar a ganhar mais fcil .

John Wooden: "Success is peace of mind that is the direct result of selfsatisfaction in knowing you did your best to become the best that you are capable of becoming."

Phil Jackson "The ideal way to win a championship is step by step."

1 Objectivo: Chegar ao play off no final da 1 volta 2 Objectivo: Ficar nos 2 pimeiros lugares no final da Fase Regular 3 Objectivo: Ganhar o Campeonato.

Dominmos por completo na ltima poca a Proliga (campeo com 29 vitrias e apenas 4 derrotas) e o clube regressou, passados quase 20 anos, ao convvio dos grandes.

No inicio da poca definimos claramente dois objetivos: um mais ambicioso que era chegar ao Play Off e outro que era alcanar o 10 lugar.
A viver a sua 1 poca na LPB, o Algs garantiu igualmente a presena na Final 8 da Taa de Portugal. Concretizmos o segundo que garante as condies mnimas para que o Algs se candidate na prxima poca LPB.

Disputmos 20 jogos com o saldo de 3 vitrias e 17 derrotas. 3 jogos com prolongamento


20 10 0 1 -10 Diferena -20 -30 -40 -50 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

O insucesso como meio de aprendizagem

Coach K: "Everybody wants to take responsibility when you win, but when you fail, all these fingers are pointing." "Don't worry about losing. Think about winning."

Refletir sobre o insucesso no fcil j que tendemos a procurar fugir daquilo que nos confronta com os erros que cometemos.
Porqu e como perdemos tantas vezes por diferenas to pequenas ? CULPA DE QUEM ? TREINADOR: No ato de liderar equipas no basta saber. fundamental saber transmitir. Envolver todos na luta pelo alcanar objetivos comuns. E sobretudo estar atento aos sinais , sempre presentes na realidade que nos rodeia de forma a corrigirmos erros cometidos. RECRUTAMENTO jogadores: Os reforos no compensaram as sadas . Os jogadores que no ano anterior haviam sido decisivos estiveram longe de conseguir ultrapassar as dificuldades que o nvel competitivos da LPB lhes colocou, alm disso viveram momentos difceis em termos de auto-estima (no fcil constatar que afinal no somos to bons como julgamos ).

CLUBE: Estrutura amadora numa competio Profissional. Oramento irrealista.

A sorte tambm contamas d trabalho


Napoleo : O que mais desejo que os meus generais tenham SORTE. Quanto mais treinomais sorte tenho. Gary Player ( golfista)

Reunies individuais e colectivas .Tudo claro desde o 1 dia Objectivos realistas Identifica objectivos pequenos. Para inverte isto focra ateno no concretizar pequenos objectivos

TRABALHO INTENSO- DISCIPLINA - COMUNICAO.


Criticas. Ajustar . Contexto positivo, no para deitar abaixo. Perdes o controle da equipa se apenas apontas os erros e no ds solues. Pouca informao. Fala com o leader uns minutos parte. Pode ser a conversa mais importante. Objetivos realistas e passo a passo. Por exemplo estamos a perder por 16 e a proposta : At ao final do 3 perodo temos de recuperar 10 pontos em vez de dizermos o obvio: Ganhem o jogo Celebra pequenas vitrias: Concretizao drill Conquista de mais ressaltos que o adversrio. Aprendem um novo drill A equipa ou um jogador melhoram as % lanamentos . Aprendem um novo ataque Abandonaram um mau hbito Teamwork Recuperam uma bola no solo.

No deixes que uma poca de derrotas deite a equipa abaixo . O facto de perderes o jogo no faz de ti um fracassado. Se os jogadores melhoram , se divertem, e aprendem lies para a vida, isto sucesso tambm

E quem me motiva a mim ?


O Coach do coach

Jorge Arajo

Richad Kaner

Os meus objectivos:

1. Resultados desportivos face aos objetivos apontados. 2. Melhorar a s competncias de quem comigo trabalha. 3. Ter a conscincia tranquila quando acabo a minha contribuio nos clubes de modo que a realidade que abandono fique bem melhor, em termos globais, do que a que encontrei no inicio da minha colaborao.

You might also like