You are on page 1of 47

ORAO BSICA DO CRISTO

O que Orao?

"A orao a elevao da alma a Deus ou o pedido a Deus dos bens convenientes. De onde falamos ns, ao rezar?

Condies para se realizar uma perfeita orao:


A humildade o fundamento da orao.
(Quem se humilha ser exaltado)

. o corao que reza. Se ele est longe de Deus, a expresso da orao v.

A Revelao da Orao.
Mesmo depois de ter perdido a semelhana com Deus por seu pecado, o homem continua sendo um ser feito imagem de seu Criador. Deus o primeiro a chamar o homem. Ainda que o homem esquea seu Criador ou se esconda longe de sua Face, ainda que corra atrs de seus dolos ou acuse a divindade de t-lo abandonado, o Deus vivo e verdadeiro chama incessantemente cada pessoa ao encontro misterioso da orao.

No Antigo Testamento
Em sua Aliana indefectvel com os seres vivos, Deus sempre convida os homens a orar. Mas sobretudo a partir nosso pai Abrao que a orao revelada no Antigo Testamento. Moiss e a orao do mediador. Davi e a orao do rei. Elias, o pai dos profetas, percebe a Brisa. OS Salmos, orao da assemblia.

Os Salmos
Desde Davi at a vinda do Messias, os salmos foram pouco a pouco reunidos numa coletnea de cinco livros: os Salmos (ou "Louvores"), obraprima da orao no Antigo Testamento.

Hinos: Sl8; 75; 86;113. Splicas coletivas: Sl 11;59;122. Splica individual: Sl 3;21;50. De ao de graas: Sl 17;20;33;39. Rgios: Sl 60;71. De culto: Sl 25;26;119;120.

Curiosidade sobre os Salmos


(acompanhar pela Bblia)

Qual o captulo mais curto da Bblia? - Salmo 117 Qual o captulo mais comprido da Bblia? - Salmo 119 Qual o captulo que est no centro da Bblia? - Salmo 118 H 594 captulos antes do Salmo 118. H 594 captulos depois do Salmo 118. Se somarmos esses dois nmeros totaliza 1.188 Qual o versculo que est no centro da Bblia? - Salmo 118:8

Primeira Concluso
Deus chama incansavelmente toda pessoa ao encontro misterioso com Ele. A orao acompanha toda a histria da salvao como um apelo recproco entre Deus e o homem.

A Orao na Plenitude do Tempo


Eu sou a serva do Senhor; Faa-se em mim segundo tua palavra Minha alma engrandece o Senhor... O Filho de Deus que se tornou Filho da Virgem aprendeu tambm a rezar segundo seu corao de homem. Maria meditava e conservava tudo em seu corao. Doravante todas as nao me chamaro de Bem-Aventurada.

Ave Maria!
"Ave, Maria (alegra-te, Maria)." A saudao do anjo Gabriel abre a orao da Ave-Maria. "Cheia de graa, o Senhor convosco." As duas palavras de saudao do anjo se esclarecem mutuamente. "Alegra-te, filha de Jerusalm... o Senhor est no meio de ti" (Sf 3,14.17a). "Bendita sois vs entre as mulheres, e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus." Depois da saudao do anjo, tornamos nossa a palavra de Isabel. "Repleta do Esprito Santo" (Lc 1,41),

"Santa Maria, Me de Deus, rogai por ns..." Com Isabel tambm ns nos admiramos: "Donde me vem que a me de meu Senhor me visite?" (Lc 1,43).

"Rogai por ns, pecadores, agora e na hora de nossa morte." Pedindo a Maria que reze por ns, reconhecemo-nos como pobres pecadores e nos dirigimos "Me de misericrdia", Toda Santa.

Jesus Ora
"Eu devo estar na casa de meu Pai" Antes dos momentos decisivos de sua misso.

Muitas vezes se retira, na solido, na montanha, de preferncia noite, para orar.

Jesus ensina seus discpulos a orarem


No Sermo da Montanha, Jesus insiste na converso do corao; A reconciliao com o irmo antes de apresentar uma oferenda no altar; O amor aos inimigos e a orao pelos perseguidores, a orao ao Pai "em segredo "Tudo quanto suplicardes e pedirdes, crede que j recebestes" (Mc 11,24).

Segunda Concluso
Com um corao purificado, uma f

viva e perseverante, uma audcia filial. Incita-os vigilncia e convidaos a apresentar a Deus seus pedidos em seu Nome. Jesus Cristo atende pessoalmente s oraes, que lhe so dirigidas.

