You are on page 1of 23

Viscose

Fibra artificial

Claudimara, Isaias e Maria Elis

Prof.: Emerson

Introduo
Fibras de viscose so semelhantes ao algodo em absoro de umidade e resistncia trao; apresentam toque suave e macio e um caimento comparvel ao do algodo.

Viscose:
Fibra artificial obtido a partir da "Viscose", que uma soluo viscosa obtida pelo tratamento de celulose, de grande importncia industrial, especialmente no fabrico do raion , do acetato e do celofane, os fios.

Viscose e Artificial
Estas fibras dizem-se artificiais devido sua fabricao tambm em indstrias prprias, mas partindo de matria de origem natural, nomeadamente restos de fibras naturais que no tm as caractersticas necessrias para poderem ser trabalhadas como fibras txteis.

Preparao:
Compreende as seguintes etapas: 1- Purificao, branqueamento e lavagem da polpa de madeira. Sua apresentao em folhas ou lminas; 2- Tratamento da polpa da madeira (ou dos linters) com hidrxido de sdio de modo a obter-se a alcali-celulose; 3- Envelhecimento da alcali-celulose durante dois a trs dias para a reao completa do hidrxido de sdio com a celulose; PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.comMANUAL DAS MATRIASPRIMAS TXTEIS CILAN SLVIA SILVEIRA 4- Tratamento da alcali-celulose com sulfureto de carbono de modo a obter-se o xantato de celulose. 5- Dissoluo do xantato de celulose em hidrxido de sdio diludo de modo a obterse um lquido viscoso que designado por viscose; 6- Amadurecimento da soluo de viscose; 7- Fiagem da soluo de viscose para um banho cido onde se d a regenerao da celulose.

A Viscose ter sido descoberta em 1891, por Cross e Bevan documentos revelam que ter sido por Charles Frederick e Edward John Bevard, em 1892 ao desenvolverem um novo processo de produo de fibras txteis artificiais que consistia no mesmo processo de execuo da seda artificial, mas em soluo alcalina. Comeou a ser produzida para fins comerciais em 1910 pela American Viscose Company empresa norte-americana associada Samuel Courtaulds and Co., Lda, primeira produtora do Liocel e os nveis de produo mundial atingiram o auge j nos anos 40.

Charles Frederick Cross Edward John Bevard

Simbologia txtil: CV

Morfologia

Aspecto microscpico: Os filamentos apresentam estrias quando observados longitudinalmente e contornos irregulares quando observados transversalmente.

Caractersticas:
Macia e agradvel para o vero; absorve bem a umidade e a transpirao; resiste bem luz e s traas; torna-se pouco resistente quando molhada; encolhe e amarrota com facilidade; sensvel ao cido actico; amarela e desbota com a transpirao; queima com facilidade. O setor txtil responsvel por uma produo, entre fibras e multifilamentos artificiais e sintticos, superior a 380 mil toneladas/ano, que representam cerca de 40% do consumo industrial do Pas. Esta produo resulta em um faturamento anual de US$ 1,06 bilho e gera empregos diretos para cerca de 9.000 pessoas.

Permanece macia pois o toque macio oferece a sensao de pele sobre pele. Mesmo aps muitas lavagens a modal permanece macia como no primeiro dia. Sua pele respira livremente absorvendo 50% a mais a umidade do que o algodo. Possui efeitos brilhantes. No importa se as cores so fortes ou delicadas. Modal absorve o corante de forma rpida, profunda e permanente e sua superfcie lisa responsvel pelo brilho sedoso dos artigos ou em misturas com outras fibras.

A viscose pode ser utilizada pura ou em combinao com outras fibras, nas mais diferentes propores e tipos de misturas, e os tecidos com ela produzidos atingem todos os segmentos do mercado txtil: tecidos planos, malhas, cama, mesa, banho, bordados e linhas.

Embora os tecidos de viscose sejam bastante requisitados por confeccionistas de moda, a produo destas fibras no tem grandes perspectivas de crescimento a nvel mundial, em razo dos altos custos ambientais inerentes sua produo.

Aplicaes do vesturio
Os tecidos com ela produzidos atingem todos os segmentos do mercado txtil: tecidos planos, malhas, cama, mesa, banho, bordados e linhas. Especialmente no caso do vesturio feminino freqente a utilizao de fios de viscose associadas a fios de urdidura em polister ou a diferentes filamentos. Aplicaes tcnicas e industrias, como por exemplo telas para filtros, no tecidos enchumaados.

Propriedades qumicas, fsicas e mecnicas


Brilho: conforme o desejo altamente lustroso a profundo opaco Conservao de calor: satisfatria Tingibilidade: boa capacidade de absorver corantes Elasticidade: mais alta que as fibras vegetais, inferior a do algodo e da seda Densidade: 1,5 a 1,6 g/cm Absoro a umidade:muito alta, de 85 a 120% Massa volumtrica: 1,52(semelhante a do algodo) Recuperao a umidade: 20C E 65% DE umidade relativa:14% Reteno de gua: ate 150% do seu peso seco com forte dilatao Combusto: arde rapidamente com cheiro a papel queimado deixando pouca cinza de cor cinza clara Ao do calor: at 190C resiste sem amarelamento nem degradao

Comportamento relativo:
cidos: sensvel aumentando a degradao com a concentrao e a temperatura da soluo Bases: As solues alcalinas provocam a dilatao das fibras, dependendo a degradao da concentrao e da temperatura. Oxidantes: a deteriorao das fibras no se manifesta as concentraes de oxidantes habitualmente usados. Redutores: no exercem qualquer ao sobre a viscose. Diluentes: Os usados na limpeza a seco no causam qualquer degradao na viscose.

Algumas indstrias:
Fbrica de Tecidos Nellaitda matriz. So Paulo SP Fiao e tecelagem com fibras artificiais e sintticas raion, viscose, acetato, etc. FIBRACEL Txtil Ltda. Grupo Vincunha Txtil S/A So Paulo Viscose filamento txtil e viscose fibra cortadas.

Manuteno:
No se deve ser lavada em maquinas pela perda de resistncia quando olhada e pela agitao que o equipamento provoca, o que poder gerar arrebentamentos. Apresenta baixa resistncia, porm no deve ser passado em temperaturas elevadas pela perda de resistncia.

Curiosidades da melhor mistura:


Com algodo: Visual mais atraente dos produtos, mais sedoso, macio e fresco.

Curiosidades da melhor mistura:


Com linho: Macia malevel com toque fresco

Curiosidades da melhor mistura:


Com l: Mais macia, toque mais aconchegante, mais alto conforto de uso e agradvel a pele

Curiosidades da melhor mistura:


Com polister: alto conforto de uso, alta durabilidade

Curiosidades da melhor mistura:


Com acrlico: Propriedades excelentes de uso e manuseio, caimento deslizante e malevel

Componentes:
Claudimara Isaias Maria Elis

GA10

Curso:
Operao e manuteno em processos txteis

Professor:
Emerson

You might also like