You are on page 1of 27

Servio Pblico Federal Instituto Federal de Educao e Tecnologia do Par Campus Tucuru Licenciatura Plena em Cincias Biolgicas

A Cultura e a Plenificao Humana


Docente: Jos Filho Discentes: Ana Keila Alencar Juliana Cristina Schneider Larissa de Souza da Silva Leno Clementino de Medeiros Aires Tucuru-2013

Cultura e a Plenificao Humana

Para se definir cultura, devemos relacionar o conceito de natureza e da prpria cultura, pois ambas esto ligadas intimamente. Entendemos de natureza tudo aquilo que pode existir no planeta sem sofrer a influncia do homem. J cultura, aquilo que realizado pelos humanos.

Cultura e a Plenificao Humana

Ortega y Gasset descrevem a cultura como um movimento natatrio, um bracejar humano no mar sem fundo da sua existncia com o fim de no afogar-se; uma tbua de salvao pela qual a insegurana radical e constitutiva da existncia pode converter-se provisionalmente em firmeza e segurana. Por isso, a cultura deve ser, em ltima instncia, o que salva o homem do seu afogamento. Tudo cultura? Conceito antropolgico, restrito as artes e a pluralidade cultural.

Conceito antropolgico de cultura

Cultura , portanto, o modo como indivduos e comunidades demonstram suas respostas as suas necessidades e aos seus desejos simblicos. Desse modo, podemos englobar a lngua que falamos, as ideias de um grupo, as crenas, os costumes, os cdigos, as instituies, as ferramentas, a arte, a religio, a cincia, enfim, todas as esferas da atividade humana, acrescentando tambm a as necessidades bsicas da espcie como a reproduo e a alimentao.

Conceito de cultura restrito s artes

As obras artsticas no so feitas apenas para servirem de enfeites e decorarem as casas das pessoas ricas e privilegiadas, mas para representarem os valores e a importncia para o ser humano, e com isso expressar seus significados artsticos atravs de sentimentos humanos como: a revolta, intriga, a comoo e a reflexo.

Pluralidade Cultural

As religies so uma forma de compreender o pluralismo cultural. A religio responde a um desejo e a uma necessidade de religao do ser humano ao divino, o modo como se faz essa religao varia no tempo e no espao: houve religies politestas, com vrios deuses especializados; religies monotestas (islamismo, judasmo, cristianismo, budismo, etc.). Mesmo dentro do cristianismo h inmeras seitas, cada uma com sua especificidade.

Pluralidade Cultural

O mundo atual por ser muito complexo exige que cada um de ns pertena a muitos grupos ao mesmo tempo: o grupo sexual, o etrio, o social, o profissional, o familiar, o de lazer, o comunitrio, o esportivo, o religioso, cada um com a sua histria, uso, costume, tradio, ou seja, com sua cultura especfica. O que normal e bem aceito em um desses grupos pode ser visto com maus olhos em outro. Por intermdio da cultura possvel identificar quem pertence e quem no pertence a determinado grupo. Por isso, modificamos nosso comportamento cultural dependendo da situao em que nos encontramos. Seja como for, a nossa identidade cultural formada dentro das vrias culturas que participamos: desde a familiar, que ns d os primeiros valores at as culturas que escolhemos a medida da vida assim que nos tornamos adultos autnomos, podendo reforar, negar ou agregar outros valores.

O sentido: questo filosfica


Na linha de tradio de uma metafsica clssica, admitiu-se por sculos uma identidade entre o ser e o sentido:

O ser o sentido
o ser

O sentido

O ser era necessariamente maior do que o sentido. O sentido era maior que o ser.

O sentido: questo filosfica


Walter Blumenfeld desenvolveu o que podemos chamar de uma fenomenologia do sentido, na qual o filsofo demonstra a polidirecionalidade desta categoria.
Sentido semntico: que , pelo rastreamento dos significantes, levaria aos seus significados. Sentido final: estudaria a relao entre acontecimento e acontecimentos. Sentido estrutural: busca examinar a relao entre a parte e o todo. Sentido lgico: focaliza a relao entre o enunciado e a sua fundamentao. Sentido de motivao: se interessa por detectar a relao entre o comportamento e a situao.

O sentido: questo filosfica


Qual o sentido de criar cultura?
conquistar possibilidades de vida, em termos de sobrevivncia e de convivncia.

Comporta o sentido de tecer o tecido do amplo discurso expressivo do homem, que a sua existncia.

O sentido: questo filosfica


Qual o sentido de consumir cultura?
consumir-nos, no sentido de alimentar-nos de nossa prpria seiva.

Coaes positivas e benfica Coaes prejudiciais e negativas

O sentido: questo filosfica


Qual o sentido de se recriar a cultura, modificando-a?
A realidade cultural que no examinada e nem criticada deteriora-se e se transforma numa carga odiosa; faz-se num fardo de preconceitos e automatismos estreis.

assim que o sentido a questo filosfica bsica.

