You are on page 1of 20

A mgica do voo

Fisica no dia-dia

O QUE FAZ UM AVIO VOAR?

uma questo de aerodinmica. Para entender melhor, imagine uma colher, vista de lado: a parte de cima "reta" e a parte de baixo "curvada". As asas do avio tambm seguem esse desenho, s que ao contrrio: so curvadas em cima, e retas em baixo. Por causa disso, quando o avio empurrado para a frente, seja por hlices ou por turbinas, as asas "cortam" o ar, que passa com mais facilidade na parte de baixo (que reta), e o movimento do ar na parte de cima da asa, que curvada, cria uma zona de alta presso, que "puxa" a asa para cima, dando sustentao ao aparelho. bom lembrar que essa sustentao dura enquanto o avio estiver sendo empurrado para a frente, por hlice ou turbina. Um avio no consegue "planar(oo menos que tenha sido feito para esse propsito). Se os motores pifarem, o peso do aparelho faz ele voltar pr baixo rapidinho.

Entendeu? Se no,olhos bem abertos e bom voo !!!

Introduo

Para que um avio voe, necessrio que algum tipo de fora consiga vencer ou anular o seu peso, ento vamos verificar o que realmente acontece fisicamente quando ele est em movimento, originando fenmenos que iro ser explicados no desdobramento desta matria, na qual as asas, tambm chamadas de aeroflios sero objeto de estudo. A aviao est baseada nos princpios da fsica, alguns estudados na escola, nos explicando todos os mistrios que giram em torno desta prtica. Muitas vezes, quando alguma pessoa v pela primeira vez um Boeing ou um Airbus decolando ou pousando num aeroporto, no imagina como aquela mquina com algumas toneladas consiga ficar afastada, metros e as vezes quilmetros do solo. Por estas razes que este assunto se torna muito curioso e as vezes apaixonante.

Fundamentos fsicos

Sabemos que o principal obstculo nas primeiras tentativas para colocar um avio no ar era o seu peso(massa), uma fora causada pela gravidade(aprox. 9,8m/s), mas com alguns diferentes formatos na aerodinmica dos corpos, conseguiu-se controlar este problema, de forma artesanal no incio. Nos estudos e pesquisas feitos pelos cientistas das vrias pocas, verificou-se que o ar, fludo que ser responsvel para sustentar uma aeronave em voo composto de alguns elementos, entre eles, nitrognio, oxignio e gua, com isto podendo sofrer alteraes em grandezas como a densidade, temperatura e presso. Estas mudanas na atmosfera esto relacionadas entre as diferenas de temperatura e presso entre as vrias massas de ar que circulam, originando deslocamentos das camadas, dando incio aos ventos, que podero ser teis ou desfavorveis ao vo.

Vetor=direo !
As grandezas vetoriais e escalares esto presentes neste assunto, sendo as foras, todas vetoriais, incluindo as velocidades, presses e aceleraes, j as escalares, compostas da massa, das temperaturas e densidades. Quando um avio tem o vento a seu favor, temos uma soma vetorial, ou vice-versa, com isto, os vetores so amplamente utilizados, originando todo tipo de resultantes, sejam elas verticais, como peso e sustentao,, ou horizontais, como a trao e a resistncia do ar, quando o avio est em voo com velocidade constante, a soma de todas as suas foras nula. O empuxo, tambm bem utilizado, porm tendo como fludo, o ar, pois o deslocamento de ar para trs ir causar uma fora para frente, ento o empuxo, j relacionando com a 3 lei de Newton, ( para toda fora existe uma outra de mesma direo, mesmo mdulo e sentido contrrio) lei da ao e reao. A temperatura uma grandeza escalar muito importante, sendo muito varivel, sabemos que quanto mais alto estivermos em relao ao nvel do mar, menor ser seu valor, o mesmo acontece com a densidade do ar, pois quanto maior a altitude, ficar mais rarefeito alterando nas foras relacionadas no vo, pois altera diretamente a resistncia do ar(atrito), quanto ao avano de um corpo.

