You are on page 1of 30

ARTE PALEOCRIST

Histria da Arte

Profa. Me. Luisa Fonseca

ARTE PALEOCRIST - DEFINIES


Expresso simples e simblica - originou-se dos cristos, seguidores dos ensinamentos de Jesus Cristo. Nascimento de Cristo - nova era ameaou os romanos, desencadeando a perseguio aos cristos e seu "Rei Espiritual" e "Profeta". Esta fase de perseguio ficou registrada nas catacumbas onde os cristos celebravam seus cultos. CATACUMBAS - se localizam em Roma e as pinturas simblicas expressam bem os sentimentos da poca.

ARTE PALEOCRIST

SIMBOLOGIA - exibe peixes, ovelhas, cordeiros que traduzem nossas passagens bblicas, Jesus, o Pastor e seus seguidores.
Esta perseguio marcou a primeira fase da arte paleocrist: a FASE CATACUMBRIA, que recebe este nome devido s catacumbas, cemitrios subterrneos em Roma.

A Virgem com o filho e um Profeta, pintada na Catacumba de Santa Priscila, Roma

A Virgem com o filho e um Profeta - pintada na Catacumba de Santa Priscila, Roma

ARTE PALEOCRIST
A perseguio = trs sculos Imperador Constantino: reconhece o Cristianismo, dando incio segunda fase da arte paleocrist utilizao das baslicas para suas celebraes. Tanto os gregos como os romanos, adotavam um modelo de edifcio denominado Baslica (edifcios, com grandes dimenses, plano retangular de quatro a cinco mil metros quadrados com trs naves separadas por colunas e uma nica porta na fachada principal).

ARTE PALEOCRIST - MOSAICOS


A arte dos mosaicos utilizada nas baslicas expressava as passagens do Antigo e Novo Testamento. Tambm apareceram nos mausolus e sarcfagos usados pelos cristos mais ricos.

Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da sia, os cristos comearam a criar uma arte simples e simblica executada por pessoas que no eram grandes artistas. Surge a arte crist primitiva .

ARTE PALEOCRIST
Com o surgimento de um "novo reino" espiritual, o poder romano viu-se extremamente abalado. Teve incio um perodo de perseguio no s a Jesus, mas tambm a todos aqueles que aceitaram sua condio de profeta e acreditaram nos seus princpios. Jesus Cristo poderia estar simbolizado por um crculo ou por um peixe, pois a palavra peixe, em grego ichtus, forma as iniciais da frase: "Jesus Cristo de Deus Filho Salvador".

ARTE PALEOCRIST - ARQUITETURA


Simples e caracterizada pela simbologia das passagens da Bblia. Destacamos numa primeira fase catacumbas e cemitrios subterrneos em Roma para celebrao de cultos cristos.

Ainda hoje podemos visitar as catacumbas de Santa Domitila e Santa Priscila. Com a legalizao do Cristianismo, surgem as baslicas, edificaes enormes com 3 naves e um porto principal na fachada, destinadas ao comrcio e assuntos judiciais.

Catacumbas crists, Roma

ARTE PALEOCRIST - ARQUITETURA


Fim da perseguio aos cristos - os romanos cederam algumas baslicas para os cultos cristos. Baslicas crists - revestidas com mosaicos contando passagens do Antigo e Novo Testamento. Mausolus e sarcfagos, utilizados pelos mais ricos, tambm receberam esse material. At declarao de liberdade de culto, a arte crist no tinha uma tipologia arquitetnica prpria, optando por celebrar o seu culto em lugares pouco relevantes. dito de Milo: Constantino apoia a construo de templos prprios, em Roma, Milo e Ravena (a divulgar a nova religio e acolher o crescente nmero de convertidos).

ARTE PALEOCRIST - ESCULTURA


Comparada a pintura e arquitetura, a escultura teve um papel secundrio na arte paleocrist. Para evitar o labu de idolatria, ps de lado a representao da figura humana em tamanho natural. Afasta-se da profundidade espacial das grandes dimenses da escultura greco-romana. Se concentra nas formas de pouco relevo e escala reduzida, bem como na decorao laia de renda das superfcies.

