You are on page 1of 16

O que Farmacologia ?

Cincia que estuda os frmacos.


Segmentos da Farmacologia:
FARMACOCINTICA: consiste nas etapas de absoro,

distribuio, metabolismo e excreo ou eliminao do frmaco. FARMACODINMICA: efeitos bioqumicos e fsicos e mecanismos de ao dos frmacos FARMACOTERAPIA: uso de medicamentos para prevenir e tratar doenas

DESENVOLVIMENTO DE UM FARMCO: 1 estgio : Estudos em animais, aps dados de segurana e eficcia os frmacos so liberados para estudos em humanos.- FDA
Avaliao clinica, dividida em 4 fases: FASE I: testes em voluntrios saudveis. FASE II : Envolve estudos clnicos com pessoas que apresentam a

doena para qual o frmaco considerado eficaz. FASE III: Grande nmero de pacientes em centros de pesquisa, recebem o medicamento, essa maior amostragem fornece informaes sobre efeitos adversos incomuns e ou raros. A FDA ir aprovar o pedido da nova droga se os resultados da fase III forem satisfatrios. FASE IV: voluntria e envolve vigilncia dos efeitos teraputicos do medicamento aps sua comercializao, ao se concluir a fase III. A companhia farmacutica recebe relatrios de profissionais de sade sobre os resultados teraputicos e as reaes adversas do medicamento.

Conceitos importantes em farmacologia


Frmaco (pharmacon = remdio): estrutura qumica conhecida; propriedade de modificar uma funo fisiolgica j existente. No cria funo. Medicamento (medicamentum = remdio) : frmaco com propriedades benficas, comprovadas cientificamente. Todo medicamento um frmaco, mas nem todo frmaco um medicamento. Droga (drug = remdio, medicamento, droga): substncia que modifica a funo fisiolgica com ou sem inteno benfica. Remdio (re = novamente; medior = curar): substncia animal, vegetal, mineral ou sinttica; procedimento (ginstica, massagem, acupuntura, banhos); f ou crena; influncia: usados com inteno benfica. Placebo (placeo = agradar): tudo o que feito com inteno benfica para aliviar o sofrimento: frmaco/medicamento/droga/remdio (em concentrao pequena ou mesmo na sua ausncia), a figura do mdico (feiticeiro).

Estudo da Farmacocintica
Farmacocintica - o estudo da velocidade com que os frmacos atingem o stio de ao e so eliminados do organismo, bem como dos diferentes fatores que influenciam na quantidade de frmaco a atingir o seu stio. Basicamente, estuda os processos metablicos de absoro, distribuio, biotransformao e eliminao das drogas. A farmacocintica estuda o caminho percorrido pelo medicamento no organismo, desde a sua administrao at a sua eliminao. Pode ser definida, de forma mais exata, como o estudo quantitativo dos processos de absoro, distribuio, biotransformao e eliminao dos frmacos "in natura" ou dos seus metabolitos.

Absoro - a passagem do frmaco do local em que foi administrado

para a circulao sistmica. Constitui-se do transporte da substncia atravs das membranas biolgicas. Em nvel celular eles so absorvidos de diversas maneiras: Transporte passivo o medicamento se desloca de uma rea de maior concentrao para outra de menor concentrao sem gasto de energia celular. Transporte ativo necessita de energia celular para transportar o medicamento de uma rea de menor concentrao para outra de maior concentrao.

Pinocitose forma peculiar de transporte ativo que ocorre quando uma clula ingere uma partcula do frmaco. geralmente empregada para o transporte de vitaminas lipossolveis ( A, D, E e K).

