You are on page 1of 41

Dayanna Hartmann Cambruzzi Aula 1 / 1 Bimestre 6 Perodo de Farmcia IFPR/2013

Hospital
A palavra hospital vem do latim "hospes", que significa hspede, dando origem a "hospitalis" e a "hospitium" que designavam o lugar onde se hospedavam na Antigidade, alm de enfermos, viajantes e peregrinos. Quando o estabelecimento se ocupava dos pobres, incurveis e insanos, a designao era de "hospitium", ou seja, hospcio, que por muito tempo foi usado para designar hospital de psiquiatria.

Conceito de Hospital
O Ministrio da Sade no Brasil define hospital como todo estabelecimento de sade dotado de internao, meios diagnsticos e teraputicos, com objetivos de prestar assistncia mdica curativa e de reabilitao, podendo dispor de atividades de preveno, assistncia ambulatorial, atendimento de urgncia/emergncia, de ensino e pesquisa.

Conceito de Hospital
A Organizao Mundial de Sade (OMS),define hospital como parte de um sistema integrado de sade ,cuja funo dispensar comunidade completa assistncia sade preventiva e curativa , incluindo servios extensivos a famlia em seu domiclio e ainda um centro da formao para os que trabalham no campo da sade e das pesquisas biossociais.

Funes do Hospital segundo a OMS


Prevenir a doena Restaurar a sade Exercer funes educativas Promover a pesquisa Ex:

OS HOSPITAIS
Os hospitais, a partir do final do sculo XIX, com o aparecimento da medicina cientfica, da tecnologia e da infra-estrutura mais sofisticadas, deixaram de ser espaos para abrigarem pobres e doentes e passaram a proporcionar tratamentos que no tinham indicao de serem realizados em casas. No Brasil o hospital possui assistncia predominantemente curativa, dentro do modelo mdico, ou seja, de enfoque biolgico, tcnico e positivista.

Porte Hospitalar
Hospital de pequeno porte - aquele que tem capacidade normal ou de operao de at 50 leitos. Hospital de mdio porte - aquele que tem capacidade normal ou de operao de 51 a 150 leitos. Hospital de grande porte - aquele que tem capacidade de 151 a 500 leitos.

Hospital de porte especial ou extra - o que tem a capacidade normal ou superior a 500 leitos.

Caracterizao dos hospitais


A caracterizao dos hospitais feita considerando, os atributos abaixo: a) Nvel de ateno da assistncia Primrio: atende algumas doenas crnicas e pequenas urgncias.EX: Postos de sade . Secundrio: atende usurio de nvel mdio de complexidade, instituies detentoras de recursos bsicos de diagnstico (lab. anlises clnicas,radiologia, eletrocardiografia).Internaes de reas bsicas da medicina (CM, OBST, CG, PED).Resoluo de 80 a 90%dos problemas.EX: Tercirio: atendimento mais complexo, recursos humanos e materiais mais sofisticados, Alto grau de especializao(UTI). Ex: Hosp. de ensino e particulares de primeira linha. Quaternrio: atendem usurio de maior complexidade,tecnologia de ponta, (transplantes, neurocirurgia, cirurgia cardiovascular).

Caracterizao dos hospitais


Porte Pequeno: de 25 a 49 leitos Mdio: de 50 a 149 leitos Grande: de 150 a 500 leitos Extra ou especial: acima de 500 leitos c) Natureza da assistncia Geral: atende usurio de vrias especialidades Especializado: atende usurio portador de patologias especficas

Caracterizao dos hospitais


d) Natureza Jurdica Pblico: pertencente a qualquer esfera do governo, atende o usurio de modo gratuito. Privado filantrpico: particular com finalidade de atender determinada parcela de seus clientes de maneira gratuita. Privado com fins lucrativos: particular com objetivo de lucros. Privado sem fins lucrativos (beneficente): particular,sem fins lucrativos,que objetiva o atendimento de determinado grupo de usurios ou comunidade.

Caracterizao dos hospitais


e) Corpo clnico Fechado: com corpo clnico exclusivo. Aberto: no dispe de corpo clnico exclusivo, qualquer mdico pode seus pacientes particulares. Misto: associao das duas formas. f) Sistema de edificao Pavilhonar: com vrias edificaes. Monobloco: com bloco nico. Misto: com blocos e pavilhes. Vertical: composto de vrios andares. Horizontal: blocos dispostos, predominantemente em superfcie plana.