No tempo da Igreja
No dia de Pentecostes, o Esprito da promessa foi derramado sobre os discpulos, "reunidos (em orao) no mesmo lugar (At 2,1) Assduos ao ensinamento dos apstolos, comunho fraterna, frao do po e s Oraes (At 2,42)

A Beno e a Adorao
A bno exprime o movimento de fundo da orao; o encontro de Deus e do homem; nela o dom de Deus e a acolhida do homem se chamam e se unem.

A Orao de Splica
Pedir, implorar, suplicar com insistncia, invocar, clamar, gritar e mesmo "lutar na orao".

A Orao de Intercesso
Ele "capaz de salvar de modo definitivo aqueles que por meio dele se aproximam de Deus, visto que Ele vive para sempre para interceder por eles" (Hb 7,25).

A Orao de Ao de Graas
A ao de graas caracteriza a orao da Igreja que, celebrando a Eucaristia, manifesta e se torna mais aquilo que ela .

A Orao de Louvor
O louvor a forma de orao que reconhece o mais imediatamente possvel que Deus Deus! Canta-o pelo que Ele mesmo , d-lhe glria, mais do que pelo que Ele faz, por aquilo que Ele . Recitai uns com os outros "salmos, hinos e cnticos espirituais, cantando e louvando o Senhor em vosso corao" (Ef 5,19).

Celebrao Eucarstica
A Eucaristia contm e exprime todas as formas de orao. "a oferenda pura" de todo o Corpo de Cristo "para a glria de seu Nome"; segundo as tradies do Oriente e do Ocidente, ela "o sacrifcio de louvor". Isto o meu corpo, que dado por vocs. Faam isto em memria de mim.(Lc 22, 19b)

Partes de uma Celebrao


Ritos Iniciais 1 - Canto de Entrada: Tem a funo de nos ajudar a rezar. Ele manifesta a Deus nosso louvor e adorao, favorecendo a nossa unio e criando um clima festivo alm de nos introduzir no mistrio ou festa que iremos celebrar. Este deve estar em plena sintonia com o momento litrgico que se celebra. 2 - Acolhida: O presidente da celebrao sada a comunidade e junto com ela faz o sinal da cruz. Estabelece um dilogo, acolhendo-a em nome de Deus e anuncia a sua presena; e esta responde reconhecendo sua presena, exprimindo o mistrio da igreja reunida.

3 - Ato Penitencial: Momento em que o celebrante convida a assemblia para fazer uma reflexo sobre seus pecados. Momento de reconhecer e, humildemente, pedir a Deus o perdo de nossos pecados. Em seguida o sacerdote da a absolvio dos pecados. Esta absolvio no substitui o

sacramento da penitncia.

4 - Glria:Momento em que a Igreja, j perdoada de seus pecados, louva, agradece e suplica ao Pai e ao filho congregada no Esprito. Este texto no pode ser substitudo por outro, pode ser cantado ou recitado. No cantado durante a semana, no Advento, na quaresma e nas festas ou celebraes especiais mais solenes.

5 - Orao do dia: Tambm conhecida por

Coleta, na qual o celebrante atravs de Jesus unido ao Esprito Santo, se dirige a Deus, formulando esta orao que exprime a ndole da celebrao. Neste momento a assemblia silenciosamente tambm ora. A coleta tem uma concluso trinitria e os fieis respondem com Amm; em seguida sentam-se para ouvir com ateno a leitura da palavra. Existe orao do dia exclusiva para cada tempo litrgico.

Liturgia da Palavra
Atravs das leituras explanadas pela homilia, Deus fala ao seu povo, revela o mistrio da redeno e da salvao, oferecendo alimento espiritual. O prprio Cristo, por sua palavra, se acha presente no meio dos fiis. 6 Primeira leitura: Geralmente tiradas do Antigo Testamento (na Pscoa do Atos dos Apstolos); 7 - Salmo Responsorial: Parte integrante da liturgia da palavra, esta intimamente ligado primeira leitura, e serve para complement-la. De preferncia, os seus versculos devem ser cantados pelo salmista e respondido pela assemblia. Tambm depende do tempo e do santo e os fiis participam com seus refres apropriados; sentados.

8 - Segunda leitura: tirada do novo testamento, pode ser uma Carta ou at mesmo do Apocalipse, sendo mais usado as Cartas de So Paulo.

9 - Aclamao: Canto de acolhimento no qual a assemblia acolhe o senhor que nos vai falar, saudando e professando sua f, que cantado por todos e de p. Tambm se usa o Aleluia, que no pode ser cantado na poca da quaresma. Os cantos de aclamao tambm dependem do tempo litrgico. 10 Evangelho: Que gua viva. Tambm de acordo com o tempo e o ano litrgico. As leituras devem conservar a unidade dos testamentos e da historia da salvao.