Velocidade de Absoro: Mais rpida quando administrados pelas vias sublingual, intravenosa( cai direto na corrente sangunea biodisponvel) ou por inalao. Mais lenta por via oral, intramuscular ou subcutnea (membranas da mucosa gastrointestinal, do msculo e da pele). Fatores que influenciam a velocidade de absoro: Idade do paciente, Disfunes intestinais, alimentos, forma farmacutica do medicamento, estado patolgico

Distribuio - a passagem de um frmaco da corrente sangnea para os tecidos. A distribuio afetada por fatores fisiolgicos e elas propriedades fsico-qumicas da substncia. Os frmacos pouco lipossolveis, por exemplo, possuem baixa capacidade de permear membranas biolgicas, sofrendo assim restries em sua istribuio. J as substncias muito lipossolveis podem se acumular em regies de tecido adiposo, prolongando a permanncia do frmaco no organismo. Alm disso, a ligao s protenas plasmticas pode alterar a distribuio do frmaco, pois pode limitar o acesso a locais de ao intracelular.

Biotransformao ou metabolismo - a transformao do frmaco

em outra(s) substncia(s), por meio de alteraes qumicas, geralmente sob ao de enzimas inespecficas. A biotransformao ocorre principalmente no fgado, nos rins, nos pulmes e no tecido nervoso. Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos frmacos esto as caractersticas da espcie animal, a idade, a raa e fatores genticos, alm da induo e da inibio enzimticas. capacidade de o corpo transformar um frmaco em determinada formulao numa forma mais hidrossolvel, capaz de ser excretada.Em sua maioria os medicamentos so metabolizados por enzimas presentes no fgado, todavia pode ocorrer no intestino, plasma,rins.

Excreo ou eliminao - a retirada do frmaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metablitos ativos e/ou inativos. A eliminao ocorre por diferentes vias que so em sua maioria pelos rins - atravs da urina, pelos pulmes, glndulas excrinas ( sudorparas, salivares e mamarias), da pele e do tubo digestivo.

Conceitos importantes sobre frmacos

Posologia: o estudo das doses de administrao dos medicamentos Dose: uma determinada quantidade de uma droga administrada no organismo, a fim de produzir o efeito teraputico. Classificam-se em: Dose mnima: a menor quantidade de um medicamento capaz de produzir o efeito teraputico. Dose mxima: a maior quantidade de um medicamento capaz de reproduzir o efeito teraputico. Se esta dose for ultrapassada acarretar efeitos txicos ao organismo doente. Dose txica: a quantidade de medicamento que ultrapassa a dose mxima, causando pertubaes, intoxicaes ao organismo, at a morte. Dose Letal; a quantidade de um medicamento que causa a morte de individuo.

Estudo da Farmacodinmica
FARMACODINMICA:

o estudo dos mecanismos relacionados s drogas, que produzem alteraes bioqumicas ou fisiolgicas no organismo. A interao, a nvel celular, entre um medicamento e certos componentes celulares protenas, enzimas ou receptores-alvo, representa a ao do frmaco.A resposta decorrente dessa ao o efeito do medicamento.

Um medicamento pode alterar a funo da clula-alvo ao:

- modificar o ambiente fsico ou qumico da clula -interagir com um receptor


Frmaco Agonista - intensifica ou estimula um receptor Frmaco Antagonistas Interage com um receptor mas no estimula,

impede as aes de um agonista. Podem ser competitivos(compete com o agonista pelos stios receptores) ou no-competitivos( liga-se aos stios receptores e bloqueia os efeitos do agonista).

Estudo da Farmacoterapia
FARMACOTERAPIA: Refere-se ao uso de medicamentos para tratar doenas, preveno e

diagnstico. Deve - se levar em conta alm da escolha do frmaco adequado os fatores individuais de cada paciente como: idade, funo cardiovascular, GI, heptica, renal, dieta, doena, interao medicamentosa, entre outros.

Cuidados de enfermagem
A responsabilidade em administrar medicamentos um dos maiores pesos sobre a equipe de enfermagem. Deve-se conhecer: A ao do frmaco no organismo; A dosagem e os fatores que a modificam; As vias de administrao; Absoro e eliminao ( Farmacocintica) Regra do 5 C via certa, medicamento certo, paciente certo, dose certa, hora certa.

You might also like