Caracterizao dos hospitais


g) Quanto ao tempo de estadia Curta permanncia: o usurio permanece internado por perodo inferior a quinze dias Longa permanncia: o usurio permanece internado por perodo maior que quinze dias.

Sistema de distribuio de medicamentos Coletivo. Individualizado. Unitrio. Misto Individualizado e Unitrio. Misto Coletivo e Individualizado

Formas de entrada dos pacientes


Pronto atendimento Cirurgias eletivas Ambulatrio Hospital dia ( hemodilise, quimioterapia, radioterapia,

Servios mdicos
Ex: Servios mdicos exclusivamente hospitalares: Anestesistas Intensivistas Neonatologistas

Servios hospitalares
Administrativos Recursos humanos /financeiro/ Servios hospitalares tcnicos Servio de farmcia Diretoria clnica Servios de enfermagem Servio de nutrio

Estrutura fsica bsica de um hospital


VENTILAO ILUMINAO PISOS E PAREDES MATERIAIS DE ACABAMENTOAS JANELAS BANCADAS, ARMRIOS E ESTANTES REA EXTERNA FARMCIA

ESTRUTURA FSICA Deve ter acesso direto ao exterior e ter fcil acesso ao deposito dos medicamentos; Deve possuir rea de manobra e estacionamento de carros de transporte Deve ser separada do deposito mas ter fcil acesso a ele; Deve prever porta com largura suficiente para entrada de volumes grandes; Deve proteger devidamente as remessas em relao s condies climticas; Deve constar de uma rea de recepo dos volumes e de uma rea administrativa. A rea mnima total deve ser de 40 m2 (20+20).

Estrutura fsica deposito/ CAF O armazenamento de medicamentos, produtos farmacuticos e dispositivos mdicos deve ser feito de modo a garantir as condies necessrias de espao, luz, temperatura, umidade e segurana dos medicamentos, produtos farmacuticos e dispositivos mdicos. Assim, o armazm de medicamentos dever ter as seguintes condies mnimas: rea de 150 a 200m2; Facilidade de limpeza; Fechadura exterior com chave; Permitir condies de rotao de estoque primeiro entrado/primeiro, exceto nos casos em que o prazo de validade do medicamento ou produto em causa, o determine; Janelas, se existirem, devidamente protegidas contra pessoas e animais; Portas largas onde possam circular paletes no caso do armazm de grande volume; Dimenses adequadas instalao de suportes para armazenamento de medicamentos e/ou solues de grande volume, como prateleiras ou/e armrios, para que nenhum produto assente diretamente no cho; Ter condies ambientais adequadas (temperatura inferior a 25 C, proteo da luz solar direta e umidade inferior a 60 %).

Trabalho:
Em grupos Analisar hospitais segundo caractersticas estudadas Para prxima aula haver discusso Valor 1 ponto

Funes do Farmacutico Hospitalar


Dayanna Hartmann Cambruzzi Aula 2 / 1 Bimestre 6 Perodo de Farmcia IFPR/2013

Evoluo dos Conceitos de Farmcia Hospitalar no Brasil


1950 Fase Industrial Fabricao de medicamentos (Farmacotcnica)

1960

Fase de Proviso

Entrega de medicamentos fabricados pela Industria


Enfoque no gerenciamento, racionalizao de custos e de uso de medicamentos

1980

Fase Moderna

1990 at Hoje

Fase Clinico-Assistencial Preocupao com os resultados da assistncia prestada ao paciente

Farmcia Hospitalar no Brasil Declarao de Princpios

Unidade clnica, administrativa e econmica, dirigida por profissional


farmacutico ligada, hierarquicamente direo do hospital e integrada funcionalmente com as demais unidades de assistncia ao paciente

Seu objetivo principal contribuir para a qualidade da assistncia prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos e correlatos A atuao da unidade de farmcia hospitalar deve estar comprometida com os resultados da assistncia prestada ao paciente e no apenas com a proviso de produtos e servios
(SBRAFH, 1997)

Evoluo da Oferta de Cursos de Farmcia no Brasil

259 184 210

167

44 21

65

1960

1990

1996

2001

2003

2004

2005

Fonte: Cadastro Nacional da Educao Superior INEP/MEC Conselho Regional de Farmcia do RS

PORTARIA N 4.283, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010

Farmcia hospitalar: A revogao da Famigerada portaria 316/77 No penltimo dia da gesto temporo no ministrio da Sade, 30 de dezembro de 2010, o dirio oficial da Unio publica a portaria 4.283, revogando a arcaica 316/77, que desobrigava hospitais com menos de 200 Leitos a contratar farmacuticos. A norma era um Descompasso em relao aos avanos conquistados pela Sade. A nova portaria fruto de uma ampla pactuao.

