You are on page 1of 28

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO PRETO CURSO TCNICO EM METALURGIA DISCIPLINA: METALURGIA

A DOS METAIS NO FERROSOS

PROFESSOR: THIAGO AUGUSTO DE SOUSA MOREIRA

Metalurgia do alumnio

Introduo
O alumnio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, o metal mais jovem usado em escala industrial. O alumnio comeou a ser produzido comercialmente h cerca de 150 anos. Sua produo atual supera a soma de todos os outros metais no ferrosos. Esses dados j mostram a importncia do alumnio para a nossa sociedade. Mesmo nas civilizaes mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofisticao aos mais diferentes artefatos.

A obteno do alumnio feita a partir da bauxita, um minrio que pode ser encontrado em trs principais grupos climticos: o Mediterrneo, o Tropical e o Subtropical. O Brasil possui a terceira maior reserva mundial de bauxita, cujo potencial da ordem de 2,5 bilhes de toneladas, concentrada principalmente na regio Norte do pas (estado do Par), as quais tem como principal concessionria a empresa Minerao Rio do Norte S.A. - MRN. A bauxita deve apresentar no mnimo 30% de alumina aproveitvel para que a produo de alumnio seja economicamente vivel.

Pela sua relativa abundncia, bem como pelarelativa facilidade de tratamento para obteno de Al2O3 puro, as bauxitas tm constitudo o minrio de alumnio tpico, embora em alguns casos, atendendo circunstncias inteiramente particulares, outros tipos de rochas tenham sido usadas como matria-prima na extrao do metal. O mineral foi descoberto em 1821, pelo gelogo francs Pierre Berthier, nas vizinhanas da vila de Les Baux de Provence no Sul da Franca, e por isso e denominada bauxita.

As maiores jazidas desse mineral se encontram nas reas tropicais e subtropicais como Australia, Guine, Jamaica, Guiana Inglesa, ndia, e tambm nos Estados Unidos, Rssia, Hungria e na ex-Iugoslavia. Na Itlia existem jazidas de modestas dimenses no Gargano, nas Murge (Puglia) e no Matese (Basilicata). As principais ocorrncias brasileiras situam-se: em Minas Gerais, no quadriltero ferrfero e na regio de Poos de Caldas; na Amaznia, s margens do Rio Trombetas, na regio de Oriximin.

Deve-se observar aqui que nas bauxitas europias em geral, o mineral portador de alumnio predominante a boehmita, enquanto que nas americanas e africanas predomina a gibbsita. Do ponto de vista extrativo este fato de fundamental importncia: a gibbstica facilmente solubilizada pela soda custica, a boehmita moderadamente solvel e o disporo praticamente insolvel, nas condies usuais da indstria.

Obteno
A primeira indagao que ocorre ao metalurgista, quando se trata da extrao de um metal, que se apresenta oxidado sobre a possibilidade da reduo de tal xido. Sendo difcil a reduo do xido de alumnio pelo carbono, o problema veio ser resolvido com a criao de Hall e Hroult, que a dissociaram por via eletroltica, aps sua dissoluo em banho de sais fundidos.

Este mtodo aperfeioado atravs do tempo, constitui ainda hoje a base do processo industrial de obteno do metal. Por outro lado, o mesmo mtodo exige o uso de Al2O3 bastante pura, decorrendo da 2 fases distintas na extrao do metal, a saber:
-Preparao da alumina ( Al2O3 ) pura; -Deposio eletroltica do alumnio.

A obteno de alumina pura, a partir das bauxitas, pode ser conseguida por vrios mtodos. Um deles, entretanto - o processo Bayer por razes de ordem econmica, o que tem sido mais empregado em escala industrial.

