You are on page 1of 29

JORNADA DE TRABALHO

DA JORNADA NORMAL DE TRABALHO


JORNADA SEMANAL - 44 HORAS O artigo 7, inciso XIII, da Constituio Federal do Brasil dispe que a durao do trabalho normal no poder ser superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, sendo permitida a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante banco de horas regulamentado em acordo ou conveno coletiva de trabalho.

JORNADA MENSAL - 220 HORAS


JORNADA EM TEMPO PARCIAL
O artigo 58-A da CLT estabelece que jornadas em tempo parcial so aquelas que no ultrapassem vinte e cinco horas semanais. Neste caso, os empregados em tempo parcial recebero salrios proporcionais jornada realizada.

Podero adotar o regime parcial aqueles empregados que assim desejarem, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho.

PRECEDENTE ADMINISTRATIVO N 26 - JORNADA TELEFONISTA - TELEMARKETING


No se aplica ao operador de telemarketing a proteo especial prevista no art. 227 da CLT, uma vez que ele um vendedor que busca o objetivo de seu trabalho utilizando-se de aparelho telefnico, diferentemente do telefonista, cuja funo receber e efetuar ligaes (Ato Declaratrio n 3, de 29/05/01, DOU de 30/05/01, da Secretaria de Inspeo do Trabalho). OUTRAS ATIVIDADES - JORNADA ESPECIAL

Tendo em vista a peculiaridade de algumas profisses, a legislao estabelece normas especficas, de acordo com o tipo da atividade, o desgaste proporcionado, a forma, o local e as caractersticas da realizao do trabalho.
A seguir relacionamos algumas atividades que possuem a durao da jornada de trabalho especial MDICOS, DENTISTA E AUXILIARES (DE LABORATORISTA, RADIOLOGISTA E INTERNO). O salrio-mnimo dos mdicos fixado em quantia igual a trs vezes e o dos auxiliares a duas vezes mais o salrio-mnimo comum das regies ou sub-regies em que exercerem a profisso.

A classificao de atividade ou tarefas, desdobrando-se por funes, ser a seguinte:


a) mdicos (seja qual for a especialidade);

b) auxiliares (auxiliar de laboratorista e radiologista e internos).


A durao normal do trabalho, salvo acordo escrito, ser: a) para mdicos, no mnimo de duas horas e no mximo de quatro horas dirias; b) para os auxiliares ser de quatro horas dirias. Para cada noventa minutos de trabalho gozar o mdico de um repouso de dez minutos. A remunerao da hora suplementar no ser nunca inferior a 50% (cinquenta por cento) da horanormal. O trabalho noturno ter remunerao superior do diurno e, para esse efeito, sua remunerao ter um acrscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna.

ADVOGADOS

A jornada de trabalho do advogado empregado, no exerccio da profisso, no poder exceder a durao diria de 4 (quatro) horas contnuas e a de 20 (vinte) horas semanais, salvo acordo ou conveno coletiva ou em caso de dedicao exclusiva. Considera-se como perodo de trabalho o tempo em que o advogado estiver disposio do empregador, aguardando ou executando ordens, no seu escritrio ou em atividades externas, sendo-lhe reembolsadas as despesas feitas com transporte, hospedagem e alimentao. As horas trabalhadas que excederem a jornada normal remuneradas por um adicional no inferior a cem por cento sobre o valor da hora normal, mesmo havendo contrato escrito.

As horas trabalhadas no perodo das vinte horas de um dia at as cinco horas do dia seguinte so remuneradas como noturnas, acrescidas do adicional de vinte e cinco por cento.

MINEIROS

A durao normal do trabalho efetivo para os empregados em minas no subsolo no exceder de 6 (seis) horas dirias ou de 36 (trinta e seis) semanais. O trabalho no subsolo somente ser permitido a homens, com idade compreendida entre 21 (vinte e um) e 50 (cinquenta) anos, assegurada transferncia para a superfcie.

