You are on page 1of 22

A anorexia nervosa um distrbio alimentar que provoca mais perda de peso nas pessoas do que considerado saudvel para

ra a idade e altura.

http://a-anorexia.blogspot.com.br/

Recusa em manter o peso do corpo no mnimo normal para a idade e a altura;


Medo intenso de ganhar peso ou engordar, mesmo quando abaixo do peso normal; Perturbao da Imagem do corpo; por exemplo, a pessoa se queixa de se sentir gorda mesmo quando esta emaciada, ou acredite que uma rea de seu corpo est gorda demais mesmo quando se encontra obviamente abaixo do peso; Nas mulheres, ausncia de pelo menos trs ciclos menstruais consecutivos.

Albumina; Exame de densidade ssea para verificar se h ossos finos (osteoporose); Hemograma completo; Eletrocardiograma (ECG); Eletrlitos; Testes de funcionamento dos rins; Testes da funo heptica; Protena total; Testes de funcionamento da tireide; Urinlise.

A esse perfil bsico pode ser acrescentada uma srie de outras caractersticas que podem acompanhar o quadro geral da anorexia:

Perda de cabelo; Insnia; Crescimento de lanugem- Plo fino que cresce por todo o corpo, inclusive na face; Solido, Isolamento social, comportamento arredio Temperatura do corpo baixa e diminuio do ritmo cardaco; Sensao de Frio; Pele Ressecada; Unhas Quebradias; Foco obsessivo em saber as Calorias; Isolamento social, comportamento arredio; Perda da Concentrao; Baixa auto-estima; dio por si mesma. Presso Sangunea Baixa;

Psico - educao (pacientes e familiares): Apresentao e discusso de conceitos como a diversidade dos fatores etiolgicos, o quadro clnico e o tratamento; Reeducao alimentar: Aulas tericas, abordagens prticas e acompanhamento dos pacientes em suas refeies; Uso de medicao: Baseada na presena de quadros psiquitricos associados (comorbidades), como por exemplo a depresso; Terapia cognitivo-comportamental: Tcnicas de alterao de cognies e comportamentos inadequados, atravs de reforos positivos e negativos; Psicoterapia individual: Associada a outras abordagens (geralmente no deve ser utilizada isoladamente); Orientao e/ou terapia familiar: Abordagem de aspectos da dinmica familiar (importante no tratamento de anorexia nervosa de incio na adolescncia)

O tratamento deve ser a princpio, ambulatorial. A internao caber equipe de tratamento decidir e ser indicada em um dos casos abaixo:

Peso menor do que 80% do peso esperado para a altura e a idade;

Condies fsicas de risco como desidratao ou comorbidades (ex.: diabetes);


Sinais de falncia circulatria como baixa presso arterial, pulso lento, circulao perifrica pobre; Vmitos persistentes ou hematmese; Condies psiquitricas de risco (ex.: auto-agressividade, depresso, sintomas obsessivos ou comportamentos purgativos graves); Resposta insuficiente ao tratamento ambulatorial.

A bulimia uma doena na qual uma pessoa exagera na ingesto de alimentos ou tem episdios em que come em excesso e sente perda de controle. Dessa forma, a pessoa usa vrios mtodos, como vmitos ou abuso de laxantes, para impedir o ganho de peso.

http://claudianutricionista.blogspot.com.br/2010/09/anorexia-e-bulimia-saiba-diferenca.html

Episdios recorrentes de ingesto de comida em excesso;


Sentimento de falta de controle sobre o comportamento alimentar durante os excessos alimentares; Auto induo do vmito, uso de laxantes ou diurticos, prtica de dietas rgidas ou jejuns, ou exerccios vigoroso com objetivo de evitar ganho de peso; Mdia mnima de dois episdios de exagero alimentar por semana ou pelo menos trs ao ms; Preocupao excessiva e persistente com a forma do corpo e o peso.

Pode modificar os sintomas dependendo da maneira escolhida para se livrar da comida que foi ingerida.
Dano ao esmalte dos dentes; Transtornos digestivos; Irritao da garganta e da boca;

Desequilbrio mineral;
Solido, isolamento social; Baixa auto- estima, dio de si mesma; Vergonha, desgosto consigo mesma.

Pessoas com bulimia procuram freqentemente assistncia mdica por problemas de sade relacionados Perguntas sobre o seu historico mdico, incluindo a sua sade fsica e emocional, presentes e passadas; Um exame fsico para verificar o seu corao, pulmes, presso arterial, peso, boca, pele, cabelo e problemas de dieta; Perguntas sobre seus hbitos alimentares e como voc se sente sobre a sua sade; A avaliao da sade mental para verificar se tem depresso ou ansiedade; Os exames de sangue para verificar se h sinais de desnutrio, como baixos nveis de potssio e desequilbrios qumicos ou outros; Raios-X, que podem mostrar se os seus ossos foram enfraquecidos (osteogenia ) pela desnutrio.

O tratamento desenvolvido por C.N. Abreu compe-se, atualmente, de 18 semanas e baseado no modelo de psicoterapia. Em cada encontro, um eixo temtico abordado, fazendo com que as pacientes consigam progressivamente reapropriar-se do controle e do manejo de sua vida emocional e, conseqentemente, reorganizar seus hbitos alimentares. Desse modo, um plano de trabalho estabelecido, e as pacientes convidadas a participar so avaliadas semanalmente. A seqncia dos eixos temticos do programa de psicoterapia o seguinte:

Ao final do programa, realizada uma avaliao multidisciplinar seguindo os critrios estabelecidos pelo AMBULIM e envolvendo nutricionistas, psiquiatras e os psiclogos. A partir da avaliao em conjunto, as pacientes podem:

a) receber alta; b) seguir para um programa de manuteno de 18 semanas envolvendo outros temas; ou, finalmente, no caso de um baixo nvel de aderncia, c) reiniciar o programa.

http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol31/n4/177.html

http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol31/n4/177.html http://www.scielo.br/pdf/csp/v24n3/04.pdf http://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=lang_pt&id=axTixdfdVY0C&oi=fnd&pg=PA4&dq=bulimia+e+ anorexia&ots=WVL-L9QJNT&sig=xfMgS8bp7IoOhoHSCVl205iLujU http://www.jped.com.br/conteudo/00-76-S323/port.pdfAnorexia Nervosa na adolescncia Adolescent onset anorexia nervosa Bacy W. Fleitlich1, Maria Aparecida Larino2, Alcia Cobelo3, Tki A. Cords4

Ana Carolina Oliveira Camila Ramos Flavia Barreto Sabrina Marcuche

RA: RA: RA:A95309-4 RA:B1639A-6

You might also like