You are on page 1of 33

Evoluo histrica da administrao

Prof. Michelly Siqueira.

5000 A.C; Sumria; Egito,Ptolomeu; Planejou e dimensionou um sistema econmico; China,500 A.C; Constituio de Chow.

Constituio de Chow
1. O alimento; 2. O mercado; 3. Os ritos; 4. O Ministrio do emprego; 5. O Ministrio da educao; 6. Administrao a justia; 7. Recepo de hospedes; 8. Exrcito.

Instituies Otomanas; Prelados catlicos,na Idade Mdia; Alemanha e ustria de 1500 a 1700; Fiscalistas; Mercantilistas ou fisiocratas franceses; Administrao sistemtica,especialmente no setor pblico.

Na evoluo histrica da administrao,duas instituies se destacam:

Igreja catlica;

Organizaes militares.

Igreja

Organizao mais formal,mais eficiente da civilizao ocidental; Fora de atrao de seus objetivos,a eficcia de suas tcnicas organizacionais e administrativas.

Organizaes militares

Evoluram das displicentes ordens dos cavaleiros e da desorganizao dos exrcitos do sculo XVII e XVIII at os tempos atuais.

Revoluo industrial

Revoluo industrial
Inglaterra; Mquina a vapor por James Watt (1776); 1 fase ( 1780 a 1860 ); 2 fase ( 1860 a 1914 ); Substituio da fora animal e do msculo humano pela maior potncia de mquina a vapor ( e posteriormente pelo motor ) que permitia maior produo e maior

Conseqncias da revoluo industrial

Crescimento acelerado e desorganizado das empresas; Necessidade de maior eficincia e produtividade da empresa.

O difcil precisar at que ponto os homens da antiguidade,idade mdia e at mesmo do incio da idade moderna tinham a conscincia de que estavam praticando a arte de administrar.

Administrao cientfica
Frederick Taylor; Precursor da administrao cientfica do trabalho; Diviso do trabalho; Produo mxima; Explorao do funcionrios em prol dos interesses particulares da empresa; Princpios da administrao cientfica; Best Seler no mundo inteiro.

Frederick Winslow Taylor

Propostas bsicas de Taylor


Planejar; Comandar; Organizar; Controlar; Coordenar;

Planejar

Traar objetivos e estratgias; Plano de ao; a primeira das funes.

Comandar

Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito; Definio clara das relaes hierrquicas.

Organizar

a forma de coordenar todos os recursos da empresa; Alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

Controlar

Estabelecer padres e medidas de desempenho; Permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorre conforme as regras estabelecidas e ditadas.

Coordenar

A implantao de qualquer planejamento srio invivel sem a coordenao das atividades e esforos de toda empresa,almejando as metas traadas.

Princpios bsicos Henri Fayol


Francs; Defendia princpios semelhantes aos de Taylor na Europa; Chegada nos EUA.

Jules Henri Fayol

Princpios bsicos de Fayol


Diviso do trabalho; Autoridade e responsabilidade; Unidade de comando; Unidade de direo; Disciplina; Prevalncia dos interesses gerais; Remunerao; Centralizao;

Hierarquia; Ordem; Equidade; Estabilidade dos funcionrios; Iniciativa; Esprito de corpo.

Teoria clssica

Considera a obsesso pelo comando,a empresa como sistema fechado e a manipulao dos trabalhadores.

Elton geroge Mayo


Teoria das relaes humanas; Teoria do comportamento organizacional; Movimento de reao e oposio a teoria da administrao clssica; Necessidade de humanizar e democratizar a administrao; Desenvolvimento das cincias humanas.

Princpios bsicos da escola das relaes humanas


Nvel de produo como resultado da integrao social; Comportamento social do empregado; Formao de grupos informais; Relaes interpessoais; Importncia do contedo do cargo; nfase nos aspectos emocionais. m

Teoria estruturalista
1950; Integra todas as teorias; Teoria burocrtica de Max Weber; Base na racionalidade,na adequao dos meios aos objetivos.

Teoria dos sistemas

1970;

Passou a abordar a empresa como sistema aberto em contnua interao com o meio ambiente que o envolve.

Teoria da contingncia

Final da dcada de 1970; A empresa e sua administrao so variveis dependendo do que ocorre no ambiente externo.

Essas teorias foram e sempre sero os pilares da evoluo e desenvolvimento da cincia da administrao,que motivando e impulsionando os estudos,pesquisas,trabalhos e obras de seus seguidores at nossos dias.

Administrao envolve, no s as empresas como tambm as pessoas que fazem parte delas, as relaes internas entre funcionrios, as relaes externas e as influncias que o ambiente e a globalizao exercem sobre elas.

You might also like