O alumnio contido nos xidos e hidrxidos que constituem a bauxita (Gibbsita, Boehmita e Disporo) extrado seletivamente pelos componentes insolveis (slica, silicatos e xidos de titnio e ferro) mediante lixiviao com uma soluo concentrada de hidrxido de sdio: Gibbsita: Al(OH)3 + Na+ + OH- Al(OH)4- + Na+ Boehmita e Disporo: AlO(OH) + Na+ + OH- + H2O Al(OH)4- + Na+

Primeiro o material triturado e depois modo para facilitar a extrao. Em seguida lixiviado sob presso com a soluo concentrada de hidrxido de sdio. As condies de digesto (tempo de contato, temperatura e presso) variam em funo da tipologia do mineral e da sua composio. Aps a fase de extrao, os componentes insolveis que constituem a ganga so separados, preliminarmente, mediante sedimentao e, em seguida, mediante filtragem e/ou filtro-prensagem. A soluo contendo alumnio tratada para a recuperao do mesmo.

O processo Bayer se baseia no fato de os minerais de alumnio mais comuns nas bauxitas, que so a Gibbsita e a Boehmita, serem solveis em soda custica, enquanto os demais componentes do minrio permanecem inatacveis. A equao representativa do ataque de uma bauxita tpica, seria em primeira aproximao:

Nas condies em que se deve processar o ataque, o sal formado, denominado aluminato de sdio, solvel. A parcela que aparece entre parnteses no segundo membro vai constituir o resduo insolvel, denominado lama vermelha.

Felizmente as bauxitas mais tpicas no costumam apresentar disporo seno em percentagens muito reduzidas.

As bauxitas mais tpicas das regies tropicais so predominantemente gibbsticas, ao passo que as das regies temperadas costumam conter boehmita em predominncia. Para o ataque de bauxitas que contm mais boehmita so necessrias temperaturas e concentraes de soda mais elevadas do que as empregadas no caso da bauxita gibbstica. Da serem comumente distinguidas 2 variantes do processo Bayer: a chamada variante europia, aplicada s bauxitas boehmticas, mais tpicas da Europa.

Na lixiviao da bauxita, pela soluo de soda custica, verificamos que parte da slica (a caolintica) deixa-se atacar pela soda custica, por ex.:K2O. Al2O3 . 6 SiO2 (s vezes Na em vez de K) + NaOH, d origem slica dissolvida na soluo de aluminato de sdio. Isto indesejvel, pois ela ir contaminar a alumina e portanto o alumnio obtido posteriormente. Observa-se que a mesma se dissolve at ser atingida determinada concentrao, a partir da ela comea a precipitar at atingir o equilbrio.

Uma vez filtrada, a soluo de aluminato de sdio, agora lmpida e diluda pelo acrscimo daquela proveniente da lavagem do rejeito slido, posta a agitar, em contato com cristais de Al2O3 . 3 H2O obtidos em operaes anteriores.

medida que vai caindo simultaneamente a temperatura, o aluminato de sdio vai se decompondo, hidrolisando e precipitando ao redor dos germes, escorvas ou sementes que funcionam como agentes nucleantes.

Se compararmos esta reao com aquela de lixiviao da bauxita:

Verificamos que a soda custica usada recuperada, menos aquelas das perdas de processo. Sendo LV a sigla de Lama Vermelha. A utilizao de agentes nucleantes pode diminuir o tempo de precipitao de 48h a 60h por batelada para 24h a 36h.

Fluxograma do Processo Bayer: obteno da alumina (Al2O3) a partir da bauxita


Fonte: www.alunorte.net

Para que possa ser considerada boa para uso nas clulas eletrolticas de produo de alumnio, a alumina deve preencher determinados requisitos de qualidade, que abrangem algumas propriedades fsicas e sua pureza qumica. As propriedades fsicas em geral levadas em conta para se avaliar a qualidade do material so: a granulometria, a densidade absoluta, o ndice de fluidez, o ndice de desprendimento e a densidade aparente.