Homilia: Parte da liturgia recomendada para todas as celebraes sem exceo. proferida somente pelo celebrante ou, quando por ele delegada a um concelebrante. Ela deve ser preferencialmente uma explanao das leituras das Sagradas Escrituras ou do ordinrio, ou do prprio da Missa do dia; levando-se em conta os mistrios celebrados e as necessidades particulares dos fiis. 11 - Profisso de F: Tambm conhecida como Smbolo, este o momento da orao do Credo. Momento em que os fieis aps as leituras da palavra e a homilia, declaram que acreditam e aceitam as palavras proclamadas; recordando e professando os grandes mistrios da f antes da liturgia eucarstica. Existem uma verses do Credo mais curta e mais prtica, que a mais usada, e o Credo Niceno-Constantinopolitano mais longo e completo, usado em celebraes mais solenes como no Natal, anunciao etc.

12 - Orao Universal: Tambm conhecida como Prece dos fiis ou Orao da Assemblia, Esta encerra a Liturgia da Palavra. iniciada e pelo celebrante e continuada por ministros e com participao da comunidade que, de p, responde Palavra de Deus acolhida na f e eleva preces a Deus pela salvao de todos. Esta se d atravs de louvor, splica, adorao ou intercesso. Nela importante que se reze pela unidade da Igreja, pelos poderes pblicos, pela salvao do mundo, pelo povo que sofre e pela comunidade local; sempre em carter comunitrio. No final o sacerdote conclui e a assemblia encerra com um amm.

Liturgia Eucarstica
13 - Preparao dos dons: Neste momento inicia-se o momento eucarstico, o momento para o qual todos os ritos at aqui agora vividos se convergem. Inicia-se com a entrega das oferendas ao Altar, previamente preparado, as quais so compostas de po e vinho com gua, que sero transformados em corpo e sangue de Cristo. Paralelamente so entregues oferendas pelos fieis que representam o fruto de seus trabalho e a entrega de suas vidas a Deus. Estas oferendas so todas oferecidas a Deus (14), pelo Sacerdote, na orao sobre as oferendas (15). Esta procisso acompanhada pelo canto do ofertrio.

Orao Eucarstica
O ponto mximo de toda a ao litrgica. Durante ela a Igreja ir tornar presente o sacrifcio que Cristo fez para nossa salvao. O celebrante convida a todos para elevarem os coraes aos Cus e, atravs de cristo que se d por ns, mergulhamos no mistrio da Santssima Trindade; mistrio de nossa salvao. As oferendas tornam-se corpo e sangue de Cristo. Neste momento Cristo est presente substancialmente nas espcies consagradas, para que atravs da comunho nos unamos em um s corpo, em um s sangue e em um s Esprito. Este momento inicia-se pelo prefcio, que a Ao de Graas, passando pela aclamao; pela epclese; pela narrativa da instituio e consagrao; pela anamnese; pela oblao; pelas intercesses e concluindo com a doxologia, que exprime a glorificao de Deus, e confirmada e concluda pela aclamao Amm do povo.

Ritos da comunho
Momento em que nos preparamos para o banquete, em que iremos se unir a Deus atravs da Eucaristia e que receberemos o alimento espiritual. Tambm nos unimos aos irmos, pois Cristo um s Corpo. Este momento se inicia com a Orao que o Senhor mesmo nos ensinou, nela ns pedimos o po nosso de cada dia, pedimos o perdo de nossos pecados e assumimos compromisso de tambm perdoar, como tambm pedimos que venha a ns o seu reino e que nos proteja das tentaes. Aps a orao do Pai Nosso vem a orao pela paz; a frao do Po que significa a unio dos fiis pelo nico po da vida que o Cristo. Em seguida vem a comunho. O sacerdote prepara-se por uma orao em silncio para receber frutuosamente o Corpo e Sangue de Cristo e os fiis fazem o mesmo; rezando em silncio. Neste momento entoa-se o canto da comunho e aps a comunho o sacerdote encerra este momento com a orao de depois da comunho implorando os frutos do mistrio celebrado.

Rito Final
Tambm conhecido como Rito da Bno, o desfecho da Santa Eucaristia e deve ser para ns um momento de envio, o incio da transformao do compromisso assumido na Missa; em gestos e atitudes concretas. dividido em saudao, avisos, beno final e despedida. Aps a despedida vem canto final, e recomendvel que a comunidade s saia de seus lugares aps a retirada do celebrante e seus aclitos.

