You are on page 1of 9

A FILOSOFIA ILUMINISTA

O CRITICISMO DE KANT
Immanuel Kant: Crtica da Razo Pura, Crtica da Razo Prtica, e Crtica do Juzo.

CRTICA AO CETICISMO DE HUME


Para Kant, a filosofia no deve ser ctica e nem dogmtica. Criticismo: exame crtico das condies da metafsica e da moral.

O DOMNIO DA RAZO PURA


Distino entre juzos sintticos e juzos analticos feita por Kant.

A REVOLUO COPERNICANA CRTICA METAFSICA


Com Kant, acaba o reinado da metafsica, que pretendia chegar ao cerne das coisas. A metafsica ultrapassa os limites do ato do conhecimento. Somente podemos conhecer os fenmenos, aquilo que colhido pelas formas da razo.

CRTICA DA RAZO PURA


Propsitos gerais: Revoluciona a Metafsica. Pretende evitar o dogmatismo.

A RAZO PRTICA
Kant analisa as condies de possibilidade para uma moral com pretenso universalista e apresenta o imperativo categrico, forma da lei moral para uma vontade imperfeita.

IMPORTNCIA DE KANT
A soberania a da razo. A razo no somente conhecimento, ela tambm a realizao de um projeto de esclarecimento que pe a pessoa como autnoma, expondo razes em pblico , sem temer crticas.

O IDEALISMO ALEMO

Comea na dcada de oitenta do sculo XVIII e prolonga-se, nas suas ltimas consequncias, at metade do sculo XIX.
Propsito: criao de um amplo sistema filosfico homogneo e fundamentado na irrefutabilidade de sua especulao lgica, cuja finalidade encontrar a indivisibilidade do absoluto.

O IDEALISMO DE FICHTE
Conhecimento do Absoluto, da realidade como ela realmente . Fichte estava determinado em se livrar do conceito de coisas-em-si.

O IDEALISMO ESTTICO DE SCHELLING


O absoluto uma matriz nica da qual se diversificam todos os seres. Em tudo quanto e quanto existe h uma fundamental identidade. Todas as coisas, por diferentes que paream, vistas de um certo ponto, vm fundir-se na matriz idntica de todo ser que o absoluto.

O IDEALISMO DE HEGEL
Hegel acreditava no poder do racional e, consequentemente, que tudo poderia ser explicado atravs de categorias reais. Idealismo transcendental : Hegel tinha o objetivo de reduzir a realidade em uma unidade que fosse sinttica. Haveria uma identidade entre racional e real, o que significa que a realidade seria absolutamente justificvel em todas as suas manifestaes. Um ponto importante seria o processo dialtico, que permite uma interpretao da realidade atravs da sntese dos opostos.

O MTODO DIALTICO
Em Hegel, a dialtica se movimenta da seguinte forma: primeiro existe a TESE, que a ideia, gerando uma ANTTESE, que se contrape TESE, surgindo assim a SNTESE, que a superao das anteriores.

O discurso tem uma realidade para Hegel, ele introduz em sua Lgica essa realidade do discurso, da linguagem.

CONCLUSO

O Iluminismo representa a sada dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados so aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da prpria razo independentemente da direo de outrem. -se culpado da prpria tutelagem quando esta resulta no de uma deficincia do entendimento mas da falta de resoluo e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direo

de outrem. Tem coragem para fazer uso da tua prpria razo! - esse o
lema do Iluminismo - (Immanuel Kant ).

You might also like