You are on page 1of 13

O PLANEJAMENTO NO ESTGIO EM MSICA: DESAFIOS E SUGESTES

ONDE

EST A ARTE NA

ESCOLA?

ALGUNS DESAFIOS

O primeiro obstculo ocorre quando se constata a falta de planejamento das escolas no que se refere ao ensino da msica. Ao entrar na escola, os alunos de estgio percebem, em muitos casos, situaes em que a arte (incluindo suas diversas linguagens; artes visuais e msica, por exemplo) ainda considerada uma atividade de carter recreativo (apesar da vigncia da lei educacional de 1996 - ensino da arte - que se contrape lei de 1971 educao artstica)

2 do Art. 26 da LDB, Lei 9394/96 O ensino da arte constituir componente curricular obrigatrio, nos diversos nveis da educao bsica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos BRASIL, 1996. Art. 7 da LDB, Lei 5692/71 Ser obrigatria a incluso de Educao Moral e Cvica, Educao Fsica, Educao Artstica e Programa de Sade nos currculos plenos dos estabelecimentos de 1 e 2 graus (...) BRASIL, 1971.

Pode ser considerado outro obstculo a cultura da polivalncia que ainda resiste em muitas escolas, originando situaes em que a msica divide o planejamento com outras linguagens artsticas, como as artes visuais o teatro e a dana
INTERDISCIPLINARIDADES: artes significa o conjunto de diversas linguagens que tm especificidades.

PLANEJAMENTO E PLANOS DE AULA

O planejamento uma atribuio do professor em que a sistematizao do ensino servir para desenvolver situaes educativas, por meio da previso das aes docentes. Entre as funes do planejamento apresentadas por Libneo (1994) importante destacar que deve apresentar as diretrizes do trabalho docente, explicitando o posicionamento filosfico, poltico, social e pedaggico do professor. Freire (1996) complementa enfatizando a necessidade do professor estar ciente que a educao deve ser ideolgica.

PLANEJAMENTO

A observao deve preceder o planejamento, uma vez que no possvel planejar aulas para turmas, escolas, alunos que no se conhece. O planejamento deve ter como ponto de partida a visita escola e a observao da turma em que sero ministradas as aulas de estgio. Somente desta maneira o estagirio poder conhecer a proposta pedaggica da instituio onde far o estgio, assim como as particularidades da escola: espao fsico, recursos didticos disponveis e caractersticas dos alunos.

o que faria diferente se estivesse no lugar do professor?

Antes de redigir seu planejamento, o aluno de estgio deve conhecer os diversos planos de ensino: legislao federal, estadual e municipal, as diretrizes, os parmetros curriculares e a matriz curricular da escola muito comum que, no momento em que os alunos de licenciatura se defrontam com a realidade, para contornar a insegurana, baseiam suas aulas em atividades que vo preencher o tempo da aula, sem, muitas vezes, se preocupar primeiramente com o objetivo. Esta inverso de prioridades, colocando o contedo frente dos objetivos prejudicial para um planejamento de qualidade. Ter objetivos no significa inflexibilidade, mas a possibilidade de antecipar os resultados que se espera alcanar

PLANOS DE AULA

OBJETIVOS: Para o ensino da msica nas escolas o principal objetivo deve ser a ampliao da relao dos alunos com a msica por meio da vivncia musical (HENTSCHKE e DEL BEN, 2003). Os objetivos devem ainda sempre levar em conta que a escola deve proporcionar ao aluno a capacidade de apreciar, fazer e interpretar a msica (MOTA, 2000 e HENTSCHKE e DEL BEN, 2003)

CONTEDOS: Referenciar cientificamente todos os elementos que sero abordados no planejamento PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: Introduo, Desenvolvimento e Concluso. Tanto uma apresentao musical quanto uma aula de msica devem comear a partir de uma condio mnima: silncio. Ampliando o conceito de limpeza dos ouvidos de Schafer (1991) para sensibilizao da audio, os exerccios propostos pelos alunos servem primeiramente para diminuir o nvel de rudo dentro da sala de aula.

Assim como em uma obra musical, o incio da aula deve apresentar o tema. Trata-se do momento em que ser estimulada a curiosidade dos alunos. O desenvolvimento de uma composio, assim como de uma aula poder ter uma infinidade de variaes, contanto que seja capaz de prender a ateno do aluno/ouvinte por meio da variao de estmulos. Finalmente, na concluso de uma obra musical, a coda referencia tudo o que foi ouvido, dando ao ouvinte a agradvel sensao de reconhecimento. Assim tambm deve ser a aula, em que a finalizao uma retrospectiva do que foi feito.

RECURSOS DIDTICOS: De todos os recursos didticos que esto disposio do professor de msica, o suporte fonogrfico, as gravaes e os instrumentos musicais esto entre os mais importantes. Isto no significa que a aula de msica tenha que abdicar de outros recursos, como os tradicionais quadro negro e retroprojetor, imagens e vdeos

AVALIAO: Segundo Hentschke e Del Ben (2003), a funo mais importante da avaliao fornecer dados concretos para a reformulao e readaptao do planejamento, como uma traduo do resultado das aulas. As autoras destacam ainda que no se pode separar a avaliao da aula, pois a avaliao uma dimenso do processo educativo. Como avaliar em msica? O estagirio encontra-se em uma encruzilhada entre a subjetividade e o erro histrico. Heranas da lei 5692/71 ainda ecoam no ambiente escolar, como se a arte ainda fosse uma atividade recreativa que no poderia ser avaliada (HENTSCHKE e DEL BEN, 2003). Diante deste panorama, muito importante que o estagirio de msica entenda que a disciplina que ministra tem objetivos claros, com contedos que podem ser avaliados e que esta dimenso docente to importante quanto os outros aspectos da aula.
REFERENCIAL TERICO

You might also like