A manuteno da granulometria dentro de uma certa faixa importante: um material excessivamente fino, tenderia a ser arrastado por correntes gasosas, resultando em perdas na prpria calcinao, por outro lado, um material excessivamente grosso apresentaria reduzida superfcie especfica, sendo de mais difcil dissoluo no banho eletroltico. A densidade absoluta nos d uma medida do grau de transformao de alumina em alumina . A Al2O3 industrial sempre uma mistura dessas 2 variedades, quanto maior a proporo de Al2O3 menor a densidade, maior a porosidade interna. A Al2O3 pura tem 3,6 de densidade absoluta e 5 a 20 m2/g de porosidade interna; a alumina tem respectivamente 4,0 e 1m2/g

O ndice de fluidez como o nome indica, caracteriza a propriedade que tem o material de fluir com maior ou menor facilidade. avaliado atravs da medida do ngulo de repouso. Na prtica, considera-se melhor para o uso uma alumina que tenha ngulo de repouso mais elevado. A fluidez se relaciona com a capacidade do material produzir mais ou menos finos durante o manuseio, com a capacidade de melhor ou pior isolar a superfcie do banho eletroltico, com a capacidade de se dissolver nele mais rapidamente ou mais lentamente.

O nico processo industrial de obteno de alumnio, praticado at hoje, o de Hall-Hroult, como j foi dito, que consiste na eletrlise da alumina dissolvida em banho de fluoretos fundidos, em clulas eletrolticas apropriadas. Pela passagem de corrente eltrica, a alumina se decompe, liberando oxignio junto ao eletrodo positivo (nodo) e alumnio junto ao negativo.

As reaes reais que se passam tm sido pesquisadas, mas so ainda consideradas pouco conhecidas.
O eletrlito empregado a criolita, cuja composio normal AlF3.3NaF, mas que, na prtica, recebe aditivos, principalmente AlF3 e CaF2.

Havendo excesso de AlF3 (sobre a composio normal da criolita), o banho dito cido; havendo falta de AlF3 (que corresponde a excesso de NaF), o banho dito bsico.

Alm dos j mencionados, outros aditivos, como LiF, NaCl, etc., costumam ser empregados, com o objetivo de melhorar as propriedades como: condutividade eltrica, densidade, volatilidade fusibilidade do banho, solubilidade de Al2O3 etc..

Um esquema tido como satisfatrio para as diferentes reaes que se passam o seguinte: AlF3.3 NaF 2 NaF + NaAlF4 AlF3.3 NaF + Al2O3 3 NaAlOF2 6 NaF 6 Na+ + 6 F- (dissociao parcial). 3 Na.Al.OF2 + 6 F- 3 NaAlF4 + 3/2 O2 + 6 e- (reao andica). 2 NaAlF4 + 6 Na+ +6 E- 8 NaF + 2 Al (reao catdica).

Por razes prticas, os nodos das cubas utilizadas na produo de alumnio so feitos em carbono. Ao ser liberado junto ao nodo, o oxignio vai oxid-lo nas condies normais de operao, a reao seria:

Logo, a reao global do processo se tornaria:

Entretanto, um outro fenmeno deve ser considerado. Uma parte do alumnio produzido depositado no ctodo vai difundir-se pelo banho, atingindo a regio andica e sendo oxidado pelo CO2 ali formado, conforme a reao:

[Equao 6] ou se fosse x o n de mols de Al reoxidado:

Essa frao do alumnio produzido que se oxida pelo CO2 provm do metal j depositado pela corrente eltrica.

Esquema de uma cuba electroltica.


Fonte: Companhia Brasileira de Alumnio.

O alumnio sai das cubas no estado lquido a aproximadamente 850C, e ento transportado para a fundio, onde so ajustadas a sua composio qumica e forma fsica. Na fundio so produzidos lingotes, tarugos, placas, vergalhes e chapas. Esses produtos tanto se destinam comercializao, quanto fabricao de produtos laminados, extrudados e cabos.

You might also like