A durao normal do trabalho efetivo no subsolo poder ser elevada at 8 (oito) horas dirias ou 44 (quarenta e quatro) semanais, mediante acordo escrito entre empregado e empregador ou contrato coletivo de trabalho, sujeita essa prorrogao prvia licena da autoridade competente em matria de higiene do trabalho.
A remunerao da hora prorrogada ser no mnimo de 50% (cinquenta por cento) superior da hora normal e dever constar do acordo ou contrato coletivo de trabalho. Em cada perodo de 3 (trs) horas consecutivas de trabalho, ser obrigatria uma pausa de 15 (quinze) minutos para repouso, a qual ser computada na durao normal de trabalho efetivo. Ao empregado no subsolo ser fornecida, pelas empresas exploradoras de minas, alimentao adequada natureza do trabalho, de acordo com as instrues estabelecidas pela Secretaria da Segurana e Medicina do Trabalho e aprovadas pelo Ministro do Trabalho.

JORNADA DE TRABALHO DO MENOR E DA MULHER

MENOR

garantida ao menor uma jornada de 44 (quarenta e quatro) horas, e um intervalo de repouso no inferior a 11 (onze) horas. Ao menor s permitido o regime extraordinrio mediante acordo de compensao, firmado atravs de Acordo Coletivo junto ao Sindicato da categoria profissional. (Conveno Coletiva). LEI No 10.097, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 - ALTERA ARTIGO CLT

"Art. 402. Considera-se menor para os efeitos desta Consolidao o trabalhador de quatorze at dezoito anos." (NR)
"Art. 403. proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condio de aprendiz, a partir dos quatorze anos." (NR) "Pargrafo nico. O trabalho do menor no poder ser realizado em locais prejudiciais sua formao, ao seu desenvolvimento fsico, psquico, moral e social e em horrios e locais que no permitam a frequncia escola." (NR)

MULHER

Com a Constituio Federal, promulgada em 05.10.88. Homens e mulheres foram equiparados em direitos e obrigaes (art. 5, inciso I). Quanto s normas de proteo maternidade e outras peculiares condio de mulher, continuam sendo observadas.

AMAMENTAO Haver dois (2) descansos de 30 minutos cada um at a criana completar 6 meses. Segundo o comando do art. 396 da CLT a empregada gestante tem direito a dois intervalos de 30 minutos para amamentao.

JORNADA NOTURNA - TRABALHO NOTURNO

CLT, art. 73, 2 - "Considera-se noturno o trabalho realizado entre as 22 horas de um dia e s 5 horas do dia seguinte..

A hora Noturna computada como de 52 (cinquenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos.


A remunerao noturna tem um acrscimo de mnimo 20% (vinte por cento), sobre o valor da hora normal.

Dessa forma a legislao definiu que s 7 (sete) horas noturnas trabalhadas equivalem a 8 (horas). Nesse caso um trabalhador s pode ter mais 1 (uma) hora acrescida sua jornada, visando o perodo para descanso ou refeio. Destarte, o empregado trabalha 7 (sete) horas, mas recebe 8 (oito) horas para todos os fins legais. Foi uma forma encontrada pelo legislador para repor o desgaste biolgico que enfrenta quem trabalha noite, sendo considerada um perodo penoso de trabalho.

TRANSFERNCIA DE HORRIO
Ocorrendo transferncia do empregado do perodo noturno para o diurno o mesmo perder o direito ao adicional correspondente, posto que esta parcela est condicionada prestao de servio em horrio noturno, conforme estabelece a Smula n. 265 do TST que dispe: "A transferncia para o perodo diurno de trabalho implica a perda do direito ao adicional noturno."

ESCALA DE REVEZAMENTO
CONCEITO
Nas empresas com jornada de trabalho em regime de escala, fica obrigada a montar escala de revezamento, que devera comunicar aos empregados atreves de afixao em mural ou outro meio mais visvel, com antecedncia do inicio da jornada programada.

