You are on page 1of 13

Arte Romana

Histria da Arte Prof Me. Luisa Fonseca

UFMA 2013

O Imprio Romano soube tirar partida da variedade de cultura que integrava o seu territrio. Os Romanos mantiveram-se atentos e absorveram os elementos culturais que mais lhe agradavam, transpondo-os para as suas criaes artsticas. A arte grega foi aquela que mais os atraiu e lhes serviu de modelo. Os longos perodos de paz, aliados ao desenvolvimento econmico, possibilitaram aos imperadores patrocinar a construo de grandes edifcios. O principal objectivo destas grandes obras era embelezar as cidades e promover a imagem do imperador.

Na verdade, para os romanos, a arquitectura tinha uma funo mais prtica do que para os gregos. Se os romanos conquistaram a Grcia e admiraram tudo que era grego, ao nvel da construo apresentaram inovaes. Os romanos foram um povo prtico, conquistador e trabalhador. Conquistaram o mundo conhecido na sua poca, Ligaram as suas religies atravs de uma rede de estradas e pontes, construram cidades planificadas, com sanitrios, esgotos e banhos, e abasteceram-nas com gua corrente. A arquitectura reflectiu esta atitude utilitria dos romanos perante a vida. Quando o templo grego apresentava um reduzido espao interior, os construtores romanos recorreram a arcos, abbadas de bero (construes curvas de pedra, de tijolo ou de cimento, que acentuavam em muros ou colunas e se destinavam a cobrir espaos) e cpulas (abordadas em forma de meia esfera) que permitiram cobrir espaos enormes, onde os cidados podiam assistir a espectculos pblicos e cerimnias religiosas. As colunas, como a drica, a jnica e a corntia, passaram a ser utilizadas, sobretudo, como elemento decorativo.

Arcos romanos As cpulas romanas

As abbadas de bero romanas

As colunas romanas

Drica

Corntia

Jnica

A Escultura Romana: Estatuas de grandes dimenses, altos-relevos e bustos, estes ltimos mandados esculpir pelos imperadores e nobres para perpetuarem a sua imagem. So obras com um elevado grau de realismo s atingido graas ao cuidado que colocavam na representao dos indivduos: nos traos fisionmicos, no vesturio e nos penteados. A Pintura Romana: Na pintura, os Romanos revelaram um enorme interesse pelos lugares, rostos e acontecimentos histricos. As pinturas romanas chegaram ate nos, sobretudo, atravs dos frescos assim chamados porque as pinturas eram feitas sobre estuque ainda fresco, ou seja, hmido.

Escultura romana a alto relevo

Escultura romana a baixo relevo

Pintura romana

Artes decorativas nesta rea, destaca-se o mosaico, utilizado para embelezar o cho das habitaes e dos edifcios pblicos. Nestas composies, podem ver-se representaes de cenas muito variadas, com grande perfeio e rigor, conseguidas a partir da colagem de pequenos pedaos de cermica vidrada e outros materiais.

Mosaico romano

semelhana de outras reas culturais, a literatura sofreu influencia gregas afastando-se, no entanto, das temticas tratadas pelos autores helensticos. A lngua utilizada na escrita era, como sabes, o latim, mas os escritores mais eruditos utilizavam tambm o grego. O apogeu das letras romana foi atingido no tempo do imperador Augusto que, ds de cedo, dedicou espacial ateno h cultura. Os principais autores romanos foram: Ccero grande escritor e o orador por excelncia Virglio autor do poema pico Eneida Ovdeo poeta e autor da obra Metamorfoses.

Virglio
Ccero

Ovdeo

1. Quais eram as principais caractersticas da arte romana? 2.Como era a arquitetura do mundo romano? 3.Como era a escultura e a pintura romana?

4.Qual foi a utilidade do mosaico?


5.Qual era a literatura do mundo romano? Quem eram os seus autores?

You might also like