SUSTENTAO , ARRASTO , TRAO , PESO

Foras Existem quatro foras bsicas presentes no vo:

SUSTENTAO
Deslocamento das partculas de ar ao mesmo tempo no intradorso e extradorso.

Quando um avio se desloca pelo ar, ocorre um fenmeno na sua asa que ir produzir uma fora para cima, sentido inverso ao peso. O perfil da asa ou aeroflio tem comprimentos diferentes na parte superior (extradorso) e na parte inferior (intradorso) devido ao seu formato, possibilitando que duas partculas de ar percorrendo tais comprimentos ao mesmo tempo, conseqentemente tenham velocidades diferentes. A fsica explica que o aumento da velocidade de um fludo pelas paredes de um tubo, provoca um aumento da presso dinmica (ar em movimento) e uma diminuio da presso esttica (ar em repouso), originando uma fora. Ento, tal diferena de presses estticas ser a responsvel por criar uma fora perpendicular a superfcie da asa, chamada de RESULTANTE AERODINMICA, agindo no chamado centro de presso, tendo como sua componente vertical, a fora de SUSTENTAO. A figura abaixo nos mostra o deslocamento das partculas de ar, partindo do bordo de ataque (frente do perfil) e chegando ao mesmo no bordo de fuga (traseira do perfil) resultando no aparecimento de uma fora que compensar o peso(massa) da aeronave.

NGULO DE ATAQUE
O perfil da asa pode formar um ngulo(representado na figura ao lado por alfa) imaginrio com a direo horizontal, chamado NGULO DE ATAQUE, que poder aumentar a fora de sustentao e ao mesmo tempo, aumentar a fora de resistncia do ar, fazendo com que o avio tenha menor velocidade, ento quando observamos aeronaves nos cu da cidade fazendo procedimento de aproximao, estas esto com um maior ngulo de ataque, ento com pouca velocidade. Quando aumenta-se demais este ngulo, aumentamos tambm a resistncia do ar, na mesma proporo, diminuindo muito sua velocidade, com isto o avio pode perder instantaneamente sua sustentao, entrando em estol(espiral,queda...)

A variao de presso esttica mostrada na figura abaixo, onde podemos ver de uma outra forma, o somatrio das foras no aeroflio

Podemos calcular analiticamente o valor da fora de sustentao (componente vertical da RA).

Cl = coeficiente de sustentao p = densidade do ar S = rea da superfcie da asa v = velocidade da aeronave L = fora de sustentao (Lift)

ARRASTO

O arrasto uma fora aerodinmica devido a resistncia do ar, que se ope ao avano de um corpo. Essa fora depende de alguns fatores como a forma do corpo, a sua rugosidade e o efeito induzido resultante da diferena de presso entre a parte inferior e superior da asa. Ento podemos dividir o ARRASTO em trs tens:
Arrasto de atrito

Arrasto de forma
Arrasto induzido

Arrasto de atrito
Este tipo de arrasto est relacionado com as caractersticas da superfcie, sendo ela lisa ou spera. Quanto mais prximo dela, o ar forma uma camada limite, no qual se move de forma laminar se a superfcie for lisa, do mesmo jeito que a fumaa sai do cigarro, porm se a mesma for rugosa ou spera, ocorrer um fluxo de ar turbilhonado,aumentando o arrasto. Atualmente, as aeronaves so feitas de material mais liso na sua rea externa, possibilitando mais economia e melhor rendimento em vo.

Arrasto de forma
O arrasto em questo est relacionado com a rea, na qual o ar colide de frente, e ocorre a chamada deflexo ( desvio do ar pelo obstculo). A maior ou menor facilidade de um corpo se deslocar em determinado fludo chama-se aerodinmica, ento as partes que compe um avio devem ser arredondadas ou terem o efeito de flechas, evitando superfcies retas perpendiculares ao deslocamento, originando assim uma resistncia menor. O arrasto de forma depende de alguns fatores como a densidade do ar, velocidade e rea frontal do corpo, podendo ser calculado com a frmula abaixo. CD = coeficiente de resistncia aerodinmica da asa. p = densidade do ar. S = rea da superfcie da asa. v = velocidade da aeronave. D = fora de resistncia ( Drag).