ESCALA DE REVEZAMENTO
As empresas legalmente autorizadas a funcionar nos domingos e feriados devem organizar escala de revezamento ou folga, para que seja cumprida a determinao do artigo 67 e seu pargrafo nico da CLT: "Art. 67 - Ser assegurado a todo empregado um descanso semanal de vinte e quatro horas consecutivas, o qual, salvo motivo de convenincia pblica ou necessidade imperiosa do servio, dever coincidir com o domingo, no todo ou em parte.

JORNADA RURAL - TRABALHADOR RURAL - HORRIO NOTURNO

Para o trabalhador rural, considera-se noturno o trabalho realizado entre:


a) as 21h00min horas de um dia e as 05h00min horas do dia seguinte, na lavoura; b) as 20h00min horas de um dia e as 04h00min horas do dia seguinte, na pecuria. hora noturna do trabalhador rural remunerada com percentual de 25% (vinte e cinco por cento) do valor da hora normal

TURNO ININTERRUPTO DE REVEZAMENTO

As empresas que trabalhem em turnos ininterruptos de revezamento devero obedecer jornada de seis horas dirias, salvo negociao coletiva. Este tipo de jornada depender da concorrncia concomitante de vrios fatores: existncia de turnos: isso significa que a empresa mantm uma ordem ou alterao dos horrios de trabalho prestado em revezamento; que os turnos sejam em revezamento: isso quer dizer que o empregado, ou turmas de empregados, trabalha alternadamente para que se possibilite, em face da interrupo do trabalho, o descanso de outro empregado ou turma; que o revezamento seja ininterrupto, isto , no sofra soluo de continuidade no perodo de 24 (vinte e quatro) horas, independentemente de haver ou no trabalho aos domingos. permitida, mediante negociao coletiva, a prorrogao da jornada de 6 (seis) horas. Nesse caso, admite- se o mximo de 2 (duas) horas extras por dia.

A Lei n. 9.601/98. Modalidade de contratao por prazo determinado alterou o 2 do art. 59 da CLT, criando um sistema de compensao de horas extra mais flexvel que poder ser estabelecido atravs de negociao coletiva entre as empresas e os seus empregados, podendo abranger todas as modalidades de contratao, ou seja, podendo abranger todos os trabalhadores. Banco de Hora pode ser utilizado, por exemplo, nos momentos de pouca atividade da empresa para reduzir a jornada normal dos empregados durante um perodo, sem reduo do salrio, permanecendo um crdito de horas para utilizao quando a produo crescer ou atividade acelerar, desde que todo ocorra dentro do perodo de 12 meses, ressalvado o que for passvel de negociao coletiva (conveno ou acordo coletivo). Se o sistema comear em um momento de grande atividade da empresa, aumenta-se a jornada de trabalho (no mximo de 2 horas extras por dia) durante um perodo. Nesse caso, as horas extras no sero remuneradas, sendo concedidas, como compensao, folgas correspondentes ou sendo reduzida a jornada de trabalho at a quitao das horas excedentes.

O Sistema pode variar dependendo do que for negociado nas convenes ou acordos coletivos, mas o limite ser sempre de 10 horas dirias trabalhadas, no podendo ultrapassar, no prazo de 12 meses, a soma das jornadas semanais de trabalho previstas. A cada perodo de 12 meses, recomea o sistema de compensao e a formao de um novo banco de horas.

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS


O acordo do banco de horas, para ser implementado, deve obedecer alguns requisitos principais: Previso em Conveno ou Acordo Coletivo de trabalho; Aprovao dos empregados devidamente representados pelo Sindicado da Categoria;

Jornada mxima diria de 10 (dez) horas;


Jornada mxima semanal de 44 (quarenta e quatro) horas previstas durante o ano do acordo; Compensao das horas dentro do perodo mximo de 1 (um) ano;

Deve ser mantido pela empresa o controle individual do saldo de banco de horas bem como o acesso eacompanhamento do saldo por parte do empregado;
Pagamento do saldo das horas excedentes no compensadas no prazo mximo de 1 (um) ano ou quando daresciso de contrato de trabalho; Em trabalhos insalubres e perigosos, a instituio do banco de horas depende de autorizao expressa de autoridade competente em matria de segurana e higiene do trabalho do Ministrio do Trabalho.

