You are on page 1of 30

Conceitos bsicos de Ecologia

Componente curricular: Cincias do Ambiente (40h) Docente: Marcos Marques mfomarques@gmail.com

O estudo da ecologia facilitado:


Compreenso dos nveis de organizao dos seres vivos.

Espcie
Conjunto de organismos que pode se acasalar na natureza e produzir prole frtil, pelo menos potencialmente, sendo dessa forma considerada como uma espcie biolgica. Ex.: Escherichia coli; Homo sapiens.

Ectipo
Populao ou grupo de populaes distintas por caractersticas morfolgicas e/ou fisiolgicas, como resposta ao hbitat, capazes de cruzar com outros ectipos da mesma espcie, mas comumente isoladas por barreiras ecolgicas.

Diferentes ecotipos de L. saxatilis en las costas Gallegas; (a) RB: con presencia de costillas y bandas, (b) hbridos, HY: lisos y con bandas o con costillas y sin bandas, (c) SU: liso y ausencia de bandas, (d) ejemplar de las costas protegidas de Galicia, con costillas en la espira.

variaes tm base gentica, as populaes so chamadas de raas genticas

Variaes tm uma base puramente fisiolgica, as populaes so chamadas de raas fisiolgicas (fenmeno da aclimatao)

Exemplos: a) medusa Aurelia aurita apresenta os seguintes ectipos: Aurelia aurita (var. Halifax timo de concentrao a 14 C) Aurelia aurita (var. Tortugas timo de concentrao a 29 C) b) A macrfita Typha sp (Taboa): h vrias raas adaptadas a diferentes regies climticas (trpicos, subtrpicos, zona temperada).

Populao
Grupo de indivduos pertencentes mesma espcie, vivendo na mesma rea, em determinado perodo de tempo e que so capazes de se reproduzir entre si. Ex.: Uma determinada espcie de peixe que est ocupando um lago.

Habitat
Local onde o organismo vive. Neste local, os organismos encontraro, alm do abrigo das intempries do meio fsico e de eventuais ameaas biolgicas (predao), alimento e podero se reproduzir.

Nicho ecolgico
Um nicho no um local, mas uma idia: um resumo das tolerncias e necessidades de um organismo, ou seja, refere-se s maneiras pelas quais a tolerncia e a necessidade interagem na definio de condies e recursos necessrios a um indivduo ou a uma espcie, a fim de cumprir seu modo de vida.

Durante o vero podem ser encontrados sobre as folhas de uma certa planta um tipo de gafanhoto verde ou "esperana" e um determinado tipo de "louva-a-deus", tambm verde. O primeiro desses insetos alimenta-se de folhas da planta e enterra seus ovos no solo, enquanto o segundo predador, alimenta-se de insetos e usa o caule da mesma planta para fixar seu ovos. Utilizando os conceitos de habitat e nicho, explique afirmativa.

Comunidades
uma assemblia de populaes de espcies que ocorrem juntas no espao e no tempo.

Guilda
O termo guilda designa a frao de uma comunidade, reunindo um conjunto de espcies que exploram o mesmo recurso da mesma maneira.
Foi amostrado um total de 375 insetos herbvoros (34 morfoespcies), mastigadores (19 morfoespcies), sugadores (15 morfoespcies).

Ecossistemas
Definido para designar a reunio de todos os organismos com o meio fsico onde vivem.

Teias e Cadeias alimentares: tipos, dinmica e propriedades


Uma cadeia alimentar uma sequncia de eventos em que cada organismo consumidor de um recurso, consome aqueles que os precedem, antes de serem consumidos pelos que os sucedem na cadeia.

H dois tipos de cadeias:


Sistema herbvoro - Inicia-se com vegetais vivos que so consumidos por animais herbvoros; Sistema saprfago - Inicia-se com a matria morta (animal e vegetal), que consumida por bactrias, fungos e animais detritvoros.

Categorias de organismos que participam em uma cadeia alimentar:


Os auttrofos; consumidores de primeira ordem; consumidores de segunda ordem, terceira ordem, quarta ordem...; decompositores ou biorredutores.

Redes trficas

Pirmides ecolgicas: nmeros, biomassa e energtica


Representaes quantitativas das cadeias alimentares; Representa os nveis trficos da cadeia alimentar podendo ser construdas:
nmero de indivduos presente em cada nvel; massa dos indivduos (biomassa) de cada nvel; quantidade de energia disponvel em cada nvel trfico.

Pirmide de nmeros
A pirmide de nmeros pode representar o nmero de indivduos em funo das diversas classes de tamanho, seja o nmero de indivduos presentes em cada nvel trfico.

Pirmide de nmeros

Aumenta o tamanho dos organismos e diminuem em nmero

Pirmide de Biomassa
A pirmide de biomassa considera para cada nvel trfico a biomassa (peso seco) como critrio bsico, indicando a quantidade de matria viva existente em cada nvel trfico. Esta pirmide, por sua vez, subestima o papel dos microrganismos que tem uma biomassa baixa, mas um metabolismo elevado.

Pirmide de Biomassa

Pirmide de Energia
As pirmides de energia mostram transferncia desta na cadeia alimentar; o modo mais satisfatrio de representao; Cada nvel trfico representado por um retngulo cujo comprimento proporcional a quantidade de energia acumulada por unidade de superfcie e tempo. a

Pirmide de Energia

Quanto mais alto o grau dos consumidores, menor o teor de energia que recebe

You might also like