You are on page 1of 17

CONTO A CARTOMANTE MACHADO DE ASSIS

PROF. ANA PAULA R. DE OLIVEIRA

Esta

apresentao tem como objetivo descrever as principais caractersticas do gnero literrio CONTO atravs da anlise do conto A Cartomante, de Machado de Assis.

Narrativa

concentrada e limitada ao

essencial; Apresenta os elementos bsicos da narrativa : fatos ( enredo ) personagens, tempo e lugar; O enredo, normalmente apresenta a seguinte estrutura : apresentao, complicao, clmax e desfecho; Nmero reduzido de personagens; Tempo e espao fortemente delimitados;

Pode

apresentar narrador-observador ou narrador personagem; Linguagem geralmente de acordo com o padro culto, formal ou informal da lngua.

ENREDO

: Rita e Vilela so casados. Vilela reencontra Camilo, amigo de infncia cuja me morre e Vilela, sendo advogado, trata dos papis da me do melhor amigo. Enquanto isso, Rita envolve-se com Camilo, criando assim um tringulo amoroso. Depois de receber bilhetes annimos que chamavam-no de adltero, Camilo diminui as visitas casa do amigo, o que faz com que Rita visite uma cartomante para saber se Camilo ainda a amava. Camilo ri dos temores de Rita pois ele mesmo era descrente de tudo.

Certo dia, Camilo recebe um bilhete de Vilela Vem j, j minha casa. Preciso falar-te sem demora. Apreensivo, Camilo visita a Cartomante e o que ela lhe revela, mudar completamente sua vida.

PERSONAGENS Rita : dama formosa e tonta,graciosa e viva nos gestos, olhos clidos, boca fina e interrogativa. Tinha 30 anos Vilela : Tinha 29 anos, porm o porte grave fazia-o parecer mais velho que a mulher. Era advogado. Camilo : Tinha26 anos, era funcionrio pblico. Era ingnuo na vida moral e prtica. No tinha experincia nem intuio.

Cartomante : Era uma mulher de quarenta anos, italiana, morena e magra, com grandes olhos sonsos e agudos.

Complicao
Rita comete adultrio, traindo o marido com Camilo, o melhor amigo dele.

Clmax
Camilo recebe um bilhete de Vilela pedindolhe que comparea sua casa. Apreensivo, Camilo visita a Cartomante.

Desfecho Aps sair da Cartomante, confiante de que o romance com Rita no era de conhecimento de seu amigo, Camilo vai casa de Vilela e encontra sua amante morta e morto por seu melhor amigo com um tiro.

Tempo
Cronolgico :

Era a mesma explicao que dava a bela Rita ao moo Camilo, numa sexta-feira de novembro de 1869 * No princpio de 1869, voltou Vilela da provncia, onde casara com uma dama formosa e tonta; abandonou a magistratura e veio abrir banca de advogado.

Tempo Psicolgico Um dia, porm, recebeu Camilo uma carta annima, que lhe chamava imoral e prfido, e dizia que a aventura era sabida de todos Foi por esse tempo que Rita, desconfiada e medrosa, correu cartomante. No dia seguinte, estando na repartio, recebeu Camilo este bilhete de Vilela

Espao Aberto
Aqui perto, na Rua da Guarda Velha; no passava ningum nessa ocasio. Descansa; eu no sou maluca. A casa do encontro era na antiga Rua dos Barbonos, onde morava uma comprovinciana de Rita. Deu por si na calada, ao p da porta: disse ao cocheiro que esperasse

Espao Fechado Dali subiram ao sto, por uma escada ainda pior que a primeira e mais escura. Em cima, havia uma salinha, mal alumiada por uma janela, que dava para o telhado dos fundos. Da a pouco chegou casa de Vilela. Apeouse, empurrou a porta de ferro do jardim e entrou. A casa estava silenciosa. Subiu os seis degraus de pedra, e mal teve tempo de bater, a porta abriu-se, e apareceu-lhe Vilela.

Narrador O texto narrado em 3 pessoa : Vilela, Camilo e Rita, trs nomes, uma aventura e nenhuma explicao das origens. Vamos a ela. Os dois primeiros eram amigos de infncia. Uniram-se os trs. Convivncia trouxe intimidade. Pouco depois morreu a me de Camilo, e nesse desastre, que o foi, os dois mostraram-se grandes amigos dele.

You might also like