You are on page 1of 47

EMPREGADO e EMPREGADOR

EMPREGADO o (art. 3 da CLT)

Art.3o da CLT Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio.

E o ESTAGIRIO?

Estagirios no so empregados. So alunos regularmente matriculados e que venham freqentando, efetivamente, cursos vinculados a estrutura do ensino pblico e particular, nos nveis superior, profissionalizante de segundo grau e supletivo. Para a caracterizao do estgio necessrio a intervenincia obrigatria da instituio de ensino que firma convnio com as pessoas jurdicas de direito privado ou com os rgos da Administrao Pblica.

O estgio no cria vnculo empregatcio de qualquer natureza e o estagirio poder receber bolsa, ou outra forma de contraprestao que venha a ser acordada, ressalvado o que dispuser a Legislao Previdenciria, devendo o estudante, em qualquer hiptese, estar segurado contra acidente pessoais.

EMPREGADOR o (art. 2 da CLT)

Art.2o da CLT Considera-se empregador a empresa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servios.

Pargrafo Primeiro

Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.

PARTE II

CLCULOS TRABALHISTAS

CTPS
No h prazo de tolerncia para o registro do empregado, devendo ser feito imediatamente. Se o empregado trabalha sem registro, caber empresa, em sendo fiscalizado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego MTE, pagar uma multa, conforme art. 153 da CLT.

Art. 153 da CLT


Art. 153 - As infraes ao disposto neste Captulo sero punidas com multas de valor igual a 160 BTN por empregado em situao irregular. Pargrafo nico - Em caso de reincidncia, embarao ou resistncia fiscalizao, emprego de artifcio ou simulao com o objetivo de fraudar a lei, a multa ser aplicada em dobro.

Prazo para anotao da CTPS


Segundo o art. 29 da CLT, a CTPS ser obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual ter o prazo de 48 horas para nela anotar, especificamente, a data de admisso, a remunerao e as condies especiais, se houver.

Art. 29 da CLT
A Carteira de Trabalho e Previdncia Social ser obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual ter o prazo de quarenta e oito horas para nela anotar, especificamente, a data de admisso, a remunerao e as condies especiais, se houver, sendo facultada a adoo de sistema manual, mecnico ou eletrnico, conforme instrues a serem expedidas pelo Ministrio do Trabalho

As anotaes concernentes remunerao devem especificar o salrio, qualquer que seja sua forma de pagamento, seja ele em dinheiro, ou em utilidades.

As anotaes na CTPS sero feitas:


Na data-base; A qualquer tempo, por solicitao do trabalhador; No caso de resciso contratual; ou Necessidade de comprovao perante a Previdncia Social.

bom lembrar que vedado ao empregador efetuar anotaes desabonadoras conduta do empregado em sua CTPS (pargrafo 4 do art. 29 da CLT).

UNIDADE XII

REMUNERAO e DESCONTOS

REMUNERAO

O art. 457 da CLT no define a remunerao ou salrio, apenas enuncia os elementos que o integram, pois utiliza a expresso compreendem-se na remunerao do empregado...

Art. 457 - Compreendem-se na remunerao do empregado, para todos os efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestao do servio, as gorjetas que receber. 1 - Integram o salrio no s a importncia fixa estipulada, como tambm as comisses, percentagens, gratificaes ajustadas, dirias para viagens e abonos pagos pelo empregador. 2 - No se incluem nos salrios as ajudas de custo, assim como as dirias para viagem que no excedam de 50% (cinqenta por cento) do salrio percebido pelo empregado.

Remunerao o conjunto de prestaes recebidas habitualmente pelo empregado pela prestao de servios, seja em dinheiro ou em utilidades, provenientes do empregador ou de terceiros (no caso da gorjeta), mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades bsicas e de sua famlia. Remunerao = salrio + gorjetas (conjunto) (diretamente) (terceiro)

SALRIO

Salrio a retribuio dos servios prestados pelo empregado, por fora do contrato de trabalho, sendo devido e pago diretamente pelo empregador que deles se utiliza para a realizao dos fins determinados pela empresa.

O Salrio deve ser pago em dinheiro, para evitar o truck system, ou seja, o pagamento em vales, cupons, bnus, e o pagamento em moeda estrangeira.
Vide art. 463 da CLT e DecretoLei 857 de 11/09/1969, art. 1.

Art. 463 - CLT


A prestao, em espcie, do salrio ser paga em moeda corrente do Pas.

Pargrafo nico - O pagamento do salrio realizado com inobservncia deste artigo considera-se como no feito.

