You are on page 1of 14

SISTEMA OPERACIONAL LINUX Software Livre e Software Bsico

CARACTERISTICAS DO LINUX.

LINUX

Alm de ser livre, deve-se saber que: O Linux um Software Open-Source! O termo Open-Source, que at agora novidade, significa que o Linux tem seu cdigo-fonte aberto, livre, acessvel por qualquer um que deseje adquiri-lo e modific-lo.

CARACTERSTICAS IMPORTANTES.

ESTRUTURA DO LINUX

INTERFACES GRFICAS DO LINUX

DISTRIBUIES DO LINUX

Como o Linux um sistema que possui vrias distribuies (modelos, vulgarmente dizendo), as principais e mais importantes possuem o seu prprio pacote um conjunto de arquivos comprimidos que compem um programa ou biblioteca, otimizado para uma distribuio que podem ser instalados facilmente. Veja abaixo como saber qual pacote corresponde a sua distro, para que possam ser instalados:

Pacotes com terminao .rpm so derivados de distribuies Red Hat, Fedora, Conectiva, Mandrake,
Suse, etc, e so instalveis nas mesmas.

Pacotes com terminao .deb so derivados de distribuies Debian, Ubuntu, Kurumin, Kalango, ... e so instalveis nas mesmas.

Pacotes com terminao .tgz so derivados da distribuio Slackware, e so instalveis na mesma.

GERENCIADORES DE INICIALIZAO

O QUE SUPER USURIO (ROOT)


o usurio que apresenta todo poder sobre a mquina, ele possui todos os direitos como: criar, apagar, executar, dar ou tirar permisso de qualquer arquivo ou diretrio. Se voc leigo, tenha muito cuidado ao realizar uma tarefa que exige ser executada pelo root, pois pode danificar todo o funcionamento do sistema.

O QUE CASE SENSITIVE


O Linux um sistema Case Sensitive, isso , ele diferencia letras maisculas de minsculas. O comando clear (usado para limpar a tela do terminal de comandos) diferente de Clear ou CLEAR, sendo que os dois ltimos no fazem parte do sistema.

O QUE SO DIRETRIOS OCULTOS E PARA QUE SERVEM

No Linux, toda estrutura de diretrios comea no barra (/), que significa incio. Diretrios ocultos, so todos os diretrios cujo nome comea com um ponto (.), exemplo: .kde um diretrio oculto que se encontra no diretrio home do usurio. Os diretrios ocultos servem para guardar configuraes, arquivos temporrios, travas (locks), PIDs, enfim, qualquer coisa que voc no queira que o usurio fique mexendo. A mesma idia vale para os arquivos ocultos.

PERMISSES
Existem basicamente trs partes que compem um arquivo / diretrio e podem ser

reconhecidas como: dono, grupo e outros. Podendo cada um deles obter


permisso total (rwx). 1. dono = rwx

2.
3. 4. 5. 6.

grupo = rwx
outros = rwx r = read (ler) w = write (gravar) x = execute (executar)

SISTEMA DE ARQUIVOS DO LINUX


1. O sistema de arquivos do Linux o chamado ext (extended file system). Atualmente ele est na terceira verso, o ext3.

Entretanto, o Linux consegue trabalhar com os


sistemas FAT 16 e FAT32. Consegue tambm

ler dados em parties formatadas com o


sistema NTFS.

APLICATIVOS E UTILITRIOS
Uma caracterstica marcante do Linux dispor de uma grande variedade de softwares, em geral livres, para as tarefas mais comuns de computadores pessoais. Gerenciadores grficos de login: Xdm, Kdm e o Gdm; Sutes de escritrio: Open Office e o Koffice; Visualizao de documentos pdf: Xpdf e GhostView/GhostScript; Navegadores de internet: Mozilla Firefox e o Konqueror* O Konqueror tambm funciona como gerenciador de arquivos, de forma similar ao Windows Explorer. Compactadores de arquivos: Gzip, Tar, Unarj e o Lha; Multimdia tocadores, extratores etc: Xmms, Kscd, Gnapster e o Mplayer; Visualizao e edio de imagens: Gimp, Open Office (Open Office Draw), Kview Xv e o Gtk-see; E-mail: GnomeMail, Kmail, Pine e o Mozilla Thunderbird

You might also like