A Orao do Senhor: "Pai Nosso!"


"Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discpulos pediu-lhe: 'Senhor, ensina-nos a orar, como Joo ensinou a seus discpulos"' (Lc 11,1).

"O RESUMO DE TODO O EVANGELHO"


"A Orao dominical realmente o resumo de todo o Evangelho." "Depois de nos ter legado esta frmula de orao, o Senhor acrescentou: 'Pedi e vos ser dado' (Jo 16,24).

A orao da Igreja
O Senhor nos ensina a rezar nossas oraes em comum por todos os nossos irmos. Pois no diz "meu Pai" que ests nos cus, mas "nosso" Pai, a fim de que nossa orao seja, com um s corao e uma s alma, por todo o Corpo da Igreja.

"Pai! Nosso"
Antes de fazer nossa esta primeira invocao da Orao do Senhor, convm purificar humildemente nosso corao de certas imagens falsas a respeito "deste mundo". Pai "Nosso" refere-se a Deus. De nossa parte, este adjetivo no exprime uma posse, mas uma relao inteiramente nova com Deus.

"Que estais no cu"


Esta expresso bblica no significa um lugar (espao), mas uma maneira de ser; no o afastamento de Deus, mas sua majestade. Nosso Pai no est "em outro lugar", Ele est "para alm de tudo" quanto possamos conceber a respeito de sua Santidade. Porque Ele trs vezes Santo, est bem prximo do corao humilde e contrito

OS SETE PEDIDOS
Depois de nos ter posto na presena de Deus, nosso Pai, para ador-lo, am-lo e bendiz-lo, o Esprito filial faz subir de nossos coraes sete pedidos, sete bnos. Os trs primeiros, mais teologais, nos atraem para a Glria do Pai; os quatro ltimos, como caminhos para Ele, oferecem nossa misria sua Graa. "Um abismo grita a outro abismo" (Sl 42,8).

I. Santificado seja vosso Nome


O termo "santificar" deve ser entendido aqui no primeiramente em seu sentido causativo (s Deus santifica, torna santo), mas sobretudo num sentido estimativo: reconhecer como santo, tratar de maneira santa.

II. Venha a ns o vosso Reino


O Reino de Deus existe antes de ns. Aproximou-se no Verbo encarnado, anunciado ao longo de todo o Evangelho, veio na morte e na Ressurreio de Cristo. O Reino de Deus vem desde a santa Ceia e na Eucaristia: ele est no meio de ns. O Reino vir na glria quando Cristo o restituir a seu Pai:

III. Seja feita a vossa Vontade assim na terra como no cu


Vontade de nosso Pai "que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" (1 Tm 2,34). Ele "usa de pacincia, porque no quer que ningum se perca" (2Pd 3,9).

IV. O po nosso de cada dia nos dai hoje


"Dai-nos": bela a confiana dos filhos que tudo esperam de seu Pai. "Ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e cair chuva sobre justos e injustos" (Mt 5,45) e d a todos os seres vivos "o alimento a seu tempo" (Sl 104,27).

V. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como ns perdoamos aos que nos tm ofendido
Este pedido surpreendente. Se comportasse apenas o primeiro membro da frase "Perdoai-nos as nossas ofensas" - poderia ser includo, implicitamente, nos trs primeiros pedidos da Orao do Senhor, pois o Sacrifcio de Cristo "para a remisso dos pecados". Mas, de acordo com um segundo membro da frase, nosso pedido no ser atendido, a no ser que tenhamos antes correspondido a uma exigncia: Assim como ns

perdoamos.

VI. No nos deixeis cair em tentao


Este pedido atinge a raiz do precedente, pois nossos pecados so fruto do consentimento na, tentao. Pedimos ao nosso Pai que no nos "deixe cair" nela.

VII. Mas livrai-nos do mal


O ltimo pedido ao nosso Pai aparece tambm na orao de Jesus: "No te peo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno" (Jo 17,15). Diz respeito a cada um de ns pessoalmente, mas somos sempre "ns" que rezamos em comunho com toda a Igreja e pela libertao de toda a famlia humana.

No nos deixeis cair em tentao


Este pedido atinge a raiz do precedente, pois nossos pecados so fruto do consentimento na, tentao. Pedimos ao nosso Pai que no nos "deixe cair" nela.

A doxologia final
A doxologia final: "Pois vosso o reino, o poder e a glria" retoma, mediante incluso, os trs primeiros pedidos a nosso Pai: a glorificao de seu Nome, a vinda de seu Reino e o poder de sua Vontade salvfica.

You might also like