O pagamento do salrio, qualquer que seja a modalidade de trabalho, no deve ser estipulado por perodo superior a um ms, salvo no que concernem a comisses, percentagens e gratificaes.

Art. 459 - CLT


O pagamento do salrio, qualquer que seja a modalidade do trabalho, no deve ser estipulado por perodo superior a 1 (um) ms, salvo no que concerne a comisses, percentagens e gratificaes.

Art. 466 - CLT


O pagamento de comisses e percentagens s exigvel depois de ultimada a transao a que se referem. 1 - Nas transaes realizadas por prestaes sucessivas, exigvel o pagamento das percentagens e comisses que lhes disserem respeito proporcionalmente respectiva liquidao. 2 - A cessao das relaes de trabalho no prejudica a percepo das comisses e percentagens devidas na forma estabelecida por este artigo.

Prazos para pagamento de Salrio art. 459 da CLT


Quando o pagamento houver sido estipulado por ms, dever ser efetuado, o mais tardar at o 5 dia til do ms subseqente. Art. 459 - ............. 1 Quando o pagamento houver sido estipulado por ms, dever ser efetuado, o mais tardar, at o quinto dia til do ms subseqente ao vencido.

Quando o pagamento for quinzenal, ou semanal, dever ser efetuado at o 5 dia til aps o vencimento;

O sbado contado como dia til, a no ser que seja feriado; Quando o 5 dia til coincidir com feriado, antecipa-se para o primeiro dia til anterior;

Pagamento do Salrio
O pagamento deve ser efetuado contra-recibo, assinado pelo empregado (em se tratando de analfabeto, mediante sua impresso digital, ou, se esta no for possvel, a seu rogo, em dinheiro);

Em dia til e no local do trabalho, dentro do horrio do servio ou...


Imediatamente aps o seu encerramento;

Pagamento do Salrio
O empregado que utilizar o sistema bancrio dever colocar o salrio disposio do empregado, o mais tardar, at o 5 dia til; Se o pagamento do salrio for efetuado com cheque, o empregador dever: disponibilizar horrio para o empregado que permita o desconto do cheque imediatamente aps a sua emisso; e se a agncia ficar em local distante da empresa, dever custear o seu deslocamento de ida e volta.

E para finalizar
Uma fbula sobre macacos

(Paradigma

= Modelo, Padro, exemplo)

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos em uma gaiola e, no meio desta, uma escada com bananas em cima.

Toda vez que um dos macacos comeava na subir a escada, um dispositivo automtico fazia jorrar gua gelada sobre os demais macacos.

Passado certo tempo, toda vez que qualquer dos macacos esboava um incio de subida na escada, os demais o espancavam (evitando assim a gua gelada).

Obviamente, aps certo tempo, nenhum dos macacos se arriscava a subir a escada, apesar da tentao.

Os cientistas decidiram ento substituir um dos macacos. A primeira coisa que o macaco novo fez foi tentar subir na escada. Imediatamente os demais comearam a espanc-lo.

Aps vrias surras o novo membro dessa comunidade aprendeu a no subir na escada, embora jamais soubesse por que.

Um segundo macaco foi substitudo e ocorreu com ele o mesmo que com o primeiro. O primeiro macaco que havia sido substitudo participou, juntamente com os demais, do espancamento.

Um terceiro macaco foi trocado e o mesmo (espancamento, etc.) foi repetido. Um quarto e o quinto macaco foram trocados, um de cada vez, com intervalos adequados, repetindo-se os espancamentos dos novatos quando de suas tentativas para subir na escada.

O que sobrou foi um grupo de cinco macacos que, embora nunca tenham recebido um chuveiro frio, continuavam a espancar todo macaco que tentasse subir na escada.

Se fosse possvel conversar com os macacos e perguntar-lhes por que espancavam os que tentavam subir na escada ... Aposto que a resposta seria: Eu no sei essa a forma como as coisas so feitas por aqui Isso, ou esse comportamento, essa resposta, no te parecem familiar???

Precisamos desenvolver nossa capacidade de sermos diferentes, buscar conhecimento e novas solues em todas as situaes de nossas vidas. Muitas vezes fazemos algumas coisas to automaticamente, que nem sabemos o que estamos fazendo e muito menos o porqu.

muito frustrante descobrir que poderamos ter conseguido muito mais se no tivssemos nos acomodado a agir exatamente como os outros.

so infinitas: O universo e a estupidez humana. E no estou seguro quanto ao primeiro.

Somente duas coisas

Albert Einstein.

You might also like