Arrasto induzido
O arrasto induzido est relacionado com diferena de presso entre a parte superior e inferior da asa. O ar que est no intradorso (parte inferior) tende a fluir para o extradorso (parte superior), originando um turbilhonamento na ponta da asa, com isto provocando uma resistncia ao avano do avio e diminuindo a sustentao. Existem alguns dispositivos para corrigir este problema como os Winglets, localizados nas pontas das asas, principalmente em avies mais modernos, que impedem a passagem de ar de cima para baixo. Afigura abaixo mostra o turbilhonamento do ar decorrente do arrasto induzido.

Trao
A trao uma fora responsvel por impulsionar a aeronave para frente, sendo originada de algum tipo de motor. Normalmente, no dias de hoje a aviao est servida de motores convencionais, a quatro tempos e motores a reao, utilizando-se de turbo-jatos e turbo-fan.

Motores convencionais
Este tipo de motor utiliza-se basicamente da mesma tecnologia dos motores dos carros modernos, ou seja, o sistema quatro tempos, utilizando-se de um nmero varivel de cilindros onde ser gerada a energia necessria para movimentar a hlice que impulsionar o avio a frente. Uma mistura de ar e combustvel, normalmente utilizado uma gasolina especial, preparada no carburador e emitida para a cmara de combusto, dentro do cilindro, pela vlvula de admisso, movimentando o pisto para baixo, e transferindo todo movimento para o eixo de manivelas, ligado a hlice. Aps o pisto sobe e comprime a mistura, a qual receber uma centelha de um dispositivo chamado vela, provocando uma combusto e um aumento da presso da mistura e uma conseqente expanso, forando o pisto para baixo, aps, os gases finais so expelidos pela vlvula de escapamento, e o ciclo continua, para que o avio mantenha a fora de trao. Devido ao avano da tecnologia, alguns avies a hlice utilizam um sistema que adiciona uma turbina, que ser visto nos motores a reao, recebendo o nome de turbo-hlice. A figura abaixo mostra ama aeronave com trao a hlice.

Uma aeronave modelo King Air servido de dois motores turbo-hlice.

Motores a reao
Este tipo de motor funciona de acordo com a terceira lei de Newton, ao e reao, onde a ao se situa na expulso dos gases para trs, provocando a reao do deslocamento do avio para frente. Os sistemas utilizados so os turbo-jato e turbofan, sendo este ltimo mais moderno. O sistema em si, utiliza-se de um conjunto de ps na parte da frente, formando o primeiro compressor e a parte de traz, segundo compressor da turbina, e no meio contendo uma cmara de combusto, onde se dar a queima da mistura de ar comprimido com o combustvel, normalmente querosene, que aumentar ainda mais a presso dos gases originando uma sada dos mesmos muito forte. Neste caso, est presente a fora de empuxo devido ao deslocamento dos gases. Abaixo pode ser visto o correto funcionamento de uma turbina.

Turbina.

O peso est relacionado com a fora da gravidade, a qual atrai todos os corpos que esto no campo gravitacional terrestre. No existe nenhuma forma de alterar esta fora, ento preciso cada vez mais aperfeioar as aeronaves, para sempre respeitar as leis da natureza. O peso um fator muito importante nas operaes de pouso e decolagem, pois um avio muito pesado ir precisar de maior comprimento de pista para decolar, para conseguir velocidade suficiente visando a sustentao para anular o peso, sendo assim, avies maiores so impedidos de operar em certos aeroportos. O mesmo acontece na aterrisagem, pois deve-se respeitar a lei da inrcia.

Peso

Na proxma vez que vir um aeroporto,lembre que tem muita cincia aplicada !

Para que essas belezinhas rasgassem o cu,muita gente quebrou a cabea em uma prancheta,caderno,etc... V adiante !

FIM

You might also like