A Possibilidade Do Plenamente Humano

A criao de cultura vem de fundamentais necessidades do homem enquanto homem. No caso dos irracionais, a sua organizao societria resulta de uma fatalidade biolgica: so seres geneticamente especializados para a vida social.
Mas o que dizer dos seres humanos? Estes necessitaro ser adestrados, ensinados, socializados e educados.

A Possibilidade Do Plenamente Humano

O homem um ser originalmente especializao gentica para a vida social.

desdotado

de

O ser humano j nasce ser humano, dotado das faculdades especficas ao animal simblico.

A Possibilidade Do Plenamente Humano

O criar cultura que como transformao do esprito em coisas, vem a ser entendido como a objetivao que promove o plenamente humano.

A Possibilidade Do Plenamente Humano

Para Darcy Ribeiro: Cultura a herana social de uma comunidade humana, representada pelo acervo coparticipado de modos padronizados de adaptao natureza para provimento da subsistncia, de normas e instituies reguladoras das relaes sociais e de corpos de saber, de valores e de crenas com que seus membros explicam sua experincia, exprimem sua criatividade artstica e a motivam para a ao.

A Possibilidade Do Plenamente Humano

A cultura constituda de trs sistemas:


Sistema adaptativo: que trata das adequaes entre homem e natureza e focaliza a questo fundamental da sobrevivncia;

A Possibilidade Do Plenamente Humano

Sistema associativo: que se interessa pelas relaes intersubjetivas e pelas organizaes (institucionais ou no) da vida humana;

A Possibilidade Do Plenamente Humano

Sistema ideolgico: que aborda a expressividade do homem em produes religiosas, artsticas, filosficas e cientfico-tecnolgicas as comumente chamadas produes espirituais.

A Possibilidade Do Plenamente Humano

A cultura uma complexa rede de signos densos de significados. E isso se d no apenas de valores pessoais, mas tambm e sobretudo culturais. Escreve Isaac Epstein: A transmisso de significados constitui o fluxo intersubjetivo pelo qual circula a cultura. A experincia vivida, o real sentido, percebido ou compreendido, o mundo real ou do imaginrio, das teorias cientficas ou dos mitos, enfim, da viglia ou do sonho, mediado de homem a homem por entes concretos capazes de impressionar nossos sentidos: os signos.

A Possibilidade Do Plenamente Humano

Morrais (1992), aps ouvir e ler vrios autores que falavam sobre cultura, refletiu que a cultura precisa de trs pontos: Que o grande arranjo cultural tal como se apresenta no um amontoado de disparates onde uma parte no diz com a outra, ao contrrio, a cultura uma organizao sempre dotada de sentido; Que o sentido existente nessa organizao constitudo de muitos sentidos que interagem semelhana dos elementos que participam de uma estrutura. E, sem dvida, fascinante empreendimento defrontar-nos com o primeiro e geral sentido, saindo procura de captar os muitos sentidos que o compem; Que, no entanto, h mais sentido.

A Possibilidade Do Plenamente Humano

Afinal, o ser humano movido pela necessidade, mas atento sua prpria trajetria, descobre a dialtica entre necessidade e possibilidade.

A Possibilidade Do Plenamente Humano

A circulao de sentido implica uma constante valorao, pois a valorao que nos leva a definir e eleger valores e que, posteriormente, em consonncia com as transformaes histricas, leva-nos a discutir criticamente os valores j existentes, ou seja, os valores que a sociedade j nos apresenta. Esses valores no so eternos, mas precrias, com isso, h existncia de vigilante valorao. O processo de valorao mais importante do que os valores, pois ele que os cria e os renova.

A Possibilidade Do Plenamente Humano

Com isso, a questo no criar, transformar ou destruir os valores, mas o de no fugir necessidade de que estes estejam relacionados a uma dada situao concreta. Portanto, a cultura que uma rede de signos densos de significados, circula sentido. A circulao de sentido implica, a partir da precariedade humana, uma relao dialtica entre valor e valorao.

Consideraes Finais

O homem cria cultura, primeiro porque tem necessidade disto;


Depois porque descobre as possibilidades que tem de ultrapassar os escravizantes limites da necessidade.

Referncias

ARANHA, M. L. A., MARTINS, M. H. P. M. Temas de Filosofia. 3 ed. Revisada. So Paulo: Moderna, 2005. BICUDO, M. A.V. Fenomenologia: confrontos e avanos. So Paulo, Cortez, 2000. GALEFFI, Dante Augusto, O que isto a fenomenologia de Husserl. In: Revista Ideao, v.5. Feira de Santana: UEFS, 2000, p. 13-36. HUSSEL, E. Renovao, seu problema e mtodo. Lisboa: Lusosofia.net, 2008. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepo. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura, So Paulo, Martins Fontes, 1994 (1945). REGIS DE MORAIS. Estudos de Filosofia da Cultura. Edies Loyola, So Paulo, 1992. SCHRER, R. Husserl. A fenomenologia e seus desenvolvimentos. In: CHTELET, F. (Org.). Histria da Filosofia: idias, doutrinas, v.6. Rio de Janeiro, Zahar, 1983. P. 234-260.

Obrigado!

You might also like