Definio e Legislao
A legislao que regulamenta o exerccio profissional da Farmcia em Unidade Hospitalar a Resoluo n. 300, de 30 de janeiro de 1997. De acordo com esta resoluo, Farmcia Hospitalar uma unidade tcnico-administrativa dirigida por um profissional farmacutico, ligada funcional e hierarquicamente a todas as atividades hospitalares.

Funes bsicas ou prioritrias para o Farmacutico Hospitalar


O farmacutico o profissional que melhores condies rene para orientar o paciente sobre o uso correto dos medicamentos, esclarecendo dvidas e favorecendo a adeso e sucesso do tratamento prescrito (Rech, 1996; Carlini,1996).

Funes bsicas ou prioritrias para o Farmacutico Hospitalar


Em 1997, a Organizao Mundial da Sade (OMS) publicou um documento denominado The role of the pharmacist in the health care system (O papel do farmacutico no sistema de ateno sade) em que se destacaram 7 qualidades que o farmacutico deve apresentar. Foi, ento, chamado de farmacutico 7 estrelas. Este profissional 7 estrelas dever ser :

Funes bsicas ou prioritrias para o Farmacutico Hospitalar


Prestador de servios farmacuticos em uma equipe de sade; Capaz de tomar decises; Comunicador; Lder ; Gerente; Atualizado permanentemente; Educador

Funes bsicas ou prioritrias para o Farmacutico Hospitalar


O farmacutico hospitalar deve estar habilitado a ser o responsvel por todo fluxo logstico de medicamentos e materiais mdico-hospitalares, alm do exerccio da Assistncia Farmacutica.
Suas principais atribuies so voltadas para: organizao e gesto: administra a seleo de medicamentos, aquisio, estocagem, sistemtica de distribuio de medicamentos e materiais mdico-hospitalares; participao nas equipes de suporte nutricional e quimioterapia; desenvolver farmacotcnica hospitalar; controle de qualidade; farmcia clnica; farmacovigilncia/tecnovigilncia; ensaios clnicos, radiofrmacos e ensino e pesquisa.

Assistncia Farmacutica

Assistncia X Ateno Farmacutica

Assistncia Farmacutica caracteriza-se como um conjunto de aes

relacionadas dispensao de medicamentos, enfatizando a orientao com


o objetivo de contribuir para o sucesso da teraputica. Por meio da Assistncia Farmacutica, o profissional torna-se co-responsvel pela qualidade de vida do paciente. Sua ao envolve o abastecimento e o controle de medicamentos em todas as etapas do fluxo do medicamento (da aquisio dispensao). Ateno Farmacutica

o conjunto de aes e servios que visam assegurar a assistncia


integral, a promoo, a proteo e a recuperao da sade nos estabelecimentos pblicos ou privados, desempenhados pelo farmacutico ou sob sua superviso. (Resoluo N. 357/2001 do CFF)

Funes bsicas ou prioritrias para o Farmacutico Hospitalar


Atribuies
As principais atribuies do farmacutico dentro das instituies hospitalares necessria a participao em outras atividades. a) Planejamento, aquisio, armazenamento, distribuio e descarte de medicamentos e materiais mdico-hospitalares . O farmacutico o responsvel legal por todo o fluxo do medicamento dentro da unidade hospitalar, tendo papel fundamental na seleo de medicamentos (padronizao), elaborao de normas e controles que garantam a sistemtica de distribuio e critrios de qualificao de fornecedores. Deve haver controles administrativos especficos para itens sob regime de vigilncia legal, tais como a Portaria 344/98, nutrio parenteral, entre outros. A distribuio de medicamentos deve garantir que ele chegue ao paciente de forma segura e eficiente.