Primeiros trabalhos: sarcfagos de mrmore, executadas a partir dos meados do sculo III para membros proeminentes da igreja.

ARTE PALEOCRIST - ESCULTURA


Se destaca mais por seu significado e simbolismo do que pelas formas e encontrada nos sarcfagos.
Baixos relevos de pouca qualidade transmitem a espiritualidade. Suas figuras do nfase s cabeas, que seriam para eles o centro da espiritualidade. Existem poucas esttuas e quase sempre representavam o Bom Pastor. As decoraes dos sarcfagos compreendiam cenas em seqncia, personagens entre colunas e um medalho central.

ARTE PALEOCRIST - ESCULTURA


Dividia-se em 3 tipos:

O CLASSICISMO Parece ter sido um fenmeno recorrente na escultura paleocrist, desde os meados do sc.IV at ao romper do sc.VI . O paganismo tinha adeptos importantes que podem ter favorecido o reaparecimento de traos desta natureza como uma espcie de ao de retaguarda. Os recm-convertidos conservavam muitas vezes uma forte dedicao dos valores do passado, artsticos ou de outra espcie. Teve suas virtudes nesta idade de transio, porque conservou e ajudou a transmitir ao futuro, um manancial de formas e um ideal de beleza que se teria talvez irremediavelmente perdido sem ele.

ARTE PALEOCRIST - ESCULTURA


AS PLACAS DE MARFIM

Categoria de objetos cuja importncia artstica excede em muito o seu tamanho.


As placas de marfim e outros relevos de pequenas dimenses realizados em materiais preciosos, refletem requintada sensibilidade esttica O tema pago no impediu que a placa fosse integrada no relicrio de um santo, passados alguns sculos: a sua fria perfeio tambm era um atrativo da Idade Mdia.

ARTE PALEOCRIST - ESCULTURA

O RETRATO Tanto imperadores como cnsules e altos funcionrios mantiveram o antigo costume de mandar erigir esttuas retratos. Das suas pessoas a lugares pblicos at ao reinado de Justiniano e mesmo depois de 450 em diante, a semelhana externa cede lugar imagem de um ideal espiritual, por vezes intensamente expressivo mas progressivamente impessoal. Depois disto, no haveria mais nenhum retrato, no sentido Grego Romano do termo durante quase 1000 anos.

ARTE PALEOCRIST - ILUMINURA


ILUMINURA
Em oposio arte romana pag, baseia o seu contedo nos textos sagrados da bblia, cunhando os manuscritos com ilustraes - as iluminuras - de elevada importncia no processo de manuteno e propagao das escrituras. Acompanhando este aumento produtivo est tambm o desenvolvimento da tcnica da produo dos suportes para manuscritos. At ento eram usados rolos de papiro que no permitiam grande liberdade artstica no que diz respeito ilustrao.

ARTE PALEOCRIST - ILUMINURA


O permanente enrolar e desenrolar do papiro causava a deteriorao da tinta criando se apenas cabealhos com formas simples e lineares. Pergaminho (sc.II a.C) - se pode dobrar sem partir; surgem os primeiros livros com encadernaes ricas em madeira e decorao em metal e pedras preciosas, os cdices (vellum codex ); liberdade formal e cromtica no encontra os limites anteriormente estabelecidos pelo suporte. Poucas so as iluminuras do paleocristianismo que sobreviveram at aos nossos dias, mas o pouco que se conhece a partir do sculo V, apresenta uma rica variedade cromtica que recebe inicialmente muita da influncia da estrutura espacial e geometrizao da pintura grecoromana. No Gnesis de Viena, uma das mais antigas iluminuras conhecidas do cristianismo, pode se observar a suntuosidade das cores e j a quebra com o uso de molduras de limite espacial. Aqui as imagens e o texto fazem parte de um todo em comunho.

You might also like