TOLERNCIA DIRIA PARA ENTRADA E SADA DO EMPREGADO

Alm destes requisitos principais, outros pontos so questionados e levantam dvidas sobre a maneira correta de fazer valer o banco de horas quando da compensao da jornada extraordinria do empregado. Um destes pontos a tolerncia diria para entrada e sada do empregado, por exemplo, que de 10 minutos (5 minutos para a entrada e 5 minutos para a sada) a qual no deveria ser inclusa no banco de horas, pois este no vislumbra esta possibilidade.

DIVERGNCIA - EXTRA E COMPENSAO

Um ponto muito importante com relao hora extraordinria que, quando paga, deve ser acrescida de no mnimo 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da hora normal, e na compensao no recebe este acrscimo. Vejam que o 2 o artigo 59 da CLT prev: Art. 59 - 2 : Poder ser dispensado o acrscimo de salrio se, por fora de acordo ou conveno coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite mximo de dez horas dirias.

MULTAS PREVISTAS PELO DESCUMPRIMENTO DA LEI


A legislao prev ainda multa para o empregador que mantm acordo de banco de horas de forma irregular ou que no atenda os requisitos legais. Caso o empregado esteja trabalhando mais de duas horas extras por dia, a empresa pode ser multada, dependendo da quantidade de empregados, no valor que varia de R$ 736,00 a R$ 4.025,00, dobrando em caso de reincidncia. J se o empregador no pagar as horas extras trabalhadas no vencimento do banco de horas, o valor de R$ 170,26 por empregado. Nos casos em que o Acordo ou a Conveno estabelecer penalidade pelo descumprimento do acordo do banco de horas, a empresa sofrer a penalidade firmada no acordo, sendo o valor da multa varivel. RESCISO DO CONTRATO DE TRABALHO Na hiptese de resciso do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensao integral da jornada extraordinria, far o trabalhador jus ao pagamento das horas extras no compensadas, calculadas sobre o valor da remunerao na data da resciso ( 3 do art. 59 da CLT, c/ redao dada pela Lei 9.601/98).

INTERVALO ENTRE JORNADAS


Entre duas jornadas de trabalho haver perodo mnimo de 11 horas consecutivas para descanso (Art. 66 da D.S.R ou RSR - Descanso Semanal Remunerado - Repouso Semanal Remunerado

Ser assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual dever coincidir com o domingo, no todo ou em parte (Art. 67 da CLT).
Nos Servios que exijam trabalho aos domingos, com exceo quanto aos elencos teatrais, ser estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada e constando de quadro sujeito fiscalizao (Pargrafo nico do art. 67 da CLT).

INTERVALO PARA REPOUSO E ALIMENTAO/INTERVALOS ESPECIAIS


Em qualquer trabalho continuo cuja durao exceda de 6 (seis) horas, obrigatria a concesso de um intervalo para repouso ou alimentao, o qual ser, no mnimo de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrrio, no poder exceder de 2 (duas) horas (art. 71 da CLT). No excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, ser, entretanto, obrigatrio um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a durao ultrapassar 4 (quatro) horas ( 1 do art.71 da CLT). Os intervalos de descanso no sero computados na durao do trabalho ( 2 do art. 71 da CLT).

TUDO DO PAI ! BOM FINAL DE SEMANA A TODOS! ASS: DANILO PIRES DE PAULA PROF. DE LEGISLAO TRABALHISTA. http://www.youtube.com/watch?v=15HxYlN7rwo&feature=related

You might also like