Funes bsicas ou prioritrias para o Farmacutico Hospitalar


A legislao especfica que regulamenta as normas para aquisio de bens no servio pblico a Lei n 8.666 de 21/06/1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da administrao pblica e d outras providncias. Os farmacuticos, servidores pblicos federais, estaduais ou municipais, atuando em qualquer rea que envolva a utilizao de dinheiro pblico, devem conhecer as determinaes desta lei, sob pena de incorrer nas penas previstas, que prevem deteno e multa.

Funes bsicas ou prioritrias para o Farmacutico Hospitalar


A)Manipulao de frmulas magistrais e oficinais B)Proporcionar a qualquer momento, medicamentos com qualidade aceitvel, adaptados necessidade da populao que atende, contribuir com as demais reas da Farmcia Hospitalar, desenvolver frmulas de medicamentos e produtos de interesse estratgico e/ou econmico, fracionar e/ou reenvasar medicamentos elaborados pela indstria farmacutica a fim de racionalizar sua administrao e distribuio e ainda preparar, diluir ou reenvasar germicidas necessrios para realizao de anti-sepsia, limpeza, desinfeco e esterilizao.

Funes bsicas ou prioritrias para o Farmacutico Hospitalar


c) Produo de medicamentos Farmcia Hospitalar com escala produtiva industrial: segue todos os procedimentos da industrializao de produtos farmacuticos com a exigncia de existncia e cumprimentos das Boas Prticas de Fabricao. A produo de medicamentos em alguns hospitais visa atender a demanda da instituio, geralmente restringe-se aos rfos teraputicos.

Funes bsicas ou prioritrias para o Farmacutico Hospitalar


d) Pesquisas e atividades didticas Toda farmcia hospitalar deve possuir manual(is) de normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s), disponvel(is) e aplicado(s); estatsticas bsicas para o planejamento de melhorias; programa de capacitao e educao permanente; evidncias de integrao com outros processos e servios da Organizao. O ensino se faz presente nos hospitais atravs da realizao de estgios curriculares de cursos de Farmcia ou especializao em Farmcia. Quanto maior a difuso do conhecimento, maior a capacitao e o prestgio do farmacutico perante a comunidade hospitalar.

Funes bsicas ou prioritrias para o Farmacutico Hospitalar


e) Gerenciamento de Resduos Apresenta como principal objetivo minimizar a produo de resduos e proporcionar um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando a proteo dos trabalhadores, a preservao da sade pblica, dos recursos naturais e do meio ambiente. f) Farmcia Clnica Segundo o Comit de Farmcia Clnica da Associao Americana de Farmacuticos Hospitalares, esta rea pode ser definida como: Cincia da Sade cuja responsabilidade assegurar mediante aplicao de conhecimentos e funes que o uso do medicamento seja seguro e apropriado, necessitando, portanto, de educao especializada e interpretao de dados, motivao pelo paciente e interao multiprofissional. .

Funes bsicas ou prioritrias para o Farmacutico Hospitalar


g) Farmacovigilncia Seus objetivos se resumem em: identificar os efeitos indesejveis desconhecidos, quantificar e identificar os fatores de risco, informar e educar os profissionais sanitrios e a populao, alm de subsidiar as autoridades sanitrias na regulamentao, aumentando a segurana na utilizao dos medicamentos

Funes bsicas ou prioritrias para o Farmacutico Hospitalar


h)Farmacoeconomia Definida como a descrio, a anlise e a comparao dos custos e das conseqncias das terapias medicamentosas para os pacientes, os sistemas de sade e a sociedade,com o objetivo de identificar produtos e servios farmacuticos, cujas caractersticas possam conciliar as necessidades teraputicas com as possibilidades de custeio. Prope o trabalho integrado nas reas clnica e administrativa.

Funes bsicas ou prioritrias para o Farmacutico Hospitalar


i)Participao nas Comisses Hospitalares Comisso de Controle de Infeco Hospitalar O farmacutico nesta comisso desenvolver:

guia de utilizao de antimicrobianos, manual de germicidas, indicadores de controle de infeco e sensibilidade dos antimicrobianos, consumo e taxa de letalidade;
monitorizao das prescries de antimicrobianos;

controle de utilizao de resistncia antimicrobiana e estabelecer rotina de dispensao de antimicrobianos;


controle de custos; estmulo terapia seqencial; elaborao de relatrios de consumo e educao permanente da equipe de sade.

You might also like